Homenagem à Transbrasil

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Homenagem à Transbrasil

Mensagem por SBLO »

Prezados Amigos:

Segue um video com belas imagens e bela música, em homenagem à saudosa Transbrasil:


Assista no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=q2AvkaVePyU


Numa parte deste video, há um texto dizendo que, com o afastamento do Dr. Omar Fontana da presidência da Transbrasil, por motivos de saúde, quem assumiu o cargo foi o Sr. Celso Cipriani e neste mesmo texto ele é tachado como "o maior canalha da história da aviação".

Eu pergunto aos amigos: por que o Sr. Celso Cipriani recebeu essa alcunha tão pejorativa???

Abraço
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
PB26
PC
PC
Mensagens: 281
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 01:00
Localização: SAO/PAR

Re: Homenagem à Transbrasil

Mensagem por PB26 »

Caro SBLO,

O ACC tem n motivos para tal denominação (que acho ainda insuficiente para descrevê-lo), pois desviou dinheiro da TR para seu pequeno império pessoal.

Citar um dos casos: A TransBrasil tinha uma empresa nos EUA chamada TransBrasil Inc. que comprava os equipamentos necessários para a TransBrasil S.A. Porém o que ela comprava lá por U$$ 1 vendia para a própria empresa por U$$ 2, criando um rombo dentro da outra. A lavagem de dinheiro era feita através de empresas off-shore criadas exatamente para isso.

Outro causo é o contrabando puro e simples. Os vôos da TR para os EUA escalavam em BSB, lá containers com mercadorias importadas eram substituidas e quando o avião chegava em GRU não havia a quantidade que tinha antes.

A sede da TransBrasil foi feita pela construtora de quem? Do ACC. E ainda usava as instalações da mesma para a sede da Target Táxi Aéreo..

A influência do ACC na empresa vem desde quando a TR sofreu a intervenção na época do Sarney. Em 1995/1996 quando o Gianfranco Beting era vice-presidente, encomendou à Speedwing uma consultoria para a TR. E o relatório nunca chegou na íntegra para o Omar com as irregularidades que ele fazia. E tinha algumas coisas assustadoras, a rota para Miami até aquele momento só teve dois meses que ela deu lucro!

Beting era cotado para assumir o lugar do Omar, porém uma série de "forças externas" obrigaram ele a sair da empresa. O rumo com ele poderia ter sido diferente . . .

Outro momento da TR é que a GE propôs um negócio até que interessante para a TR quando ela parou. Propôs ceder turbinas e a manutenção para os 767 e 737 desde que atendessem dois requisitos: abrissem mão de receber o ICMS que o Estado deve e que o ACC saísse da empresa.

Quando a TR parou, Cipriani tinha uma estação de ski no Colorado, um castelo em Florença, minas de pedras preciosas, a construtora, uma empresa de monitores para computadores, a Target e um Learjet com prefixo personalizado PT-ACC.
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7559
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: Homenagem à Transbrasil

Mensagem por FCM »

Omar Fontana tentou manter o controle da empresa na família ... mas o Cipriani era o genro dele!

:cry:
PB26
PC
PC
Mensagens: 281
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 01:00
Localização: SAO/PAR

Re: Homenagem à Transbrasil

Mensagem por PB26 »

Fernando, foi ao contrário. Omar queria que a empresa fosse para os funcionários. Tem até outra coisa que ninguém sabe explicar é por que a Fundação TransBrasil que tinha 42% da empresa em 1990 reduziu para 17% em 2001.
Agnaldus

Re: Homenagem à Transbrasil

Mensagem por Agnaldus »

Dr. Omar Fontana, que era um cara bacana, morreu de câncer, e a Tranasbrasil também morreu de câncer :( :cry:
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: Homenagem à Transbrasil

Mensagem por Constellation »

Crazy Spotter escreveu:Fernando, foi ao contrário. Omar queria que a empresa fosse para os funcionários. Tem até outra coisa que ninguém sabe explicar é por que a Fundação TransBrasil que tinha 42% da empresa em 1990 reduziu para 17% em 2001.
Acho que isso não iria dar certo. O Rubem Berta foi outro idealista que pensou na mesma coisa, e o resultado foi aquela monstruosidade da Fundação Rubem Berta, que levou a maior empresa aérea brasileira, a Varig, pro buraco.

Esse tipo de idéia não dá certo pelo mesmo motivo que levou os regimes socialistas pro vinagre. O capitalismo é ruim, mas infelizmente ainda não inventaram coisa melhor pra colocar no lugar.

Um abraço.
Imagem
Responder