Museus a visitar

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
manzatrop

Museus a visitar

Mensagem por manzatrop »

Olá pessoal. Alguém se proporia a elencar os locais no Brasil que merecem uma visita, referentes a aviação?
Quais seriam e quais sua importância? Museu da Tam? Campo dos Afonsos? Quais é possível visitar? Quais
a pena visitar? Gostaria de montar uma lista de prioridades para os "próximos anos"...
Abraços.
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: Museus a visitar

Mensagem por Constellation »

Caro Manzatrop,

O Museu Aeroespacial é imperdível, e considero a primeira opção para se visitar, em vista do enorme acervo de aeronaves, que incluiu jatos supersônicos Mirge e F-104 Starfighter, quase todos os aviões militares operados no Brasil ao longo de décadas e até alguns aviões comerciais, como por exemplo o DH Dragon Rapide e o Lockheed Electra II operado antigamente na Ponte Aérea Rio São Paulo; Sua visitação é gratuita.

Em seguida, dois Museus no interior de São Paulo podem ser visitados em uma única viagem: o Museu da Fundação EducTAM, em São Carlos/SP, que contém um enorme acervo de aerronaves comerciais, militares e de pequeno porte, grande parte em excelente estado de conservação e em condição de voo, como Constellation, Buffalo, Fokker 100, Fokker 27, Mirage, Corsair, Spitfire, 3 Migs, etc. Simplesmente imperdível. Custa 25 reais a visita, com meia entrada para estudantes e professores;

O Museu de Bebedouro/SP não possui somente aeronaves no acervo, mas também locomotivas, carros, canhões e outras máquinas interessantes. Possui aeronaves únicas, como Douglas DC-3 e DC-6, SAAB Scandia, Viscount, Lodestar, Curtiss C-46, B-25, e muitos outros. Não estão em ótimo estado, mas estão completos. A visita custa apenas 5 reais por pessoa.

Espero ter ajudado.
Imagem
Marco SBCT
MASTER
MASTER
Mensagens: 2950
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
Localização: Curitiba-PR-BR

Re: Museus a visitar

Mensagem por Marco SBCT »

Bela sugestão de visita, Constellation, considerando que o Educ-TAM possui raridades em condição de voo, o MUSAL tem um P-47 que foi minuciosa e carinhosamente recuperado uns 10 anos atras e colocado em voo, mas devido às restrições impostas pela aeronáutica foi serviço quase perdido, pois as aeronaves do MUSAL são proibidas de voar. regulamento é regulamento, então para se ver e ouvir velhas águias teremos de ir à Oshkosh, Reno, etc, etc mas aí então se despende umas verdinhas....
A turma do Edo, Beizus e Cia estão fazendo o que podem e nos brindam com T-6, Beech-Bi e o valente Grumam Albatroz...
Abs.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7435
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: Museus a visitar

Mensagem por FCM »

Aproveitando o tópico ...

... o que foi feito do acervo do Museu da Varig de Porto Alegre após o fechamento ? Continua tudo lá naquele prédio ?

Era um dos programas tradicionais dos passeios das escolas ... :cry:
Dalazen
PP
PP
Mensagens: 90
Registrado em: Sex Nov 23, 2007 21:14
Localização: Porto Alegre

Re: Museus a visitar

Mensagem por Dalazen »

Milke, vou tentar responder e ser claro...
O museu VARIG de POA faz parte - bem como os demais acervos da velha (nossa) VARIG, do processo de recuperação judicial/falência.

A PUCRS, através da Faculdade de Ciências Aeronáuticas, solicitou o acervo do museu para colocar à disposição da visitação pública no Museu de Ciências e Tecnologia da Instituição. PORÉM, está naquele prazo de contestação, onde os credores envolvidos podem solicitar partes do patrimônio como liquidação de dívidas, e o museu, infelizmente, e, por que não dizer, por descaso dos órgãos judiciais, faz parte deste montante.
Digo isso por que um acervo completíssimo daquela que marcou época na aviação mundial e, por vezes foi a maior e mais conceituada empresa do mundo JAMAIS deveria ser arrolo de negociações financeiras.
Tão logo este processo encerrar, a PUCRS tentará tomar posse do material para restauração e exposição, que é seu lugar - e não em caixas, se estragando com o tempo.

Pessoas cogitaram a solicitação de visita do museu mesmo com as portas fechadas, o que foi possível por um tempo, MAS logo proibido pois pessoas (ex-funcionários/tripulantes), numa tentativa de "salvar" esse material, estava "levando para casa" (para não ofender ninguém).

Á disposição, esperando ter sido esclarecedor.
Dalazen
Responder