Círculo sob o gramado no Salgado Filho

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
rafaelds
PP
PP

Círculo sob o gramado no Salgado Filho

Mensagem por rafaelds »

Olá, pessoal.
Tava dando mais uma olhada em POA no Google Earth, e vi que desde que colocaram essas imagens novas de resolução ultra-alta dá pra se notar uma coisa no aeroporto - sob o gramado, em uma área perto da VEM, há uma forma circular. É um anel de 25m de diâmetro externo e 20m de interno, com um círculo menor no centro e quatro raios, cada par deles orientado exatament conforme cada uma das duas pistas que existiam antes da atual 11-29.
As coordenadas do objeto são 29 59 44.20 S e 51 11 07.19 W, se alguém quiser dar uma olhada.
Alguém tem uma idéia do que seja isso? Eu presumo que seja algo que pertença ao antigo aeroporto São João, talvez alguma base de antena (improvável, ficaria bem numa cabeceira) ou uma espécie de área de sinalização, talvez indicando direção de ventos e/ou pista em uso.
Idéias, comentários?
Constellation
Moderador
Moderador

Re: Círculo sob o gramado no Salgado Filho

Mensagem por Constellation »

Caro Rafael,

Aqui em Londrina existia um círculo semelhante, e no centro dele estava instalada uma torrinha com uma biruta. Quem sabe não era a mesma coisa por aí. Hoje a biruta foi reposicionada, mas o círculo continua lá.

Um abraço.
Imagem
Feldmann

Mensagem por Feldmann »

Buenas...

não faço a minima ideia do que seja, mas ta ai a foto.

Imagem

Em tempo, não sabia que tinham alterado as imagens daqui. Ainda bem que salvei as antigas onde tinha um Varig no patio ... :D

[]´s
rafarez
PC
PC
Contato:

Mensagem por rafarez »

Faz um mês que alteraram, estas são de janeiro de 2009, aparece a data.

As antigas eram de maio ou junho de 2005, as obras do viaduto da 3.a Perimetral com a Assis Brasil mostravam isso.
E tinha um MD11 da VRG no 2L....vôo POA-GRU-CDG, provavelmente. :cry:

FELDMANN escreveu:Buenas...

não faço a minima ideia do que seja, mas ta ai a foto.

Em tempo, não sabia que tinham alterado as imagens daqui. Ainda bem que salvei as antigas onde tinha um Varig no patio ... :D

[]´s
rafaelds
PP
PP

Mensagem por rafaelds »

FELDMANN escreveu: Em tempo, não sabia que tinham alterado as imagens daqui. Ainda bem que salvei as antigas onde tinha um Varig no patio ... :D

[]´s
Todas imagens antigas do Google Earth tão lá ainda! Basta ativar a opção "Historical imagery" (tem no menu "View" e também um ícone na barra de ferramentas de cima, é um reloginho).
O Salgado Filho ainda tem fotos de 2002, que foram as que originalmente faziam parte do catálogo do Google no momento que eles colocaram imagens de boa resolução no Brasil.
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Essa área marcada era usada nos anos 60 para vôos de Aeromodelos U-Control . A biruta do antigo Aeroporto São João era colocada junto a antiga Estação de Passageiros , onde ficava a Portaria principal da VARIG . O São Joâo foi desativado em 1953 .

Sérgio Bica
rafaelds
PP
PP

Mensagem por rafaelds »

Ah. Tá morta a charada, então. Eu cheguei a pensar em aeromodelismo U/C, áreas circulares similares existem em vários pequenos aeródromos justamente pra isso, mas num aeroporto de grande porte nunca imaginava alguém com um aeromodelo. A orientação coincidindo com as pistas antigas também me levou pra longe dessa idéia.

Obrigado, Sergio!
feliperodrigues
CMTE.
CMTE.

Mensagem por feliperodrigues »

MEU DEUS! AS IMAGENS ANTIGAS DO GOOGLE EARTH! se soubessem o quanto eu ja me lamentei de não ter salvo... MUITO OBRIGADO! :)
Feldmann

Mensagem por Feldmann »

rafaelds escreveu:Ah. Tá morta a charada, então. Eu cheguei a pensar em aeromodelismo U/C, áreas circulares similares existem em vários pequenos aeródromos justamente pra isso, mas num aeroporto de grande porte nunca imaginava alguém com um aeromodelo. A orientação coincidindo com as pistas antigas também me levou pra longe dessa idéia.

Obrigado, Sergio!

Uma coisa só me intriga, isso deve ser usado com frequencia pois aparece nas imagens. Caso contrario o mato ja teria tomado conta e teria sumido com o passar dos anos e cortes de grama.

rafaelds escreveu:
FELDMANN escreveu: Em tempo, não sabia que tinham alterado as imagens daqui. Ainda bem que salvei as antigas onde tinha um Varig no patio ... :D

[]´s
Todas imagens antigas do Google Earth tão lá ainda! Basta ativar a opção "Historical imagery" (tem no menu "View" e também um ícone na barra de ferramentas de cima, é um reloginho).
O Salgado Filho ainda tem fotos de 2002, que foram as que originalmente faziam parte do catálogo do Google no momento que eles colocaram imagens de boa resolução no Brasil.
Opa.. dessa eu não sabia!!! Vou salvar umas imagens antigas então!! Valeu pela dica!!! :)

[]´s
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Feldman

Pelo que eu sei , fazem mais de 30 anos que a utilização da área para uso de aeromodelos foi proibida . O piso , nos anos 60 era de saibro . A grama veio no início dos anos 70 , Pouco antes do surgimento da INFRAERO .

Sérgio Bica
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

E esse círculo, o que é???

Imagem
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Esse não é do meu tempo ...

Sérgio Bica
rafarez
PC
PC
Contato:

Mensagem por rafarez »

Não seria o VOR POR ? ! Alias, tem outro destes ao lado da pista, à direita da pista 11.
rafaelds
PP
PP

Mensagem por rafaelds »

Não sei se isso responde à pergunta, mas a antena do NDB PAG (330 kHz) está bem no centro dessa área.
Feldmann

Mensagem por Feldmann »

Sergio de Faria Bica escreveu:Feldman

Pelo que eu sei , fazem mais de 30 anos que a utilização da área para uso de aeromodelos foi proibida . O piso , nos anos 60 era de saibro . A grama veio no início dos anos 70 , Pouco antes do surgimento da INFRAERO .

Sérgio Bica
Estranho que ainda aparece nos dias de hoje...
SBLO escreveu:E esse círculo, o que é???
É o NDB PAG.

Conforme a ADC de PoA.

Imagem
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Obrigado, Rafael e Feldmann, pelos esclarecimentos!!! :yeah: :yesyes:
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

SBLO:
Nas antenas das rádios AM broadcasting existem os radiais em fio de cobre enterrados no pé da torre para os 360 graus do circulo geodésico com comprimento da altura da antena e a Infra está roçando o entorno do NDB PAG.

Feldmann, o terreno deve estar bem compactado no circulo do aeromodelismo e a grama nasceu espontânea ficou mais rala e saiu na foto....
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Responder