Qual o melhor caminho para se tornar um piloto PLA?

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
hangardoheinz
PP
PP

Qual o melhor caminho para se tornar um piloto PLA?

Mensagem por hangardoheinz »

Pessoal,
tenho 29 anos e estou decidido a iniciar a caminhada para me tornar um piloto PLA. Antigo sonho que somente agora posso "pagar" (rsrs). Porém, tenho dúvidas acerca do caminho a percorrer. Faculdade de Ciências Aeronáuticas OU caminho tradicional de cursinhos e etapas ????
Moro em Florianópolis e também pensei em ir para um grande centro da área para tentar terminar todas as etapas em 18 meses. Mas tb estou em dúvida. Se alguém puder ajudar, sugerir, relatar, ou até mesmo dar um testemunha do caminho que realizou, agradeceria muito se compartilhasse neste espaço.
Um grande abraço para todos,
Heinz Burda
SBFL
ruypilot
PC
PC

Re: Qual o melhor caminho para se tornar um piloto PLA?

Mensagem por ruypilot »

Olha, primeira coisa é pensar no PP, ai depois vc segue as etapas, e a faculdade com certeza vai ti ajudar bastante na hr de uma contrataçao.
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

Amigo,

A faculdade de Ciências Aeronáuticas é essencial para quem aspira um comando, até pq tem muito piloto velho de empresa que estão fazendo o curso, sob pena de ficarem no assento da direita "ad aeternum". Mas, se já tiver outro curso superior, convem procurar cursos em nível de pós graduação.

De qualquer forma, o caminho é longo, PP, PC, IFR, Multi, se possível um INVA para dar instrução e acumular horas em comando.

Um abraço.
Imagem
hangardoheinz
PP
PP

Ruy, tens razão... tenho que pensar por etapas, mas sabes né... a ansiedade e o medo de não errar o caminho acabam dando um tom de afobamento. Mas irei seguir seu conselho.
Constelation, sou formado em direito e procuro especializações na área aeronáutica. Está difícil. Se tiveres alguma informação de alguma pós c/ inscrições abertas, peço a gentileza q me avises.
Mas o q eu queria saber tb é se a minha formação (direito) acompanhada de especializações na área da aviação, poderão me proporcionar no futuro, oportunidades "iguais" àqueles formados em ciências aeronáuticas.

Abrço p todos,
Heinz Burda
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Prezado Heinz:

Pela sua idade, talvez fique um pouco mais difícil conseguir entrar numa companhia aérea, pois, pelo tempo necessário até você acumular horas de voo para pleitear uma vaga, alguns anos serão necessários para isso e, pelos critérios das companhias, seja mais difícil entrar.

Você pode optar por outras áreas da aviação, como táxi-aéreo, assessoria e consultoria aeronáutica, ou até mesmo ensino.

Hoje, tenho 36 anos. Em 2004, quando tinha 31 anos, resolvi fazer Ciências Aeronáuticas na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) aqui em Londrina/PR e levando, concomitantemente, a profissão de advogado. Ainda não tirei minhas carteiras em razão do excesso de lastro na barriga :D e nem por isso deixei de me dedicar à aviação, uma paixão de criança.

Atualmente, sou professor do mesmo curso da UNOPAR das disciplinas de História da Aviação e Direito Aeronáutico, além de ser EC-PREV pelo CENIPA e me sinto muito mais realizado em formar futuros comandantes, do que propriamente pilotar. Também estou mantendo a carreira jurídica, mas com foco voltado para a aviação.

Fica aí uma sugestão de uma carreira a ser seguida na aviação.

Abraço e sucesso a você!
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
hangardoheinz
PP
PP

Dr. Cmte. Emerson - SBLO,
realmente já percebi que a idade é algo levado em conta nas empresas aéreas.
Por isso estou buscando opiniões e sugestões.
Agradeço suas palavras,
Um grande abraço,
Heinz Burda
Responder