Amigos,
Nos portões abertos de 1991, aqui em POA, eu entrei pela primeira vez num avião e pela primeira vez no Eletra II da Varig. Alguém tem registro fotográfico ou recorda qual a matrícula dessa aeronave?!
Abraços!
Eletra II em POA, 1991
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Re: Eletra II em POA, 1991
Vamos além, existe time-table dos ELECTRA II voando fora da PONTE AÉREA?
AB3 - aeroentusiasta forum user
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- Maurício
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Re: Eletra II em POA, 1991
Os Electras fizeram rotas nacionais até fins de 1974. Tenho alguma coisa de 1971 partindo do SDU. Vou procurar.AB3 escreveu:Vamos além, existe time-table dos ELECTRA II voando fora da PONTE AÉREA?
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
- Constellation
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Re: Eletra II em POA, 1991
Caros,
Os Electra voaram até mesmo rotas internacionais. Durante os anos 60, existiu um acordo entre Brasil e Portugal, chamado "Voos da Amizade", e as empresas Varig e TAP faziam voos de baixo custo exclusivamente para cidadãos portugueses ou brasileiros, entre Brasil e Portugal e em ambos os sentidos.
Esses voos eram operados pelos Super Constellation da TAP e pelos Electras da Varig, eu acho que existia uma regra de que somente aviões a hélice podiam fazer tais voos, sabe-se lá por que razão. Não houve jatos nesse acordo. Os Electras levavam navegadores, já que o voo era feito por navegação astronômica, com sextantes e almanaques náuticos.
Os Electras também cumpriram voos para os Estados Unidos, quando a Varig perdeu o Boeing 707 PP-VJB em um trágico acidente em Lima, no Peru (CFIT, 97 mortos), em 1962. Até a chegada do seu substituto, o PP-VJJ, em 1963, os Electras voaram rotas americanas, inclusive JFK e MIA.
Se não me engano, os Electras voaram rotas pela América Latina até 1975, quando o DAC proibiu os bimotores de operar na Ponte Aérea Rio-SP. Desde então, esses aviões foram relegados ao serviço exclusivo na Ponte até 1992, quando fizeram seu último voo comercial na empresa, atendendo não somente à Varig, mas também à Vasp e à Transbrasil. Eu voei em um Electra, PP-VJW, com pilotos Varig e comissários Vasp, em 1988. Os voos pela América Latina e domésticos foram atendidos pelos B737-200 e B727-100.
Eu também gostaria de ver um Time-Table com voos dos Electras entre 1970 e 1975, seria muito interessante isso.
Grande abraço.
Os Electra voaram até mesmo rotas internacionais. Durante os anos 60, existiu um acordo entre Brasil e Portugal, chamado "Voos da Amizade", e as empresas Varig e TAP faziam voos de baixo custo exclusivamente para cidadãos portugueses ou brasileiros, entre Brasil e Portugal e em ambos os sentidos.
Esses voos eram operados pelos Super Constellation da TAP e pelos Electras da Varig, eu acho que existia uma regra de que somente aviões a hélice podiam fazer tais voos, sabe-se lá por que razão. Não houve jatos nesse acordo. Os Electras levavam navegadores, já que o voo era feito por navegação astronômica, com sextantes e almanaques náuticos.
Os Electras também cumpriram voos para os Estados Unidos, quando a Varig perdeu o Boeing 707 PP-VJB em um trágico acidente em Lima, no Peru (CFIT, 97 mortos), em 1962. Até a chegada do seu substituto, o PP-VJJ, em 1963, os Electras voaram rotas americanas, inclusive JFK e MIA.
Se não me engano, os Electras voaram rotas pela América Latina até 1975, quando o DAC proibiu os bimotores de operar na Ponte Aérea Rio-SP. Desde então, esses aviões foram relegados ao serviço exclusivo na Ponte até 1992, quando fizeram seu último voo comercial na empresa, atendendo não somente à Varig, mas também à Vasp e à Transbrasil. Eu voei em um Electra, PP-VJW, com pilotos Varig e comissários Vasp, em 1988. Os voos pela América Latina e domésticos foram atendidos pelos B737-200 e B727-100.
Eu também gostaria de ver um Time-Table com voos dos Electras entre 1970 e 1975, seria muito interessante isso.
Grande abraço.

Re: Eletra II em POA, 1991
Caros,
Segue um link com muito a ser explorado sobre timetables.
http://www.timetableimages.com/ttimages/rg.htm
Segue um link com muito a ser explorado sobre timetables.
http://www.timetableimages.com/ttimages/rg.htm
Abs, Paulo.
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2006
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Eletra II em POA, 1991
DC-3: CGH/CWB/IGU/ASU;
DC-6B: SDU/CGH/CWB/FLN/POA;
ELECTRA: GIG/CGH/CWB/IGU/ASU.
São alguns voos Varig em 1968. Bons tempos! Faltou no time-table Belo Horizonte, que era servida na época pelos Convair 240, DC-3 e C-46.
DC-6B: SDU/CGH/CWB/FLN/POA;
ELECTRA: GIG/CGH/CWB/IGU/ASU.
São alguns voos Varig em 1968. Bons tempos! Faltou no time-table Belo Horizonte, que era servida na época pelos Convair 240, DC-3 e C-46.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)