Depois de 4 anos, termina a Recuperação Judicial da VARIG
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Depois de 4 anos, termina a Recuperação Judicial da VARIG
Acaba o processo de recuperação judicial da Varig
A Varig não está mais em recuperação judicial. Nessa terça-feira (1/9), o juiz Luiz Roberto Ayoub, da 1ª Vara Empresarial do Rio, decretou o encerramento do processo de recuperação da empresa, juntamente com as outras companhias aéreas do grupo, a Rio Sul Linhas Aéreas e a Nordeste Linhas Aéreas. Para ele, o plano foi cumprido durante os dois anos de prazo previsto na Nova Lei de Falências, a Lei 11.101/05.
O juiz determinou que, em 15 dias, seja apresentado pelo administrador judicial o relatório circunstanciado referente à execução do plano de recuperação e, em 30 dias, a prestação de contas. O saldo remanescente das dívidas deverá ser pago neste prazo, se houver capacidade financeira.
Na decisão, Ayoub também exonerou o administrador judicial da função a partir da publicação da sentença. A empresa terá dez dias para fazer a transição da gestão, que caberá agora aos antigos responsáveis.
A Varig, a Rio Sul e a Nordeste entraram com pedido de recuperação judicial em 17 de junho de 2005, alegando que apresentavam dificuldades financeiras. O pedido envolvia reorganização com a preservação de empregos direitos e indiretos, além dos direitos dos vários credores e usuários de seus serviços. O lucro operacional do grupo no primeiro trimestre daquele ano tinha sido de R$ 157 milhões.
O processo começou com a relação nominal dos credores de Varig, Rio Sul e Nordeste, dos empregados das empresas e dos bens particulares dos administradores das empresas e da sua acionista controladora. Para o período de dois anos de recuperação, foram nomeados um administrador judicial e a empresa Exato Assessoria Contábil para conduzir os negócios. Uma assembleia de credores feita em 24 de setembro de 2005 recebeu o plano de recuperação apresentado pela empresa. Dois meses depois, o administrador judicial foi substituído pela Deloitte Touche Tohmatsu Consultores. Em 15 de dezembro de 2005, outra decisão afastou o acionista controlador da gerência administrativa das empresas em recuperação. O plano de recuperação foi aprovado no dia 19 e, em 28 de dezembro, foi concedida a recuperação judicial. 205 volumes foram juntados aos autos.
Com o encerramento da recuperação, o acionista controlador retoma a companhia, cabendo ao juízo da 1ª Vara Empresarial monitorar a execução do plano de recuperação aprovado por todos os credores. A empresa espera uma definição quanto às ações que tramitam nos tribunais superiores que poderão resultar em injeção de recursos à empresa Flex e, com isto, cumprir o plano, com o pagamento de diversos credores.
A Viação Área Riograndense foi fundada em 7 de maio de 1927, em Porto Alegre. O processo de recuperação judicial envolveu a divisão da companhia em partes. Sua parte estrutural e financeira foi comprada primeiramente pela VarigLog, tornando-se a VRG Linhas Aéreas S.A., e em seguida, pela Gol Transportes Aéreos. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-RJ.
Processo 2005.001.072887-7
http://www.conjur.com.br/2009-set-02/de ... cial-varig
A Varig não está mais em recuperação judicial. Nessa terça-feira (1/9), o juiz Luiz Roberto Ayoub, da 1ª Vara Empresarial do Rio, decretou o encerramento do processo de recuperação da empresa, juntamente com as outras companhias aéreas do grupo, a Rio Sul Linhas Aéreas e a Nordeste Linhas Aéreas. Para ele, o plano foi cumprido durante os dois anos de prazo previsto na Nova Lei de Falências, a Lei 11.101/05.
O juiz determinou que, em 15 dias, seja apresentado pelo administrador judicial o relatório circunstanciado referente à execução do plano de recuperação e, em 30 dias, a prestação de contas. O saldo remanescente das dívidas deverá ser pago neste prazo, se houver capacidade financeira.
Na decisão, Ayoub também exonerou o administrador judicial da função a partir da publicação da sentença. A empresa terá dez dias para fazer a transição da gestão, que caberá agora aos antigos responsáveis.
A Varig, a Rio Sul e a Nordeste entraram com pedido de recuperação judicial em 17 de junho de 2005, alegando que apresentavam dificuldades financeiras. O pedido envolvia reorganização com a preservação de empregos direitos e indiretos, além dos direitos dos vários credores e usuários de seus serviços. O lucro operacional do grupo no primeiro trimestre daquele ano tinha sido de R$ 157 milhões.
O processo começou com a relação nominal dos credores de Varig, Rio Sul e Nordeste, dos empregados das empresas e dos bens particulares dos administradores das empresas e da sua acionista controladora. Para o período de dois anos de recuperação, foram nomeados um administrador judicial e a empresa Exato Assessoria Contábil para conduzir os negócios. Uma assembleia de credores feita em 24 de setembro de 2005 recebeu o plano de recuperação apresentado pela empresa. Dois meses depois, o administrador judicial foi substituído pela Deloitte Touche Tohmatsu Consultores. Em 15 de dezembro de 2005, outra decisão afastou o acionista controlador da gerência administrativa das empresas em recuperação. O plano de recuperação foi aprovado no dia 19 e, em 28 de dezembro, foi concedida a recuperação judicial. 205 volumes foram juntados aos autos.
Com o encerramento da recuperação, o acionista controlador retoma a companhia, cabendo ao juízo da 1ª Vara Empresarial monitorar a execução do plano de recuperação aprovado por todos os credores. A empresa espera uma definição quanto às ações que tramitam nos tribunais superiores que poderão resultar em injeção de recursos à empresa Flex e, com isto, cumprir o plano, com o pagamento de diversos credores.
A Viação Área Riograndense foi fundada em 7 de maio de 1927, em Porto Alegre. O processo de recuperação judicial envolveu a divisão da companhia em partes. Sua parte estrutural e financeira foi comprada primeiramente pela VarigLog, tornando-se a VRG Linhas Aéreas S.A., e em seguida, pela Gol Transportes Aéreos. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-RJ.
Processo 2005.001.072887-7
http://www.conjur.com.br/2009-set-02/de ... cial-varig
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
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RECUPERAÇÃO DA VARIG CHEGA AO FIM
O juiz Luiz Roberto Ayoub, titular da 1ªVara Empresarial do Rio, decretou o fim da recuperação judicial da Varig antiga, que opera atualmente com a bandeira Flex. De acordo com ele, as obrigações do plano de reestruturação foram cumpridos "no prazo de dois anos". Mas, levando-se em conta o pedido da empresa para entrar nesse processo, em junho de 2005, passaram-se quatro anos.
A partir da publicação dessa sentença, o que ocorreu no dia 1º, Ayoub informa que a Flex terá um prazo de 10 dias para a transição da gestão da companhia, que deve voltar para a Fundação Ruben Berta, acionista majoritária da Flex, com 87% do capital. A Fundação havia sido afastada da gestão da Flex por Ayoub em dezembro de 2005 e informou que só vai se pronunciar sobre o fim da recuperação judicial após analisar as últimas decisões de Ayoub.
O fim da recuperação judicial da Flex, que herdou um passivo de cerca de R$ 7 bilhões, acontece em meio à perspectiva de a empresa obter uma indenização por perdas com o congelamento de tarifas entre os anos 80 e 90. O que ficou conhecido como "acerto de contas" entre o que o governo deve à Flex e os impostos que a empresa deve ao governo, no entanto, está em compasso de espera.
Isso porque uma disputa de valores a serem pagos pela União à Flex tem emperrado a negociação. As conversações estão sendo conduzidas pela Advocacia Geral da União (AGU). Segundo fontes do setor, a AGU não teria concordado com o pedido de até R$ 5 bilhões a serem desembolsados no prazo de cinco anos, feito pela Flex, pelo fundo de pensão Aerus e por credores trabalhistas. Para a AGU, o valor correto seria em torno de até R$ 3 bilhões.
A Flex opera com apenas um avião, um Boeing 737-300 que era da Gol, atual controladora da nova Varig. A companhia vem operando voos para a própria Gol/Varig, por meio de acordos. Além desse contrato, a empresa complementa sua receita com o centro de treinamento de pilotos e aluguéis de imóveis. Desde que voltou a operar, em junho de 2008, a Flex convive com dificuldades de equilibrar seu caixa.
Em julho de 2006, a empresa sem dívidas e com a marca Varig foi leiloada pelo preço mínimo de US$ 24 milhões, mais obrigações, e foi arrematada pela sua ex-subsidiária VarigLog, na época controlada pelo fundo Matlin Patterson em sociedade com três investidores brasileiros. Em março de 2007, a Varig foi comprada pela Gol por US$ 320 milhões.
Fonte: Jornal o Estado de São Paulo
A partir da publicação dessa sentença, o que ocorreu no dia 1º, Ayoub informa que a Flex terá um prazo de 10 dias para a transição da gestão da companhia, que deve voltar para a Fundação Ruben Berta, acionista majoritária da Flex, com 87% do capital. A Fundação havia sido afastada da gestão da Flex por Ayoub em dezembro de 2005 e informou que só vai se pronunciar sobre o fim da recuperação judicial após analisar as últimas decisões de Ayoub.
O fim da recuperação judicial da Flex, que herdou um passivo de cerca de R$ 7 bilhões, acontece em meio à perspectiva de a empresa obter uma indenização por perdas com o congelamento de tarifas entre os anos 80 e 90. O que ficou conhecido como "acerto de contas" entre o que o governo deve à Flex e os impostos que a empresa deve ao governo, no entanto, está em compasso de espera.
Isso porque uma disputa de valores a serem pagos pela União à Flex tem emperrado a negociação. As conversações estão sendo conduzidas pela Advocacia Geral da União (AGU). Segundo fontes do setor, a AGU não teria concordado com o pedido de até R$ 5 bilhões a serem desembolsados no prazo de cinco anos, feito pela Flex, pelo fundo de pensão Aerus e por credores trabalhistas. Para a AGU, o valor correto seria em torno de até R$ 3 bilhões.
A Flex opera com apenas um avião, um Boeing 737-300 que era da Gol, atual controladora da nova Varig. A companhia vem operando voos para a própria Gol/Varig, por meio de acordos. Além desse contrato, a empresa complementa sua receita com o centro de treinamento de pilotos e aluguéis de imóveis. Desde que voltou a operar, em junho de 2008, a Flex convive com dificuldades de equilibrar seu caixa.
Em julho de 2006, a empresa sem dívidas e com a marca Varig foi leiloada pelo preço mínimo de US$ 24 milhões, mais obrigações, e foi arrematada pela sua ex-subsidiária VarigLog, na época controlada pelo fundo Matlin Patterson em sociedade com três investidores brasileiros. Em março de 2007, a Varig foi comprada pela Gol por US$ 320 milhões.
Fonte: Jornal o Estado de São Paulo
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Re: Depois de 4 anos, termina a Recuperação Judicial da VARIG
QUAIS SERÃO OS PRÓXIMOS PASSOS ?
Sérgio Bica
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Re: Depois de 4 anos, termina a Recuperação Judicial da VARIG
Pelo que está contido na notícia, o acionista controlador retoma a companhia, cabendo ao juízo da 1ª Vara Empresarial monitorar a execução do plano de recuperação aprovado por todos os credores.Sergio de Faria Bica escreveu:QUAIS SERÃO OS PRÓXIMOS PASSOS ?
Sérgio Bica
Quem seria esse acionista controlador??? VLOG??? GOL??? FRB???
Emerson Signoberto Daniel
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Re: Depois de 4 anos, termina a Recuperação Judicial da VARIG
Quando a VARIG foi vendida para Gol.,quem ficou com o dinheiro? a FRB nao levou nada?
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Re: Depois de 4 anos, termina a Recuperação Judicial da VARIG
Olá amigos,
A VARIG talves vaí deixar muita estoria pra uns e historias prá outros,
nem uma CPI conseguiu desvendar á caixa preta da VARIG .
Talves um dia alguem conte a verdade.
sds,
Moises Propp
A VARIG talves vaí deixar muita estoria pra uns e historias prá outros,
nem uma CPI conseguiu desvendar á caixa preta da VARIG .
Talves um dia alguem conte a verdade.
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Re: Depois de 4 anos, termina a Recuperação Judicial da VARIG
Pois aí ( acionista controlador ) é que reside o problema !SBLO escreveu:Pelo que está contido na notícia, o acionista controlador retoma a companhia, cabendo ao juízo da 1ª Vara Empresarial monitorar a execução do plano de recuperação aprovado por todos os credores.Sergio de Faria Bica escreveu:QUAIS SERÃO OS PRÓXIMOS PASSOS ?
Sérgio Bica
Quem seria esse acionista controlador??? VLOG??? GOL??? FRB???
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Re: Depois de 4 anos, termina a Recuperação Judicial da VARIG
Não entendi! Vocês têm dúvidas sobre quem é o acionista controlador? Desculpem, mas está bem claro texto que o acionista controlador é FRB, que detém 85% da Cia, e é quem retomará o controle.
"Com o encerramento da recuperação, o acionista controlador retoma a companhia, cabendo ao juízo da 1ª Vara Empresarial monitorar a execução do plano de recuperação aprovado por todos os credores. A empresa espera uma definição quanto às ações que tramitam nos tribunais superiores que poderão resultar em injeção de recursos à empresa Flex e, com isto, cumprir o plano, com o pagamento de diversos credores."
"Com o encerramento da recuperação, o acionista controlador retoma a companhia, cabendo ao juízo da 1ª Vara Empresarial monitorar a execução do plano de recuperação aprovado por todos os credores. A empresa espera uma definição quanto às ações que tramitam nos tribunais superiores que poderão resultar em injeção de recursos à empresa Flex e, com isto, cumprir o plano, com o pagamento de diversos credores."
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Re: Depois de 4 anos, termina a Recuperação Judicial da VARIG
Olá amigos,
É um problema agora que o pessoal da FRB vaí questionar, a VARIG devia Bilhoes
mas tinha rotas, nome,slots,aviões voando, etcs, e passageiros, venderam o que era
de melhor, por uma mixaria, na minha opinião, não pagaram ninguem, agora vão
devolver sem nada, e com a divida com obrigações de pagar, eu particularmente
acho que alguem deve ter levado algum $$$$, pois muitas pessoas que fizeram parte
destas ações já abandonaram a VARIG.
sds,
Moises Propp
Alguem sabe a situação da SATA ?
É um problema agora que o pessoal da FRB vaí questionar, a VARIG devia Bilhoes
mas tinha rotas, nome,slots,aviões voando, etcs, e passageiros, venderam o que era
de melhor, por uma mixaria, na minha opinião, não pagaram ninguem, agora vão
devolver sem nada, e com a divida com obrigações de pagar, eu particularmente
acho que alguem deve ter levado algum $$$$, pois muitas pessoas que fizeram parte
destas ações já abandonaram a VARIG.
sds,
Moises Propp
Alguem sabe a situação da SATA ?
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Re: Depois de 4 anos, termina a Recuperação Judicial da VARIG
Essa é a justiça (com j minúsculo mesmo) do Brasil....RECUPERAÇÃO???? Recuperou coisa nenhuma...Recuperação só no nome...Dissolução judicial seria o nome mais adequado...
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- CMTE.
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Re: Depois de 4 anos, termina a Recuperação Judicial da VARIG
A chamada "recuperação judicial" não passa de um esbulho possessionário temporário!
É mais ou menos como tomar posse de um doente a título de recuperação da saúde, arrancar-lhe todos os orgãos bons e depois devolver o quase cadáver aos familiares, que nada mais resta senão esperar o último suspiro e enterrá-lo...
Brasil, mostrando sua cara!!!
É mais ou menos como tomar posse de um doente a título de recuperação da saúde, arrancar-lhe todos os orgãos bons e depois devolver o quase cadáver aos familiares, que nada mais resta senão esperar o último suspiro e enterrá-lo...
Brasil, mostrando sua cara!!!
Re: Depois de 4 anos, termina a Recuperação Judicial da VARIG
É triste como no Brasil não se tem como negociar nada com o "desgoverno", jamais vi alguma empresa fazer "encontro de contas" para saldar dividas. Essa plantação de abacaxi e pepinos que a FRB, agora com o fim da recuperação judicial, tem nas mão jamais será resolvido.
Com o fim da recuperação judicial, agora os credores podem pedir falencia da cia?? Se for assim, acho que não dura até o fim do ano o que ainda resta da VRG.
Antes o nome Varig valia alguma coisa, depois que a laranja o adquiriu obscuramente por preço de bananas pra mim a nova Varig (VRN) não era mais a Varig, era a laranja disfarçada. Assim como aconteceu em tantas outras cias, infelizmente o ciclo se encerra e mais uma cia que se vai.
Infelizmente nosso pais não tem memoria e povo sem memoria não progride, pois sempre irá cometer os mesmos erros, ao inves de conserta-los. Foi a Varig, Vasp, TBA e tantas outras pequenas e nada me diz que no futuro isso não aconteça com TAM, GOL, Webjet, etc o ciclo se renovará.
Com o fim da recuperação judicial, agora os credores podem pedir falencia da cia?? Se for assim, acho que não dura até o fim do ano o que ainda resta da VRG.
Antes o nome Varig valia alguma coisa, depois que a laranja o adquiriu obscuramente por preço de bananas pra mim a nova Varig (VRN) não era mais a Varig, era a laranja disfarçada. Assim como aconteceu em tantas outras cias, infelizmente o ciclo se encerra e mais uma cia que se vai.
Infelizmente nosso pais não tem memoria e povo sem memoria não progride, pois sempre irá cometer os mesmos erros, ao inves de conserta-los. Foi a Varig, Vasp, TBA e tantas outras pequenas e nada me diz que no futuro isso não aconteça com TAM, GOL, Webjet, etc o ciclo se renovará.
Re: Depois de 4 anos, termina a Recuperação Judicial da VARIG
Creio que a FLEX já deve estar nas últimas.