Início do fim da aviação brasileira?

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jambock
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Início do fim da aviação brasileira?

Mensagem por jambock »

Merus prezados:
estou remetendo abaixo o artigo publicado no Jornal de Turismo, que trata do fusão da LAN com a TAM.
autoria do Brigadeiro Allemander

Infelizmente, a triste verdade está colocada no referido artigo, ou seja o início do fim da aviação comercial brasilera, resultante do fatídico mandato da Dona Solange Vieira na ANAC e contando com o total apoio do Ministro Nelson Jobim.

Em nossos dias, as empresas aéreas braileiras são tratadas pela ANAC e vistas pelo público como vilãs e responsáveis por todas as mazelas que assolam a aviação civil. Desde a falta de investimentos e capacidade nos aeroportos até a lacuna na formação de recursos humanos, principalmente pilotos e mecânicos.

Entretanto, quem levou a aviação civil para as primeiras páginas dos jornais foi exatamente a ANAC e a sua Diretoria repleta de amadores sem qualquer compromisso com o nosso País. Criou um sistema de publicidade para os índices distorcidos de atrasos, onde somente as empresas aéreas são responsáveis, não havendo a quantificação das condições de metereologia, fechamento de pistas e congestionamento de pátios, acidentes e incidentes com paralização das operaçoes de pouso e decolagem, nem qualquer consideração para eventuaos sobrecargas no controle de tráfego aéreo. Assim, os atrasos publicados pela Dona Solange se refere apenas a chegada/partida dos voos nos aeroportos. Pura invenção e distorção.

Nós já sabíamos há muito tempo que as fusões com as "mega-carriers" estrangeiras chegariam às nossas empresas aéreas, mas poderíamos estar mais fortalecidos se tivéssemos feito a liberdade tarifária com um período de transição de 5 ou 10 anos. Além disso, somente de janeiro a dezembro de 2008, a ANAC assinou Acordos Bilaterais, quase dobrando a quantidade total de frequências semanais (de 248 para 500) de voos internacionais.

Ademais, nos recentes Acordos Bilaterais com o Chile e a Colombia foram ampliadas de 21 para 56 frequências semanais, adotando-se também direitos de 5a. e 6a. liberdades para pontos aquém, intermediários e além dos países.

Não satisfeitos os "novos sábios da ANAC" aceitaram negociar com todos os países da União Européia e não mais país por país, como acontecia no passado, no chamado "Acordo Horzontal", costurado pela Dona Solange Vieira , em maio de 2008 e finalizado em 14 de julho de 2010. De agora em diante, sentaremos a mesa de negociação para discutir assuntos de interesse aero-comercial com TODA A UNIÃO EUROPÉIA do outro lado da mesa. Não conseguiremos mais nada, pois a nossa capacidade de "barganhar" qualquer ponto praticamente acabou.

Com a Instrução ANAC Número 45, de 17 de julho passado, a Dona Solange estabeleceu claras orientações ao Superintendente de Relações Internacionais (SRI/ANAC) para buscar alcançar a livre quantidade de frequências na capacidade e também direitos de 5a. e 6a. liberdades no quadro de rotas durante a negociação de revisão de todos os Acordos Bilaterais.

Neste cenário, não restou alternativa para a única empresa aérea brasileira, que ainda atuava no mercado internacional em rotas de longo curso. Não podemos esquecer que a VARIG , depois de quase 70 anos se retirou das linhas intercontinentais, em setembro de 2008, já sob a regência da GOL.

Devemos reconhecer que a TAM lutou bravamente e mostrou competência para crescer e ocupar o espaço deixado pela velha VARIG, obtendo sucesso até certo ponto. Porém, com quase US$ 5 bilhões (R$ 9 bilhões) de dívidas e valor de mercado de cerca de US$ 1,5 bilhão deve ter pressentido que poderia não ter outra chance e preferiu sair honrosamente do negócio da aviação, ou pelo menos diminuir o risco.

De atores principais no mercado internacional na América do Sul com a fusão LANTAM passaremos a ser coadjuvantes e a sede da nova "holding" será no Chile. E o motivo é simples, os impostos sobre a remessa de capital do Chile para o Brasil apenas 6% e do Brasil para o Chile 17%. A carga fiscal e tributária continua deteriorando as finanças de nossas empresas aéreas ou não, e como diz o ex-Ministro Mailson da Nobrega em recente artigo publicado na VEJA, voltamos a ser o país do Jeca Tatu, vivendo da agricultura, pecuária e minérios.

Com certeza, esta fusão LATAM não será a última, porque não há outro caminho para as empresas aéreas brasileiras (ver Webjet-Ryanair, Trip-Skywest, Azul-JetBlue e GOL-???). O pior é que ainda não sabemos o preço final que teremos de pagar por tudo isso, considerando nossas dimensões continentais e a localização no Hemisfério SUL.
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
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Na aviação, só a perfeição é aceitável
José Paulo
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Re: Início do fim da aviação brasileira?

Mensagem por José Paulo »

Prezados,
Com a estória dos 100% de capital estrangeiro, vai ser um pulo a entrada das grandes estrangeiras no Brasil. A Webjet, creio, é a bola da vez, porque Trip e Azul já tem donos do exterior.
Nosso governo destruiu a aviação civil ao aparelhá-la com pessoal do partido e dos sindicatos.
moises Propp
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Re: Início do fim da aviação brasileira?

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Se a nossa aviação continua-se na mão do DAC seria diferente,
pois os militares são patriotas e valorizão a soberania de uma nação.
Como criaram a ANAC , e bem diferente, colocaram pessoas que hoje
estão no PT,amanha no PTB e depois do amanhão no PMDB, são pessoas
que pensão em sí, fazem alguma coisa pensando no retorno no futuro, pois
sempre precisão de uma ajudinha para arrumar uma boquinha, as vezes
me pergunto, acho que Hugo Chavez em algum momento tem razão !
sds,
Moises Propp
Clipper202

Re: Início do fim da aviação brasileira?

Mensagem por Clipper202 »

Hoje em dia em pleno seculo XXI no mundo dos negocios (aviacao incluida) o que importa ja nao e o patriotismo e sim a globalizacao, flexibilidade, capacidade de adequacao, rapidez em responder aos novos desafios, etc. Prova disso e que actualmente quase nao existem companhias de aviacao de bandeira no mundo e as poucas que ainda sobrevivem sao sinonimo de incompetencia e ineficacia. Patriotismo ou nacionalismo deixou de ser um conceito relacionado com a eficiencia nos negocios.

No Brasil sectores ainda mais sensiveis (Comunicacoes) desde o ponto de vista do "patriotismo" aceitam e tem capital estrangeiro porque quando se fala na aviacao estao algumas pessoas a fazer um grande escandalo? Acho que os grandes homens de negocios e alguns legisladores do Brasil deram conta que se nao se faz uma alteracao drastica na legislacao permitindo que a aviacao brasileira se adecue aos novos tempos (flexibilidade, busca de novas parcerias, etc) a aviacao do Brasil mais cedo o mais tarde viria a ser um anacronismo ineficiente incapaz de competir no cada vez mais exigente e competitivo mundo de negocios da aviacao internacional.

Se o Hugo Chavez tivesse alguma razao a aviacao de Venezuale estaria no climax e nao na porcaria que actualmente se encontra.
glm
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Re: Início do fim da aviação brasileira?

Mensagem por glm »

Não se trata apenas de patriotismo barato ou nacionalismo. O Brasil é a maior economia da America Latina e de longe o maior mercado aéreo, somos sozinho responsaveis por 40% do trafego nesta parte do mundo. Por isso é uma tolice o Brasil não liderar este mercado, e sim deixar o Chile um pais de 16 milhões de habitantes e uma economia do tamanho do estado do Rio de Janeiro. Digo o Chile mas diria o mesmo para qualquer pais desta região.

Com a Latam a Tam passa a ser uma mera susidiaria e as decisões estratégicas da maior empresa aérea do Brasil serão tomadas no exterior ainda existe o risco do empresa ser uma alimentadora do LAN. Teremos aprender a falar espanhol para voar ( brincadeira).

Existem setores que o Brasil não é competitivo, mas no mercado aéreo temos tudo para ser e não podemos deixar outros tomarem uma dianteira que pode ser nossa. Se o Brasil não tivesse o peso que tem no mercado aéreo latino americano, esta fusão poderia fazer sentido.

O governo não pode deixar está compra ser efetivada nos moldes que estar. Podemos deixar ocorrer se a TAM for líder e o sede for no Brasil.



Nós já temos a Avianca Brasil, a Trip com capital estrangeiro e agora a TAM. Realmente é o fim da aviação comercial brasileira. Tenho certeza que isto não vai significar melhoria do serviço ou dos preços.
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Constellation
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Re: Início do fim da aviação brasileira?

Mensagem por Constellation »

Caros glm e Moisés,

Infelizmente, sou obrigado a discordar em parte da opinião de vocês. Ficar no nacionalismo num mundo altamente globalizado é um anacronismo que só nos trará prejuízos.

Tá certo que a aviação é um setor altamente estratégico, mas vocês querem setores mais estratégicos que energia elétrica e telecomunicações? Esses dois setores tem enorme participação de capital estrangeiro.

Aquela idéia romãntica de que o empresário brasileiro investe todo o seu capital no país, trazendo empregos e gerando divisas, simplesmente não condiz com a realidade. Na verdade, a maior parte dos empresários brasileiros acaba mandando sua fortuna para paraísos fiscais, seus filhos vão estudar nos Estados Unidos ou na Europa, e depois de aposentados eles vão morar em Paris, Miami ou Nova York.

Quando se veem em dificuldades, tentam socializar os prejuízos, com injeção de dinheiro público (que vem de nós, pobres contribuintes), e finalmente acabam seus negócios em falências fraudulentas, nas quais só eles ganham, nem os empregados são pagos. Vide os casos de Varig, Vasp, Transbrasil.

Com um endividamento quase 3 vezes maior que seu valor de mercado, o destino da TAM seria certamente seguir os passos de Varig, Vasp e Transbrasil, que deixaram todo mundo na mão. Então, melhor que fique na mão dos chilenos. É o capital chileno entrando aqui no Brasil, e isso deveria ser visto com menos preconceito.

Com todo o respeito que tenho pelo Brigadeiro Allemander, discordo em quase tudo do que ele disse. Como se pode deduzir dos casos Varig, Vasp e Transbrasil, as empresas aéreas brasileiras estão mais para vilãs mesmo, e não foram transformadas em vilãs pelos governos, mas por seus próprios dirigentes. Esse não é de forma alguma o começo do fim para a aviação comercial brasileira, e pode ser até que seja o começo de uma época em que empresas quebrando e largando prejuízo para os contribuintes, empregados e fornecedores seja coisa do passado. Os serviços e preços não dependem do fato de o dono da empresa ser ou não brasileiro, depende sim do mercado, que no nosso caso é enorme, da concorrência e da regulação por parte do governo. A ANAC ainda não é nenhum primor de agência reguladora, mas o DAC era muito, muito pior.

Então, que o capital estrangeiro seja bem vindo. Se injeção de capital estrangeiro fosse ruim, vocês acham que existiria hoje União Européia??? E, pra falar bem a verdade, é melhor que os planos estratégicos da TAM sejam traçados no Chile do que em maracutaias políticas e judiciárias aqui no Brasil. Alô, amigos del Chile, bievenidos...

É a minha opinião a respeito.

Grande abraço.
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José Paulo
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Re: Início do fim da aviação brasileira?

Mensagem por José Paulo »

Constellation, deixe eu refletir sobre o assunto.

O capital estrangeiro é bem-vindo, desde que obedeça a regras bem definidas para não prejudique o mercado nacional. E que a aviação civil, sendo um setor estratégico (transportes), demanda um cuidado maior, porque ela é muito volátil, muito sujeita a crises, muito dependente de outros mercados ou variações.
É diferente da energia: você paga o custo da implantação de uma usina e a manutenção ou ampliação da rede de distribuição, mas seu gasto para aí. E seu retorno é garantido: ninguém toma banho frio tendo chuveiro elétrico. Na aviação, ao contrário, temos custos variáveis altamente dependentes do mercado externo. Uma crise na Índia afeta o Aeroclube de Londrina.

Vamos cogitar uma hipótese: para enfrentar uma crise, a LAN resolve modificar sua política de salários e mão-de-obra e reestruturar sua malha, cortando rotas com pouca demanda. Ela tem 2 rotas pouco lucrativas: Santiago -> Valparaiso e Londrina -> São Paulo. Onde ela vai mudar? Sendo chilena, seu proprietário chileno atual Presidente do Chile (obrigado a atender demandas sociais e eleitorais) não mexe na LAN, diminui os salários na TAM e cancela o voo Londrina-São Paulo, demitindo todo o pessoal em Londrina.
Qual será o custo social e político para ele? Nenhum. A LAN continua sendo LAN. "O povo de Londrina que ande de ônibus, os antigos empregados que procurem o seguro-desemprego", raciocina ele.

Por mais que se negue, por mais racional e competente que seja a administração, o "espírito patriótico" e a nacionalidade vão acabar interferindo nas decisões da LAN, porque - afinal de contas - ela é chilena e é DONA. Tenha certeza: se houver uma conta a pagar, um sacrifício a fazer, os primeiros atingidos serão os funcionários e os passageiros da TAM.

Eu preferia que a TAM é que tivesse condições de comprar a LAN. Ou que houvesse uma paridade nessa união. Acho que deve haver uma certa reserva de mercado, uma garantia de continuidade.

Nós temos leis fortes ou uma política reguladora para impedir um decisão como a colocada na hipótese acima?

Mesmo em tempos de globalização, acho que um alemão da Lufthansa pensa de maneira igual quanto à Swiss.

Meu temor é que, no futuro,
"VOE TAM DIRETO SÃO PAULO -> MADRID (via Santiago)"
moises Propp
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Re: Início do fim da aviação brasileira?

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Por que impediram a compra da VARIG pela LAN ?
E Agora vão deixar eles ficarem com a TAM, e quando ANAC
demorou a liberar os B763 da BRA que arrendou para a
rota de Madri, outra ajuda que a TAM teve, da noite para o
dia a TAM antecipou seu começo na rota, até podemos liberar
o aumento de capital nas cias aereas, mas primeiro devemos
colocar pessoas qualificadas na ANAC e na Infraero.
sds,
Moises Propp
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Re: Início do fim da aviação brasileira?

Mensagem por glm »

O tempo vai mostrar que não teremos benéficios com esta compra. O preço da passagem não vai baixar, os atrasos não vão diminuir, não vai ser mais fácil viajar de avião. É uma pena que o preço para ver isto será muito alto.

Se não faz diferença nenhuma se a empresa é nacional ou uma simples subsidiaria de uma estrageira. Por quê que todos paises importantes da Europa brigam para manter suas empresas aereas? Por que os EUA, o pais mais aberto do mundo ao livre mercado proteje suas empresas e não deixa, como nós deixamos a suas empresas quebrarem, basta ver o número de empresas que apelaram para chapter 11.

Como disse na outra postagem, se o mercado brasileiro fosse pequeno ou o Brasil não tivesse empresas viáveis, esta fusão poderia fazer sentido, como foi o caso do Peru, por exemplo. Mas este não é o caso do Brasil, estamos jogando fora, entregando a outros uma liderança que podia ser nossa e que traria vantagens, lucros e projeção ao país. Estamos entregando o setor aéreo em troca de nada.

Existem questões economicas e de geo politica que deveriam ser encaradas com seriedade.

O mercado só funciona bem onde há competição e esta compra da TAM por parte da LAN diminui ainda mais a competição. Logo a GOl terá que ser vendida para uma outra empresa estrangeira e será mais uma subsidiária.

É claro que a TAM e GOl estão com muitas falhas e precisam melhorar, mais isso não será conseguido com a venda. Veja todos os casos em que isso aconteceu no passado e verá que não foi bom para o paises que tiveram seu mercado de aviação entregue a controle estrangeiro.

O Brasil pelo seu porte deve ter um papel de liderança na america latina e o deprezo a isto invibilizará uma projeção do país. Se não conseguimos liderar nem em nossa area de influência, se não conseguimos dominar mercado onde nós somos responsáveis pela maior fatia, como o mercado de aviação comercia o qual representamos sozinhos 40% trafêgo da região, como poderemos ser respeitados, influênciar e defender nossos interesses.?
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Re: Início do fim da aviação brasileira?

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Em primeiro lugar, muito obrigado por exporem as opiniões de vocês, as quais eu respeito e muito. Aliás, estou gostando muito desse tópico, e faz tempo que não havia um debate de tão alto nível aqui no fórum. Gosto muito de conversar com gente formadora de opinião, como vocês. Isso é muito bom.

Ainda debatendo a questão nacionalismo versus mercado, vamos voltar um pouco no tempo e ver como eram as coisas no Brasil ultranacionalista de 20, 30 ou 40 anos atrás:

Em primeiro lugar, energia elétrica e telefone eram privilégio de poucos, em relação ao que acontece hoje. Transporte aéreo, então, nem se fala... Tem gente que, ingenuamente, fala em querer a volta do governo militar para "botar ordem na bagunça", ou têm saudades do DAC. Valha-me Deus! O povo brasileiro, na verdade, tem há 20 anos o poder de mudar as coisas ao alcance da sua mão, é o voto. Quem coloca os políticos no poder é eu, são vocês, é o povo. Alguém aqui quer abrir mão desse direito, em favor de um punhado de generais? Pois bem, eu não abro, sou contra o voto nulo, voto em quem acredito, às vezes me arrependo, mas quem vota nulo, não tem direito de reclamar depois, pois se omitiu na hora em que deveria ter dado a sua opinião...

No Brasil nacionalista e avesso ao capital estrangeiro que durou até 1990, as empresas aéreas viviam penduradas nas tetas do governo. O DAC fazia a sua parte, "protegendo" os interesses das nossas empresas nacionais contra o "maligno" capital estrangeiro. Sabem como? Tabelando as passagens, e lá nas alturas. Dar descontos era proibido, pura e simplesmente. O coitado do brasileiro que não pudesse pagar, que andasse de ônibus.

Ah, sim, havia todo o glamour de viajar de avião... saudades do serviço do Varig, um dos melhores do mundo... claro que era, pois o preço da passagem de avião era exorbitante, frequentemente mais de dez vezes mais alto que a passagem de ônibus, então só rico voava. E que ninguém se iluda, pois o serviço estava muito longe de ser excelente. As frequências eram poucas, as escalas duravam horas, e os atrasos eram piores que os de hoje. Sem o Código do Consumidor, o passageiro que tivesse sua bagagem violada e descobrisse isso só ao chegar em casa, só restava chorar, pois nem adiantava reclamar, era perda de tempo. Se reclamasse dos atrasos, dos cancelamentos, o máximo que conseguia era o preço da passagem de volta e olha lá...

Aliás gente, é bobagem isso de ficar com saudades do serviço de bordo de antigamente. É só viajar de Executiva ou Primeira Classe, simples... Esses serrviços hoje são muito melhores do que os de qualquer um oferecido antigamente, e o preço é praticamente o mesmo que se cobrava antigamente também, não mudou NADA. O que temos hoje é uma opção de serviço mais simples, a preços melhores, que antigamente simplesmente não era oferecido, pobre viajava mesmo é de busão.

Quando o nada saudoso Presidente Fernando Collor de Mello assumiu, não fez só besteiras. Abriu o país para o capital estrangeiro. Eu lembro que ele chamava os carros nacionais de "carroças", eu ficava p****to da vida, e achava que aquele cara estava acabando com o Brasil. Pois é, depois eu vi que estava enganado. O Brasil foi literalmente "invadido" por novas indústrias automobilisticas estrangeiras, oferecendo novos modelos de carros, equivalentes aos melhores encontrados no exterior. Essas indústrias, que traziam o "maligno" capital estrangeiro, chegaram a modificar, para muito melhor, a economia de muitas cidades do Brasil (alô, Curitiba...), pois geraram milhares de empregos.

O Collor também abriu o mercado de aviação, acabou com o tabelamento e permitiu descontos. As empresas aéreas que dominavam o mercado, as "três grandes" Varig, Transbrasil e Vasp levaram um susto. Embora defendessem a liberação do mercado, quando aconteceu viram que sua hegemonia estava ameaçada. Para sorte delas, o velho DAC ainda existia para defender seus interesses. Aliás, o DAC, que eu saiba, nunca defendeu interesse de nenhum passageiro.

E foi na esteira da liberação do mercado pelo Collor que empresas como a TAM, por exemplo, saíram do limitado mercado da aviação regional e puderam ampliar seus serviços, fazendo o mercado ganhar como um todo.

Ao contrário da opinião de alguns aqui, a qual respeito, eu acho que a aviação brasileira tende a melhorar com essa "fusão" da TAM com a LAN, ainda que o controle fique com os chilenos. Melhor do que fechar e deixar todo mundo na mão, que é o que eu acho que iria acontecer.

Não pensem que os empresários brasileiros vão ser "nacionalistas e patriotas", esse conceito nem existe aqui no Brasil, pois quando o Brasil perdeu a Copa do Mundo, cansei de ver bandeira verde e amarela nas latas de lixo. Quem manda nas questões de preço, qualidade de serviço, etc, é o mercado, é eu, é você, é o povo... Se um dia houvesse uma crise, José Paulo, os chilenos não só iriam acabar com a linha de Londrina-São Paulo como também iriam eliminar a linha Valparaíso - Santiago, como no teu exemplo. Empresário não tem que atender interesses políticos, tem que fazer seu negócio dar lucro, isso sim, independente se é o mercado brasileiro, chileno, americano, etc.

Os empresários, brasileiros ou estrangeiros, vão colocar e retirar linhas atendendo puramente ao interesse econômico. Fazem isso há muito, e é até natural, convenhamos. Recentemente, o aclamado David Neeleman contratou um monte de gente em Londrina, ia colocar uma linha aqui, mas acabou seduzido por vantagens econômicas na vizinha Maringá e mandou todo mundo embora, sem dar nem explicação (Se bem que, para mim, o Neeleman é tão brasileiro quanto Barack Obama...) E como o mercado chileno é extremamente limitado, eu não me espantaria se, no futuro, os chilenos da LAN não transferissem sua sede para Brasil.

A gente critica muito a ANAC, e eu me incluo nesse rol de descontentes, mas a ANAC representa uma considerável evolução em relação ao DAC. A ANAC tem que regular o mercado, favorecer a concorrência, evitar monopólios e privilégios, e atrair o capital estrangeiro, que não tem nada de "maligno", vai sim criar empregos, melhorar a qualidade dos serviços e os preços. Aos poucos, a agência vai se estruturando e uma hora vai atender os interesses do povo brasileiro a contento. Imaginem se a TAM saísse do mercado, o povo é que ia se lascar, não é verdade?

glm, os países importantes da Europa brigam sim para manter suas empresas aéreas, porque os governos precisam do transporte aéreo, assim como dos empregos que esse setor gera. Mas não importam com a origem do capital que vai manter essas empresas. A Alitalia, por exemplo, estava capengando, e queriam vender pra quem quisesse, de qualquer país que fosse. A KLM se fundiu com a Air France e, pode ter certeza, nenhum holandês reclamou. A British vai se fundir com a Iberia, e ninguém vai reclamar. E sabe por que ninguém vai reclamar? Porque as empresas querem se estruturar para oferecer preços mais competitivos que suas concorrentes low-fare, e ainda oferecer melhor serviço que essas. Leis de mercado... e olhem que não existe povo mais nacionalista que europeu.

Aliás, glm, com todo o respeito, não estamos entregando o setor aéreo a troco de nada. O capital chileno que está entrando na TAM vai garantir a sobrevivência da empresa, que estava extremamente ameaçada, vai manter e gerar concorrência no mercado e empregos aqui no Brasil, já pensou nisso? O nosso mercado é líder na América Latina, quer o empresário que aplique seja brasileiro, chileno, japonês ou americano. Com mais capital, nosso mercado será mais poderoso ainda, pois tem um potencial de crescimento fantástico. Se fecharmos o nosso mercado ao capital estrangeiro, acabaremos como Cuba ou Coréia do Norte. A entrada da LAN, ao invés de diminuir a competição no mercado, como você disse, vai é acirrar a concorrência, isto sim. Os empresários brasileiros temiam a entrada da LAN, que vai complicar a vida deles, já que é uma empresa eficiente. Mas nós, como usuários e como brasileiros, não vamos perder com isso, pode ter certeza. Vamos ganhar e muito.

Um grande abraço.
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sergiotucano
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Re: Início do fim da aviação brasileira?

Mensagem por sergiotucano »

Vamos pensar assim.

Nasce a empresa aérea do tucano, acabei de ganhar na mega sena acumulada sozinho...

depois de alguns anos investindo, resolvo abrir o capital e depois de algum tempo de crescimento dado tucano airlines ela entra num período de estagnação e eu que nunca tive dinheiro na vida começo a perder os meus milhões.

Investidores alemães mostram interesse em comprar parta da capital da do tucano, o dinheiro é bom e vai me tirar do sufoco, então eu vendo digamos, 40% do capital para a empresa LufhtshukutZ, agora temos uma empresa majoritariamente brasileira mas com grande parte do capital alemão.

E eu não aprendi a lidar com o meu dinheiro, comprei um Elefante Preto direto da África e como ele esta dando muita despesa perco outros milhões, a empresa LufthshukrutZ me faz uma proposta tentadora, eu continuo como presidente de honra da do tucano mas vendo 11% do capital para eles, eu que não sou bobo nem nada aceito ! agora temos no Brasil uma empresa germano-brasileira fazendo voos entre Lorena e Sete Lagoas com aeronaves Brasilião....

Isso não é falta de Patriotismo, burrice talvez, falta de patriotismo ou querer acabar com a aviação brasileira não, são regras de negocio :yeah:
Clipper202

Re: Início do fim da aviação brasileira?

Mensagem por Clipper202 »

Caros foristas acho este topico muito interesante especialmente tendo en consideracao o nivel alto que atingiram as ideais e discusoes. E precisamente para tentar manter o alto nivel de debate que meu post a seguir devera ser em espanhol. Acho que falo bem portugues porem custa me um pouco mais colocar as ideais ao meio escrito especialmente quando e necessario elaborar um pouco o raciocinio.
Peco desculpas aos foristas e ao moderador.



Brasil es una potencia regional en todos los aspectos y tiene todo para convertirse en una potencia mundial. Sin embargo, para poder alcanzar lo anterior necesita realizar mudanzas sustanciales y drasticas en la legislacion que regula sus mercados internos. Cambios como flexibilidad, desregulacion, disminuicion del aparato del Estado y apertura al capital extranjero son esenciales si Brasil desea realizar un salto cualitativo y cuantitativo como Nacion. Mucho se ha relizado hasta ahora en otras industrias de Brasil pero lamentablemente en lo concerniente a la aviacion continua a existir un prejuicio en el pais a la aceptacion del investimiento foraneo.

Cabe mencionar que el capital extranjero (cuando es licito y legal) solo produce beneficios tales como creacion de empleos, incentiva la competencia, mejora de la calidad de los servicios y crea en el mediano plazo una baja sustancial de los precios. No olvidemos que los paises mas desarrollados y organizados ponen menos trabas y obstaculos legales y burocraticos a la inversion extranjera (no confundir con restriccion a las importaciones).

Chile es un pais diminuto pero es precisamente debido a este motivo que ha debido buscar politicas que le permitiesen ganar competitividad en un cada vez mas exigente mundo de los negocios. Es asi como Chile ha debido flexibilizar su economia y desregular al maximo posible sus mercados. Esto apertura ha permitido crear un clase empresarial exitosa, agresiva y pujante que debido a la poca dimension del mercado interno ha debido internacionalizar sus inversiones. Es asi como empresarios chilenos comenzaron invertir a partir de los 90 en los paises vecinos. No olvidemos la polemica causada en Peru cuando los chilenos decidieron invertir en el retail, centros comerciales, fabricas de alimentos entre otros.

Si Brasil quiere adquirir lideranza en la aviacion de America latina debe saber combinar su enorme mercado interno, excelente posicion geografica junto a una politica flexible de apertura y desregulacion que incentive no solo la inversion extranjera sino que tambien sea capaz de crear parcerias internacionales.

Con relacion a la critica en la cual se menciona que la sede de LATAM sera en Santiago y no en Brasil me atrevo a decir que los empresarios establecen sus centros de tomas de decision en paises y mercados en los cuales los impuestos y obstaculos legales y financieros sean los minimos posibles. Lamentablemente en esto ultimo el patriotismo dejo de ser un item a tomar en cuenta.

Saludos.
José Paulo
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Re: Início do fim da aviação brasileira?

Mensagem por José Paulo »

Senhores, que alto nível de debate! :rev: :rev:
Vou refletir sobre os últimos posts.
Em tempo: Chileno77, eu não estou criticando o povo chileno ou a LAN. Acho o Chile um país desenvolvido e economicamente estável. Que continue assim, para o bem estar de seu povo.
LucioCavalcanti
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Re: Início do fim da aviação brasileira?

Mensagem por LucioCavalcanti »

Fantástico debate! :clap: :clap: :clap:

Deixo então minha contribuição.

No meu ponto de vista, se a TAM não se "juntasse", "vende-se" ou qualquer outra operação do gênero, em breve teria problemas muito sérios.
Isso porque seu nível de endividamento já estava muito alto. Ou seja, ou divido com alguém, ou logo, logo vou virar história.
E não é de hoje que LAN e TAM vem operando juntas. Há um acordo de code-share em operação há mais de 3 anos. Ou seja, eles já se conhecem muito bem.

Quanto à sede ser no Chile, é uma decisão puramente econômica. Os custos envolvidos para envio de lucros de um país para outro favorece o Chile. Além disso a estrutura tributária lá é muito melhor que aqui. Ou seja, nessa fusão, perdemos a sede por sermos um país menos amigável para se fazer negócios.
Devemos lembrar que, infelizmente, temos sérias dificuldades de infra-estrutura e que a tal reforma tributária, tão falada há muitos e muitos anos, simplesmente não aconteceu até hoje.

Ainda sabemos que a família Amaro não está fora do negócio, só terá uma participação menor na composição da companhia. Isso só quer dizer que recebem menos na divisão dos lucros, pois ambas as famílias controladoras estão em pé de igualdade na composição do conselho e na presidência das respectivas companhias.

Vamos lembrar ainda do caso da InBev (antiga AmBev). Quando se fundiu com a Antarctica (na prática foi uma compra sim), a Brahma era menor mas tinha um valor de mercado muito maior. Parece com a LAN e TAM não?
Com o passar dos anos a AmBev cresceu, comprou várias cervejarias na América do Sul e então veio uma grande jogada. Ser comprada pela cervejaria belga, que na época era uma das maiores do mundo. Os brasileiros donos da AmBev ficaram com uma participação menor no negócio, mas passados alguns anos, se formos olhar "quem manda" no negócio, todos os cargos de alta direção e decisão estão ocupados pelos brasileiros oriundos da AmBev.
Que não só ganharam poder de fogo (financeiramente falando) como cresceram enormemente a ponto de comprarem o símbolo americano Budweiser e se tornar a maior cervejaria do mundo. E nem por isso o mercado brasileiro foi relegado.

E vejam, que ambos falam em fusão, não em compra. E pelo que li (no próprio site criado por eles, inclusive) o que aocntecerá é uma troca de ações. Sinal claro de fusão e não de compra.

Ou seja, numa fusão como essa, os chilenos levam vantagem na redistribuição das ações por estarem mais valorizados no mercado e por terem um país mais "amigável" para se fazer negócios. Mas ambos estão apostando na sinergia que 2 cabeças pensando é melhor que 1 só.

Em resumo, vejo esse movimento com muito bons olhos como forma de criar uma empresa forte, eficaz e eficiente de forma a se estabelecer como líder na sua região e em condições de brigar frente a frente com as maiores do mundo, seja em serviço, seja em questões financeiras.

Um grande abraço.
Clipper202

Re: Início do fim da aviação brasileira?

Mensagem por Clipper202 »

Estimado Jose Paulo,
En ningun momento me senti ofendido o malinterprete sus palabras. De todas maneras agradezco sus amables dichos.



Creo que entre Chile y Brasil siempre han existido afinidades que remontan desde la epoca republicana despues que ambas naciones conquistaron sus independencias en el siglo XIX. Estas buenas relaciones se han dado en todos los niveles politicos y economicos. No olvidemos que durante la dictadura en Brasil muchos destacados politicos buscaron asilo en Chile (Fernando Henrique Cardoso por ejemplo) y muchos chilenos encontraron refugio en Brasil durante la dictadura de Pinochet.

Hoy en dia en Chile no existe ningun sector politico (izquierda o de derecha) que no respete o admire a Brasil y no valore un acercamiento hacia dicha nacion y me atrevo a decir que en Brasil existe un sentimiento similar hacia Chile. Esto es de suma relevancia, pues es comun encontrar en paises de America Latina siempre algun sector nacional que no apruebe una alianza o acercamiento hacia otro pais latinoamericano. Por ejemplo, cuando Chile se acerca a Peru o Bolivia durante algun gobierno siempre lamentablemente dentro de estos paises hay algun sector que no lo aprueba. Lo mismo ocurre entre Colombia y Venezuela, o entre Ecuador y Colombia etc...Sin embargo, lo anterior no acontece entre Chile y Brasil.
Esto ultimo es de suma importancia pues paises cuyos pueblos tienen afinidades mutuas pueden generar alianzas negocios y en consecuencia sinergias ventajosas de forma mas rapida (menos el futbol, no olvidemos el ultimo mundial :@ :fp: ) en todos los aspectos, areas y sectores.

A mi modo de ver esta fusion/alianza entre Lan y Tam es una de las pocas en las cuales todos ganan. Ganan los grandes (familia Amaro, y Cueto) pues reciben mas dinero, ganan los pequenos (trabajadores) puesto que es muy poco probable que existan despidos (muy por el contrario creo que van a existir mas empleos en el mediano plazo), ganan los consumidores al haber precios mas bajos, y ganan los gobiernos pues al existir un mayor volumen de negocios se generan mas impuestos. Creo que los unicos que deben preocuparse son la competencia (Copa, Taca, Avianca, Aerolines Argentinas etc)...esos si que se cuiden de LaTam.

Saludos,
sergiotucano
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Re: Início do fim da aviação brasileira?

Mensagem por sergiotucano »

O que causa estranhesa nesse caso é que assim como A Sadia, transbrasil... e a Varig a TAM ainda é vista como uma empresa bem familiar, quem vai esquecer do Cmd Rolim comandando a Transportes Aereo Marilia!? :D

Mas mesmo no tempo dele, o CMD já dava sinais de uma "real" abertura dos papeis da TAM e mais abertura a capital externo.

Os Filhos, uma filha e um filho , do cmd que hoje estão na chefia da companhia não compartilhão da mesma paixão que o pai. A companhia é um negócio, um grande negócio e uma lembrança do Pai.

Ambos possuem outros negócios já em vista, outros planos, e como as negociações com a LAN já vinham se arrastando a um tempo, eles, com uma boa visão de negócio, não pensaram duas vezes ...
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MARVIN
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Re: Início do fim da aviação brasileira?

Mensagem por MARVIN »

O que está em jogo é a aviação brasileira ou o "brio" brasuca?, que tendo a "maior" empresa do hemisfério sul, foi comprada por uma menor, mas muito melhor adm que a "nossa" TAM? ( na minha opinião, e os números dizem que é a Qantas)

acho que o que está pesando aqui é o orgulho nacional, nada mais, e penso que a familia Amaro, se tomou essa decisão foi pra não virar uma VARIG do século 21, falida, quebrada e desprestigiada, cada um sabe onde aperta o calo. Administrar uma cia aérea deve ser uma das coisas mais difíceis desse mundo, basta ver as míninas margens de lucro e os constrantes balanços negativos de praticamente todas as aéreas do mundo.

isso parece futebol, quando seu time ganha o campeonato, vc ganha o que? nada, apenas uma alegria passageira, mas os seus "craques" ficam mais ricos,
se a TAM é nacional ou não vou ter que pagar pra viajar e pronto, não ganho nada com uma brasileiríssima cia aérea.
moises Propp
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Re: Início do fim da aviação brasileira?

Mensagem por moises Propp »

Olá Amigos,
Com estra troca de papeis, a LAN com certeza vaí trocar o nome da TAM para LAN Brasil,
poís apartir do momento que os acionista da TAM assinaram o papel da venda, que manda
e o pessoal da LAN, mas o curioso quando a VARIG estava quebrando muitos falaram que
a TAM era forte e ia cobrir o mercado da VARIG, muitos falaram em má administração da
VARIG por ser administrada por fundação e outras coisas mais, mas a Transbrasil,Vasp e
até a BRA tinhão sua administração privada e faliram, o problema que vejo na nossa aviação
estarem quebrando, só tem um culpado, o governo, com altos impostos, juros muito altos
para finaciamento para compra de novos aviões, obrigando as empresas á arrendarem, e
quando todas já faliram, o governo muda a regra do jogo e favorece os estrangeiro, como
foi na telefonia, energia e outras mais, acho que falta um pouco mais de profissionalismo
de alguns setores, imagina um deputado criando leis para nossa aviação e nunca se quer
foram donos de nada, nem sabem que a carga horaria de um piloto e de 80 horas e tem
o salario acima de R$ 8 mil, estes dias escutei de um politico, que pensava que os pilotos
tinha que cumprir 40 horas semanais de serviço, muito asneiras na nossa politica,
embora amigos a realidade da nossa aviação e os estrangeiros tomarem conta, mas vamos
continuar a torcer por uma de bandeira Brasileira.
Á proxima vitima é a GOL ou WEBJET ?
Acho que a webjet vaí antes !
sds,
Moises Propp
sergiotucano
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Registrado em: Seg Ago 23, 2010 21:05

Re: Início do fim da aviação brasileira?

Mensagem por sergiotucano »

moises Propp escreveu:Olá Amigos,
Com estra troca de papeis, a LAN com certeza vaí trocar o nome da TAM para LAN Brasil,
poís apartir do momento que os acionista da TAM assinaram o papel da venda, que manda
e o pessoal da LAN, mas o curioso quando a VARIG estava quebrando muitos falaram que
a TAM era forte e ia cobrir o mercado da VARIG, muitos falaram em má administração da
VARIG por ser administrada por fundação e outras coisas mais, mas a Transbrasil,Vasp e
até a BRA tinhão sua administração privada e faliram, o problema que vejo na nossa aviação
estarem quebrando, só tem um culpado, o governo, com altos impostos, juros muito altos
para finaciamento para compra de novos aviões, obrigando as empresas á arrendarem, e
quando todas já faliram, o governo muda a regra do jogo e favorece os estrangeiro, como
foi na telefonia, energia e outras mais, acho que falta um pouco mais de profissionalismo
de alguns setores, imagina um deputado criando leis para nossa aviação e nunca se quer
foram donos de nada, nem sabem que a carga horaria de um piloto e de 80 horas e tem
o salario acima de R$ 8 mil, estes dias escutei de um politico, que pensava que os pilotos
tinha que cumprir 40 horas semanais de serviço, muito asneiras na nossa politica,
embora amigos a realidade da nossa aviação e os estrangeiros tomarem conta, mas vamos
continuar a torcer por uma de bandeira Brasileira.
Á proxima vitima é a GOL ou WEBJET ?
Acho que a webjet vaí antes !
sds,
Moises Propp

Vítima? do que?! :dente:

Da própria ganancia ? :unh?:

Não pense em vítimas é tudo uma grande brincadeira, de adultos. Sem vítimas, apenas 1 querendo ganhar mais dinheiro do outro....

Voce tem razão quando fala que altos impostos ajudaram as companhias a quebrarem, mas veja.

Brasileiros, apensar o salario mínimo não ser ruim, no geral ganham pouco e preferem viajar pela estrada, perceba que as empresas que dão certo são as "grandes regionais" que operam vetores ATRS, EMBs em rotas onde operam as "grandes companhias". Com aeronaves de menor porte e relativamente de operação mais barata, elas conseguem uma boa porcentagem de acentos vendidos nos seus voos pelos preços ofertados.

A GOL nasceu como baixo custo, viu que a estratégia deu certo e como tinha uma gordura para queimar resolveu mudar o status de baixo custo para uma empresa de tarifa normal.

A Azul ainda tenta manter o status de baixo custo , a WEBJET Idem ...

A TAM sempre foi a companhia das classes A,AA e +AA. Sempre sobreviveu assim, tentou ser uma empresa do povão ...não deu certo, ela tem o seu lugar mas vai perder o posto rapidamente, creio que até o inicio do ano que vem já tenha perdido o posto da maior do Brasil em números reais.

Eu até acho que essa mudança demorou muito para acontecer... a desconfiança , mesmo que não sendo certa, na TAM por parte da população que tem tido a chance de viajar pela primeira vez de avião não é pequena. Sim, os acidentes mancharam bastante a confiança das pessoas. O Preço mais que alto não atrai , apesar de ja ter o plano casas bahia, compra hoje e termina de pagar quando se aposentar.....

A diretoria não poderia perder essa oportunidade de fusão, a LAN vai injetar mais gordura para a TAM poder queimar e tentar sustentar a pequena dianteira que tem da GOL e ainda continuar a praticar alguns desvaneios, como o preço das passagens e rotas que não geram lucros.


As regras de negocios estão ai para serem interpretadas e jogadas como cada um conseguir interpretar e nesse momento para a TAM a regra é clara, agora vamos esperar para ver quanta gordura extra a LAN injetou na TAM e a TAM injetou na LAN :yeah:
Clipper202

Re: Início do fim da aviação brasileira?

Mensagem por Clipper202 »

Interesante articulo de la revista America Economia acerca de la estrategia LAN (publicado en Terra.cl)


http://www.terra.cl/americaeconomia/?vu ... desembarco" onclick="window.open(this.href);return false;
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