Anunciado para 2010 programa de refundação da ENANA
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
Black Typhoon
- MASTER

O ministro dos Transportes, Augusto Tomás, declarou neste domingo, em Luanda, que o processo de "refundação" da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA) deve iniciar em 2010.
Augusto Tomás intervinha numa cerimónia que antecedeu a visita do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, às instalações do aeroporto internacional "4 de Fevereiro", que beneficiou de obras de remodelação e expansão.
Informou que os programas de refundação da transportadora aérea (TAAG), em curso, a reestruturação do Instituto Nacional de Aviação civil (INAVIC) se enquadram na visão global de gestão do sistema de transportes aéreos.
Com efeito, sublinhou que os esforços devem abarcar os sectores empresarial, supervisão, fiscalização e controlo das infra estruturas aeroportuárias.
O governante referiu-se ainda do programa de reabilitação e modernização de cerca de 30 aeródromos e aeroportos, envolvendo a construção de novas aerogares de três novos aeroportos internacionais a Norte, Centro e Sul do país.
Adiantou que o programa é plurianual "e, na medida em que os projectos forem sendo concluídos, o país contará com aeroportos e aeródromos com muito maior capacidade permitindo a realização das operações de mobilidade de passageiros e cargas, com maior segurança, conforto e rapidez".
Para o governante, os aeroportos são infra-estruturas importantes para o desenvolvimento económico e social de qualquer país, daí a necessidade de melhorar a sua organização e gestão.
Manifestou igualmente a necessidade da formação de quadros angolanos para os desafios da modernidade dos transportes aéreos, esperando que as empresas e as instituições públicas estejam bem apetrechadas e equilibradas na sua força de trabalho.
Fonte: Angola Press
O ministro dos Transportes, Augusto Tomás, declarou neste domingo, em Luanda, que o processo de "refundação" da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA) deve iniciar em 2010.
Augusto Tomás intervinha numa cerimónia que antecedeu a visita do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, às instalações do aeroporto internacional "4 de Fevereiro", que beneficiou de obras de remodelação e expansão.
Informou que os programas de refundação da transportadora aérea (TAAG), em curso, a reestruturação do Instituto Nacional de Aviação civil (INAVIC) se enquadram na visão global de gestão do sistema de transportes aéreos.
Com efeito, sublinhou que os esforços devem abarcar os sectores empresarial, supervisão, fiscalização e controlo das infra estruturas aeroportuárias.
O governante referiu-se ainda do programa de reabilitação e modernização de cerca de 30 aeródromos e aeroportos, envolvendo a construção de novas aerogares de três novos aeroportos internacionais a Norte, Centro e Sul do país.
Adiantou que o programa é plurianual "e, na medida em que os projectos forem sendo concluídos, o país contará com aeroportos e aeródromos com muito maior capacidade permitindo a realização das operações de mobilidade de passageiros e cargas, com maior segurança, conforto e rapidez".
Para o governante, os aeroportos são infra-estruturas importantes para o desenvolvimento económico e social de qualquer país, daí a necessidade de melhorar a sua organização e gestão.
Manifestou igualmente a necessidade da formação de quadros angolanos para os desafios da modernidade dos transportes aéreos, esperando que as empresas e as instituições públicas estejam bem apetrechadas e equilibradas na sua força de trabalho.
Fonte: Angola Press
-
Ericsson
Re: Anunciado para 2010 programa de refundação da ENANA
... ate certo tempo atras tinhamos foristas que estavam sempre comentando
as noticias de Angola , não sei o que houve mas praticamente todos sumiram
e nada mais se comenta a respeito das noticias e dos acontecimentos atuais ,
o que será que aconteceu a eles ... ?
Quanto a mim, estou sempre presente e me fazendo tb a mesma pergunta. Porêm, este site tem sofrido algúns problemas têcnicos que talvez seja a razão de algúm de nós estarmos desaparecidos ou ainda suas vidas professionais sem me esquecer de uma peça chave, o Cmdte Guimarães(Brasileiro a trabalhar em Angola) que pura e símplesmente desapareceu juntamente com seus posts.Ericsson escreveu:... ate certo tempo atras tinhamos foristas que estavam sempre comentando
Sérgio Agostinho
Acho que o Capitão(grande animador e entusiasta deste fórum) está a fazer.....um curso de qualificação, nos States, Brazil ou Austrália..
...IMHO.
Penso que o Chileno 777,....grande "kamba" do Guima...sabe onde ele está..
Um abraço Sérgio....tá muito frio aí na Bélgica?
Saudações
Penso que o Chileno 777,....grande "kamba" do Guima...sabe onde ele está..
Saudações
Talvez , embora não acredite muito, mesmo o Chileno está tb desaparecido, mas, compreendo porque últimamente ele estava a fazer prácticas intensivas do seu curso de pilotagem, crendo eu esta ser a razão de sua ausência, esperemos que volte o mais breve possível e para tí Caro DT777 e os demais foristas, Feliz ano novoDT777 escreveu:Acho que o Capitão(grande animador e entusiasta deste fórum) está a fazer.....um curso de qualificação, nos States, Brazil ou Austrália.....IMHO.
Penso que o Chileno 777,....grande "kamba" do Guima...sabe onde ele está..![]()
Saudações
Sérgio Agostinho
-
Clipper202
agostinho escreveu:Talvez , embora não acredite muito, mesmo o Chileno está tb desaparecido, mas, compreendo porque últimamente ele estava a fazer prácticas intensivas do seu curso de pilotagem, crendo eu esta ser a razão de sua ausência, esperemos que volte o mais breve possível e para tí Caro DT777 e os demais foristas, Feliz ano novoDT777 escreveu:Acho que o Capitão(grande animador e entusiasta deste fórum) está a fazer.....um curso de qualificação, nos States, Brazil ou Austrália.....IMHO.
Penso que o Chileno 777,....grande "kamba" do Guima...sabe onde ele está..![]()
Saudações.
Caros Agostinho e DT777 muito obrigado pela preocupacao e pelos votos de Feliz Ano Novo. Devo reconhecer que realmente tenho andando ausente deste maravilhoso e interessante forum. A minha ausencia como diz muito bem o forista Agostinho deve-se em grande medida ao meu curso de piloto comercial. Neste momento encontrou-me nos Estados Unidos e devo reconhecer que a transicao desde Africa do Sul para os States tem sido um pouco dificil... mais nada que muito estudo, esforco e dedicacao nao resolvam. Lamentavelmente nao tenho nenhuma noticia ou novidade do paradeiro do amigo Guimaraes, mais tambem devo reconhecer que nao tenho feito muito para tentar saber alguma coisa com relacao a ele (email, fone ou mess) e nesse aspecto considero que tenho falhado um pouco a nossa amizade.
Mudando de assunto e tentando reviver um pouco o forum alguem sabe alguma coisa com relacao?
-aos novos Dash 8 400 da helimalongo que estam para vir
- alguma novidade do inicio de operacoes da Fly540
Fiquei a saber que em Dezembro a Taag publicou um anuncio no Jornal de Angola chamando pilotos. Acho esta noticia muito positiva e se nao estiver enganado nunca antes feita em Angola.
Saudacoes.
-
Jaime Carneiro
- PC

Afirmativo.....Problemas técnicos....
Juntando a velocidade da net em Angola
Jaime Carneiro
Jaime Carneiro
-
Ericsson
essa eu sei responder ....
a fly540 ainda nao conseguiu inicias suas operaçoes de geito nenhum ....
os dash da helimalongo por enquanto somente na promessa ....
dash novo mesmo somente aquele da casa militar da presidencia ....
o sr guimarães sumiu mesmo do cenario ....
a taag colocou mesmo anuncio para tripulantes em inicio de carreira
tem de ter multimotores + ifr + english level 4 e SER ANGOLANO ....
-
ruipedro111
- PP

Boas,
alguem sabe como posso responder a esse anuncio da TAAG?
obg
alguem sabe como posso responder a esse anuncio da TAAG?
obg
Não podemos desaparecer, caro Jaime. Devemos é atrair mais membros para este belo site e muito obrigado pelo esclarecimento, caro Ericson, porque eu nãosó sabia como responder ao nosso caro Chileno, como também fui informado de algo que não sabia. Um abraço para todos.Jaime Carneiro escreveu:Afirmativo.....Problemas técnicos....
Sérgio Agostinho
-
Black Typhoon
- MASTER

Aeroportos modernos e seguros foram aposta da Enana
Fruto de uma acção sistemática do Governo angolano, a Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (Enana), cujo processo de refundação está agendado para este ano, deu início, em Janeiro de 2009, o processo de construção, reabilitação, ampliação e modernização de mais de 30 aeroportos e aeródromos a nível do país, visando dotá-los de meios técnicos eficientes para apoio a navegação e acomodação dos passageiros.
Com efeito, os aeroportos internacionais “4 de Fevereiro”, em Luanda, com um investimento de cerca de 153 milhões de dólares, do Lubango (Huíla), com um investimento de 62 milhões de euros, da Catumbela (Benguela), conheceram obras substanciais que vão proporcionar a recepção de aeronaves de grande porte e maior comodidade aos seus utilizadores, com realce para os participantes na Taça de África das Nações em futebol Orange Angola 2010, que o país alberga este ano.
A título de exemplo, o aeroporto de Luanda, com as obras que beneficiou, vai triplicar a sua capacidade de recepção de passageiros de um milhão e 600 mil passageiros, para três milhões e 600 mil ao ano.
Foram aumentados os números de balcões de atendimento de passageiros de seis para 12, e de tapetes rolantes para bagagens de três para seis.
A infra-estrutura, com 37 mil 543 metros quadrado reabilitadas, passa a contar com três novos parques de estacionamento com capacidade para 856 viaturas, incluindo áreas específicas para portadores de deficiências e um sistema de controlo e gestão automática dos parques.
A Enana tem ainda totalmente reabilitados os aeroportos do Kuito (Bié), Saurimo (Lunda Sul), Cabinda, Ondjiva (Cunene) e Benguela, estando em fase de conclusão as obras em outros aeroportos e aeródromos, com realce para os do Uíge, Damba (Uíge), Dundo (Lunda Norte), Quimbele (Uíge), Sumbe (Kwanza Sul), Lucapa (Lunda Norte), Nzeto (Zaire), Cahama (Cunene) e Capanda (Malanje).
Destes aeroportos, nove estão já capacitados a receber voos nocturnos, possuindo balizagem luminosa. Encontram-se nesta condição os aeroportos de Luanda, com balizagem luminosa definitiva, e de Cabinda, com um sistema de balizagem semi-definitiva.
Os aeroportos do Namibe e do Huambo possuem igualmente sistemas luminosos semi-definitivos, ao passo que os aeroportos do Lubango, Catumbela, Sumbe, Benguela e Ondjiva (este último à espera de homologação do Instituto Nacional de Aviação Civil) dispõem de uma balizagem luminosa portátil.
Esses aeroportos e aeródromos estão ainda a beneficiar de sistemas modernos de rádio ajuda à navegação, VOR/DME, visando maior segurança dos voos.
Ainda no domínio da segurança aérea, o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (Inamet) instalou o sistema Sadis 2G - Messir Air, visando a transmissão de informações climatéricas fiáveis às tripulações, que vai trabalhar paralelamente ao sistema PUMA, que vem sendo usado há alguns anos.
Com a entrada em funcionamento deste sistema, o país viu o seu sistema de meteorologia aeronáutica credenciado pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO).
Para este ano, a Enana prevê continuar o processo de reabilitação, ampliação e modernização de aeroportos e aeródromos a nível do país, tendo em conta as exigências da ICAO, e dando seguimento aos esforços do Governo tendentes à integração regional.
Fonte: Carlos Benedito (Angola Press)
Fruto de uma acção sistemática do Governo angolano, a Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (Enana), cujo processo de refundação está agendado para este ano, deu início, em Janeiro de 2009, o processo de construção, reabilitação, ampliação e modernização de mais de 30 aeroportos e aeródromos a nível do país, visando dotá-los de meios técnicos eficientes para apoio a navegação e acomodação dos passageiros.
Com efeito, os aeroportos internacionais “4 de Fevereiro”, em Luanda, com um investimento de cerca de 153 milhões de dólares, do Lubango (Huíla), com um investimento de 62 milhões de euros, da Catumbela (Benguela), conheceram obras substanciais que vão proporcionar a recepção de aeronaves de grande porte e maior comodidade aos seus utilizadores, com realce para os participantes na Taça de África das Nações em futebol Orange Angola 2010, que o país alberga este ano.
A título de exemplo, o aeroporto de Luanda, com as obras que beneficiou, vai triplicar a sua capacidade de recepção de passageiros de um milhão e 600 mil passageiros, para três milhões e 600 mil ao ano.
Foram aumentados os números de balcões de atendimento de passageiros de seis para 12, e de tapetes rolantes para bagagens de três para seis.
A infra-estrutura, com 37 mil 543 metros quadrado reabilitadas, passa a contar com três novos parques de estacionamento com capacidade para 856 viaturas, incluindo áreas específicas para portadores de deficiências e um sistema de controlo e gestão automática dos parques.
A Enana tem ainda totalmente reabilitados os aeroportos do Kuito (Bié), Saurimo (Lunda Sul), Cabinda, Ondjiva (Cunene) e Benguela, estando em fase de conclusão as obras em outros aeroportos e aeródromos, com realce para os do Uíge, Damba (Uíge), Dundo (Lunda Norte), Quimbele (Uíge), Sumbe (Kwanza Sul), Lucapa (Lunda Norte), Nzeto (Zaire), Cahama (Cunene) e Capanda (Malanje).
Destes aeroportos, nove estão já capacitados a receber voos nocturnos, possuindo balizagem luminosa. Encontram-se nesta condição os aeroportos de Luanda, com balizagem luminosa definitiva, e de Cabinda, com um sistema de balizagem semi-definitiva.
Os aeroportos do Namibe e do Huambo possuem igualmente sistemas luminosos semi-definitivos, ao passo que os aeroportos do Lubango, Catumbela, Sumbe, Benguela e Ondjiva (este último à espera de homologação do Instituto Nacional de Aviação Civil) dispõem de uma balizagem luminosa portátil.
Esses aeroportos e aeródromos estão ainda a beneficiar de sistemas modernos de rádio ajuda à navegação, VOR/DME, visando maior segurança dos voos.
Ainda no domínio da segurança aérea, o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (Inamet) instalou o sistema Sadis 2G - Messir Air, visando a transmissão de informações climatéricas fiáveis às tripulações, que vai trabalhar paralelamente ao sistema PUMA, que vem sendo usado há alguns anos.
Com a entrada em funcionamento deste sistema, o país viu o seu sistema de meteorologia aeronáutica credenciado pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO).
Para este ano, a Enana prevê continuar o processo de reabilitação, ampliação e modernização de aeroportos e aeródromos a nível do país, tendo em conta as exigências da ICAO, e dando seguimento aos esforços do Governo tendentes à integração regional.
Fonte: Carlos Benedito (Angola Press)
-
Clipper202
Ericsson escreveu:essa eu sei responder ....
Obrigado Ericsson pela informacao da fly540 e helimalongo.
Com relacao aos requisitos da Taag devo adicionar que a idade limite e 35 anos.
Um abraco.
-
Clipper202
quoteDestes aeroportos, nove estão já capacitados a receber voos nocturnos, possuindo balizagem luminosa. Encontram-se nesta condição os aeroportos de Luanda, com balizagem luminosa definitiva, e de Cabinda, com um sistema de balizagem semi-definitiva.
Esses aeroportos e aeródromos estão ainda a beneficiar de sistemas modernos de rádio ajuda à navegação, VOR/DME, visando maior segurança dos voos
Ate que enfim.
-
Clipper202
... e SER ANGOLANO ....
Considero certo, justo e acertadissimo. Acho que uma companhia aerea (privada ou do estado) deve dar prioridade sempre aos nacionais e unicamente quando nao conseguir preencher as vagas chamar aos expats ou estrangeiros residentes. Tem paises ate com legislacoes ainda mais rigidas (Brasil) que so permite a contratacao de pilotos nacionais.
Um caso totalmente oposto e o que acontece no meu pais de origem. No Chile (lamentavelmente) existe a politica de ceus abertos. Esta medida se bem tem trazido beneficios no sentido de permitir uma evolucao do mercado aereo, por otro lado provocou uma quase total eliminacao do poder dos sindicatos, inestabilidade laboral e uma disminuicao dos salarios devido a que a legislacao permite a contratacao de pilotos estrangeiros sem nenhum obstaculo e ate as vezes dando prioridade frente ao piloto nacional. Um caso muito emblematico e tristemente famoso aconteceu na decada pasada (nao tenho certeza o ano em concreto) em que os pilotos da Lan Chile comecaram a exigir melhores condicoes laborais e aumento dos salarios. A familia Cueto (controladora do grupo) despidiu todos os pilotos chilenos que estavam a fazer as reclamacoes (grande parte), pagou as indemnizacoes correspondentes (por tanto a medida se bem anti-etica nao foi ilegal) e contratou pilotos estrangeiros dispostos a trabalhar por um salario menor e sem contrato de trabalho por tempo definitivo. Os pilotos chilenos que foram despedidos tinham direito a ser contratados novamente POREM...com um salario muito mais baixo ao que previamente tinham, sob condicoes de trabalho muito mais exigentes e deviam esquecer todas as reclamacoes feitas. (Lan controla 80% do mercado no Chile e por tanto as opcoes de trabalho fora da Lan sao quase minimas).
E o Capitalismo crudo em accao!!