Fugro EarthData voa no Rio Grande do Sul
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Fugro EarthData voa no Rio Grande do Sul
Muitos de vocês podem ter notado um Cessna Caravan, com uma antena comprida atrás voando pelos céus do RS.
Aqui em Santa Maria, decola várias vezes ao dia, há algumas semanas. A matrícula é PR-SSB.
Trata-se a princípcio de um avião da Fugro EarthData. Copio aqui um resumo do portal Fator Brasil (é a tradução do que está no site em inglês da própria Fugro):
Com um valor combinado de USD 13 milhões, usando o sistema exclusivo de mapeamento por radar aéreo GeoSAR da Fugro e subsidiados pelo governo dos EUA.
A aquisição de dados para os contratos atuais de mapeamento está em andamento; as entregas finais estão programadas para julho e outubro de 2010 e serão usadas para atualizar os mapas topográficos existentes para o suporte de atividades regionais de gestão de terras. Idêntico aos contratos anteriores, a Fugro EarthData está em coordenação com as agências governamentais da América do Sul para concluir os projetos de mapeamento.
O GeoSAR é um sistema de mapeamento por radar aéreo único que coleta dados por radar interferométrico de abertura sintética de banda dupla (IFSAR) através de nuvens e folhagens espessas sobre grandes áreas do projeto. Livre das condições climáticas e coberturas terrestres, os dados do modelo de elevação digital (DEM) e imagem ortorectificada em banda X e P do GeoSAR permitem um mapeamento topográfico e temático eficiente em regiões equatoriais.
Aqui em Santa Maria, decola várias vezes ao dia, há algumas semanas. A matrícula é PR-SSB.
Trata-se a princípcio de um avião da Fugro EarthData. Copio aqui um resumo do portal Fator Brasil (é a tradução do que está no site em inglês da própria Fugro):
Com um valor combinado de USD 13 milhões, usando o sistema exclusivo de mapeamento por radar aéreo GeoSAR da Fugro e subsidiados pelo governo dos EUA.
A aquisição de dados para os contratos atuais de mapeamento está em andamento; as entregas finais estão programadas para julho e outubro de 2010 e serão usadas para atualizar os mapas topográficos existentes para o suporte de atividades regionais de gestão de terras. Idêntico aos contratos anteriores, a Fugro EarthData está em coordenação com as agências governamentais da América do Sul para concluir os projetos de mapeamento.
O GeoSAR é um sistema de mapeamento por radar aéreo único que coleta dados por radar interferométrico de abertura sintética de banda dupla (IFSAR) através de nuvens e folhagens espessas sobre grandes áreas do projeto. Livre das condições climáticas e coberturas terrestres, os dados do modelo de elevação digital (DEM) e imagem ortorectificada em banda X e P do GeoSAR permitem um mapeamento topográfico e temático eficiente em regiões equatoriais.
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Re: Fugro EarthData voa no Rio Grande do Sul
Tanto o PT-SSB como o Sêneca PT-WOT voaram recentemente por um longo período em Pelotas.
Se repetir a dose em Sta Maria, vai ficar aí uns 2 meses!
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Re: Fugro EarthData voa no Rio Grande do Sul
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Re: Fugro EarthData voa no Rio Grande do Sul
PT-WOT Piper PA-31-325 "Navajo"
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Re: Fugro EarthData voa no Rio Grande do Sul
Ali por 1969/1970 tive a satisfação de conhecer por fora e por dentro um DC-3 da Texas Instruments que fez um levantamento mineralógico, como se falava na época, do RGS.
O serviço era deste tipo da Fugro, decolava umas duas vezes por dia, fazia passagens muito baixas de Noroeste para Sudeste e retorno em 180º, acompanhava as curvaturas do solo. O que mais chamava a atenção era o sensor rebocado a uns 50m da cauda em forma de uma bomba, claro que era aproveitado o invólucro...eu ficava encantado com a quantidade de prateleiras forradas de instrumentos que o DC-3 levava a bordo, como uns gravadores cujas fitas tiravam e mandavam p/ algum destino loginquo.
Foi uma temporada longa de observação do avião que rebocava uma bomba...ah! tempo bão não vorta mais, o cabloco tá certo.
O serviço era deste tipo da Fugro, decolava umas duas vezes por dia, fazia passagens muito baixas de Noroeste para Sudeste e retorno em 180º, acompanhava as curvaturas do solo. O que mais chamava a atenção era o sensor rebocado a uns 50m da cauda em forma de uma bomba, claro que era aproveitado o invólucro...eu ficava encantado com a quantidade de prateleiras forradas de instrumentos que o DC-3 levava a bordo, como uns gravadores cujas fitas tiravam e mandavam p/ algum destino loginquo.
Foi uma temporada longa de observação do avião que rebocava uma bomba...ah! tempo bão não vorta mais, o cabloco tá certo.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
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Re: Fugro EarthData voa no Rio Grande do Sul
José Arthur - SBPA escreveu:...Sêneca PT-WOT...

Editado pela última vez por Sentaapua em Qua Jun 09, 2010 00:56, em um total de 2 vezes.
Re: Fugro EarthData voa no Rio Grande do Sul
Há uns dias um turboprop cujo modelo ignoro (só fui me coçar pra olhar quando já estava longe) tem voado razoavelmente baixo sobre Lajeado e arredores. Durante o dia passava meio alto, agora há pouco retornou (aprox 19h15 a 19h35) à noite e voou um pouco mais baixo, estimo uns 3000 a 5000 ft. Fez uma meia dúzia de 'órbitas', sempre no sentido sudeste-nordeste retornando após curva pela direita. Talvez este levantamento da Fugro ainda esteja em andamento, é incomum aeronaves em baixas altitudes sobrevoarem essa região à noite, pela distância de aeródromos balizados.
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Re: Fugro EarthData voa no Rio Grande do Sul
Sim, a Fugro continua voando no RS. Aqui em Santa Maria, sempre que as condições meteorológicas são favoráveis o avião deles pode ser visto. No mínimo há duas decolagens e dois pousos por dia.
A 5 milhas da cabeceira 11, SBSM.
Re: Fugro EarthData voa no Rio Grande do Sul
Rafael,rafaelds escreveu:Há uns dias um turboprop cujo modelo ignoro (só fui me coçar pra olhar quando já estava longe) tem voado razoavelmente baixo sobre Lajeado e arredores. Durante o dia passava meio alto, agora há pouco retornou (aprox 19h15 a 19h35) à noite e voou um pouco mais baixo, estimo uns 3000 a 5000 ft. Fez uma meia dúzia de 'órbitas', sempre no sentido sudeste-nordeste retornando após curva pela direita. Talvez este levantamento da Fugro ainda esteja em andamento, é incomum aeronaves em baixas altitudes sobrevoarem essa região à noite, pela distância de aeródromos balizados.
Na verdade não era turboprop, mas pistão. Um Corisco Turbo EMB-711ST.
Eu voo esse avião, e estava nesse dia na região de Lajeado. É que essa aeronave faz rastreamento de veículos roubados. E tinha nesse dia um carro na região.
Grande abraço,
Pedroso
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Re: Fugro EarthData voa no Rio Grande do Sul
Só para não deixar a "peteca" cair:
Hoje tomei um tempo e fui na BASM (parte civil) onde fotografei e conversei brevemente com um dos pilotos da Fugro.
Não permitiram fotografar o avião de dentro...
Estão com equipe completa no local, incluindo mecânicos, etc.
Aliás, estão operando com três modelos no momento, dois destes estavam no pátio:
Um Piper PA-31 Turbo Navajo (PR-LDS)
Um Cessna Grand Caravan (PR-SSB)
O outro modelo esqueci de perguntar, mas apresentou um problema mecânico 1h após a decolagem hoje pela manhã (8h) e teve que retornar, voltando a decolar as 10h.
Desta forma não estava presente "no horáro de almoço"
Hoje tomei um tempo e fui na BASM (parte civil) onde fotografei e conversei brevemente com um dos pilotos da Fugro.
Não permitiram fotografar o avião de dentro...
Estão com equipe completa no local, incluindo mecânicos, etc.
Aliás, estão operando com três modelos no momento, dois destes estavam no pátio:
Um Piper PA-31 Turbo Navajo (PR-LDS)
Um Cessna Grand Caravan (PR-SSB)
O outro modelo esqueci de perguntar, mas apresentou um problema mecânico 1h após a decolagem hoje pela manhã (8h) e teve que retornar, voltando a decolar as 10h.
Desta forma não estava presente "no horáro de almoço"
A 5 milhas da cabeceira 11, SBSM.
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Re: Fugro EarthData voa no Rio Grande do Sul
Buenas!!!Rafael,
Na verdade não era turboprop, mas pistão. Um Corisco Turbo EMB-711ST.
Eu voo esse avião, e estava nesse dia na região de Lajeado. É que essa aeronave faz rastreamento de veículos roubados. E tinha nesse dia um carro na região.
Grande abraço,
Pedroso
o PT-WOT realizou dois sobrevoos aqui em Candelária a alguns meses atrás,
mas quando ainda estava baseado em Pelotas...
Mas, qual prefixo desse EMB-711ST citado anteriormente?
Abraço.
Re: Fugro EarthData voa no Rio Grande do Sul
PT-RXZ
Pedroso
Pedroso[/quote]
Buenas!!!
o PT-WOT realizou dois sobrevoos aqui em Candelária a alguns meses atrás,
mas quando ainda estava baseado em Pelotas...
Mas, qual prefixo desse EMB-711ST citado anteriormente?
Abraço.[/quote]
Pedroso
Pedroso[/quote]
Buenas!!!
o PT-WOT realizou dois sobrevoos aqui em Candelária a alguns meses atrás,
mas quando ainda estava baseado em Pelotas...
Mas, qual prefixo desse EMB-711ST citado anteriormente?
Abraço.[/quote]
Re: Fugro EarthData voa no Rio Grande do Sul
Seguido vejo o PTRXZ na frente de um dos hangares dos taxi-aéreos aqui de POA!
Re: Fugro EarthData voa no Rio Grande do Sul
Ele fica hangarado na Bertol.José Arthur - SBPA escreveu:Seguido vejo o PTRXZ na frente de um dos hangares dos taxi-aéreos aqui de POA!
Re: Fugro EarthData voa no Rio Grande do Sul
Muito obrigado pela resposta, Pedroso. Só a vi hoje.Pedroso escreveu:Rafael,rafaelds escreveu:Há uns dias um turboprop cujo modelo ignoro (só fui me coçar pra olhar quando já estava longe) tem voado razoavelmente baixo sobre Lajeado e arredores. Durante o dia passava meio alto, agora há pouco retornou (aprox 19h15 a 19h35) à noite e voou um pouco mais baixo, estimo uns 3000 a 5000 ft. Fez uma meia dúzia de 'órbitas', sempre no sentido sudeste-nordeste retornando após curva pela direita. Talvez este levantamento da Fugro ainda esteja em andamento, é incomum aeronaves em baixas altitudes sobrevoarem essa região à noite, pela distância de aeródromos balizados.
Na verdade não era turboprop, mas pistão. Um Corisco Turbo EMB-711ST.
Eu voo esse avião, e estava nesse dia na região de Lajeado. É que essa aeronave faz rastreamento de veículos roubados. E tinha nesse dia um carro na região.
Grande abraço,
Pedroso
Eu realmente nem imaginava que se fizesse o rastreamento de veículos dessa forma - na minha cabeça era um processo passivo, onde um operador estacionário aguardava o recebimento da informação de posição enviada pelo sistema embarcado no veículo.
Essa não foi a 1a vez que esses vôos noturnos sobre a região aconteceram. Provavelmente era este tipo de atividade nas outras vezes também.
Abraço,
Rafael