MD-80
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
robertobarbosa
- PP

MD-80
Amigos, por que nenhuma companhia aérea nacional opera com MD-80... o FOKKER 100 é melhor ?
Re: MD-80
A Cruzeiro tentou... em 1983 com o PP-CJM! O FOKKER 100 é menor, se formos por na balança de fato o FOKKER 100 seria concorrente do DC9-30... que é bem mais antigo que o MD80 e o próprio F100.robertobarbosa escreveu:Amigos, por que nenhuma companhia aérea nacional opera com MD-80... o FOKKER 100 é melhor ?
O MD80 é bem superior ao F100, inclusive em itens como
- velocidade de cruzeiro
- autonomia
- capacidade de carga
- capacidade de paxs
No entanto MD80 usa motores JT8, o que o torna um pouquinho cachaceiro, mas é um excelente avião vide operadores vizinhos do tipo AEROLINEAS ARGENTINAS, AUSTRAL, AVIANCA e no passado a DINAR...
A AMERICAN AIRLINES é uma grande operadora de MD80, bem como empresas como SWISS (CROSSAIR), FINNAIR...
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
-
robertobarbosa
- PP

AB3, Quanto tempo o PP-CJM operou na Cruzeiro, e qual foi o motivo de sua saída ?AB3 escreveu:A Cruzeiro tentou... em 1983 com o PP-CJM! O FOKKER 100 é menor, se formos por na balança de fato o FOKKER 100 seria concorrente do DC9-30... que é bem mais antigo que o MD80 e o próprio F100.robertobarbosa escreveu:Amigos, por que nenhuma companhia aérea nacional opera com MD-80... o FOKKER 100 é melhor ?
O MD80 é bem superior ao F100, inclusive em itens como
- velocidade de cruzeiro
- autonomia
- capacidade de carga
- capacidade de paxs
No entanto MD80 usa motores JT8, o que o torna um pouquinho cachaceiro, mas é um excelente avião vide operadores vizinhos do tipo AEROLINEAS ARGENTINAS, AUSTRAL, AVIANCA e no passado a DINAR...
A AMERICAN AIRLINES é uma grande operadora de MD80, bem como empresas como SWISS (CROSSAIR), FINNAIR...
Por falar nisso, seguem algumas infos sobre o PP-CJM:AB3 escreveu:A Cruzeiro tentou... em 1983 com o PP-CJM!robertobarbosa escreveu:Amigos, por que nenhuma companhia aérea nacional opera com MD-80... o FOKKER 100 é melhor ?
McDonnell Douglas MD-80/90 MSN : 49149
Status : Active
Registration : N505MD
Serial number 49149 LN:1086
Type MD-82
First flight date 16/09/1982
Test registration N1005V
History of the aircraft
Delivery Date Operator Registration Remark
08/12/1982 Varig PP-CJM lsd
13/03/1983 McDonnell Douglas N501MD
28/12/1983 Aeromexico N505MD lsd
22/12/1992 Aeromexico XA-SFM
08/05/1995 Aeromexico N505MD
http://www.planepictures.net/netshow.php?id=70199
http://www.planepictures.net/netshow.php?id=38722
Hoje
http://www.airliners.net/open.file/720150/M/
Abs
Kleber

[quote="robertobarbosa]AB3, Quanto tempo o PP-CJM operou na Cruzeiro, e qual foi o motivo de sua saída ?[/quote]
O CJM ficou uns 6 meses creio... o motivo é que a VARIG decidiu pela compra de 6 aeronaves, já inclusive reservado tripulantes para instrução e tudo, mas houve uma ALTA DO DOLAR que inviabilizou a compra da aeronave... daí o CJM foi devolvido!
O CJM foi "emprestado" a CRUZEIRO para experiência, periodo TRIAL rsrsrs a um custo baixissimo...
O CJM ficou uns 6 meses creio... o motivo é que a VARIG decidiu pela compra de 6 aeronaves, já inclusive reservado tripulantes para instrução e tudo, mas houve uma ALTA DO DOLAR que inviabilizou a compra da aeronave... daí o CJM foi devolvido!
O CJM foi "emprestado" a CRUZEIRO para experiência, periodo TRIAL rsrsrs a um custo baixissimo...
AB3 - aeroentusiasta forum user
-
robertobarbosa
- PP

MD-80
Amigos, o MD80 foi o primeiro modelo e qual foi o último modelo fabricado?
-
robertobarbosa
- PP

MD-80
Amigos, não estou entendendo, o MD82 é o mesmo DC-9-82?
Se eu não me engano, ele também tinha porões muito pequenos e não satisfazia a Varig no transporte de cargas...
Abraços
Matheus
Abraços
Matheus
My photos at A.net
Sim o MD 82 é o DC 9-82, era a mais nova designação dos aviões da Douglas depois da fusão com a McDonnell, o MD 80 foi o primeiro avião comercial a usar esta nomenclatura. Mas, para efeitos de certificações, ele continua sendo o DC 9-82.robertobarbosa escreveu:Amigos, não estou entendendo, o MD82 é o mesmo DC-9-82?
Abraços!!!!
-
robertobarbosa
- PP

Crazy Spotter, então a McDonnell fabricava o MD82 e depois da fusão com a Douglas passou a ser chamado DC-9-82, e os outros modelos de MD como ficaram?Crazy Spotter escreveu:Sim o MD 82 é o DC 9-82, era a mais nova designação dos aviões da Douglas depois da fusão com a McDonnell, o MD 80 foi o primeiro avião comercial a usar esta nomenclatura. Mas, para efeitos de certificações, ele continua sendo o DC 9-82.robertobarbosa escreveu:Amigos, não estou entendendo, o MD82 é o mesmo DC-9-82?
Abraços!!!!
Por volta de 1977/78, a Cruzeiro negociou com a McDonell Douglas a aquisição de DC9's.
Como A MD estava "doido" para penetrar o mercado do Brasil e concorrer contra o B737-200. O acordo deu chance p/Cruzeiro "testar" o aviao e reação do mercado, durante uns 3-6 meses.
Nesse meio tempo a VARIG acabou assumindo de vez a Cruzeiro.
Como a DC9 nao estava plenamente homologado no Brasil pelo CTA, a RG permitiu o recebimento experimental do aviao e depois o descartou, lembrando que ela tinha um acordo fortíssimo com a Boeing.
Enfim, a relação tradicional RG/Boeing ganhou.
Como A MD estava "doido" para penetrar o mercado do Brasil e concorrer contra o B737-200. O acordo deu chance p/Cruzeiro "testar" o aviao e reação do mercado, durante uns 3-6 meses.
Nesse meio tempo a VARIG acabou assumindo de vez a Cruzeiro.
Como a DC9 nao estava plenamente homologado no Brasil pelo CTA, a RG permitiu o recebimento experimental do aviao e depois o descartou, lembrando que ela tinha um acordo fortíssimo com a Boeing.
Enfim, a relação tradicional RG/Boeing ganhou.
Robertorobertobarbosa escreveu:Crazy Spotter, então a McDonnell fabricava o MD82 e depois da fusão com a Douglas passou a ser chamado DC-9-82, e os outros modelos de MD como ficaram?Crazy Spotter escreveu:Sim o MD 82 é o DC 9-82, era a mais nova designação dos aviões da Douglas depois da fusão com a McDonnell, o MD 80 foi o primeiro avião comercial a usar esta nomenclatura. Mas, para efeitos de certificações, ele continua sendo o DC 9-82.robertobarbosa escreveu:Amigos, não estou entendendo, o MD82 é o mesmo DC-9-82?
Abraços!!!!
Desculpe, acho que expliquei mal, a McDonnell nunca produziu aeronaves comercias, com a fusão com a Douglas Aircraft, ela teve acesso ao mercado cívil. O DC 9-80 foi o primeiro projeto civil depois da fusão, então, a fábrica passou a designar o DC 8-80 como McDonnell Douglas MD 80, dando origens os MD 81/82/83/87/88/90/11
Abraços Até mais!!!
-
robertobarbosa
- PP

Crazy Spotter, então foi a Douglas que fabricava os MD80/81/82/83/87/88/90, depois da fusão com a McDonnell surgiu o DC-9-80. Mas o DC-8-80 não e aquela aeronave de quatro motores, usada hoje em dia como cargueiro?Crazy Spotter escreveu:Robertorobertobarbosa escreveu:Crazy Spotter, então a McDonnell fabricava o MD82 e depois da fusão com a Douglas passou a ser chamado DC-9-82, e os outros modelos de MD como ficaram?Crazy Spotter escreveu:Sim o MD 82 é o DC 9-82, era a mais nova designação dos aviões da Douglas depois da fusão com a McDonnell, o MD 80 foi o primeiro avião comercial a usar esta nomenclatura. Mas, para efeitos de certificações, ele continua sendo o DC 9-82.robertobarbosa escreveu:Amigos, não estou entendendo, o MD82 é o mesmo DC-9-82?
Abraços!!!!
Desculpe, acho que expliquei mal, a McDonnell nunca produziu aeronaves comercias, com a fusão com a Douglas Aircraft, ela teve acesso ao mercado cívil. O DC 9-80 foi o primeiro projeto civil depois da fusão, então, a fábrica passou a designar o DC 8-80 como McDonnell Douglas MD 80, dando origens os MD 81/82/83/87/88/90/11
Abraços Até mais!!!
Amigo, acho que, eu é que não estou entendendo muito,pois eu estou neste assunto... bom se voce não quiser responder tudo bem.
Um Abraço
DC 8-80? Nunca ouvi falar, existem os DC 8-70, que são os antigos DC 8-60 com motores CFM, mais potentes e econômicos...robertobarbosa escreveu:Crazy Spotter, então foi a Douglas que fabricava os MD80/81/82/83/87/88/90, depois da fusão com a McDonnell surgiu o DC-9-80. Mas o DC-8-80 não e aquela aeronave de quatro motores, usada hoje em dia como cargueiro?Crazy Spotter escreveu:Robertorobertobarbosa escreveu:Crazy Spotter, então a McDonnell fabricava o MD82 e depois da fusão com a Douglas passou a ser chamado DC-9-82, e os outros modelos de MD como ficaram?Crazy Spotter escreveu:Sim o MD 82 é o DC 9-82, era a mais nova designação dos aviões da Douglas depois da fusão com a McDonnell, o MD 80 foi o primeiro avião comercial a usar esta nomenclatura. Mas, para efeitos de certificações, ele continua sendo o DC 9-82.robertobarbosa escreveu:Amigos, não estou entendendo, o MD82 é o mesmo DC-9-82?
Abraços!!!!
Abraços Até mais!!!
Amigo, acho que, eu é que não estou entendendo muito,pois eu estou neste assunto... bom se voce não quiser responder tudo bem.
Um Abraço
Saudações!!
-
Anonymous
MD-80
Caros aeroforenses
O motivo que eu sei da não vinda dos McDonnell Douglas MD-80 para a VARIG/Cruzeiro foi a elevação do dólar. Essa história dos porões não faz sentido, pois mesmo sendo um pouco mais estreitos do que os do Boeing 737, eles são mais compridos. Aliás, o MD-80 tem a vantagem da poltrona ser mais larga que a do 737, pois a largura da sua fuselagem e a configuração 2+3 permitem isto.
A nomenclatura MD-80 se refere aos MD-81/-82/-83, principalmente. Não existe a versão MD-80. Derivam destes o MD-87, -88, -90 e o -95 (também conhecido como Boeing 717). Todos derivam do DC-9.
A série MD-80 e o DC-9-80 ou Super 80 são a mesma aeronave. A Alitalia é a maior operadora fora dos EUA. Os painéis da fuselagem são em sua maioria fabricados na Itália pela Alenia.
Saudações
Caravelle
O motivo que eu sei da não vinda dos McDonnell Douglas MD-80 para a VARIG/Cruzeiro foi a elevação do dólar. Essa história dos porões não faz sentido, pois mesmo sendo um pouco mais estreitos do que os do Boeing 737, eles são mais compridos. Aliás, o MD-80 tem a vantagem da poltrona ser mais larga que a do 737, pois a largura da sua fuselagem e a configuração 2+3 permitem isto.
A nomenclatura MD-80 se refere aos MD-81/-82/-83, principalmente. Não existe a versão MD-80. Derivam destes o MD-87, -88, -90 e o -95 (também conhecido como Boeing 717). Todos derivam do DC-9.
A série MD-80 e o DC-9-80 ou Super 80 são a mesma aeronave. A Alitalia é a maior operadora fora dos EUA. Os painéis da fuselagem são em sua maioria fabricados na Itália pela Alenia.
Saudações
Caravelle