Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
darksjr
PC
PC
Mensagens: 256
Registrado em: Sex Ago 12, 2005 08:42

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por darksjr »

Terrorismo de novo...




Havia 2 suspeitos de terrorismo no AF 447, diz site francês10 de junho de 2009 • 10h27 • atualizado às 10h45NotíciasFotosInfográfico Airbus que fazia o vôo AF 447 é visto no aeroporto de Houston (EUA), nesta imagem de arquivo
01 de junho de 2009APimprimirreduzir tamanho da fonte tamanho de fonte normal aumentar tamanho da fonte


Serviços de informação franceses disseram que havia dois nomes suspeitos entre os passageiros a bordo do vôo AF 447 que caiu no oceano Atlântico, informou nesta quarta-feira o site l'Express.fr. Segundo o semanário francês, trata-se de nomes "correspondentes a pessoas conhecidas por sua ligação com o terrorismo islâmico".

Um porta-voz do Estado-Maior das Forças Armadas francesas, ao ser perguntado sobre o fato, disse não poder confirmar essa informação. As autoridades francesas afirmaram diversas vezes que a hipótese de um atentado contra o vôo da Air France 447 do Rio de Janeiro a Paris não estava totalmente descartada, mesmo sendo pouco provável. Oficiais franceses ressaltaram, no entanto, que nenhuma reivindicação foi registrada

O Airbus A330 decolou do Rio com 228 pessoas a bordo na noite do dia 31 de maio e caiu no oceano Atlântico. Até agora equipes de buscas do Brasil, com ajuda da França, recuperaram 41 corpos do mar, além de destroços do avião. As causas da tragédia estão sendo investigadas.


O acidente
O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).

De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.

A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).

Desde a manhã de sábado, foram localizados 41 corpos próximos ao local onde a aeronave emitiu as últimas notificações. As vítimas são levadas até Fernando de Noronha por embarcações da Marinha.
darksjr
PC
PC
Mensagens: 256
Registrado em: Sex Ago 12, 2005 08:42

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por darksjr »

Problemas nos aviões da TAM...será?


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou na terça-feira que aviões da TAM registraram falhas nos tubos que fazem parte do sistema de medição de velocidade em aviões, os pitots. Os responsáveis pela investigação do acidente com o Airbus do vôo AF 447 investigam erros na medição de velocidade, supostamente por problemas nos pitots, como possível causa do acidente. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Jobim afirmou que, segundo relatos, os pitots foram entupidos por gelo. Ele não informou de quem havia partido a informação, mas disse que os incidentes ocorreram antes de a TAM atualizar seus equipamentos. A troca foi recomendada em setembro de 2007. De acordo com a Folha, a companhia não quis se manifestar sobre a declaração do ministro.

Anteontem, a companhia havia confirmado que já trocou, em toda a sua frota (125 aviões), um dos sensores externos que medem a velocidade. Além da TAM, outras 18 empresas internacionais que fazem vôos no Brasil utilizam Airbus, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
B767
MASTER
MASTER
Mensagens: 1212
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:39
Localização: Fortaleza

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por B767 »

Embora nem tenhamos uma ideía firme do que se aconteceu com AF447, e apenas uma análise técnica apurada vai revelar a sequencia de eventos, me lembrei de algumas similaridades com um A300-600 da AA que caiu em 2001. Inicialmente todos achavam que era turbulencia intensa, mas afinal, foi algo diferente - e o leme acabou se separando do aviao e logo depois, foi a vez das turbinas.
Tem esse link...................http://en.wikipedia.org/wiki/American_A ... Flight_587
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Black Typhoon »

Informações sobre as buscas do voo AF 447 da Air France - Nota nº 25

O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informam que o Navio Desembarque-Doca Rio de Janeiro, com efetivo de 363 militares da Marinha do Brasil, deverá integrar as operações de busca e resgate a partir do próximo dia 19. Proveniente do Haiti, o navio passará nas proximidades de Fortaleza (CE), onde receberá o reforço de dois helicópteros, um H-12 Esquilo e um H-14 Super Puma, ambos da Marinha do Brasil.

O navio Francês Mistral e o submarino Emeraude já chegaram à área de buscas e o rebocador Fairmount Expedition, contratado pelo governo da França, recebeu permissão para atracar, hoje, no porto de Natal (RN), onde irá receber equipamentos norte-americanos (sensores e sonares), que serão utilizados na busca ao Gravador de Dados do Voo AF 447 e ao Gravador de Voz da Cabine (conhecidos como “caixas pretas”).

Cabe ressaltar que essas embarcações e equipamentos estão a serviço das autoridades aeronáuticas da França, por meio de seu órgão de investigação de acidentes aéreos, o Bureau D’enquêtes et D’Analises pour la Securité de l’Aviation civile (BEA).

O trabalho destas embarcações será coordenado pelo SALVAERO e pelo SALVAMAR NE, que irão monitorar o posicionamento desses meios de maneira que não interfiram na atividade prioritária, que consiste na busca e resgate de corpos. Convém destacar que, mesmo realizando missões de naturezas distintas, essas embarcações que chegaram hoje à área de buscas deverão contribuir, sempre que oportuno, com o resgate dos corpos.

Além disso, dois investigadores do BEA , um engenheiro de estruturas da Air Bus e um engenheiro de estruturas da Air France, deverão chegar à Recife (PE), em 14 de junho.

A Fragata Constituição, da Marinha do Brasil, tem previsão de chegada para amanhã, 11 de junho, à área onde os esforços de busca estão concentrados. Nesta mesma data, a Fragata Bosísio deverá chegar a um local próximo a Fernando de Noronha, onde os 25 corpos, que se encontram a bordo, serão recolhidos pelos dois helicópteros da FAB, um H-60 Blackhawk e um H-34 Super Puma, posicionados em Fernando de Noronha.

Devido às condições meteorológicas do dia de hoje, algumas aeronaves de busca tiveram as rotas alteradas para áreas que ofereciam condições mais favoráveis para realizar as buscas visuais. As condições de mar foram satisfatórias para os navios.


CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
rafaelguimaraes
MULTI
MULTI
Mensagens: 402
Registrado em: Qua Ago 10, 2005 11:51

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por rafaelguimaraes »

B767 escreveu:Embora nem tenhamos uma ideía firme do que se aconteceu com AF447, e apenas uma análise técnica apurada vai revelar a sequencia de eventos, me lembrei de algumas similaridades com um A300-600 da AA que caiu em 2001. Inicialmente todos achavam que era turbulencia intensa, mas afinal, foi algo diferente - e o leme acabou se separando do aviao e logo depois, foi a vez das turbinas.
Tem esse link...................http://en.wikipedia.org/wiki/American_A ... Flight_587
Mas no caso do A300 da AA não doi mesmo turbulência causada por uma decolagem de um 747 da JAL um pouco antes? E sobre-esforço no rudder pela tripulação, causando o colapso todo.

Que eu me lembre foi isso.

Rafael
rafaelguimaraes
MULTI
MULTI
Mensagens: 402
Registrado em: Qua Ago 10, 2005 11:51

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por rafaelguimaraes »

Entendi o que vc disse! A turbulência em sí não foi a causa principal, mas um dos eventos que desencadeou o acidente.

The A300-600, which took off minutes after a Japan Airlines Boeing 747 on the same runway, flew into the larger jet's wake, an area of turbulent air referred to as wake turbulence. The first officer attempted to keep the plane upright with aggressive rudder inputs. The strength of the air flowing against the moving rudder stressed the aircraft's vertical stabilizer and eventually snapped it off entirely, causing the aircraft to lose control and crash. The National Transportation Safety Board (NTSB) concluded that the enormous stress on the rudder was due to the first officer's "unnecessary and excessive" rudder inputs, and not the wake turbulence caused by the 747. The NTSB further stated "if the first officer had stopped making additional inputs, the aircraft would have stabilized".[3] Contributing to these rudder pedal inputs were characteristics of the Airbus A300-600 sensitive rudder system design and elements of the American Airlines Advanced Aircraft Maneuvering Training Program.[4]
osmair
MASTER
MASTER
Mensagens: 1526
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:16
Localização: Brasília - DF

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por osmair »

B767 escreveu:Embora nem tenhamos uma ideía firme do que se aconteceu com AF447, e apenas uma análise técnica apurada vai revelar a sequencia de eventos, me lembrei de algumas similaridades com um A300-600 da AA que caiu em 2001. Inicialmente todos achavam que era turbulencia intensa, mas afinal, foi algo diferente - e o leme acabou se separando do aviao e logo depois, foi a vez das turbinas.
Tem esse link...................http://en.wikipedia.org/wiki/American_A ... Flight_587
Esse lance do leme está me intrigando, pois uma das mensagens ACARS do avião foi justamente sobre o leme. Dizia o seguinte: "CTL RUD TRV LIM FAULT". Não sou nenhum expert, mas acredito que esse leme tenha trancado em alguma posição extrema, colocando o avião em uma atitude brusca e provocando a ruptura da deriva, deixando-o sem controle. Alguns podem achar que estou viajando, mas essa mensagem me chamou a atenção.
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Será que o submarino nuclear tem realmente equipamento com condições de localizar a Caixa Preta ou seria uma mera operação "tapa buraco" ?


Sérgio Bica
Feldmann

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Feldmann »

everton_cwb escreveu:
osmair escreveu:
B767 escreveu:Embora nem tenhamos uma ideía firme do que se aconteceu com AF447, e apenas uma análise técnica apurada vai revelar a sequencia de eventos, me lembrei de algumas similaridades com um A300-600 da AA que caiu em 2001. Inicialmente todos achavam que era turbulencia intensa, mas afinal, foi algo diferente - e o leme acabou se separando do aviao e logo depois, foi a vez das turbinas.
Tem esse link...................http://en.wikipedia.org/wiki/American_A ... Flight_587
Esse lance do leme está me intrigando, pois uma das mensagens ACARS do avião foi justamente sobre o leme. Dizia o seguinte: "CTL RUD TRV LIM FAULT". Não sou nenhum expert, mas acredito que esse leme tenha trancado em alguma posição extrema, colocando o avião em uma atitude brusca e provocando a ruptura da deriva, deixando-o sem controle. Alguns podem achar que estou viajando, mas essa mensagem me chamou a atenção.
Olá Osmair!
Também não sou expert, mas também podemos levar em conta que o módulo apresentou esta falha após o rudder ter "ido pro espaço".

Pelo menos recuperaram o leme, assim eles podem tirar alguma conclusão após análise do componente. Com certeza saberão dizer, pelo menos, o tipo de força que atuou para que o estabilizador vertical inteiro fosse arrancado.

Eu acho que essa mensagem indica que o "fim de curso" do rudder foi excedido. Sabemos que em voo ele tem uma defelxao e em solo outra. Acredito que o angulo em voo foi excedido e levou a algo catastrofico como a perda completa do leme.

So para comparação, nos tempos de aeroclube, um professor falava que se quisessemos arrancar uma asa em voo era só acionar os speedbreakes em voo (de um 737). Não sei se eh verdade, porem analisando, penso que se o rudder deflexionou ao maximo ele atuou como um speedbreak e pela pressao exercida pode ter causado um dano estrutural catastrofico, sendo o leme arrancado inteiro do charuto (como vimos nas fotos).
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Black Typhoon »

Informações sobre as buscas do voo AF 447 da Air France - Nota nº 27

O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informam que mais três corpos foram resgatados nas últimas horas e, portanto, o total de corpos encontrados chega a 44. Esses três últimos corpos estão a bordo da Fragata Constituição, da Marinha do Brasil.

Na manhã de hoje, foi concluída a transferência dos 25 corpos que estavam na Fragata Bosísio, para Fernando de Noronha, onde passam por perícias preliminares. Os corpos serão transportados para Recife em duas etapas, conforme o andamento dos trabalhos periciais. A primeira etapa deverá ser concluída na manhã de sábado, 13 de junho.

Na oportunidade da transferência dos corpos, o helicóptero H-60 Blackhawk, da Força Aérea Brasileira, transportou 15 militares do Destacamento Aéreo Embarcado (DAE), da Marinha do Brasil, para a Fragata Bosísio, que passará a operar com um Helicóptero AH-11A Lynx, na área de buscas.

Por solicitação da Marinha Francesa, o Blackhawk também levou dois psicólogos franceses para a Fragata Bosísio, a fim de que sejam transportados para a Fragata Ventose.

O efetivo atual da Marinha na operação chega a 585 militares. A FAB permanece com 255. Os meios empregados, assim como a conduta adotada para as Operações de Busca, permanecem sem alteração em relação às informações prestadas anteriormente.

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
cmro Emirates
PP
PP
Mensagens: 43
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 03:20
Localização: Dubai - United Arab Emirates

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por cmro Emirates »

Caro pessoal

Tenho acompanhado o desenrolar dessa estoria com muito tristeza, afinal ver colegas partindo em tao drastica maneira nao eh facil...
Tenho uma pergunta que nao sei se voces saberiam responder, tambem nao sei se eh verdade pois anda-se falando muito entre os nossos colegas comissarios de que parte da tripulacao (comissarios) que estavam no AF447 estariam envolvidos naquele acidente da Air France em Toronto alguns anos atras (se nao me engano 2005) onde todos sairam vivos.
Queria saber se alguem conseguiu ou sabe onde obter a lista de nomes da tripulacao daquele voo para ter como comprovar se realmente estavam no voo ou nao. Dizem que eh por isso que a Air France nao quer liberar a lista completa desse acidente ocorrido com o AF447.

Agradeco a atencao
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

No acidente do Airbus ,logo após a decolagem de NY caindo sôbre as casas de um bairro residencial e que foi dias após o atentado terrorista contra as Tôrres Gêmeas , se não me engano a causa foi o desprendimento do leme de direção . Agora , no 447 parece que também se desprendeu do conjunto a mesma peça . Será mera coincidência ?


Sérgio Bica
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Para quem está acompanhando o drama do AF 447 , na Zero Hora de hoje , 12/6 , tem um artigo assinado pelo Cmte. Carlos Ari Cezar Germano da Silva , autor do livro "O Rastro da Bruxa" , intitulado "Air France 477". Vale a pena ler
Site da ZH : www.zerohora.com

Sérgio Bica
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Black Typhoon »

cmro Emirates escreveu:Dizem que eh por isso que a Air France nao quer liberar a lista completa desse acidente ocorrido com o AF447.
Prezado Cmro Emirates,

não é pelo motivo que você citou, mas porque na França existe uma lei que proibe a divulgação dos nomes das vitimas de acidentes, deixando que sejam as famílias a divulgar os nomes.

Italiana que perdeu voo da Air France morre em acidente de carro, diz jornal

Uma italiana que na semana passada perdeu o voo do da Air France que caiu em águas brasileiras morreu num acidente de carro, informa o site do jornal "The Times".

Johanna Ganthaler, aposentada e natural da região italiana de Bolzano, tinha passado alguns dias de férias no Brasil com o marido.

Os dois perderam o voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em 31 de maio com 228 pessoas a bordo. Possivelmente um dia depois, deixaram o Rio de Janeiro.

O acidente de carro que matou Ganthaler aconteceu em Kufstein (Áustria), quando o veículo no qual estava bateu num caminhão. O estado de saúde do marido da italiana é grave.

Fonte: Agência EFE
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por SBLO »

Black Typhoon escreveu:
cmro Emirates escreveu:Dizem que eh por isso que a Air France nao quer liberar a lista completa desse acidente ocorrido com o AF447.
Prezado Cmro Emirates,

não é pelo motivo que você citou, mas porque na França existe uma lei que proibe a divulgação dos nomes das vitimas de acidentes, deixando que sejam as famílias a divulgar os nomes.

Italiana que perdeu voo da Air France morre em acidente de carro, diz jornal

Uma italiana que na semana passada perdeu o voo do da Air France que caiu em águas brasileiras morreu num acidente de carro, informa o site do jornal "The Times".

Johanna Ganthaler, aposentada e natural da região italiana de Bolzano, tinha passado alguns dias de férias no Brasil com o marido.

Os dois perderam o voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em 31 de maio com 228 pessoas a bordo. Possivelmente um dia depois, deixaram o Rio de Janeiro.

O acidente de carro que matou Ganthaler aconteceu em Kufstein (Áustria), quando o veículo no qual estava bateu num caminhão. O estado de saúde do marido da italiana é grave.

Fonte: Agência EFE
Parece o roteiro do filme "Premonição"..... :unsure:
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Constellation »

AIR FRANCE: Mais destroços são avistados

São Paulo, 12 de junho de 2009 - Aeronaves que realizam busca visual conseguiram avistar novos destroços, supostamente do Airbus A330 da Air France que saiu do Rio de Janeiro com destino a Paris e desapareceu no oceano Atlântico no último dia 31 de maio. Em nota, os comandos da Marinha e da Aeronáutica informam que a partes foram localizadas a oeste dos pontos de concentração inicial dos destroços e corpos anteriormente encontrados, confirmando as previsões do planejamento de buscas em relação ao movimento das correntes marítimas. Navios já foram direcionados para o resgate nessas áreas. A Marinha e a Aeronáutica lembram que as previsões meteorológicas indicam uma piora acentuada das condições de tempo e de visibilidade na área de buscas, o que poderá comprometer os trabalhos. Ainda assim, as buscas continuarão a ser realizadas nas áreas que ofereçam condições de vôo visual à baixa altura. As condições do mar são favoráveis, com ondas de até um metro de altura. O Airbus A330 que realizava o vôo AF 447 desapareceu na noite de 31 de maio no Oceano Atlântico. Segundo a Air France, 228 pessoas estavam a bordo, sendo 216 passageiros de 32 nacionalidades e 12 tripulantes.

BA / Agência Leia
Imagem
rafaelguimaraes
MULTI
MULTI
Mensagens: 402
Registrado em: Qua Ago 10, 2005 11:51

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por rafaelguimaraes »

Sergio de Faria Bica escreveu:Para quem está acompanhando o drama do AF 447 , na Zero Hora de hoje , 12/6 , tem um artigo assinado pelo Cmte. Carlos Ari Cezar Germano da Silva , autor do livro "O Rastro da Bruxa" , intitulado "Air France 477". Vale a pena ler
Site da ZH : http://www.zerohora.com

Sérgio Bica
Olá Sérgio.

Não consegui achar o artigo lá no site do "Zero Hora". Vc poderia postar aqui para nós?

Um abraço,

Rafael
Becker
PC
PC
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Jul 23, 2008 21:17
Localização: Canoas- R S

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Becker »

Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Rafael

Se não conseguires , ma avisa que eu mando .

Abs

Sérgio Bica
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Constellation »

Voo 447: Destroços sugerem que desastre foi repentino, diz especialista

RECIFE, RIO e BRASÍLIA - Os primeiros 37 destroços do voo 447, apresentados na sexta-feira na Base Aérea de Recife, reforçam a tese de que o Airbus A330 da Air France não explodiu antes de cair com 228 pessoas a bordo, na noite de 31 de maio: nenhuma das peças tinha indício de chamuscamento. Os destroços chegaram quarta-feira ao porto de Natal, a bordo do navio Grajaú, e foram levados para Recife num Hércules C-130 da FAB. Ontem foram avistados novos pedaços da aeronave.

As peças serão analisadas por um técnico francês que chega ao Brasil domingo. Responsável por investigar as causas do acidente, ele fará uma perícia inicial e avaliará se os destroços serão levados para a França ou se a perícia completa será realizada em território brasileiro.

O material foi cuidadosamente arrumado sobre uma lona plástica, para facilitar a observação. Os oficiais da Aeronáutica foram instruídos a não dar explicações. Mas algumas peças eram facilmente identificáveis: três máscaras de oxigênio, almofadas vermelhas, duas tampas de bagageiros, três garrafas plásticas intactas, uma maleta laranja de plástico também intacta, dois sacos plásticos amarelos. E ainda uma almofada plástica amarela transparente, lacrada, com um sinalizador de luz (dando a impressão de ser inflável), assim como parte interna da aeronave com dois assentos e os cintos de segurança desamarrados (provavelmente onde se sentam os comissários nos momentos de decolagem, pouso e turbulências). Havia, ainda, duas peças maiores - uma com quase três metros de comprimento bem destruída; e o que parecia ser uma porta, com um suporte para colocar copos ou garrafas. Além disso, havia muitas outras peças, bem pequenas, algumas com tamanho de apenas um palmo.

O ex-piloto Carlos Ari Germano, autor do livro "O rastro da bruxa", sobre desastres aéreos, se disse impressionado com pelo menos uma das fotos divulgadas ontem pela FAB. Segundo ele, a imagem pode indicar que, seja o que quer que tenha acontecido, pegou os ocupantes do Airbus da Air France de surpresa. A tragédia teria chegado de forma tão rápida que impediu a reação da tripulação:

- Vi a parede divisória entre a galley (local onde os comissários preparam os lanches e as refeições de bordo) e o compartimento dos passageiros. Havia poltronas fixadas ali. O curioso é que aquelas poltronas duplas, usadas exclusivamente pelos comissários de bordo, estavam recolhidas. Elas são bem mais finas que as dos passageiros e, nas fotos, dá para ver ainda o cinto e o suspensório que deveria prendê-los ali. Isto sugere que os comissários estavam circulando pelos corredores. Caso houvesse um sinal de alerta devido à iminência de risco, como uma turbulência, a tripulação estaria sentada, atada aos seus lugares. Eles não tiveram tempo de fazer nada.
Kit de primeiros-socorros e porta de banheiro são identificados

O ex-piloto disse ter reconhecido ainda a maleta laranja como a de um kit de primeiros-socorros. Já o comandante Ronaldo Jenkins, consultor de segurança do Sindicato Nacional de Empresas Aéreas (Snea), disse que pôde identificar um colete salva-vidas e também parte do revestimento interno e externo da aeronave:

- Nas fotos publicadas em dias anteriores é fácil ver o estabilizador vertical e o leme de direção da aeronave. Havia ainda uma porta de banheiro, embora não dê para precisar qual a posição deste banheiro no avião.

Este foi o primeiro lote de destroços recolhidos pela Marinha Brasileira. De acordo com o diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da FAB, brigadeiro Ramon Borges Cardoso, ainda há muitos outros destroços nos navios que se encontram na área do acidente. Uma parte deles está na fragata Constituição, que vem trabalhando no resgate de corpos e deve chegar a Recife no domingo. A maior das peças encontradas até agora ainda está na fragata Constituição.

O comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante Edison Lawrence, afirmou que seis corpos de possíveis vítimas do voo 447 da Air France estão a bordo do navio francês Mistral. As vítimas, porém, serão computadas apenas quando passarem para navios brasileiros - ainda sem prazo para acontecer. Por enquanto, o número oficial de corpos recolhidos permanece em 44. O Mistral permanece no limite entre a área de buscas de Senegal e do Brasil.

No IML do Recife os 16 primeiros corpos resgatados continuam à espera de identificação. Outros 25 corpos estão em Fernando de Noronha, onde passam por uma verificação preliminar, e mais três estão a bordo da fragata Constituição.

As buscas na sexta-feira contaram apenas com aeronaves da FAB. As duas francesas que participam da operação estão em manutenção de rotina. As condições meteorológicas continuam desfavoráveis. O submarino nuclear francês Emeraude continua vasculhando a área em busca das caixas-pretas.

Esta é a maior das operações já feitas pela FAB, envolvendo mais de 800 homens. Os navios da Marinha já navegaram 13.763 milhas (o equivalente a 25.490 quilômetros), o que representa mais de três vezes a extensão da costa brasileira, segundo o comando da Marinha e da Aeronáutica.

O Globo online
Publicada em 13/06/2009 às 13h28m
Letícia Lins e Marcelo Dutra
Imagem
Responder