Como entrar num aeroporto legalmente pra fotos?

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Como entrar num aeroporto legalmente pra fotos?

Mensagem por Anonymous »

ae gente, eu acho que a maioria aqui adoram e quando tem tempo vivem tirando fotos de aviões nos aeroportos :P hehe, mas acho que nem todos como eu... então, o q vcs fazem pra ter acesso ao aeroporto legalmente?
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Olha... nos Aerportos que fui até hoje (CGH / NVT / GIG / SDU / VCP / CWB / LDB / PLU...) ninguém chiou...

E olha que eu tiro bastantinha foto quando vou.

Abraços,
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

tá, mas como q tu consegue entrar na pista?

nem eu com crachá da varig consigo isso
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Sem um bom peixe acho que não rola.... ou você entra na rampa a "convite" da Infraero, Aeronáutica, alguma coisa assim ou não entra. Infelizmente aqui no Brasil não existem aqueles "tours" pelo aeroporto, como em alguns aeroportos europeus. É uma pena.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Exatamente GUstavo
ou tem peixe ou quem te autoriza, e pior, qto mais "exclusivo" o local, ou seja, mais proximo da pista, maior eh a BURROcracia...

:cry:
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

até é bom isso mesmo! ia dar muito manco se machucando lá dentro.

pra andar em volta de avião precisa de muito cuidado
Omykron
PC
PC

Mensagem por Omykron »

eu pelo menos já andei no patio de SBBR, por conta do meu irmão conhecer o pessoal da infrazero, e conseguiu liberar a minha ida ao patio com ele (funcionario da tam).
como já disseram, vc tem que conhecer alguem para dar voltas, mas veja se pode tirar fotos.
no meu caso não pode.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Skydroll escreveu:até é bom isso mesmo! ia dar muito manco se machucando lá dentro.

pra andar em volta de avião precisa de muito cuidado

Concordo com vc Skydroll, para andar no pátio tem que ter atenção total o tempo todo,tem muitos veículos passando ao seu lado o tempo todo e coisas quentes em volta.

Olhando do terraço é uma coisa,agora quando vc está la embaixo ...
aviacaobrasil
PP
PP
Contato:

Mensagem por aviacaobrasil »

Pessoal

Entendo a vontade de todos fotografarem nos aeroportos...mas além do perigo iminente por causa dos veículos de serviços, em aeroportos mais movimentados, existe também uma preocupação com a segurança do aeródromo e de quem estará lá a serviço.

Quando autorizado, um funcionário da Infraero o acompanha durante todo o tempo em que estiver a serviço (fotos), ou seja, é um funcionário que a Infraero desloca de seu serviço diário para nosso acompanhamento.

Imaginem se todos fossem entrar em vários dias da semana?
O assunto é bem mais complexo e não acho que deva ser tratado como mera vontade de estar lá dentro, vendo os melhores ângulos, etc., ou até ser tratado como se aeródromo fosse nosso Parque de Diversões.

Infelizmente, aqui não é como em alguns aeroportos europeus, onde acontecem os famosos "tours", e isso levará algum tempo, pois não é só burocracia, que os senhores chamam de "burrocracia", mas também existe vários conceitos a serem melhorados e inclusive questões culturais e barreiras a serem quebradas pela Infraero.

Sobre este assunto, não é em um mês, seis meses ou um ano que as coisas irão mudar. E convenhamos, a Infraero já melhorou e muito sobre este assunto!

Abraço a todos

Alexandre Barros
Aviação Brasil
http://www.aviacaobrasil.com.br
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

acho que um dos unicos aeroportos que nao precisam entrar pra tirar belissimas fotos, eh o de GRIBALTAR e o de ST. MAARTEN, algm opina outro?
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Desse jeito você enfia o dedo na ferida de qualquer fotógrafo brasileiro! :evil: Te digo que, com a técnica certa e lentes boas, qualquer aeroporto é acessível.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

SSA também é ótimo, essa rampinha da saída do embarque é maravilhosa, permite a visão total da Rwy10-28, os gates 1 a 5, cargas, a base aérea e uma vista parcial da Rwy 17-35, além disto, a avenida de saída do aeroporto cruza a cabeceira da 10 e você pode sentir o "ventinho"dos pousos.

Confesso que me tornei mais aeroentusiasta depois que mudei para Salvador.
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Spetsnaz »

Pra ter acesso a pista basta ter o crachá da Infraero.. se eu fosse somente com o crachá da Varig eu não iria conseguir entrar na pista .. mas como a gente tira o da empresa e o da infraero é possivel entrar na pista sem problemas .. inclusive caminhar por todo canto no aeroporto.. é literalmente um Passe Livre pra qualquer area do aeroporto
CORSARIO 2402
MULTI
MULTI

Mensagem por CORSARIO 2402 »

Amigos boa noite

Eh mocada este assunto eh sempre polemico......

Realmente em alguns aeroportos a INFRAERO mudou seu comportamento em relacao ao spotting, e eisso eh muito bom, mas muito tem que ser feito ainda e acredito q a INFRAERO soh tem a ganhar com isso, ejhh esperar pra ver.

Aproveito o ensejo e fazer uma pergunta a um "spotter" deste conceituado forum que nos dissesse ou esclarecesse o porque dos spotters serem tao discriminados como este mesmo "spotter" disse em um topico anterior no velho forum.....

Com a palavra o "spotter".

Sei q os segurancas terceirizados estao seguindo "ordens", mas o bom senso deve prevalecer e a propria INFRAERO deveria informa-los desta pratica, mas... aki em REC gracas a Deus naum tivemos nenhum problema em fazer spotting, houve orientacao por parte da seguranca sobre o hobby er tb teve a partecipacao da Comunicacaco Social daki do aeroporto de REC.

No mais eh soh e agd a resposta deste "spotter".

SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF
ThiagoPM
PC
PC
Contato:

Mensagem por ThiagoPM »

Pelo menos aqui em Brasilia, o acesso ao patio não oferece muitas novidades em relação às fotos. A única diferença é obter um ângulo diferente. Pois o Spotting point mais popular daqui oferece uma ótima visão da pista, além de ser bem próximo dela, inclusive permite que possam tirar fotos sem ninguém enchendo o saco, pois estamos fora do aeroporto. É bem melhor estar do lado de fora fotografando o que quiser, a vontade, do que estar lá dentro sendo observado com desconfiança pelos seguranças e funcionários.
ThiagoPM
flickr.com/photos/thpm/
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Essa assunto é polêmico....mas parece que é polêmico só aqui na Terrinha Tupiniquim....onde as "O"TORIDADES" são de uma ignorância incrível para com os SPOTTERS.....

Falou-se aqui que a INFRAERO mudou muito....estão vejamos DUAS ESPETACULARES MUDANÇAS FEITAS NOS ÚLTIMOS ANOS:

1- AEROPORTO DE CONGONHAS - CENTRO -SP - Existia um terraço de frente pra pista, de frente para o pátio dos aviões .
MUDANÇA: O Terraço foi EMCAMPADO por um restaurante localizado dentro do aeroporto....antes, ainda houve o absurdo de que, vc podia ficar no terraço desde que pagasse R$ 2,00 com direito a uma latinha de refrigerante....
Em seguida, acabaram de vez com a coisa....envidraçaram todo o terraço!! e cederam de vez o espaço para o restaurante ($$$$$$) !!

QUE MUDANÇA HEIN "O"TORIDADES DA ÁREA !!!!!!!

2- AEROPORTO DE CUMBICA - GUARULHOS - SP -

A ALGUNS POUCOS ANOS ATRÁS, podia-se ficar no acostamento/gramado da rodovia que passa na frente da cabeceira.
Iamos pra lá nos finais de semana...famílias inteiras passavam o domingo lá, vendo aviões descer e subir.
Pessoas fotografavam e filmavam....
Com o movimento desordenado, e com o crescente número de pessoas que por lá apareciam nos finais de semana, o que fizeram as "O"TORIDADES responsáveis:
Simplesmente PROIBIRAM AS PESSOAS DE FICAREM LÁ.....ALEGARAM UMA COISA RIDÍCULA E ABSURDA: PLACAS FORAM COLOCADAS NO LOCAL DIZENDO : ÁREA DE SEGURANÇA..PROIBIDO ESTACIONAR!!!

QUE MUDANÇA HEIN "O"TORIDADES DA ÁREA !!!!!!!

Já tive algumas oportunidades de conhecer alguns aeroportos nos Estados Unidos, entre eles os DAS CIDADES DE MIAMI, NEW YORK, FORT LAUDERDALE, DALLAS, LOS ANGELES, LAS VEGAS, SEATTLE.

As diferenças de mentalidade das autoridade é gritante:

Mesmo após os atentados de 11 de setembro:

1- Não há qualuqer PROIBIÇÃO nos arredores dos aeroportos pra se parar e tirar fotos...

2- As pistas de pousos/decolagem, as cabeceiras todas ficam rente as rodovias, onde vc quase "TOCA" nos aviões, e onde apenas uma pequena grade/Tela separa a pista das rodovias.....

3- Dentro dos aeroprotos, existem várias áreas envidraçadas de onde se avista os pátios com os aviões....

Enfim....é lamentavel a mentalidade de nossas autoridades...a impressão que se tem, é que um monte de VELHOS COM SUAS PATENTES CHEIRANDO A NAFTALINA ficam dando ordens em suas salas isoladas..

Esses "CORONÉ" da aviação querem mais é que nós fotógrafos fiquem longe dos aeroportos......parece que aqui no Brasil, TEMOS ALGUMA TECNOLOGIA MIRABOLANTE, onde fotografar ou ver aviões nos aeroportos parece ser um crime de espionagem.....

Talvez algum BUFFALO, BANDEIRANTES ou quem sabe um XAVANTE da FAB tenha alguma tecnologia revolucionária escondida...vai que fotogramos alguns deles por aí nos aeroportos né ???
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

tharsim escreveu:acho que um dos unicos aeroportos que nao precisam entrar pra tirar belissimas fotos, eh o de GRIBALTAR e o de ST. MAARTEN, algm opina outro?
Ilheus, Campo de Marte embora a entrada seje permitida
aviationcombr
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por aviationcombr »

Esses tours já existiram aqui. Há mais de 15 anos atrás, no tempo do extinto Clube Asas (uma associação de entusiastas fundada por mim, pelo Hermano Carvalho Filho, pelo Antônio Pinel e pelo falecido Milton Vasconcellos), conseguíamos agendar com a Infraero visitas ao pátio e até mesmo para fotografar próximo às pistas. Lembro, numa dessas visitas, de ter visitado um 747 da Pan Am.

Infelizmente depois disso, por ordem superior, a Infraero passou a cobrar (e muito bem) pelos "tours fotográficos". :cry:
Responder