De Havilland DH-106 Comet - Panair do Brasil

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
tracker
PP
PP

De Havilland DH-106 Comet - Panair do Brasil

Mensagem por tracker »

Queridos amigos!

Em um livro sobre DH Comet jet avião história que eu li para a informação, que DH Comet aeronaves foram ordenadas fazem por "Panair do Brasil" linha aérea.
O que foi destinos adicionais desses aviões?
Eles foram pintados em "cores de Panair" ou não?
Qualquer imagem é desses Comet aviões existe?

Espere pelas respostas.

Melhores cumprimentos,
Tracker.
Constellation
Moderador
Moderador

Re: De Havilland DH-106 Comet - Panair do Brasil

Mensagem por Constellation »

tracker escreveu:Queridos amigos!

Em um livro sobre DH Comet jet avião história que eu li para a informação, que DH Comet aeronaves foram ordenadas fazem por "Panair do Brasil" linha aérea.
O que foi destinos adicionais desses aviões?
Eles foram pintados em "cores de Panair" ou não?
Qualquer imagem é desses Comet aviões existe?

Espere pelas respostas.

Melhores cumprimentos,
Tracker.
Tracker, a Panair cancelou os contratos dos Comet devido aos acidentes ocorridos com essas aeronaves em 1954, onde houve falha estrutural catastrófica devido à fadiga causada pelos esforços da pressurização em grande altitude. O certificado de aeronavegabilidade foi cancelado e a De Havilland perdeu muito tempo reprojetando o avião. O primeiro jato que a Panair operou foi o Sud Aviation Caravelle.

Já vi figuras do Comet nas cores da Panair, mas não lembro onde.

Grande abraço.
Imagem
PZDC8
MASTER
MASTER

Mensagem por PZDC8 »

Muy interesante esta historia!... :?: Cuál versión del Comet irá para la Panair do Brasil?
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

PZDC8 escreveu:Muy interesante esta historia!... :?: Cuál versión del Comet irá para la Panair do Brasil?
Em 1952, o presidente da Panair, Paulo Sampaio foi à Inglaterra e anunciou a compra de 4 Comet II, com opção para 2 Comet III. Porém, em 1955, o novo presidente Argemiro Hungria da Silva Machado cancelou a compra em função dos problemas apresentados pelo Comet I e resolveu adquirir 4 DC-7C (recebidos em 1957) e 6 DC-6A, estes arrendados ao Lóide Aéreo.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Some-se a isso a história de que a Panair poderia ter sido uma das operadoras do Concorde...
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

SBLO escreveu:Some-se a isso a história de que a Panair poderia ter sido uma das operadoras do Concorde...
SBLO,
O protótipo do Concorde voou em 9 ABR 1969, o primeiro voo supersônico ocorreu em 01 OUT 1969 e o primeiro comercial foi em 26 SET 1973. A Panair do Brasil foi extinta em 1965.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
EduardoJoseDias
PC
PC

Mensagem por EduardoJoseDias »

Pelo que me consta, não "rolou" a compra dos Comet pela Panair pois a Pan American "jogou areia".
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Maurício escreveu:
SBLO escreveu:Some-se a isso a história de que a Panair poderia ter sido uma das operadoras do Concorde...
SBLO,
O protótipo do Concorde voou em 9 ABR 1969, o primeiro voo supersônico ocorreu em 01 OUT 1969 e o primeiro comercial foi em 26 SET 1973. A Panair do Brasil foi extinta em 1965.
Maurício:

Quando da assinatura do contrato de aquisição dos jatos Caravelle, o presidente da Panair à época, Paulo Sampaio, fez constar uma cláusula que dava a preferência à companhia brasileira para a aquisição de 3 aeronaves supersônicas do tipo Concorde, constituindo-se, caso a Panair não fosse quebrada, na primeira encomenda desse tipo de aeronave no mundo.

Sugiro a leitura do livro "Pouso Forçado", do Daniel Leb Sasaki, onde narra muito bem os epísódios asquerosos que a levaram à falência imposta pelo regime militar. Neste livro, você encontrará, inclusive, uma foto do Paulo Sampaio com uma miniatura do Concorde nas cores da Panair.

Boa leitura!

Abraço
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

É... A Panair deixou saudades, até no pioneirismo do Concorde.
PZDC8
MASTER
MASTER

Mensagem por PZDC8 »

Panair do Brasil con Comet y Concorde!!! increíble... pero fui Aerolineas Argentinas la primera operadora de los jetliners en Sudamerica.
Constellation
Moderador
Moderador

PZDC8 escreveu:Panair do Brasil con Comet y Concorde!!! increíble... pero fui Aerolineas Argentinas la primera operadora de los jetliners en Sudamerica.
Exatamente, e os Comet da Aerolineas operaram para o Brasil. Segundo o Giangfranco Beting, operaram em Congonhas, sendo então provavelmente o único quadrijato a operar pax em CGH. mas eram modelos IV, mais avançados e com todos os problemas que levaram à cassação do certificado do Comet I resolvidos.

Aeronaves militares HS Nimrod, cujo projeto é derivado do projeto do Comet, ainda devem estar em operação na RAF, demonstrando a excelência do seu projeto básico, apesar dos problemas dos Comet 1.

Além da Aerolineas, na América Latina o avião foi operado pela AREA do Equador, pela Mexicana de Aviacion do México e pela Aviateca da Guatemala.

Um dos Comet da Aerolineas sofreu um desastre em Viracopos, Campinas, no dia 23 de novembro de 1961, com 52 vítimas fatais.

Grande abraço.
Imagem
Starliner
MASTER
MASTER

Mensagem por Starliner »

Alguns comentários.
Em 1951 a Panair do Brasil, demonstrou interesse nos Comets. Foi efetuada uma encomenda para 4 Comets 2 em 1953 com mais duas opções na nova versão
do Comet 3, anunciada durante a feira de Farnborough em Setembro de 1952.
As encomendas foram canceladas posteriormente, não sei a data exata
Na America do Sul, a pioneira foi a AR que em Abril de 1958 encomendou 6 Comet 4.
O 1° batizado de "Las Tres Marias" foi entregue em 02.03.1959 e em 16 de abril inaugurou
o 1° serviço a jato do continente, com um vôo para SCL.
A 1ª travessia do Aatlêntico foi realizada em 19.05.1959 e o 1° serviço entre a America do Norte e a America dos Sul em 07.06.1959.
A AR foi um pouco "azarada" com os Comets, perdeu um em ASU, na aproximação em 27.08.1959, um outro em EZE durante um vôo de treinamento em 20.02.1960 e o já comentado, de VCP em 23.11.1961 que matou seus 52 ocupantes.

A 1ª aeronave a jato da Panair snme foi o DC-8 e não o Caravelle.
Acrdito que o cancelamento da compra dos Comets, tenha tido um "dedinho" da Pan Am que não deve ter gostado da sua então subsidiária Brasileira encomendar aeronaves Inglesas.

Quanto ao Concorde que me lembre a Panair interessou-se por ele quando ainda era referido como o Super Caravelle, vi isto em algum lugar, não me lembro onde.

Quanto a operação de Comet 4 em CGH é verdadeira, tenho uma foto em que ele aparece na "remota" de CGH ( nesta época não se chamava assim).
Em Dezembro de 1969 os Comets operavam assim:
Vôo AR223 as 3as/6a/Domingos
GIG 16.15 CGH 17.15/18.00 EZE20.40
Vôo AR221 as 2as/4as/5as/sabados
CGH 15.40 POA 17.05/17.55 EZE19.25

Uma outra coisa que poucos sabem é que a Panair do Brasil efetuou um estudo para comprar Britol Britannias, tenho um pequneo file, de uma viagem que engenheiros dela fizeram a Inglaterra para estudas a compra dos modelos usados da BOAC.

Sem contar que a Paraense, também quase os encomendou, mas não o fez por não obter apoio e financiamento do BNDES na época.

Starliner
Starliner - GIG
PZDC8
MASTER
MASTER

Mensagem por PZDC8 »

WOW! cuánta información que no sabía... Maravilla!! :rev:
Constellation
Moderador
Moderador

Starliner,

Você tem razão: os primeiros jatos entregues para a Panair do Brasil foram os DC-8-11, em 21 de março de 1961, os PP-PDS e PP-PDT. Somente em 20 de julho de 1962 chegaram juntos os quatro Caravelles, matriculados PP-PDV, PP-PDU, PP-PDX e PP-PDZ.

Se você souber me responder, não existiram as aeronaves PP-PDY e PP-PDW?? por que?

Grande abraço.
Imagem
tracker
PP
PP

Mensagem por tracker »

Queridos amigos!

Por favor, olhe estes quadros de Comet:

http://gregers.7.forumer.com/a/de-havil ... t6562.html

É esquema de cor suposto de Panair.

Tracker.
PZDC8
MASTER
MASTER

Mensagem por PZDC8 »

Sensacional! es la primera vez que veo un Comet con los colores de Panair do Brasil!!! :yesyes:
PB26
PC
PC

Mensagem por PB26 »

O mestre Starliner elucidou bastante coisa sobre os Comet na Panair, vou acrescentar algumas informacoes que garimpei:

- Mesmo com a serie de acidentes que a aeronave sofria, o presidente da Panair Paulo Sampaio manteve a encomenda de pe - so quando houve uma greve na PB em 1955 com a sua saida eh que cancelaram a encomenda a favor dos Douglas.

- A PanAm pode ter tido alguma influencia, mas acho que ela tambem tinha encomendas do Comet. Em 1954 a Panair ja era majoritariamente brasileira com a PA como minoritaria.

- Na America do Sul, a Lineas Aeropostal de Venezuela tambem encomendou o Comet.

- Vi um outro esquema de cores em que o Comet tinha a mesma pintura dos DC 6

- O Concorde foi exibido nas cores da PB na feira do Grand Touring de 1963.

- E Comet nao foi o unico quadrimotor a operar regularmente em CGH, a Varig fazia a linha para o Cone Sul e LAX saindo de Congonhas.
Constellation
Moderador
Moderador

Crazy Spotter escreveu:
- E Comet nao foi o unico quadrimotor a operar regularmente em CGH, a Varig fazia a linha para o Cone Sul e LAX saindo de Congonhas.
Esses voos eram feitos com os Convair 990??? Eu me lembro que a Varig não queria receber os Convair de jeito nenhum, e o Rubem Berta fez um desafio para o fabricante: se o avião pudesse operar em CGH ele ficava com os aviões.

A Convair não se intimidou, mandou um CV-990 para CGH, que lá pousou, parou, e depois, do mesmo ponto onde parou iniciou a decolagem, sem maiores problemas. Berta não teve outro jeito senão aceitar os aviões...

Mas não sabia que tinham operado regularmente por lá. Que legal essa notícia. Será que ninguém tem alguma foto dos Convair em CGH?

Obrigado e grande abraço.
Imagem
Starliner
MASTER
MASTER

Mensagem por Starliner »

Jonas , eu tenho fotos do PP-VJE em CGH, bem como do demonstrador da GD em CGH, mas como não são de minha autoria não posso publicá-las.
Só tenho dúvidas se ele realmente operou voo regular, ou foram somente alguns vôos de teste.
Alguém confirmaria por favor?
Quanto ao modelo do Comet, essas cores sairam da imaginação do modelista, quando a Panair os encomendou, as cores não eram estas.
Tenho uma foto de uma maquete dele em cima da mesa da Diretoria da Panair, mas as cores eram como as 1as dos DC-6C e do DC-7C.

Starliner

P.S Outros quadrimotores operaram em CGH, os DC-8 da VP, para Manutenção e um DC-8 VIP de um árabe.
Starliner - GIG
PZDC8
MASTER
MASTER

Mensagem por PZDC8 »

Caro Starliner,

Puedes publicar la foto de la maqueta encima de la mesa de la Directoria de la Panair do Brasil? :?:
Responder