Terminal de 9 Milhões

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Terminal de 9 Milhões

Mensagem por Jaime Carneiro »

04-07-2009 15:40

Luanda
Novo Terminal de Desembarque Internacional do "4 de Fevereiro" orçado em USD mais de nove milhões

Angop
Novo Terminal de Desembarque Internacional do
Novo Terminal de Desembarque Internacional do "4 de Fevereiro"

Luanda – O novo Terminal de Desembarque Internacional do Aeroporto “4 de Fevereiro” (Terminal Nº 02), inaugurado sábado, em Luanda, orçou nove milhões e meio de dólares, revelou o presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea, Jorge Correia de Melo.

Falando à imprensa à margem da cerimónia de inauguração do empreendimento, o responsável realçou que o novo terminal tem maior comodidade, é novo e a área para retirada de bagagens é mais espaçosa.

Segundo a fonte, a Enana está a trabalhar na ampliação, remodelação e modernização do Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro” e vai também intervir nas áreas operacionais.

“Vamos construir um táxi way de saída rápida da pista principal, para libertarmos a pista o mais rápido possível quando os aviões a ocupam”, realçou Jorge de Melo.

O PCA da Enana garantiu que a empresa que dirige está a trabalhar para ampliar a placa de estacionamento de aeronaves no “4 de Fevereiro”, introduzindo cada vez mais melhorias que a permitam estar em conformidade com as normas estabelecidas pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO).

O empreendimento é uma réplica da anterior sala (terminal Nº 01), que se encontra em obras, ocupando uma área total de cerca de 10 mil metros quadrados com sala de verificação de passaportes (450 metros quadrados) apetrechada com 12 balcões de atendimento ao passageiro, contra os oito do anterior terminal.

Ainda no interior da referida sala foi reservada uma área para o atendimento aos passageiros em trânsito, para além de existirem os serviços de sanidade pública.

O novo terminal conta com a sala de recolha de bagagem, com mil metros quadrados e dois tapetes rolantes, sendo um maior em forma da letra U, representando dois tapetes unidos e outro de menor dimensão.

O empreendimento possui ainda a sala de verificação de bagagens, sinalizada e espaçosa, sob controlo das alfândegas, tanto para passageiros com mercadorias a declarar ou não.

Existe ainda a sala de perdidos e achados, sob responsabilidade da Transportadora Aérea Angolana (Taag), gabinetes diversos de atendimento para o aluguer de rent a car, banco e casas de câmbios. Foi igualmente construído um parque de estacionamento para 126 viaturas e uma estação de bombagem de água potável com um reservatório de 40 mil litros.


Ainda fico sem perceber como é que um terminal de chegadas internacionais que custa 9 Milhões de Dólares Americanos, tem apenas 12 balcões de imigração. ¬¬

Fico mais surpreso ainda quando com 9 milhões só se conseguiu colocar dois tapetes rolantes para bagagem. O que será dos passageiros do terceiro voo :?: :?: Vão ter de lutar para encontrar as suas malas no meio das malas de outro voo.

E para juntar a cereja em cima do bolo, cabem apenas 126 viaturas no parque de estacionamento, ora se dois "WideBody" aircrafts levam pelo menos 250 passageiros cada um, estamos a falar de 500 passageiros. Se cada carro for buscar duas pessoas vamos ter uma fila de 124 carros lá fora para ir buscar o resto :clap: :clap:

E por favor não coma qualquer comida no avião ao vir para Angola, porque se tiver de ir ao WC no terminal, não há garantia que a água vai chegar para todos :lol:

E .......Viva o dinheiro :cheers:
Avatars
Jaime Carneiro
immase
PC
PC
Mensagens: 149
Registrado em: Dom Fev 20, 2005 04:42
Localização: Londres

Re: Terminal de 9 Milhões

Mensagem por immase »

Jaime... :lol:

:| bem visto.

¬¬
Marco Filipe Jesus do Amaral
Imagem
emersonpinto
PC
PC
Mensagens: 110
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 17:34

Re: Terminal de 9 Milhões

Mensagem por emersonpinto »

:lol: :lol: :shock: :shock: :calado: :whiteflag: :whiteflag:
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: Terminal de 9 Milhões

Mensagem por agostinho »

Realmente é um exagero esta notícia, sempre nos foi imformado que o terminal de desembarque 2 seria provisório enquanto o 1 estiver a ser remodelado, como é possível que invistam tanto assim à algo que será talvez logo desmontado. Também creio que com 9milhões $, se poderia fazer mais, não digo que o trabalho seja imprestável, mas não se precisa exagerar nos números.
Sérgio Agostinho
Clipper202

Re: Terminal de 9 Milhões

Mensagem por Clipper202 »

Acho que um dos males em Angola e que o people nunca esta satisfeito. :O.o:
Se nao se faz nada o povo reclama, mais se o governo faz tambem se reclama. :evil:
SEMPRE tem alguem que diz que o que se fez nao foi suficiente ou que pode ter existido corrupcao. :!:
Please give the goverment a break..pelo menos esta a se fazer alguma coisa. Pode se fazer algo melhor? sim sempre...mais sejamos um pouco mais positivos. :wink:
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Re: Terminal de 9 Milhões

Mensagem por Jaime Carneiro »

chileno 777 escreveu:Acho que um dos males em Angola e que o people nunca esta satisfeito. :O.o:
Se nao se faz nada o povo reclama, mais se o governo faz tambem se reclama. :evil:
SEMPRE tem alguem que diz que o que se fez nao foi suficiente ou que pode ter existido corrupcao. :!:
Please give the goverment a break..pelo menos esta a se fazer alguma coisa. Pode se fazer algo melhor? sim sempre...mais sejamos um pouco mais positivos. :wink:

Sinceramente Chileno, como podemos ser mais positivos quando se gasta 9 Milhões de USD num terminal pré-fabricado????
Aonde conseguiu-se apenas por 12 balcões de imigração e 2 tapetes rolantes???? E 40 mil litros de agua em tanques!!!!

9 Milhões.......Isso é muito dinheiro, se calhar não para algumas pessoas, mas 9 milhões em países organizados e aonde as pessoas prestam contas serviriam de certeza para fazer um estrutura que vale-se todo centavo gasto.

Você já viu os acessos do TVD? Quantos carros acha que cabem ali?

Já tentou encontrar a sua mala num tapete aonde também tem bagagem da Africa do Sul ou PT, e por azar o seu voo é da Namíbia?

Se Angola quer organizar o CAN, quer ir a reunião do G8, quer ser um dos lideres na Africa Sub-Sahariana então acho que temos SIM de ser mais exigentes. Se formos a contentar-nos com a mediocridade então obviamente 9 milhões servirão apenas para 126 lugares de estacionamento quando um voo internacional traz quase sempre mais de 250 pessoas ¬¬
Avatars
Jaime Carneiro
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Re: Terminal de 9 Milhões

Mensagem por Jaime Carneiro »

De certeza que também devemos dar um break ao governo pelos milhões que já foram gastos no "Novo" aeroporto em Bom Jesus :lol:
Avatars
Jaime Carneiro
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: Terminal de 9 Milhões

Mensagem por agostinho »

Jaime Carneiro escreveu:De certeza que também devemos dar um break ao governo pelos milhões que já foram gastos no "Novo" aeroporto em Bom Jesus :lol:
A propôsito do novo aeroporto de Luanda, como vão as coisas caro Jaime? Algúm desenvolvimento acerca das obras? Dê-nos um palpite se puderes. Um abraço.
Sérgio Agostinho
Clipper202

Re: Terminal de 9 Milhões

Mensagem por Clipper202 »

Se Angola quer organizar o CAN, quer ir a reunião do G8, quer ser um dos lideres na Africa Sub-Sahariana então acho que temos SIM de ser mais exigentes. Se formos a contentar-nos com a mediocridade então obviamente 9 milhões servirão apenas para 126 lugares de estacionamento quando um voo internacional traz quase sempre mais de 250 pessoas
Discordo consigo nao acho aos Angolanos mediocres nem menos que estejam habituados a se contentar com a mediocridade (muito pelo contrario acho um povo que aspira e sonha muito alto). Simplesmente acho que em Angola tem sempre pessoas que nunca estao de acordo com o que se faz nem satisfeitos com nada. Foi o mesmo que aconteceu quando foi inaugurado o predio da Sonangol...inmediatamente apareceram vozes criticando o projecto e que pelo dinheiro que se gastou podia ser ter feito algo muito melhor...etc etc. Por otro lado acho que o dinheiro em Angola rende muito menos. Nao e o mesmo 1000 usd em Luanda que em Rio, Santiago ou JHB. Todos sabemos que pode se fazer muito menos em Angola pelo mesma quantidade de dinheiro.
Gostaria que os Angolanos antes de criticar negativamente fossem antes ligeiramente mais positivos e optimistas...isso nao e pedir que nao sejam exigentes.

Quanto ao fato de Angola chegar a ser um dos lideres da africa sub-sahariana...so posso dizer.... :lol:
Clipper202

Re: Terminal de 9 Milhões

Mensagem por Clipper202 »

De certeza que também devemos dar um break ao governo pelos milhões que já foram gastos no "Novo" aeroporto em Bom Jesus

Quanto milhoes ja foram gastos?
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Re: Terminal de 9 Milhões

Mensagem por Jaime Carneiro »

chileno 777 escreveu:
Se Angola quer organizar o CAN, quer ir a reunião do G8, quer ser um dos lideres na Africa Sub-Sahariana então acho que temos SIM de ser mais exigentes. Se formos a contentar-nos com a mediocridade então obviamente 9 milhões servirão apenas para 126 lugares de estacionamento quando um voo internacional traz quase sempre mais de 250 pessoas
Discordo consigo nao acho aos Angolanos mediocres nem menos que estejam habituados a se contentar com a mediocridade (muito pelo contrario acho um povo que aspira e sonha muito alto). Simplesmente acho que em Angola tem sempre pessoas que nunca estao de acordo com o que se faz nem satisfeitos com nada. Foi o mesmo que aconteceu quando foi inaugurado o predio da Sonangol...inmediatamente apareceram vozes criticando o projecto e que pelo dinheiro que se gastou podia ser ter feito algo muito melhor...etc etc. Por otro lado acho que o dinheiro em Angola rende muito menos. Nao e o mesmo 1000 usd em Luanda que em Rio, Santiago ou JHB. Todos sabemos que pode se fazer muito menos em Angola pelo mesma quantidade de dinheiro.
Gostaria que os Angolanos antes de criticar negativamente fossem antes ligeiramente mais positivos e optimistas...isso nao e pedir que nao sejam exigentes.

Quanto ao facto de Angola chegar a ser um dos lideres da africa sub-sahariana...so posso dizer.... :lol:

Eu de construção e custo de prédios não argumento, não tenho absolutamente nenhum conhecimento sobre isso. :wink:

Não estamos aqui para encher tópicos com temas irrelevantes ou apenas discordar sem fundamentos :D
Entendo um "bocadinho de nada de aviação" e podemos elaborar de um forma mais complexa e dando exemplos reais não especulando:

O terminal tem 12 bancadas de imigração, painéis pré-fabricados, ar condicionados, e dois tapetes de bagagem mecânicos e uma construção temporária. Um sistema de agua canalizada (como em casa de quase todos angolanos) e um parque de 126 lugares.

Aonde você aloca os 9 milhões nestes custos???? :O.o:

Claro que se tivermos a ideia de que é bom Angola ser o numero 1º em tudo, inclusive Luanda estar no TOP das cidades mais caras do mundo a frente de Tokyo, realmente é entrar-mos em serias Demagogias totalmente absurdas. ¬¬

O que é melhor, uma critica estruturada, ou concordar com a decisão quando sabemos que levara ao fracasso :?: :?:

Estamos numa cidade em que um bilhete de cinema custa $15, dentro de um país aonde o salário mínimo nacional "oficial" são $50. Por causa de como o Amigo Chileno777 disse,
(muito pelo contrario acho um povo que aspira e sonha muito alto)
.....ora devemos ter sonhos e aspirações de acordo com as nossas capacidades, senão perdemo-nos pelos caminhos que levam a humildade.

Apenas dois exemplos de experiências minhas:

1ºEm 2006 um cliente disse a um operador do Estado Angolano que não valia a pena gastar-se mais de 2 milhões de dólares para se fazer alterações a um Heliport construindo uma "rejected takeoff area" e terminal, porque em 2008 iria se construir uma central de processamento de LNG ao lado, e o Heliport não iria estar em cumprimento com os regulamentos da ICAO (Annex 14 - Airport Operation and Certification). O operador manteve-se firme a ideia e construiu o Heliport, agora chegou a conclusão que tem de destruir porque periga a operação. :mrgreen:

2º Falou em prédios, o prédio da BP/Exxon/Sonangol na marginal, a quando da sua construção um dos Exploradores e ocupante do prédio, disse a empresa do estado que gere o sector petrolífero que a esquemática proposta para o Helipad no terraço estava ultrapassada e que tinha de ser revista. O Helipad foi construído mesmo assim, e como resultante o único helicóptero certificado para Med-EVAC é grande demais e não cabe no Helipad construído. :lol:
Avatars
Jaime Carneiro
Clipper202

Re: Terminal de 9 Milhões

Mensagem por Clipper202 »

Eu de construção e custo de prédios não argumento, não tenho absolutamente nenhum conhecimento sobre isso
Sinceramente acho que nao e preciso ser experto em uma determinada materia para poder dar uma opiniao (desde que seja feita com respeito aos demais). Seguindo a sua linha de pensamento quase ninguem poderia opinar de politica ou os foros de aviacao nao teriam razao para existir, pois sabemos que grande parte dos visitantes aos mencionados forums nao sao pilotos nem expertos em ciencia aeronautica mais sim gostam de expresar as suas opinioes.

Não estamos aqui para encher tópicos com temas irrelevantes ou apenas discordar sem fundamentos
Nao me leve a mal mais nao entendo quem foi que lhe otorgou a capacidade de catalogar um topico como relevante ou nao. Posso estar enganado mais acho que essa prerrogativa esta nas maos do moderador.
Em segundo lugar nao percebo porque quando alguem discorda e geralmente acusado de o fazer sem fundamentos.
Estamos numa cidade em que um bilhete de cinema custa $15, dentro de um país aonde o salário mínimo nacional "oficial" são $50. Por causa de como o Amigo Chileno777 disse…..
.....ora devemos ter sonhos e aspirações de acordo com as nossas capacidades, senão perdemo-nos pelos caminhos que levam a humildade.
O preco dos bens e servicos num determinado Mercado nao tem nada a ver com as capacidades a humildade ou os sonhos e aspiracoes de um povo. O valor de um determinado producto esta baseado exclusivamente na demanda e procura e se o preco atingiu ou nao o ponto de equilibrio. Se num Mercado tem alguem que esteja disposto a pagar 15 usd pelo bilhete de cinema pode ter certeza que o preco vai ser ese, irrespectivamente se o salario minimo nacional seja de 50 ou 1 usd.
O terminal tem 12 bancadas de imigração, painéis pré-fabricados, ar condicionados, e dois tapetes de bagagem mecânicos e uma construção temporária. Um sistema de agua canalizada (como em casa de quase todos angolanos) e um parque de 126 lugares.

Aonde você aloca os 9 milhões nestes custos????

Nao posso entrar em discussao consigo (nem acho serio) com relacao se deviam ser 12 ou 15 bancadas, ou mais ou menos ar condicionados pelo orcamento de 9 milhoes pois nao tenho o valor de Mercado em Angola da mao de obra, nem dos artigos envolvidos na construccao. So posso dizer que indudavelmente o preco em Angola e muito mais elevado que no estrangeiro. Fazer comparacoes de precos lineais com otros paises e totalmente absurdo.
Com relacao ao numero de estacionamentos que o senhor menciona, poderia me dizer onde ao redor do aeroporto seria possivel no momento habilitar um parque maior?
Falou em prédios, o prédio da BP/Exxon/Sonangol na marginal, a quando da sua construção um dos Exploradores e ocupante do prédio, disse a empresa do estado que gere o sector petrolífero que a esquemática proposta para o Helipad no terraço estava ultrapassada e que tinha de ser revista. O Helipad foi construído mesmo assim, e como resultante o único helicóptero certificado para Med-EVAC é grande demais e não cabe no Helipad construído.

Posso estar muito enganado, mais a informacao que eu tinha (de fontes confiaveis) e que o nao uso dos helipads do predio da BP (marginal) e Sonangol deviase unicamente que o governo nao autorizou o voo dos helipocteros perto da “cidade alta” :O.o:


Obs: peco disculpa pelo erros ortograficos, o meu word nao tem diccionario em Portuguese e a lingua de camoes nao e “mi lengua madre”
Clipper202

Re: Terminal de 9 Milhões

Mensagem por Clipper202 »

chileno 777 escreveu:
De certeza que também devemos dar um break ao governo pelos milhões que já foram gastos no "Novo" aeroporto em Bom Jesus

Quanto milhoes ja foram gastos?

Realmente agradecia se pudesse responder a minha duvida. Acredito que se o senhor mencionou o fato e porque deve ter informacao precisa de uma coisa tao seria!
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Re: Terminal de 9 Milhões

Mensagem por Jaime Carneiro »

chileno 777 escreveu:
chileno 777 escreveu:
De certeza que também devemos dar um break ao governo pelos milhões que já foram gastos no "Novo" aeroporto em Bom Jesus

Quanto milhoes ja foram gastos?

Realmente agradecia se pudesse responder a minha duvida. Acredito que se o senhor mencionou o fato e porque deve ter informacao precisa de uma coisa tao seria!
O maior custo de um aeroporto é o "Lado Ar" que a semelhança do custo dos motores de um avião absorvem aproximadamente 50% do custo total. No caso da sua duvida o aeroporto de Bom Jesus estava "inicialmente" orçado em 300 milhões. Se tiver em conta que as pistas estão praticamente acabas, alías são perfeitamente visiveis para quem sobre voa a area, então já saberemos quanto é que já foi gasto :mrgreen:

e viva o dinheiro :cheers:
Avatars
Jaime Carneiro
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Re: Terminal de 9 Milhões

Mensagem por Jaime Carneiro »

Respondendo as questões do amigo Chileno777...

As restrições de sobre voo em Luanda estão bem identificadas (como qualquer outra capital).
Contudo para resolver este problema basta fazer procedimentos de Arrival e Departure. :wink: Um MEDEVAC está perfeitamente coberto nas excepções. Agora se o rotor de cauda não cabe dentro dos limites do Helipad aí a questão não abre muitas opções.

As opiniões são sempre bem vindas, contudo para entrar num topico técnico e detalhado o nosso ponto de vista não pode bazear-se em fundamentos ambiguos e sobre tudo genericos.

Quanto a discordancia, é bem sabido que é da divergencia de ideias e opiniões que se baseou a evolução das grandes sociedades, nesta base acredito que devemos discordar sempre que existirem fundamentos concretos coerentemente suportados.

Concordo que os preços de nenhum produto sejam directamente influenciados pela humildade de quem os vende, alías não foi isso que disse :wink: . Contudo não podemos confundir grandes sonhos e vontade de crescer com falta de coherencia. Roma não foi construida em um dia :mrgreen:


Para tudo o resto....Tenho a certeza que haverão mais pontos de discordancia neste forum :cheers:
Avatars
Jaime Carneiro
Clipper202

Re: Terminal de 9 Milhões

Mensagem por Clipper202 »

Jaime Carneiro escreveu:Respondendo as questões do amigo Chileno777...

As restrições de sobre voo em Luanda estão bem identificadas (como qualquer outra capital).
Contudo para resolver este problema basta fazer procedimentos de Arrival e Departure. :wink: Um MEDEVAC está perfeitamente coberto nas excepções. Agora se o rotor de cauda não cabe dentro dos limites do Helipad aí a questão não abre muitas opções.

As opiniões são sempre bem vindas, contudo para entrar num topico técnico e detalhado o nosso ponto de vista não pode bazear-se em fundamentos ambiguos e sobre tudo genericos.

Quanto a discordancia, é bem sabido que é da divergencia de ideias e opiniões que se baseou a evolução das grandes sociedades, nesta base acredito que devemos discordar sempre que existirem fundamentos concretos coerentemente suportados.

Concordo que os preços de nenhum produto sejam directamente influenciados pela humildade de quem os vende, alías não foi isso que disse :wink: . Contudo não podemos confundir grandes sonhos e vontade de crescer com falta de coherencia. Roma não foi construida em um dia :mrgreen:


Para tudo o resto....Tenho a certeza que haverão mais pontos de discordancia neste forum :cheers:

Concordo con tudo exceptuando o fato que este topico tenha sido tecnico. Pode ter sido divertido, interesante, polemico, informativo ou apasionado...tudo menos tecnico e detalhado. :!: :cheers:
Clipper202

Re: Terminal de 9 Milhões

Mensagem por Clipper202 »

Obrigado pelas noticias Guimaraes.
Por favor keep us informed.
emersonpinto
PC
PC
Mensagens: 110
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 17:34

Re: Terminal de 9 Milhões

Mensagem por emersonpinto »

Valeu pela noticia!!! :clap:
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: Terminal de 9 Milhões

Mensagem por agostinho »

Para além de o Sr ser Comandante, tb é uma uma boa fonte de informação, digamos um tesouro. Mas, o Sr Comandante não nos poderia arranjar umas fotos? ainda que mal tiradas mesmo dentro do seu cockpit. fico tão ansioso em saber como vão as coisas. Faça por favor um pequeno esforço. Tlv o Sr não queira correr risco, mas tentando com algúm jeitinho ou pedindo a um de seus colegas que de certeza tb são loucos pela aviação como nós possamos ter ideia de como vão as coisas. Qto ao novo aeroporto, tb já ouví o mesmo e ao pensarem as feridas do 4 das catanas, creio que as obras só arranquem depois do CAN 2010 e tb da reabilitação dos outros aeroportos pelo país a fora, visto serem muitos investimentos de uma vez.
Editado pela última vez por agostinho em Seg Jul 27, 2009 20:35, em um total de 1 vez.
Sérgio Agostinho
Responder