Boeing 707 con pintura original de Lan-Chile!
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Boeing 707 con pintura original de Lan-Chile!
Boeing 707 en restauración en el Museo Nacional de Aeronáutica de Chile... http://www.skyliner-aviation.de/viewpho ... picid=6443" onclick="window.open(this.href);return false;
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- MASTER
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Re: Boeing 707 con pintura original de Lan-Chile!
igual ao brasil.... igualzinho... aqui tb preservamos o passado e a historia.
Minhas fotos no A.net
JetPhotos
http://www.planepictures.net/netsearch4 ... stype=namePlanepictures[/url]
JetPhotos
http://www.planepictures.net/netsearch4 ... stype=namePlanepictures[/url]
Re: Boeing 707 con pintura original de Lan-Chile!
No existe un Electra de Varig preservado en Rio?... Me gustaria saber que aeronaves civiles tienen preservados en Brasil.
Re: Boeing 707 con pintura original de Lan-Chile!
Sim, há um L188 da Varig preservado no musal.
- Constellation
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Re: Boeing 707 con pintura original de Lan-Chile!
Caros amigos, especialmente o PZDC8,
Respondendo à pergunta do PZDC8, temos várias aeronaves comerciais antigas preservadas no Brasil. Não são tantas como gostaríamos que fosse, mas tem:
Fokker 100 da TAM, PT-MRL: no Museu Asas de Um Sonho
Lockheed L049 Constellation da Panair, PP-PDD: no Museu Asas de Um Sonho (não é o original, ex KLM e foi comprado no Paraguai)
Lockheed L188 Electra II da Varig, PP-VJM, no MUSAL
Douglas DC-6A da Vasp, PP-SFB, em Bebedouro
Douglas DC-3 da Varig, PP-ANU, na TAP Engenharia, em Porto Alegre
Douglas DC-3 da Varig, PP-VBK, em Bebedouro
Douglas DC-3 da Varig, PP-VBF, na TAP Engenharia, no Rio
Curtiss C-46 ex Varig, PP-VCE, em Bebedouro
Vickers Viscount 701 da Vasp, PP-SRO, em Bebedouro
Saab Scandia da Vasp, PP-SQR, em Bebedouro
Douglas DC-3 ex-Vasp, PT-KUB, Museu de Teconologia de São Paulo
Douglas DC-3 ex Varig, ex Real, PP-YPU, em Canarana, MT
Convair 240 da Varig, PP-VDG, em Bebedouro
Douglas DC-3 ex Aerovias, ex- Varig, PP-VDM, em Paraupebas/PA
Douglas DC-3 nas cores da Aerovias, PP-AVJ, no MUSAL (O verdadeiro PP-AVJ é o atual PP-VDM, de Paraupebas)
Lockheed Lodestar da Arruda, PP-CGV, em Bebedouro
Douglas DC-3 da Varig, PP-VBT, em Garibaldi/RS
Douglas DC-3 ex Aerovias, ex Varig PP-AKA, Museu da Brigada Paraquedista no Rio, pintado como FAB 2017
Douglas DC-3 pintado nas cores da Varig, PP-VBN, em Mococa/SP (aeronavegável), ex FAB 2017
Douglas DC-3 PT-BFU, ex Vasp (PP-SQL), ex-Real (PP-YQO), em Olinda/PE
Douglas DC-3 PT-KVA, Ex Nacional, ex Rico, em Alta Floresta/MT
Fokker 27 ex-TAM, PT-LAF, no Museu Asas de Um Sonho
Ainda existem alguns destroços mais ou menos inteiros, como o DC-3 PT-AOC, em Fortaleza, e o Fairchild C-82 PP-CEL ex Cruzeiro, em Manaus. Fora algumas "caveiras", como o Viscount ex-Vasp PP-SRJ, de Araçariguama/SP... Não sei se contemplei todos os aviões existentes ,ok? Se tiver mais algum, por favor me ajudem.
Tá certo que o Chile está preservando um Boeing 707, mas será que eles têm tantos aviões como a gente????
Quanto ao Museu de Bebedouro, as aeronaves que estão lá estão até que bem preservadas, inteiras, com motores, hélices, interior... nós sempre criticamos muito esse museu, mas quando publiquei um artigo a respeito no meu blog, a proprietária e administradora do mesmo se defendeu, e até que dou razão pra ela. A grande maioria daqueles aviões foram COMPRADOS no ferro velho pelo pai dela, o Sr. Eduardo Matarazzo. Se não fosse ele, já teriam virado panela há muito tempo, e estão inteiros somente graças a ele. Ela disse que ninguém quer ajudar o Museu, todo mundo quer mesmo é levar alguma coisa embora de lá e sem pagar nada, como se fosse abandonado, e não é, é propriedade privada.
Aqueles aviões não estão em estado tão ruim como a gente pensa. Bebedouro é longe do mar, deve ter bem pouca corrosão, até porque o Museu se preocupou em tapar buracos onde pássaros e outros bichos poderiam fazer ninho e defecar, causando corrosão. Estão é bem sujos, mas vários aviões do MUSAL também estão, como o PP-AVJ, que dá até dó. Depois de restaurado, ficou anos no tempo e tá horrível.
Aliás, o estado de vários aviões do MUSAL me preocupa, especialmente os que estão no tempo, já que o Rio tem atmosfera salina. O hangar de restauração está show de bola, mas em compensação muitos aviões estão no tempo, à mercê das intempéries, inclusive o B-17 desmontado.
Grande abraço.
Respondendo à pergunta do PZDC8, temos várias aeronaves comerciais antigas preservadas no Brasil. Não são tantas como gostaríamos que fosse, mas tem:
Fokker 100 da TAM, PT-MRL: no Museu Asas de Um Sonho
Lockheed L049 Constellation da Panair, PP-PDD: no Museu Asas de Um Sonho (não é o original, ex KLM e foi comprado no Paraguai)
Lockheed L188 Electra II da Varig, PP-VJM, no MUSAL
Douglas DC-6A da Vasp, PP-SFB, em Bebedouro
Douglas DC-3 da Varig, PP-ANU, na TAP Engenharia, em Porto Alegre
Douglas DC-3 da Varig, PP-VBK, em Bebedouro
Douglas DC-3 da Varig, PP-VBF, na TAP Engenharia, no Rio
Curtiss C-46 ex Varig, PP-VCE, em Bebedouro
Vickers Viscount 701 da Vasp, PP-SRO, em Bebedouro
Saab Scandia da Vasp, PP-SQR, em Bebedouro
Douglas DC-3 ex-Vasp, PT-KUB, Museu de Teconologia de São Paulo
Douglas DC-3 ex Varig, ex Real, PP-YPU, em Canarana, MT
Convair 240 da Varig, PP-VDG, em Bebedouro
Douglas DC-3 ex Aerovias, ex- Varig, PP-VDM, em Paraupebas/PA
Douglas DC-3 nas cores da Aerovias, PP-AVJ, no MUSAL (O verdadeiro PP-AVJ é o atual PP-VDM, de Paraupebas)
Lockheed Lodestar da Arruda, PP-CGV, em Bebedouro
Douglas DC-3 da Varig, PP-VBT, em Garibaldi/RS
Douglas DC-3 ex Aerovias, ex Varig PP-AKA, Museu da Brigada Paraquedista no Rio, pintado como FAB 2017
Douglas DC-3 pintado nas cores da Varig, PP-VBN, em Mococa/SP (aeronavegável), ex FAB 2017
Douglas DC-3 PT-BFU, ex Vasp (PP-SQL), ex-Real (PP-YQO), em Olinda/PE
Douglas DC-3 PT-KVA, Ex Nacional, ex Rico, em Alta Floresta/MT
Fokker 27 ex-TAM, PT-LAF, no Museu Asas de Um Sonho
Ainda existem alguns destroços mais ou menos inteiros, como o DC-3 PT-AOC, em Fortaleza, e o Fairchild C-82 PP-CEL ex Cruzeiro, em Manaus. Fora algumas "caveiras", como o Viscount ex-Vasp PP-SRJ, de Araçariguama/SP... Não sei se contemplei todos os aviões existentes ,ok? Se tiver mais algum, por favor me ajudem.
Tá certo que o Chile está preservando um Boeing 707, mas será que eles têm tantos aviões como a gente????
Quanto ao Museu de Bebedouro, as aeronaves que estão lá estão até que bem preservadas, inteiras, com motores, hélices, interior... nós sempre criticamos muito esse museu, mas quando publiquei um artigo a respeito no meu blog, a proprietária e administradora do mesmo se defendeu, e até que dou razão pra ela. A grande maioria daqueles aviões foram COMPRADOS no ferro velho pelo pai dela, o Sr. Eduardo Matarazzo. Se não fosse ele, já teriam virado panela há muito tempo, e estão inteiros somente graças a ele. Ela disse que ninguém quer ajudar o Museu, todo mundo quer mesmo é levar alguma coisa embora de lá e sem pagar nada, como se fosse abandonado, e não é, é propriedade privada.
Aqueles aviões não estão em estado tão ruim como a gente pensa. Bebedouro é longe do mar, deve ter bem pouca corrosão, até porque o Museu se preocupou em tapar buracos onde pássaros e outros bichos poderiam fazer ninho e defecar, causando corrosão. Estão é bem sujos, mas vários aviões do MUSAL também estão, como o PP-AVJ, que dá até dó. Depois de restaurado, ficou anos no tempo e tá horrível.
Aliás, o estado de vários aviões do MUSAL me preocupa, especialmente os que estão no tempo, já que o Rio tem atmosfera salina. O hangar de restauração está show de bola, mas em compensação muitos aviões estão no tempo, à mercê das intempéries, inclusive o B-17 desmontado.
Grande abraço.

- Constellation
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Re: Boeing 707 con pintura original de Lan-Chile!
Moderação,
Acho que esse tópico deveria ser movido para a seção Aeronostalgia, concordam??
Grande abraço.
Acho que esse tópico deveria ser movido para a seção Aeronostalgia, concordam??
Grande abraço.

Re: Boeing 707 con pintura original de Lan-Chile!
Muy buena información proveída y gracias por los datos!!!
... No son pocos los aviones que tienen preservados en distintos lugares en Brasil.
Caro Constellation, yo pensé en colocar en la sección Nostalgia pero como era solo una foto entonces coloqué en la sección Aerospotter. Mis disculpas!!!

Caro Constellation, yo pensé en colocar en la sección Nostalgia pero como era solo una foto entonces coloqué en la sección Aerospotter. Mis disculpas!!!
- Constellation
- Moderador
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Re: Boeing 707 con pintura original de Lan-Chile!
Não se preocupe, PZDC8,PZDC8 escreveu:Muy buena información proveída y gracias por los datos!!!... No son pocos los aviones que tienen preservados en distintos lugares en Brasil.
Caro Constellation, yo pensé en colocar en la sección Nostalgia pero como era solo una foto entonces coloqué en la sección Aerospotter. Mis disculpas!!!
Isso é só um detalhe técnico, pois, se ficasse só na foto, estaria bem colocada no Aerospotter. Como o tópico se desenvolveu, achei mais adequado transferir o tópico pra seção Aeronostalgia, e isso ainda depende da opinião dos demais moderadores, ok? Não precisa pedir desculpas.
De qualquer forma, grande foto e grande informação essa do Boeing 707 da Lan. Muito obrigado pela colaboração.
Grande abraço.

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- MASTER
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Re: Boeing 707 con pintura original de Lan-Chile!
Prezado "Constellation":
Com efeito, temos uma grande quantidade de aviões antigos no Brasil, porém da lista q vc menciona seria de se perquirir quais efetivamente poderiam ser considerados como efetivamente "preservados" na melhor acepção da palavra.
Dessa lista brasileira, com exceção dos que estão no MUSAL (e mesmo assim seu relato sobre o estado de várias aeronaves históricas expostas às intempéries é preocupante) e no Museu da TAM e alguns outros poucos exemplares, a maioria, infelizmente, encontra-se em realidade simplesmente abandonada, seja em locais públicos ou mesmo privados (como o "Museu" de Bebedouro ou o Museu da Varig em POA), alguns em variadas condições de deterioração, sem receber ao menos uma pintura nova ou cuidados, o que torna duvidosa sua condição de aeronaves "preservadas".
No Chile, eles tem um belo Museu Aeroespacial, onde inclusive existem entre outros 02 DC-3 em cores civis próximo à sua entrada, um nas cores antigas da ARG e outro na da LAN.
Pelo tamanho geográfico e da própria indústria da aviação do país andino, ousaria dizer que eles tem, proporcionalmente, mais aeronaves efetivamente preservadas que o nosso Brasil, nação de tamanho continental, sede da 3a indústria aeroespacial do mundo e onde já operaram centenas de aviões ao longo de décadas.
Ao menos, ao longo da última década temos visto iniciativas realmente exemplares de preservação da história de nossa aviação em nosso país como o Museu da TAM que possui acervo incrível, nada deixando a desejar em relação aos seus congêneres internacionais, ou mesmo a Esquadrilha OI.
SDS
Marcelo Magalhães
Com todo respeito que tenho à vc, ouso descordar!Respondendo à pergunta do PZDC8, temos várias aeronaves comerciais antigas preservadas no Brasil.
Tá certo que o Chile está preservando um Boeing 707, mas será que eles têm tantos aviões como a gente????
Com efeito, temos uma grande quantidade de aviões antigos no Brasil, porém da lista q vc menciona seria de se perquirir quais efetivamente poderiam ser considerados como efetivamente "preservados" na melhor acepção da palavra.
Dessa lista brasileira, com exceção dos que estão no MUSAL (e mesmo assim seu relato sobre o estado de várias aeronaves históricas expostas às intempéries é preocupante) e no Museu da TAM e alguns outros poucos exemplares, a maioria, infelizmente, encontra-se em realidade simplesmente abandonada, seja em locais públicos ou mesmo privados (como o "Museu" de Bebedouro ou o Museu da Varig em POA), alguns em variadas condições de deterioração, sem receber ao menos uma pintura nova ou cuidados, o que torna duvidosa sua condição de aeronaves "preservadas".
No Chile, eles tem um belo Museu Aeroespacial, onde inclusive existem entre outros 02 DC-3 em cores civis próximo à sua entrada, um nas cores antigas da ARG e outro na da LAN.
Pelo tamanho geográfico e da própria indústria da aviação do país andino, ousaria dizer que eles tem, proporcionalmente, mais aeronaves efetivamente preservadas que o nosso Brasil, nação de tamanho continental, sede da 3a indústria aeroespacial do mundo e onde já operaram centenas de aviões ao longo de décadas.
Ao menos, ao longo da última década temos visto iniciativas realmente exemplares de preservação da história de nossa aviação em nosso país como o Museu da TAM que possui acervo incrível, nada deixando a desejar em relação aos seus congêneres internacionais, ou mesmo a Esquadrilha OI.
SDS
Marcelo Magalhães
Re: Boeing 707 con pintura original de Lan-Chile!
Queria fazer uma ressalva, essa pintura não é a original de entrega do B707 à Lan-Chile, e sim uma variação do final dos anos 70 - início de 80.
http://www.airliners.net/photo/LAN-Chil ... 9875d37218
http://www.airliners.net/photo/LAN-Chil ... 9875d37218
Não querendo botar mais lenha na fogueira, mas acho que o amigo queria dizer que no que se refere a Jatos, não temos muita coisa em nossos museus. Não ficamos com nenhum Caravelle, B707, B732, B727 etc. Os que restaram de empresas falidas estão em péssimo estado, abandonados por aí (VP, RG, TR)....
Eu por exemplo, não sou fã de pistão/turbo-hélices
http://www.airliners.net/photo/LAN-Chil ... 9875d37218
http://www.airliners.net/photo/LAN-Chil ... 9875d37218
Não querendo botar mais lenha na fogueira, mas acho que o amigo queria dizer que no que se refere a Jatos, não temos muita coisa em nossos museus. Não ficamos com nenhum Caravelle, B707, B732, B727 etc. Os que restaram de empresas falidas estão em péssimo estado, abandonados por aí (VP, RG, TR)....
Eu por exemplo, não sou fã de pistão/turbo-hélices

- Constellation
- Moderador
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- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Re: Boeing 707 con pintura original de Lan-Chile!
Caros amigos,
É evidente que o estado de conservação de grande parte dos nossos avioes preservados deixa muito a desejar, mas, em se tratando de tamanho de frota de aeronaves comerciais antigas ainda existentes, pouquíssimos países tem uma do tamanho ou maior que a nossa.
Marcelo, eu já me dei ao trabalho de levantar a frota de alguns tipos de aeronaves "sobreviventes" poraí, e existem pouquíssimos, pode checar. Tirando Brasil, França, Grâ-Bretanha, Alemanha e USA, e alguns outros poucos, veremos que a maioria dos países não preservaram quase nada de suas frotas antigas.
Claro que eu gostaria que tivesse o dobro, o triplo disso, mas preservar aeronaves é muito complicado. Pra começar, qualquer Museu aeronáutico exige muito espaço físico, e isso custa caro e é difícil. Conservar aeronaves intactas também é muito difícil e caro. A iniciativa privada, em sua maior parte, não tem interesse em manter aeronaves preservadas devido ao alto custo disso.
O Museu Aeroespacial está saturado, não cabe mais nenhuma aeronave na área coberta. A FAB já precisa arranjar outro espaço para exibir novas aeronaves, ou daqui a pouco aquilo vai ficar com aspecto de cemitério.
Soma-se a isso o fato de que uma aeronave desmanchada tem grande valor comercial, bem maior do que a gente pensa.
Realmente, AF086, temos poucos jatos preservados, na verdade só o Fokker 100 PT-MRL. Um comandante da TAM que é envolvido nessa tarefa de restauração de aeronaves antigas me disse que um dos bregas da antiga Vasp que está em CGH irá pro Museu da TAM em São Carlos. Certamente a FAB deve preservar o 707 2401 e talvez algum outro, quando forem definitivamente desativados. Espero que pelo menos um desses aviões volte a ostentar o padrão e a pintura da Varig antiga. Acho que pelo menos um A300 da Vasp também deveria ser preservado, mas fazer o translado de um bicho desses é quase impossível.
Ainda temos que levar em conta o fato de que a maioria dos aviões hoje "abandonados" nos nossos aeroportos estão com problemas judiciais, servem de garantia para dívidas trabalhistas, fiscais ou quirografárias, e não podem ser removidos ou preservados até o seu leilão ou o encerramento dos respectivos processos.
Nós ficamos revoltados quando vemos um jato relativamente novo abandonado ou sendo desmanchado, mas quem já viu ao vivo ou fotos de Marana, Victorville, Kingmann, Opa Locka, Fort Lauderdale e outros aeroportos sabe que todo dia algum avião vira panela nesse mundão afora, sem apelação. É quase natural que a maioria dos aviões um dia ou outro irá ser reciclada, por mais doloroso que seja pra nós. Deu vontade de chorar quando vi uma vez um Lockheed P-15 Netuno sendo picado a machado e motosserra em um ferro velho perto da Marginal Tietê, em São Paulo, há muitos anos atrás.
Grande abraço.
É evidente que o estado de conservação de grande parte dos nossos avioes preservados deixa muito a desejar, mas, em se tratando de tamanho de frota de aeronaves comerciais antigas ainda existentes, pouquíssimos países tem uma do tamanho ou maior que a nossa.
Marcelo, eu já me dei ao trabalho de levantar a frota de alguns tipos de aeronaves "sobreviventes" poraí, e existem pouquíssimos, pode checar. Tirando Brasil, França, Grâ-Bretanha, Alemanha e USA, e alguns outros poucos, veremos que a maioria dos países não preservaram quase nada de suas frotas antigas.
Claro que eu gostaria que tivesse o dobro, o triplo disso, mas preservar aeronaves é muito complicado. Pra começar, qualquer Museu aeronáutico exige muito espaço físico, e isso custa caro e é difícil. Conservar aeronaves intactas também é muito difícil e caro. A iniciativa privada, em sua maior parte, não tem interesse em manter aeronaves preservadas devido ao alto custo disso.
O Museu Aeroespacial está saturado, não cabe mais nenhuma aeronave na área coberta. A FAB já precisa arranjar outro espaço para exibir novas aeronaves, ou daqui a pouco aquilo vai ficar com aspecto de cemitério.
Soma-se a isso o fato de que uma aeronave desmanchada tem grande valor comercial, bem maior do que a gente pensa.
Realmente, AF086, temos poucos jatos preservados, na verdade só o Fokker 100 PT-MRL. Um comandante da TAM que é envolvido nessa tarefa de restauração de aeronaves antigas me disse que um dos bregas da antiga Vasp que está em CGH irá pro Museu da TAM em São Carlos. Certamente a FAB deve preservar o 707 2401 e talvez algum outro, quando forem definitivamente desativados. Espero que pelo menos um desses aviões volte a ostentar o padrão e a pintura da Varig antiga. Acho que pelo menos um A300 da Vasp também deveria ser preservado, mas fazer o translado de um bicho desses é quase impossível.
Ainda temos que levar em conta o fato de que a maioria dos aviões hoje "abandonados" nos nossos aeroportos estão com problemas judiciais, servem de garantia para dívidas trabalhistas, fiscais ou quirografárias, e não podem ser removidos ou preservados até o seu leilão ou o encerramento dos respectivos processos.
Nós ficamos revoltados quando vemos um jato relativamente novo abandonado ou sendo desmanchado, mas quem já viu ao vivo ou fotos de Marana, Victorville, Kingmann, Opa Locka, Fort Lauderdale e outros aeroportos sabe que todo dia algum avião vira panela nesse mundão afora, sem apelação. É quase natural que a maioria dos aviões um dia ou outro irá ser reciclada, por mais doloroso que seja pra nós. Deu vontade de chorar quando vi uma vez um Lockheed P-15 Netuno sendo picado a machado e motosserra em um ferro velho perto da Marginal Tietê, em São Paulo, há muitos anos atrás.
Grande abraço.

Re: Boeing 707 con pintura original de Lan-Chile!
Es una gran pena y tristeza pero es la realidad! 
