Mexicana de Aviación suspende venda de passagens

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Mexicana de Aviación suspende venda de passagens

Mensagem por José Cursio »

Bom dia amigos Forenses.

Fonte > Panrotas

Mexicana de Aviación suspende venda de passagens

A companhia Mexicana de Aviación, que anunciou na terça-feira, dia 3, solicitação de concordata, enviou comunicado na noite de ontem suspendendo a venda de bilhetes aéreos. O comunicado está no site da empresa aérea (http://www.mexicana.com" onclick="window.open(this.href);return false;) e ressalta que a suspensão não interefere nos voos domésticos da empresa, operados pelas subsidiárias Click e Link, que continuam operando “em completa normalidade”, segundo o anúncio.

Embora a venda de passagens esteja suspensa, a Mexicana informa que os voos continuarão sendo operados com a finaliade de proteger os passageiros e “dar espaço para que frutifiquem as negociações com os sindicatos”, diz o comunicado. Segundo a empresa, a suspensão, iniciada às 18h de ontem (horário mexicano), é por tempo indeterminado. “Esta decisão permitirá oferecer certeza e confiança ao público consumidor, que pode continuar comprando bilhetes para transporte nos voos nacionais com Click e Link”, diz o comunicado. A aérea assegura que manterá seus clientes, colaboradores e parceiros comerciais amplamente informados por meio de seu portal e do twitter: @mexicana_com.

Abraços

Cursio
brunobatalha
PP
PP
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Ago 03, 2010 16:03
Localização: Curitiba

Re: Mexicana de Aviación suspende venda de passagens

Mensagem por brunobatalha »

...Tarde povo o/
Segue mais um "capítulo" dessa história que, infelizmente, já presenciamos outrora...

Mexicana de Aviación pede falência para reestruturar dívida com credores
03 Agosto 2010 | 19:01

Segunda maior companhia aérea mexicana já perdeu três aviões, em consequência das dificuldades de pagamento da dívida.
A segunda maior companhia aérea do México, Mexicana de Aviación, anunciou hoje que pediu ao tribunal para entrar em processo de falência num regime em que fica sob protecção contra credores, ao abrigo da lei de falências.

A empresa, que segundo o “El País”, acumula uma dívida de 240 milhões de euros entre 2007 e 2010, explicou em comunicado que o “concurso mercantil” irá permitir “negociar uma reestruturação da dívida com os seus credores ou, pelo contrário, declarar-se formalmente a falência”.

O juiz irá agora nomear um responsável para verificar a validade do pedido ao que se seguirá, depois, uma forma de conciliar os interesses da empresa e dos credores.

A companhia, propriedade do grupo hoteleiro Posadas, já teve de entregar três aviões aos credores e, para não sofrer mais perdas, pediu a protecção judicial, embora a mesma não tenha consequências de “suspender ou terminar as operações”.

Foram colocados na página Web os voos afectados pela medida, tal como os que tiveram os horários modificados, sendo que a maioria são de rotas internas ou de ligação com os Estados Unidos, de acordo com o “El País”.

Cortes nos trabalhadores

A firma de aviação afirma que os custos com os trabalhadores estão acima da média da indústria e, por isso, pretende reduzir o número de pilotos de 776 para 482 e diminuir o número de hospedeiras de 1800 para 822, como diz o “El Mundo”.

Na frota da Mexicana de Aviación podem-se contar nove aviões próprios e 52 arrendados.

Fonte: Jornal de Negócios (Portugal)
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=437989" onclick="window.open(this.href);return false;
Bruno Cezar
CWB
paulo roberto

Re: Mexicana de Aviación suspende venda de passagens

Mensagem por paulo roberto »

MEXICANA E AEROMEXICO , nao sao do mesmo grupo? :unh?: :huh?:
Orlando Silva
PP
PP
Mensagens: 32
Registrado em: Dom Ago 08, 2010 14:25
Localização: Lisboa Portugal

Re: Mexicana de Aviación suspende venda de passagens

Mensagem por Orlando Silva »

O que se passa com a aviação mundial, mais uma grande companhia que pode fechar as portas. :cry: :cry:
COMO FAÇO COLECÇÃO DE POSTAIS COM AVIÕES, O MEU LEMA É
O MEU FORTE É O POSTAL
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: Mexicana de Aviación suspende venda de passagens

Mensagem por José Cursio »

Boa noite amigos Forenses.

Fonte > Prensa Latina

Piora situação da Mexicana de Aviação, reconhecem diretivas.

México, 9 ago (Prensa Latina) Mexicana de Aviação (CMA), a mais antiga companhia aérea do país, enfrenta a pior crise de sua história, sem avistar como sair da quebra a julgar pelas negociações sustentadas até hoje.

CMA indicou que cortará ainda mais os voos e as frequências de sua principal companhia de aviação e admitiu que a situação afeta a comercialização das outras duas: Clique e Link.

Suspensão na venda de passagens, dívidas e degradação da categoria outorgada por Estados Unidos à aeronáutica civil mexicana, figuram entre os incidentes mais notáveis.

A empresa continua o processo para entrar de maneira definitiva ao concurso mercantil, depois de pedir proteção legal diante das exigências de credores.

Segundo confirmou CMA, manterá o diálogo com os trabalhadores das associações sindicais de Pilotos Aviadores (ASPA) e de Sobrecargas de Aviação do México (ASSA), a fim de conseguir uma reestrutura empresarial.

"Dada a solicitação de concurso mercantil apresentada em dias passados, deixaram de fluir (rendimentos) e são retidos por diversas instituições financeiras", admitiu a empresa.

"Esta circunstância obriga a Companhia Mexicana de Aviação a implementar uma diminuição gradual de suas operações ao longo dos próximos dias", divulgou a entidade mediante comunicado.

Os líderes de ASPA e ASSA, Fernando Perfeito e Lizette Clavel, respectivamente, referiram recentemente supostos desvios de recursos por parte da administração de Mexicana.

De acordo com Perfeito e Clavel, parte do dinheiro foi empregado em criar as empresas de baixo custo Clique e Link, o que descapitalizou à companhia da bandeira Mexicana.

Para esta semana estão previstas novas reuniões e assembleias nos sindicatos envolvidos, a fim concluir a negociação entre CMA e trabalhadores.

Fonte Panrotas.

Confira abaixo as frequências afetadas parcialmente ou de forma integral pelas suspensões.

– Cidade do México-Madri;
– Cidade do México-Londres;
Cidade do México-São Paulo (GRU);
– Cidade do México-Buenos Aires;
– Cancún-San José (Costa Rica);
– Cidade do México-San José;
– Cidade do México-Caracas;
– Cidade do México-Bogotá (dois voos);
– Cidade do México-Montreal (dois voos);
– Cidade do México-San Antonio (EUA);
– Zaratecas-Chicago;
– Bajío-Monterrey-Chicago;
– Fresno-Guadalajara;
– Cidade do México-São Francisco;
– Guadalajara-San José (EUA);
– Guadalajara-Chicago
Fonte: Mexicana.

Abraços

Cursio
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Mexicana de Aviación suspende venda de passagens

Mensagem por SBLO »

Valor Econômico
Investidores e sindicato de pilotos compram Mexicana de Aviación
Jens Erik Gould, Bloomberg
24/08/2010

Um grupo de investidores mexicanos chamado Tenedora K comprou 95% da Nuevo Grupo Aeronáutico SA, controladora da empresa aérea Compañía Mexicana de Aviación, a maior do país em número de passageiros.

O sindicato de pilotos do país ficou com os 5% restantes, segundo comunicado de 20 de agosto. Entre os investidores do Tenedora K estão as empresas mexicanas Grupo Industrial Omega SA e o Grupo Arizan. Entre os vendedores está o Grupo Posadas SAB, maior operador hoteleiro do México.

Em 3 de agosto, a Mexicana entrou em processo equivalente a recuperação judicial no México. No mesmo dia, entrou no Capítulo 15 da lei de falências dos Estados Unidos para empresas estrangeiras, após executivos da companhia terem informado que não conseguiram chegar a acordo para reduzir custos com os sindicatos.

Pelos documentos de requerimento do Capítulo 15, a empresa registra mais de US$ 500 milhões em ativos e tem dívidas de US$ 1 bilhão. Estando no Capítulo 15, a companhia mexicana fica protegida contra os credores nos Estados Unidos, que não podem embargar aviões nem cancelar contratos.

A compra pela Tenedora K, grupo que se formou especialmente para adquirir a Mexicana, é "o primeiro passo para estabelecer as condições que acabarão permitindo iniciar um processo de reestruturação que exigirá acordos sobre assuntos trabalhistas, operacionais e financeiros", afirmou o grupo investidor no informe.

O CEO da Mexicana, Manuel Borja Chico, deixou o cargo em 20 de agosto. Tenedora K já nomeou seu substituto, segundo Fernando Perfecto, secretário-geral do sindicato dos pilotos. Perfecto não quis adiantar quem é o novo executivo-chefe nem revelar as condições de venda, dizendo que essas informações serão anunciadas amanhã, quarta-feira. O comunicado do Tenedora K também não informou o valor da aquisição.

(Tradução de Sabino Ahumada)
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Mexicana de Aviación suspende venda de passagens

Mensagem por SBLO »

Globo Online
Voos da Mexicana no Brasil continuam suspensos
Plantão | Publicada em 23/08/2010 às 15h59m
Luisa Valle

RIO - Os voos que saem de São Paulo da companhia aérea Mexicana de Aviación, que no início do mês pediu proteção judicial contra os credores, continuam suspensos. A empresa, que foi comprada no último fim de semana por um grupo de investidores, por enquanto não tem previsão de quando as operações serão retomadas.

De acordo com Luiz Augusto dos Santos, diretor comercial da empresa do México, afirmou que por enquanto quem está com passagem comprada está sendo reacomodado em outras companhias.

- Se o voo for para a Cidade do México, estamos mandando nossos passageiros para Buenos Aires, de onde parte um voo da Mexicana. Temos acordos com outras companhias, como Avianca, Lan e Copa Airlines - explicou, lembrando que quem está com passagem para os Estados Unidos e Canadá está sendo realocado em voos American Airlines.

A Mexicana pediu proteção judicial contra os credores no início do mês. A empresa transporta diariamente cerca de 22 mil passageiros e é a maior companhia aérea internacional do país e a número dois em voos domésticos, atrás apenas da Aeromexico.
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Responder