DOUGLAS DC/C47

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Re: DOUGLAS DC/C47

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Já faz muito tempo que não passo por Jacarepaguá , assim desconheço se tem sucatas de DC-3 por lá , mas na Amazônia deve ter várias sucatas dos DC-3 da Rico , pois o próprio cmte. Mickey me disse que teriam ficado abandonados por lá , cerca de 10 unidades ,

Abs

Sérgio Bica
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Constellation escreveu:
Em Alta Floresta, existiam dois, dos famigerados Irmãos Metralha. algum deles pode ainda estar lá.
Grande abraço.
Um deles seria o PP-VDM, ex-Varig ?
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

Maurício escreveu:
Constellation escreveu:
Em Alta Floresta, existiam dois, dos famigerados Irmãos Metralha. algum deles pode ainda estar lá.
Grande abraço.
Um deles seria o PP-VDM, ex-Varig ?
Oi, Maurício, eu acho que não, pois eram ex-FAB, os dois: um era matriculado PT-KVA, e o outro não tenho certeza, mas acho que era PT-KVM. Estavam bem decrépitos no aeroporto de Alta Floresta. Parece que um deles ia ser restaurado para ficar exposto em uma praça em Alta Floresta mesmo, se não me engano o KVA. O outro deve estar ainda no aeroporto ou já foi picado.

Grande abraço.
Imagem
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Constellation escreveu:
Oi, Maurício, eu acho que não, pois eram ex-FAB, os dois: um era matriculado PT-KVA, e o outro não tenho certeza, mas acho que era PT-KVM. Estavam bem decrépitos no aeroporto de Alta Floresta. Parece que um deles ia ser restaurado para ficar exposto em uma praça em Alta Floresta mesmo, se não me engano o KVA. O outro deve estar ainda no aeroporto ou já foi picado.

Grande abraço.
Já descobri: o ex-PP-VDM está em Paraupebas/PA.(conservado).
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
ProjetoDC3
PC
PC

Mensagem por ProjetoDC3 »

Desconheço e gostaria de saber sobre um provável segundo DC-3 ainda existente em Alta Floresta. O PT-KVA que está hoje na praça desta cidade já constava no blog Projeto Dc-3.

http://webcache.googleusercontent.com/s ... clnk&gl=br
Se alguem tiver alguma informação...

Qto aos ex-Dc-3 da RICO sei de uma história que havia um exposto em uma praça em Manaus, porém fora desmontado.
Pelo goolge earth não consegui localizar nenhum vestígio de DC-3 por lá.

O de Parauapebas/PA é esse aí:

http://webcache.googleusercontent.com/s ... clnk&gl=br
ProjetoDC3
PC
PC

Em tempo...sobre o PT-KVM

48423 (c/n 25684/14239)
FAB-06
FAB-2014
PT-KVM - Conagra
PT-KVM - Coop Agro Mista
PT-KVM - Scala Aerotaxi ou Aereotaxi
Consta que foi destrupido em 09 de Fev de 1984

Fonte: http://www.warbird-central.com/(S(3g13y ... HB-B-DK_44
Constellation
Moderador
Moderador

ProjetoDC3 escreveu:Em tempo...sobre o PT-KVM

48423 (c/n 25684/14239)
FAB-06
FAB-2014
PT-KVM - Conagra
PT-KVM - Coop Agro Mista
PT-KVM - Scala Aerotaxi ou Aereotaxi
Consta que foi destrupido em 09 de Fev de 1984

Fonte: http://www.warbird-central.com/(S(3g13y ... HB-B-DK_44
Pois é, amigo,

Eu realmente não sei se o outro avião lá de Alta Floresta era realmente o PT-KVM. Eu fui procurar as fotos desses aviões e achei, tem dois DC-3 fotografados em 1989, já desativados e abandonados no aeroporto, mas em nenhuma das fotos aparece os prefixos inteiros. Eu vi outras fotos com uns alunos que eram de Alta Floresta. Não tenho scanner, mas vou pedir pro Emerson (SBLO) para escanear pra mim.

Se um DC-3 só foi preservado, o PT-KVA, então o outro pode ter sido desmontado. Vasculhei Alta Floresta no Google Earth, mas só vi um DC-3 ainda no aeroporto, não na praça. Mas quem sabe esse avião não está por lá, ou em outro lugar, preservado?

Grande abraço.
Imagem
ProjetoDC3
PC
PC

Tomara que esteja mesmo preservado em algum lugar.

Qto as fotos, se puderes disponibilizar seria uma boa. Quem sabe descubro a matricula do bicho!

Um abraço
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

A editora Air Britain vai reeditar a obra lançada originalmente em 2006 em dois volumes sobre o Dc-3, que contém informações de todos operadores conhecidos de DC-3 e também a lista de produção dos mais de 10 mil DC-3 produzidos, com todos opreadores, prefixos, datas, etc...

Obra imprescindível para qualquer interessado no Dc-3 e considerada a "Bíblia" dessa aeronave.

Mais dados em:

https://www.air-britain.co.uk/actbooks/ ... ooks_.html" onclick="window.open(this.href);return false;

SDS

Marcelo Magalhães
ProjetoDC3
PC
PC

Alguem sabe do paradeiro do DC-3 PT-KZE ex Royal Aero Taxi, e que antes pertencera a VOTEC?

Segundo a fato no link abaixo, ele estava estacionado na Base de Val de Caes, até 1998? Eu acho meio díficil que em pleno fins dos anos 90, uma aeronave destas tenha sido picada. Tomara que não.

http://www.airliners.net/search/photo.s ... nique=true

Gabriel
Constellation
Moderador
Moderador

Gabriel,

Não é nada difícil que uma aeronave dessa tenha sido picada hoje em dia, aliás é bem provável, pois eu vasculhei o aeroporto com o Google Earth e não vi nem sinal do avião.

Para se ter uma idéia da falta de visão de nossas autoridades, o velho Fairchild C-82, PP-CEL, que estava há anos parada em Manaus, virou ferro velho, sua fuselagem está jogada, tombada de lado em um ferro velho da rua Copiúba, perto da Amazonfarma, no distrito industrial de Manaus. O avião foi demolido esse ano.

Então, não é de se espantar que o PT-KZE tenha tido o mesmo fim.

Grande abraço.
Imagem
Responder