Caros amigos,
Uma dica para quem quer tirar fotos interessantes de aviões é usar um filtro polarizador.
Esse filtro é praticamente o único que náo pode ser substituído por recursos digitais e nem pelo Photoshop.
O polarizador pode eliminar a maioria daqueles reflexos indesejados que aparecem quando tiramos fotos atrás dos vidros dos aeroportos, especialmente á noite. Também tem o efeito de deixar o céu de uma cor azul profundo.
Se tiramos fotos da janela do avião, por exemplo, em grande altitude, a parte de cima do céu fica azul marinho e contrasta fortemente com as nuvens convectivas e o céu mais claro abaixo. Fica muiittto bom.
O uso de filtros é mania de fotográfos "Jurássicos" como eu, que já usei até Rolleyflex... Quase todos podem ser substituídos hoje por recursos digitais, menos o Polarizador.
Vc ajusta a polarização girando o filtro à frente, ajustando o nível de polarização. Dá para ver a sensível diferença entre uma foto com e outras com pouca ou nenhuma polarização.
Deve-se tomar o cuidado de não utilizar polarizadores lineares nas máquinas digitais, que só aceitam os polarizadores circulares (CPL).
Espero ter sido útil.
Grande abraço.
Uso dos filtros polarizadores
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
- Constellation
- Moderador

- Constellation
- Moderador

Re: Uso dos filtros polarizadores
Everton
Meu polarizador também é um Greika. Eu tenho um polarizador Hoya linear, que pode ser usado nas digitais, desde que se desative o auto-focus. O resultado prático foi praticamente idêntico.
Eu gosto do foco manual, especialmente pq gosto de aproveitar os efeitos da profundidade de campo. Minha tele 70-300 mm é de uma câmera analógica, não funciona o auto-focus, e isso me da´uma certa liberdade de trabalho.
Acho que a gente pode se virar com o equipamento que tem. Afinal, não é o equipamento que faz o fotógrafo, né??
Grande abraço.
Meu polarizador também é um Greika. Eu tenho um polarizador Hoya linear, que pode ser usado nas digitais, desde que se desative o auto-focus. O resultado prático foi praticamente idêntico.
Eu gosto do foco manual, especialmente pq gosto de aproveitar os efeitos da profundidade de campo. Minha tele 70-300 mm é de uma câmera analógica, não funciona o auto-focus, e isso me da´uma certa liberdade de trabalho.
Acho que a gente pode se virar com o equipamento que tem. Afinal, não é o equipamento que faz o fotógrafo, né??
Grande abraço.

- Constellation
- Moderador

Re: Uso dos filtros polarizadores
Everton,
A sorte é necessária em qualquer foto. Acertar o foco, o motivo, a luz e o momento... Se não fosse isso, todas as fotos sairiam perfeitas e eu, por exemplo, mal aproveito 10 por cento delas.
Já usei máquina com o "despolido", uma Rolleyflex, e também não é perfeito não. É muito difícil acertar o foco com a máquina ao ar livre, porque fica difícil de ver o visor com perfeição, a luz direta atrapalha muito. Desse modo, eu tiro fotos em sequencia, "metralhando" e ajustando o foco manual suavemente... Sempre acerto uma, pelo menos, e descarto as outras.
Como sou amador, não me preocupo muito, se acertar, acertei, se não, não dou prejuízo pra ninguém.
Grande abraço.
A sorte é necessária em qualquer foto. Acertar o foco, o motivo, a luz e o momento... Se não fosse isso, todas as fotos sairiam perfeitas e eu, por exemplo, mal aproveito 10 por cento delas.
Já usei máquina com o "despolido", uma Rolleyflex, e também não é perfeito não. É muito difícil acertar o foco com a máquina ao ar livre, porque fica difícil de ver o visor com perfeição, a luz direta atrapalha muito. Desse modo, eu tiro fotos em sequencia, "metralhando" e ajustando o foco manual suavemente... Sempre acerto uma, pelo menos, e descarto as outras.
Como sou amador, não me preocupo muito, se acertar, acertei, se não, não dou prejuízo pra ninguém.
Grande abraço.