Boeing 707 de PAX no Brasil
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- MASTER
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Boeing 707 de PAX no Brasil
Pessoal
Na FLAP n 439 , tem um artigo do Gianfranco Beting , referente aos Boeing 707 PAX no Brasil com dados bem interessantes , principalmente para os jóvens que não viveram a época de ouro da nossa Aviação Comercial.
Sérgio Bica
Na FLAP n 439 , tem um artigo do Gianfranco Beting , referente aos Boeing 707 PAX no Brasil com dados bem interessantes , principalmente para os jóvens que não viveram a época de ouro da nossa Aviação Comercial.
Sérgio Bica
Re: Boeing 707 de PAX no Brasil
Então esta edição não dá para perder!
Já está nas bancas?
Já está nas bancas?
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- AeroConselho
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Re: Boeing 707 de PAX no Brasil
Bom dia amigos do Fórum.
Sim!!! já esta nas bancas, peguei a minha há pouco.
Abraços
Cursio
Sim!!! já esta nas bancas, peguei a minha há pouco.
Abraços
Cursio
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- MASTER
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Re: Boeing 707 de PAX no Brasil
Mais um adendo . Pelo menos a parte antiga , referente à VARIG , é perfeita , já que acompanhei de perto tal época . Da TRANSBRASIL , só sei o que soube pela Mídia .
Acho que , realmente , vale comprar.
Sérgio Bica
Acho que , realmente , vale comprar.
Sérgio Bica
Re: Boeing 707 de PAX no Brasil
Um dado interessante que nem todos sabem, é que para os primeiros 2 -3 anos de operacão B707 pela RG na rota GIG-NYC, concorrendo com a Pan Am na época, o vôo da RG foi DIRETO, enquanto o vôo da Pan Am teve que fazer escala técnica para reabastecimento.
A grande diferencial que fomentou esta situacao foi que o consumo QAV nos modelos de turbinas usados pela RG foi sensivelmente menor do que a configuracao técnica das turbinas usadas pela Pan Am.
A grande diferencial que fomentou esta situacao foi que o consumo QAV nos modelos de turbinas usados pela RG foi sensivelmente menor do que a configuracao técnica das turbinas usadas pela Pan Am.
- Constellation
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Re: Boeing 707 de PAX no Brasil
Caro B767,
Sim, existia uma grande diferença técnica entre os motores usados pelos primeiros Boeing 707-121 da Pan Am e os Boeing 707-441 utilizados pela Varig nos primeiros anos de operação (PP-VJA, PP-VJB e PP-VJJ).
Os Boeing 707 da Pan Am usavam motores P & W JT-3D, ainda em sua fase inicial de desenvolvimento (melhoraram muito depois), e que consumiam muito combustível, em relação ao Rolls-Royce Comway utilizados nos 3 Boeing 707 série 400 usados pela Varig, daí a menor autonomia que obrigava os jatos da Pan Am a uma escala.
Os RR eram meio "chatinhos", sensíveis às altas temperaturas na decolagem, mas eram muito leves e eficientes. Posteriormente, os motores P & W JT3D chegaram a um nível de perfeição e equiparam a maioria dos Boeing 707 posteriores, como os modelos -300 utilizados pela Varig a partir de 1967-68 ( + 14 aeronaves)
Aliás, viajar de 707 em 1960 devia ser o máximo, eles chegavam a ser mais velozes que os jatos modernos (o combustível era muito barato naquela época...), já que a velocidade, e não o consumo, era mais importante na época.
Ainda bem que tive oportunidade de voar ao menos uma vez em um 707.
Um abraço.
Sim, existia uma grande diferença técnica entre os motores usados pelos primeiros Boeing 707-121 da Pan Am e os Boeing 707-441 utilizados pela Varig nos primeiros anos de operação (PP-VJA, PP-VJB e PP-VJJ).
Os Boeing 707 da Pan Am usavam motores P & W JT-3D, ainda em sua fase inicial de desenvolvimento (melhoraram muito depois), e que consumiam muito combustível, em relação ao Rolls-Royce Comway utilizados nos 3 Boeing 707 série 400 usados pela Varig, daí a menor autonomia que obrigava os jatos da Pan Am a uma escala.
Os RR eram meio "chatinhos", sensíveis às altas temperaturas na decolagem, mas eram muito leves e eficientes. Posteriormente, os motores P & W JT3D chegaram a um nível de perfeição e equiparam a maioria dos Boeing 707 posteriores, como os modelos -300 utilizados pela Varig a partir de 1967-68 ( + 14 aeronaves)
Aliás, viajar de 707 em 1960 devia ser o máximo, eles chegavam a ser mais velozes que os jatos modernos (o combustível era muito barato naquela época...), já que a velocidade, e não o consumo, era mais importante na época.
Ainda bem que tive oportunidade de voar ao menos uma vez em um 707.
Um abraço.

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- MASTER
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Re: Boeing 707 de PAX no Brasil
Amigos:
Compre a minha hj, achei muito boa a reportagem, mas gostaria de ter visto mais fotos. A que mais me chamou a atenção sem dúvida é a do 'VJA saindo da fábrica de Renton, essa é bastante rara, tanto mais por ser colorida.
SNME essa foto mostra ele com a cauda já aumentada. Tenho em um livro foto dele no line-up de Renton ainda com a cauda de menor altura e sem a quilha ventral como dos primeiros 707's. Assim acredito que essa foto da FLAP tenha sido a do "segundo roll out" do VJA.
Adorei ver uma reportagem de um dos meus aviões preferidos, muito bem escrita. Agora que venha uma sobre os vários B707's exclusivamente cargueiros utilizados (i.e. VASP, Phoenix, TBA, Varig, Brasair, Skymaster, BETA, SAVA).
Ah, assim com o o nosso amigo "Constellation", tb tive a honra de ter voado ao menos uma vez em B707 pax em voo regular, da VRG no trecho EZE-POA, em 1986. Tinha 12 anos e lembro perfeitamente dos motores, de seu "assobio" caracterítico em regimes de alta potência e de como era alto o ruído interno mesmo em regime de cruzeiro. Foi uma experiência e tanto!
Abraços:
Marcelo Magalhães
POA/RS
Compre a minha hj, achei muito boa a reportagem, mas gostaria de ter visto mais fotos. A que mais me chamou a atenção sem dúvida é a do 'VJA saindo da fábrica de Renton, essa é bastante rara, tanto mais por ser colorida.
SNME essa foto mostra ele com a cauda já aumentada. Tenho em um livro foto dele no line-up de Renton ainda com a cauda de menor altura e sem a quilha ventral como dos primeiros 707's. Assim acredito que essa foto da FLAP tenha sido a do "segundo roll out" do VJA.
Adorei ver uma reportagem de um dos meus aviões preferidos, muito bem escrita. Agora que venha uma sobre os vários B707's exclusivamente cargueiros utilizados (i.e. VASP, Phoenix, TBA, Varig, Brasair, Skymaster, BETA, SAVA).
Ah, assim com o o nosso amigo "Constellation", tb tive a honra de ter voado ao menos uma vez em B707 pax em voo regular, da VRG no trecho EZE-POA, em 1986. Tinha 12 anos e lembro perfeitamente dos motores, de seu "assobio" caracterítico em regimes de alta potência e de como era alto o ruído interno mesmo em regime de cruzeiro. Foi uma experiência e tanto!
Abraços:
Marcelo Magalhães
POA/RS
- Constellation
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Re: Boeing 707 de PAX no Brasil
Caros amigos,
Sorte mesmo tiveram os felizes passageiros da TAM que, em pleno apagão aéreo, tiveram oportunidade ímpar de voar nos Boeing 707 da Força Aérea Brasileira, que substituíram os habituais A330 em alguns vôos internacionais que iam ser cancelados por falta de equipamento.
Posteriormente, a TAM concedeu uma nova passagens nesses trechos para esses sortudos.
Um abraço.
Sorte mesmo tiveram os felizes passageiros da TAM que, em pleno apagão aéreo, tiveram oportunidade ímpar de voar nos Boeing 707 da Força Aérea Brasileira, que substituíram os habituais A330 em alguns vôos internacionais que iam ser cancelados por falta de equipamento.
Posteriormente, a TAM concedeu uma nova passagens nesses trechos para esses sortudos.
Um abraço.

Re: Boeing 707 de PAX no Brasil
Voo tentar postar uma foto que tiramos em Ago/76 quando voei pela Lufthansa de B707. O Roteiro era FRA-Montreal(YMQ naquela epoca).
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- PC
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Re: Boeing 707 de PAX no Brasil
É verdade! E garanto que muita gente reclamou ainda (pelo ruído, desconforto, etc), enquanto muitos de nós aficcionados pagaríamos mais caro para ir de 707... Está cada vez mais difícil VER um desses, VOAR então...Constellation escreveu:Caros amigos,
Sorte mesmo tiveram os felizes passageiros da TAM que, em pleno apagão aéreo, tiveram oportunidade ímpar de voar nos Boeing 707 da Força Aérea Brasileira, que substituíram os habituais A330 em alguns vôos internacionais que iam ser cancelados por falta de equipamento.
Posteriormente, a TAM concedeu uma nova passagens nesses trechos para esses sortudos.
Um abraço.
Abraço

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- MASTER
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- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: Boeing 707 de PAX no Brasil
Amigos:
Sorte mesmo tiveram os felizes passageiros da TAM que, em pleno apagão aéreo, tiveram oportunidade ímpar de voar nos Boeing 707 da Força Aérea Brasileira, que substituíram os habituais A330 em alguns vôos internacionais que iam ser cancelados por falta de equipamento.
No natal de 2006 fotografei o 2404 pousando em POA justamente para realizar um voo para substituir um Airbus A320 da TAM na rota POA-GRU:
http://www.jetphotos.net/viewphoto.php? ... 329&nseq=4
Abraços:
Marcelo Magalhães
POA/RS
Sorte mesmo tiveram os felizes passageiros da TAM que, em pleno apagão aéreo, tiveram oportunidade ímpar de voar nos Boeing 707 da Força Aérea Brasileira, que substituíram os habituais A330 em alguns vôos internacionais que iam ser cancelados por falta de equipamento.
No natal de 2006 fotografei o 2404 pousando em POA justamente para realizar um voo para substituir um Airbus A320 da TAM na rota POA-GRU:
http://www.jetphotos.net/viewphoto.php? ... 329&nseq=4
Abraços:
Marcelo Magalhães
POA/RS
Re: Boeing 707 de PAX no Brasil
Lindo Boeing 707 FAB 2404 ... mas as cores atuais do fantástico 2401 ainda ficam melhores!Marcelo Magalhães escreveu:No natal de 2006 fotografei o 2404 pousando em POA justamente para realizar um voo para substituir um Airbus A320 da TAM na rota POA-GRU: http://www.jetphotos.net/viewphoto.php? ... 329&nseq=4
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- MASTER
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- Contato:
Re: Boeing 707 de PAX no Brasil
Eu também (assim como o Magalhães e o 'Constellation'), tive oportunidade de voar 2 vezes, em 1972, qdo. tinha 12 anos, nos Boeing's 707 da VARIG, decolando do GIG antigo (hoje terminal de cargas/base aérea), nos trechos: RIO / MADRID / ZURICH e na volta, ZURICH / LISBOA / RIO. Serviço de primeiríssima qualidade.
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
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Cabo Frio - RJ
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- MASTER
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- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: Boeing 707 de PAX no Brasil
Voei no VJA , logo no início da operação e no VJJ . Muitos anos depois fiz um local num 320 C e 2 vôos em rota. Os 441 , no início da operação , enchiam o terraço ( aberto ) do Salgado Filho , com uma multidão sequiosa para ver a decolagem dos jatos Não tinha lugar para estacionar o carro ! Bons tempos , quando tudo era mais fácil , inclusive a segurança que podia ser mais branda , mas progresso é progresso ...
Sérgio Bica
Sérgio Bica
Re: Boeing 707 de PAX no Brasil
Um entusiasta do passado, já falecido, sempre contava que várias vezes viu os Boeing 707-441 fazendo toque arremetida no Salgado Filho sábados à tarde - era treinamento de novos pilotos já que ainda não existiam simuladores de voo!Sergio de Faria Bica escreveu:Os 441, no início da operação, enchiam o terraço (aberto) do Salgado Filho, com uma multidão sequiosa para ver a decolagem dos jatos

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- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: Boeing 707 de PAX no Brasil
Fernando
Eu chegava em casa , almoçava de pé , e me mandava para o Salgado Filho onde ficava até terminar o treinamento . Esse tipo de treinamento real foi até a entrada em operação dos 737-200 , sendo que um deles o PP-VMM , num toque e arremetida acabou pousando com o trem recolhido , no fim da antiga 28 , numa manhã de sábado . Na segunda , chegou um Boeing cargueiro com as peças de reposição e o pessoal técnico . No sábado seguinte , o PP-VMM já estava no ar novamente !
Sérgio Bica
Eu chegava em casa , almoçava de pé , e me mandava para o Salgado Filho onde ficava até terminar o treinamento . Esse tipo de treinamento real foi até a entrada em operação dos 737-200 , sendo que um deles o PP-VMM , num toque e arremetida acabou pousando com o trem recolhido , no fim da antiga 28 , numa manhã de sábado . Na segunda , chegou um Boeing cargueiro com as peças de reposição e o pessoal técnico . No sábado seguinte , o PP-VMM já estava no ar novamente !
Sérgio Bica
Re: Boeing 707 de PAX no Brasil
Sergio de Faria Bica escreveu:Eu chegava em casa, almoçava de pé, e me mandava para o Salgado Filho onde ficava até terminar o treinamento.



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- PP
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Re: Boeing 707 de PAX no Brasil
eu tenho essa Flap falando dos 707
pena que na época que ele deu as caras aqui pela Varig eu não era nascido
Mas pude vê-los e ouví-los(que sinfonia) pelas cores da Beta Cargo e Skymaster aqui em SSA entre 2002 e 2004
pena que na época que ele deu as caras aqui pela Varig eu não era nascido
Mas pude vê-los e ouví-los(que sinfonia) pelas cores da Beta Cargo e Skymaster aqui em SSA entre 2002 e 2004
"Não dizem que o céu não tem fim? Te afirmo, não tem." - Varig
Quando um avião da Panair está chegando em qualquer aeroporto do mundo, é a própria bandeira do Brasil que tremula em terras distantes
Quando um avião da Panair está chegando em qualquer aeroporto do mundo, é a própria bandeira do Brasil que tremula em terras distantes
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Re: Boeing 707 de PAX no Brasil
Opa! Tópico ressucitado 2 anos depois da última mensagem! Que beleza! faz eu lembrar dos 707... sad
