Congonhas descumpre regras para voos
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Congonhas descumpre regras para voos
Congonhas descumpre regras para voos
Aeroporto deveria funcionar das 7h às 22h a partir de março; em 2007, norma limitou operações de pouso e decolagem a 30 por hora
Com a redução no horário de funcionamento, aeroporto na zona sul de SP perderia 62 operações por dia, o que desagrada empresas aéreas
RICARDO GALLO
EDUARDO GERAQUE
DA REPORTAGEM LOCAL
O aeroporto de Congonhas, o segundo mais movimentado do país, tem desrespeitado normas de segurança e de horário.
Responsável pelo aeroporto, na zona sul, a Infraero ignorou decisão da prefeitura de reduzir até o início deste mês o horário de funcionamento do local -antiga reivindicação dos moradores da região, que se queixam do barulho.
Pelo acordo, de dezembro de 2009, as operações só poderiam ocorrer das 7h às 22h na semana e das 9h às 23h aos domingos e feriados. Hoje, o aeroporto funciona das 6h às 23h.
Já o número de pousos e decolagens, limitado a 30 por hora para a aviação comercial, também não é integralmente respeitado. A norma foi implantada pelo governo federal em 2007, após o acidente com o voo da TAM que explodiu sobre um prédio da própria empresa, na avenida Washington Luís. Morreram 199 pessoas.
Apenas nesta semana, em ao menos dez vezes, ocorreram mais de 30 operações por hora no local, considerando apenas voos comerciais. Na quarta, por exemplo, foram registrados 39 pousos e decolagens em uma hora, segundo dados da Infraero e das empresas aéreas.
Advertência
A gestão Gilberto Kassab (DEM) advertiu a Infraero depois que a estatal descumpriu o prazo para se adequar aos novos horários. O prazo venceu em 1º de março e foi uma das quase cem condições que o conselho ambiental de São Paulo impôs para conceder licença ambiental ao aeroporto.
A prefeitura deu novo prazo -até 1º de abril. Em caso de novo descumprimento, a Infraero será multada (o valor não foi informado pela prefeitura).
Com as reduções de horário, Congonhas perderia 62 operações por dia -quase 12% do total por dia, o que desagrada às companhias aéreas.
Segundo o Snea (sindicato das empresas aéreas), a regra da prefeitura é absurda. "Guarulhos não tem condições de absorver esses voos. Campinas também não. Os voos que Congonhas vai perder vão acabar sendo cancelados", disse o comandante Ronaldo Jenkins, diretor da entidade.
Em 2009, 13,7 milhões de pessoas passaram pelo aeroporto de Congonhas. Os moradores lamentam.
"Dá para ouvir o barulho de aviões aquecendo as turbinas, principalmente no sábado", diz Terezinha Canton, que mora na região há mais de dez anos.
Já a fonoaudióloga e professora da PUC-SP, Ana Claudia Fiorini, afirma que o barulho das turbinas dos aviões pode provocar problemas como irritabilidade, dificuldade de concentração e alteração do sono.
Colaboraram ALINE PELLEGRINI e LUIZ GUSTAVO CRISTINO
outro lado
Infraero diz que órgãos tentam se adaptar
DA REPORTAGEM LOCAL
A Infraero afirmou que todos os órgãos envolvidos com a operação de Congonhas estão trabalhando para "equacionar a exigência de alteração dos horários" de funcionamento.
Os alvarás de funcionamento do parque de abastecimento dos aviões, outra exigência imposta pela licença ambiental, também estão sendo providenciados, diz a estatal.
O ruído dos testes de motores, que costuma incomodar a vizinhança do aeroporto, também é uma das preocupações da Infraero, afirma ela.
Hoje, os testes ocorrem das 7h às 22h, na pista auxiliar, um local que afeta pouco as residências da região, diz a estatal.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) é quem autoriza os voos em Congonhas. A agência informou que vai tomar as devidas providências assim que a Infraero pedir a redução do expediente do aeroporto, o que não tem data para ocorrer.
Sobre o limite das operações a cada hora em Congonhas, medida que visa a segurança, a Aeronáutica informa que não há negligência. O órgão é responsável pelo controle do tráfego aéreo no país.
O número de 34 operações (30 para a aviação comercial e quatro para a executiva) por hora, de acordo com o órgão, leva em conta a infraestrutura aeroportuária, a autorização dos voos dada pela Anac e a capacidade humana de controle do tráfego aéreo no aeroporto.
Essa quantidade de voos, diz a secretaria de imprensa militar, é a ideal para que não ocorram atrasos e para que toda a "obrigação com a sociedade brasileira" seja cumprida.
Existem até períodos, segundo os responsáveis pelo tráfego aéreo no país, em que há minutos ociosos em Congonhas, os quais acabam sendo usados de acordo com a necessidade.
Apesar de antigo -foi inaugurado em 1936-, o aeroporto nasceu muito antes das exigências ambientais. Só nesta década é que as discussões de licenciamento ambiental começaram. (RG e EG)
Fonte: Folha de S. Paulo- 19/03/2010
Aeroporto deveria funcionar das 7h às 22h a partir de março; em 2007, norma limitou operações de pouso e decolagem a 30 por hora
Com a redução no horário de funcionamento, aeroporto na zona sul de SP perderia 62 operações por dia, o que desagrada empresas aéreas
RICARDO GALLO
EDUARDO GERAQUE
DA REPORTAGEM LOCAL
O aeroporto de Congonhas, o segundo mais movimentado do país, tem desrespeitado normas de segurança e de horário.
Responsável pelo aeroporto, na zona sul, a Infraero ignorou decisão da prefeitura de reduzir até o início deste mês o horário de funcionamento do local -antiga reivindicação dos moradores da região, que se queixam do barulho.
Pelo acordo, de dezembro de 2009, as operações só poderiam ocorrer das 7h às 22h na semana e das 9h às 23h aos domingos e feriados. Hoje, o aeroporto funciona das 6h às 23h.
Já o número de pousos e decolagens, limitado a 30 por hora para a aviação comercial, também não é integralmente respeitado. A norma foi implantada pelo governo federal em 2007, após o acidente com o voo da TAM que explodiu sobre um prédio da própria empresa, na avenida Washington Luís. Morreram 199 pessoas.
Apenas nesta semana, em ao menos dez vezes, ocorreram mais de 30 operações por hora no local, considerando apenas voos comerciais. Na quarta, por exemplo, foram registrados 39 pousos e decolagens em uma hora, segundo dados da Infraero e das empresas aéreas.
Advertência
A gestão Gilberto Kassab (DEM) advertiu a Infraero depois que a estatal descumpriu o prazo para se adequar aos novos horários. O prazo venceu em 1º de março e foi uma das quase cem condições que o conselho ambiental de São Paulo impôs para conceder licença ambiental ao aeroporto.
A prefeitura deu novo prazo -até 1º de abril. Em caso de novo descumprimento, a Infraero será multada (o valor não foi informado pela prefeitura).
Com as reduções de horário, Congonhas perderia 62 operações por dia -quase 12% do total por dia, o que desagrada às companhias aéreas.
Segundo o Snea (sindicato das empresas aéreas), a regra da prefeitura é absurda. "Guarulhos não tem condições de absorver esses voos. Campinas também não. Os voos que Congonhas vai perder vão acabar sendo cancelados", disse o comandante Ronaldo Jenkins, diretor da entidade.
Em 2009, 13,7 milhões de pessoas passaram pelo aeroporto de Congonhas. Os moradores lamentam.
"Dá para ouvir o barulho de aviões aquecendo as turbinas, principalmente no sábado", diz Terezinha Canton, que mora na região há mais de dez anos.
Já a fonoaudióloga e professora da PUC-SP, Ana Claudia Fiorini, afirma que o barulho das turbinas dos aviões pode provocar problemas como irritabilidade, dificuldade de concentração e alteração do sono.
Colaboraram ALINE PELLEGRINI e LUIZ GUSTAVO CRISTINO
outro lado
Infraero diz que órgãos tentam se adaptar
DA REPORTAGEM LOCAL
A Infraero afirmou que todos os órgãos envolvidos com a operação de Congonhas estão trabalhando para "equacionar a exigência de alteração dos horários" de funcionamento.
Os alvarás de funcionamento do parque de abastecimento dos aviões, outra exigência imposta pela licença ambiental, também estão sendo providenciados, diz a estatal.
O ruído dos testes de motores, que costuma incomodar a vizinhança do aeroporto, também é uma das preocupações da Infraero, afirma ela.
Hoje, os testes ocorrem das 7h às 22h, na pista auxiliar, um local que afeta pouco as residências da região, diz a estatal.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) é quem autoriza os voos em Congonhas. A agência informou que vai tomar as devidas providências assim que a Infraero pedir a redução do expediente do aeroporto, o que não tem data para ocorrer.
Sobre o limite das operações a cada hora em Congonhas, medida que visa a segurança, a Aeronáutica informa que não há negligência. O órgão é responsável pelo controle do tráfego aéreo no país.
O número de 34 operações (30 para a aviação comercial e quatro para a executiva) por hora, de acordo com o órgão, leva em conta a infraestrutura aeroportuária, a autorização dos voos dada pela Anac e a capacidade humana de controle do tráfego aéreo no aeroporto.
Essa quantidade de voos, diz a secretaria de imprensa militar, é a ideal para que não ocorram atrasos e para que toda a "obrigação com a sociedade brasileira" seja cumprida.
Existem até períodos, segundo os responsáveis pelo tráfego aéreo no país, em que há minutos ociosos em Congonhas, os quais acabam sendo usados de acordo com a necessidade.
Apesar de antigo -foi inaugurado em 1936-, o aeroporto nasceu muito antes das exigências ambientais. Só nesta década é que as discussões de licenciamento ambiental começaram. (RG e EG)
Fonte: Folha de S. Paulo- 19/03/2010
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Re: Congonhas descumpre regras para voos
Caros amigos,
Sem dúvida alguma, o Aeroporto de Congonhas incomoda a população da região com o barulho. Mas jatos operam lá há 50 anos, e só vai morar perto do aeroporto quem quer, não é verdade. E isso que os Airbus e 737 Ng que operam hoje são muiiiito menos barulhentos que os Caravelle, One-Eleven e B727 que operaram lá nos anos 60, 70 e 80.
Quando o Aeroporto de Congonhas foi inaugurado, foi severamente criticado por ficar longe da cidade... Quando o Aeroporto de Guarulhos foi aberto, a região era cercada de chácaras e fazendas. O pessoal perto de GRU, no entanto, não tem tanto poder quanto o pessoal perto de CGH, porque são muito mais pobres... Senão, o aeroporto fecharia de noite também.
Um abraço.
Sem dúvida alguma, o Aeroporto de Congonhas incomoda a população da região com o barulho. Mas jatos operam lá há 50 anos, e só vai morar perto do aeroporto quem quer, não é verdade. E isso que os Airbus e 737 Ng que operam hoje são muiiiito menos barulhentos que os Caravelle, One-Eleven e B727 que operaram lá nos anos 60, 70 e 80.
Quando o Aeroporto de Congonhas foi inaugurado, foi severamente criticado por ficar longe da cidade... Quando o Aeroporto de Guarulhos foi aberto, a região era cercada de chácaras e fazendas. O pessoal perto de GRU, no entanto, não tem tanto poder quanto o pessoal perto de CGH, porque são muito mais pobres... Senão, o aeroporto fecharia de noite também.
Um abraço.
-
- MASTER
- Mensagens: 2163
- Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
- Localização: Porto Alegre-RS
- Contato:
Re: Congonhas descumpre regras para voos
Olá amigos,
O aeroporto já existe há mais de 50 anos, então ele tem mais
direito de ficar ali, os incomodados que se retirem, se eles
não querem barulho, se mudem para o deserto no Nordeste
Brasileiro ou comprem taba ouvidos, eles quando querem
pegar um avião acham bom ser pertinho de tudo, mas eles
podem experimentar, vão pegar um avião lá em Viracopos.
sds,
Moises Propp
O aeroporto já existe há mais de 50 anos, então ele tem mais
direito de ficar ali, os incomodados que se retirem, se eles
não querem barulho, se mudem para o deserto no Nordeste
Brasileiro ou comprem taba ouvidos, eles quando querem
pegar um avião acham bom ser pertinho de tudo, mas eles
podem experimentar, vão pegar um avião lá em Viracopos.
sds,
Moises Propp
-
- MASTER
- Mensagens: 3228
- Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
- Localização: na Lua, sozinho e feliz
Re: Congonhas descumpre regras para voos
Enquanto isso, o Aeroporto de São José dos Campos, o qual poderia tranquilamente absorver parte dos voos de Congonhas, continua hiper ocioso durante uma boa parte do dia e da noite. Essas autoridades deveriam é tomar vergonha na cara.Regis escreveu: Segundo o Snea (sindicato das empresas aéreas), a regra da prefeitura é absurda. "Guarulhos não tem condições de absorver esses voos. Campinas também não. Os voos que Congonhas vai perder vão acabar sendo cancelados", disse o comandante Ronaldo Jenkins, diretor da entidade.
Será que alguem dentro do SNEA sabe da existencia de São José dos Campos?
Re: Congonhas descumpre regras para voos
Falou tudo!moises Propp escreveu:Olá amigos,
O aeroporto já existe há mais de 50 anos, então ele tem mais
direito de ficar ali, os incomodados que se retirem, se eles
não querem barulho, se mudem para o deserto no Nordeste
Brasileiro ou comprem taba ouvidos, eles quando querem
pegar um avião acham bom ser pertinho de tudo, mas eles
podem experimentar, vão pegar um avião lá em Viracopos.
sds,
Moises Propp
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: Congonhas descumpre regras para voos
Boa noite amigos Forenses.
Prezados amigos.
Pois é Congonhas já sofre uma marcação cerrada das autoridades ao qual é subordinado e, agora vem a prefeitura da São Paulo, diga-se Gilberto Kassab com essa absurda decisão de impor horários no funcionamento aeroporto, até que ponto uma prefeitura pode gerenciar ou interferir em um aeroporto que é de alçada federal. Não faz muito tempo e o digníssimo Sr. prefeito de São Paulo alardeou aos quatro ventos que a prefeitura iria desapropriar cerca de 2000 casa no bairro do Jabaquara, para ampliação das duas pista, agora vem com essa babaquice de impor restrição de horários em CGH? faça-me um favor Sr. prefeito, abrir a boca é prata e fechá-la é ouro. Bem os amigos devem estar acompanhado os atos do alcaide de São Paulo, esta mexendo com os jornaleiros e feirantes. As feiras livres terão que se adequar com os novos horários de funcionamento 07h30 até 12h30, quanto aos jornaleiros terão que ser removido para um local previamente indicado pela prefeitura. E não estão gostando nada disso. Agora vem com essa idéia de jerico impor restrições em CGH. Qualquer dia irão propor horário comercial das 08h00 as 18h00.
CGH já sofre algumas restrições há tempos.
1ª Restrição de horário desde 1º de abril de 1975 (se não estiver enganado)
2ª Já a tempos não é alternativa
3ª Não há mais vôos extras, observem que em todos os feriados prolongados tipo:
Natal, 1º de ano, Carnaval e semana santa já não se encontra vôos extras como antigamente.
4ª Vôos fretados tem limitação de horários aos sábados da 14h00 até 22h00 aos domingos não lembro do horário das restrições. Fretamento em dias de semana nem pensar.
4ª Tem as tarifas aeroportuárias mais cara, passagens mais caras, para trechos semelhantes aos praticados em GRU.
5º Já não se vê CGH aviões do tipo Hercules, Búfalo, Xavante da FAB que se via anteriormente
A ANAC não libera mais vôos embora caiba mais uns 5 pares de slots/hora.
Até quando vamos ter que aturar essas mediocridades de nossas autoridades.
Obs. CGH já esta funcionando a 73 anos os incomodados que se mudem.
Abraços
Cursio
Prezados amigos.
Pois é Congonhas já sofre uma marcação cerrada das autoridades ao qual é subordinado e, agora vem a prefeitura da São Paulo, diga-se Gilberto Kassab com essa absurda decisão de impor horários no funcionamento aeroporto, até que ponto uma prefeitura pode gerenciar ou interferir em um aeroporto que é de alçada federal. Não faz muito tempo e o digníssimo Sr. prefeito de São Paulo alardeou aos quatro ventos que a prefeitura iria desapropriar cerca de 2000 casa no bairro do Jabaquara, para ampliação das duas pista, agora vem com essa babaquice de impor restrição de horários em CGH? faça-me um favor Sr. prefeito, abrir a boca é prata e fechá-la é ouro. Bem os amigos devem estar acompanhado os atos do alcaide de São Paulo, esta mexendo com os jornaleiros e feirantes. As feiras livres terão que se adequar com os novos horários de funcionamento 07h30 até 12h30, quanto aos jornaleiros terão que ser removido para um local previamente indicado pela prefeitura. E não estão gostando nada disso. Agora vem com essa idéia de jerico impor restrições em CGH. Qualquer dia irão propor horário comercial das 08h00 as 18h00.
CGH já sofre algumas restrições há tempos.
1ª Restrição de horário desde 1º de abril de 1975 (se não estiver enganado)
2ª Já a tempos não é alternativa
3ª Não há mais vôos extras, observem que em todos os feriados prolongados tipo:
Natal, 1º de ano, Carnaval e semana santa já não se encontra vôos extras como antigamente.
4ª Vôos fretados tem limitação de horários aos sábados da 14h00 até 22h00 aos domingos não lembro do horário das restrições. Fretamento em dias de semana nem pensar.
4ª Tem as tarifas aeroportuárias mais cara, passagens mais caras, para trechos semelhantes aos praticados em GRU.
5º Já não se vê CGH aviões do tipo Hercules, Búfalo, Xavante da FAB que se via anteriormente
A ANAC não libera mais vôos embora caiba mais uns 5 pares de slots/hora.
Até quando vamos ter que aturar essas mediocridades de nossas autoridades.
Obs. CGH já esta funcionando a 73 anos os incomodados que se mudem.
Abraços
Cursio
Re: Congonhas descumpre regras para voos
Ano passado, me hospedei durante um final de semana no Golden Flat CGH, apto 911 e pude constar na prática o quanto é incômodo o barulho, principalmente às 06:00 horas da manhã...
Mas, comungo da mesma opinião dos amigos aqui do fórum, CGH foi fundado em 1936 e se localizava um pouco pra frente de onde Judas perdeu as botas, no meio do nada. Ninguém mandou as pessoas irem morar no entorno da pista, elas foram pra lá porque quiseram, sabiam que era um local barulhento e perigoso, então não tem o que ficar reclamando, os incomodados que se mudem...
Mas, comungo da mesma opinião dos amigos aqui do fórum, CGH foi fundado em 1936 e se localizava um pouco pra frente de onde Judas perdeu as botas, no meio do nada. Ninguém mandou as pessoas irem morar no entorno da pista, elas foram pra lá porque quiseram, sabiam que era um local barulhento e perigoso, então não tem o que ficar reclamando, os incomodados que se mudem...
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
-
- CMTE.
- Mensagens: 645
- Registrado em: Sáb Set 26, 2009 16:50
Re: Congonhas descumpre regras para voos
Vivi nos anos 70 na Al. dos Araés, Planalto Paulista, no mesmo nível da cabeceira da pista 17. O barulho que os A320 e B737-700/800 fazem hoje é ronronar de gato perto dos B727, 737-200 e - principalmente - os One-Eleven da TB com suas terríveis turbinas RR Spey. Essa Associação dos Moradores de Campo Belo não conhece nada do assunto, nem sabe o que é barulho. Sonham transformar CGH em parque para valorizar seus imóveis e revendê-los depois. Quando os adquiriram, sabiam muito bem dos transtornos gerados pelo aeroporto. Sua pressão é lorota política, não vale nada.
-
- MASTER
- Mensagens: 2950
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
- Localização: Curitiba-PR-BR
Re: Congonhas descumpre regras para voos
Realmente JPaulo, nos dias de hoje os motores dos Boeings e AirBuses produzem traços de ruídos , estou a 7NM do Afonso Pena e só em dias de vento calmo consigo escutar alguma coisa, e tarde da noite.
Estou sentindo falta do 727 da Total por aqui.
Esse povo que é "encher" mesmo.
Estou sentindo falta do 727 da Total por aqui.
Esse povo que é "encher" mesmo.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
SBBI/SBCT
-
- CMTE.
- Mensagens: 645
- Registrado em: Sáb Set 26, 2009 16:50
Re: Congonhas descumpre regras para voos
Aproveitando o assunto, gostaria de perguntar se há algum aviador daquele tempo aqui que possa me explicar a decolagem dos One-Eleven. Já na cabeceira, os pilotos seguravam a aeronave no freio ao acelerar os motores e decolavam próximo ao final da pista, bem depois dos B727/737. Faltava potência às turbinas Spey? Ou os B727 decolavam com menos peso, talvez por restrições da pista de CGH??