Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

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moises Propp
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Depois de eu ler e ouvir tantos comentarios, eu particularmente acho que o A330 é um otimo
avião, uns dos mais modernos, mas infelizmente a tempestade era forá do normal, temos que
ver que o nosso clima atmosferico está sendo alterado dia a dia, depois das enchentes no nordeste,
seca no pantanal e outras mais, agora isto deve ficar de alerta, devemos começar a respeitar algumas
tempestades, o projeto da Airbus e Boeing pode ser diferentes, mas os equipamentos são do mesmo
fabricante, acho que a Airfrance tem mais coisas para informar sobre o acidente, mas deve aguardar
o momento.
sds
Moises Propp
hpcastro
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por hpcastro »

E sobre o IB6024...

"... Antes de desaparecer dos radares, o Airbus 330-200 da Air France foi acompanhado de perto por um avião da companhia espanhola Iberia, que desviou de seu trajeto original para evitar uma forte turbulência.
O voo IB6024, que fazia a rota Rio-Madri, guardava uma distância de segurança de dez minutos atrás do avião francês e, segundo relatório da companhia aérea espanhola, seu comandante decidiu "alterar o programa de voo com desvio de 30 milhas a leste,... o comandante do IB6024 desviou da rota e não viu mais sinais do AF447em seu radar." (...viewtopic.php?f=1&t=24328&st=0&sk=t&sd=a&start=180#p108227).

- 30 milhas de distância já perde o contato radar?
- Como é um desvio a leste de uma rota oeste->leste?
- A apreciação do cmdte. sobre as condições de vôo na rota me parece muito importante para a investigação. Foi divulgado mais alguma coisa?
rafaelguimaraes
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por rafaelguimaraes »

Seria um desvio "à direita" da rota, indo mais em direção a costa do Senegal.

Rafael
rafaelguimaraes
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por rafaelguimaraes »

Outro detalhe é que o cmte do Ibéria não teria o AF447 no radar mas sim no TCAS.

Rafael
Sergio de Faria Bica
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

rafaelguimaraes escreveu:Outro detalhe é que o cmte do Ibéria não teria o AF447 no radar mas sim no TCAS.

Rafael
Agora sim ! Acompanhei o "Festival de Asneiras" , proporcionado pelas nossas TV , inclusive levando como "especialista altamente capacitado" um imbecil juramentado que para defender a sua teoria do raio , comparou o AIRBUS com um C-47 que diz ele , foi derrubado por um raio . comparar a segurança de um AIRBUS ou BOEING , com um C-47 nos anos 40 , data do tal acidente , é caso de internação imediata na Pinel !


Sérgio Bica
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

É um verdadeiro trabalho de garimpo . Imagino a ansiedade dos familiares nessa ocasião , mas não há outra solução .


Sérgio Bica
rafaelguimaraes
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por rafaelguimaraes »

Uma dúvida que tenho diz respeito a troca dos tubos pitot, informada pela Air France.

E os demais operadores? Ainda precisam receber uma ordem para fazer esta troca? A TAM, por exemplo, tem 18 A330s na frota.

Já foi emitido algum AD para isso?

Um abraço,

Rafael
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Constellation
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Constellation »

Equipes já recolheram 17 corpos em busca por AF 447

RECIFE (Reuters) - As equipes de resgate do Brasil e da França que trabalham nas buscas pelo Airbus A330 da Air France que caiu no Oceano Atlântico há uma semana recolheram um total de 17 corpos, segundo informou neste domingo o tenente-coronel Henry Munhoz, da assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Comando da Aeronáutica.

No sábado, as autoridades brasileiras anunciaram o resgate dos dois primeiros corpos localizados no oceano.

O voo AF 447 do Rio de Janeiro a Paris tinha 216 passageiros de 32 nacionalidades, incluindo sete crianças e um bebê. Segundo a Air France, 61 eram franceses, 58 brasileiros e 26 alemães. Dos 12 tripulantes, um era brasileiro e os demais franceses.

(Reportagem de Fernando Exman)
Plantão | Publicada em 07/06/2009 às 19h19m
Reuters/Brasil Online
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Raphael_SBBR
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Raphael_SBBR »

Air France admite falha em sensores
Troca de sonda que mede velocidade aerodinâmica, que tinha falhas, não foi feita no avião acidentado

Fábio Mazzitelli e Andrei Netto - Jornal da Tarde

SÃO PAULO - Modelo da aeronave que caiu no Oceano Atlântico, o Airbus 330 sofreu panes anteriores nas sondas medidoras da velocidade aerodinâmica do avião - tipo de sensores chamados "Pitot" - que levaram o fabricante a emitir uma recomendação de troca do equipamento. Identificados na frota da Air France em 2008, esses problemas originaram um programa gradativo de trocas dos sensores pela empresa aérea que não chegou a atingir a aeronave acidentada.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/cida ... 3664,0.htm
Feldmann

Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Feldmann »

07/06/2009 - 19h32
Nota 19- 07.06.09
INFORMAÇÕES SOBRE AS BUSCAS DO VOO 447 DA AIR FRANCE
O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informam que, até o presente momento, um total de 17 corpos foram resgatados na área de buscas, além de dezenas de novos componentes estruturais da aeronave.

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3139



Imaginem o estado que se encontra esses corpos! Imagino que em 3 ou 4 dias o corpo deve começar a inchar e se torna irreconhecivel! Se acharam corpos boiando e pedaços do avião, leva-se a crer que o avião se desintegrou no ar antes de cair e não caiu inteiro, pois se tivesse caido inteir não achariam nada.

Quanto as "sabias" (sic) palavras dos reporteres e imprensa em geral, ontem tive a infelicidade de zapear no fantasitico e ver um piloto de simulador simulando (redundancia... kkk) o que aconteceu com o AF somente pelas mensagens do ACARS. E olha que o 447 demorou 4 minutos para despencar lá do 350 pro mar. 4 minutos é tempo mais que suficiente para mandar no minimo um pan-pan-pan, mas acho especulação demais, eles deduzem que ele demorou 4 minutos pelo intervalo das msgs.

No memento, acho que as unicas fontes confiaveis para alguma info são a propria AF e a FAB, pois o resto... :chicote:
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por PR-WJI »

everton_cwb escreveu:Primeiro a culpa foi do raio.. depois do ADIRU... agora tão botando a culpa nos pitots... caramba, essa imprensa não cansa heim! A cada fato novo que sai, eles acham uma nova causa pro acidente... :evil:
Everton,
Vai ver caiu um raio que explodiu o ADIRU e esse saltou pra fora da aeronave e bateu no pitot... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
lumontjr
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por lumontjr »

Air France já teve problemas com sensores de velocidade

Seg, 08 Jun, 07h30

Pelo menos dois aviões Airbus da Air France já sofreram falhas nos sensores que medem a velocidade da aeronave, os tubos de pitot, responsáveis por orientar o sistema eletrônico de navegação. Os incidentes, cuja data exata é desconhecida, ocorreram há no máximo 11 anos e foram registrados em voos para Tóquio, no Japão, e Nova York, nos Estados Unidos, em aviões A340 - similares ao aparelho que realizava o voo AF 447 entre o Rio de Janeiro e Paris. A eventual falha dos sensores de velocidade está no centro da investigação do desastre sobre o Oceano Atlântico.

Os dois incidentes foram relatados por tripulações da Air France em Air Safety Reports (ASR), o documento que registra o relatório de eventos anormais em voos comerciais. O Estado não teve acesso às datas nas quais os incidentes aconteceram. O primeiro diz respeito a um Airbus A340, de matrícula F-GLZL, posto em serviço em 1998, que fazia a rota entre Tóquio e Paris. De acordo com o ASR, o avião sofreu "perda de indicações anemométricas", causando queda brusca de altitude. No painel do piloto, um alarme com as inscrições NAV ISA Discrepancy foi acionado, indicando a divergência dos sensores de velocidade.

A falha causou a desconexão do piloto automático e panes no sistema Fly by Wire e Air Data Inertial Reference Unit (Adiru) - a exemplo do que aconteceu com o voo AF447. Para contornar a falha, a tripulação ativou o sistema de descongelamento dos pitots, que até então estava em posição automática. Com a medida, os indicadores de velocidade progressivamente retomaram a coerência nas aferições, possibilitando à tripulação seguir voo até seu destino. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

http://br.noticias.yahoo.com/s/08062009 ... lemas.html
lumontjr
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por lumontjr »

Voo 447
Air France demorou a trocar equipamentos

Publicada em 07/06/2009 às 23h27m
O Globo


RIO - Oito meses depois de receber um comunicado da Airbus, expedido em setembro de 2007, recomendando a troca das sondas de pitot - que informam ao computador de bordo a velocidade correta do avião -, a Air France começou a discutir com a fabricante das aeronaves a possibilidade de substituição do equipamento. Isso aconteceu porque na época, em maio de 2008, foram registrados o que a companhia aérea francesa chama da "incidentes de perdas de informações anemométricas em voo de velocidade de cruzeiro em aviões A340 e A330". Em nota, a Air France não especifica onde ocorreram os casos. Somente em 27 de abril de 2009, a Air France iniciou, segundo a mesma nota, a troca dos tubos de pitot, após a análise de eventos envolvendo aviões Airbus como "decorrentes de fluxo de gelo nas sondas, com a pane desaparecendo em alguns minutos", informa o texto.

Há registros de problemas com Airbus A330 relacionados a atitudes incorretas da aeronave. Um deles com um avião da companhia australiana Qantas, em outubro de 2008, com 313 pessoas a bordo. A aeronave subiu e despencou repentinamente, deixando 70% dos passageiros feridos. O avião pousou, depois de conseguir estabilizar a altitude, no aeroporto de Learmonth, perto da cidade de Exmouth, Oeste da Austrália.

O mesmo comunicado da Airbus de setembro de 2007 foi recebido pela TAM, única empresa brasileira a operar com Airbus no país. A companhia afirmou que, tão logo recebeu a mensagem, cuja recomendação tinha caráter facultativo, iniciou o "update no sistema de captação de ar para o velocímetro das aeronaves". A TAM informou que a atualização vem sendo feita nos modelos A330 e que o procedimento não foi concluído ainda.
Avião enviou 24 mensagens de anomalia e piloto automático não estava ligado

A Air France, em sua nota, explica que a recomendação do fabricante para a troca do pitot dá ao operador não só a liberdade de não adotar a medida, como a de fazer a substituição total ou parcial. E que, quando o procedimento envolve segurança, o fabricante, em conjunto com autoridades de aviação, emite um boletim obrigatório. No mesmo comunicado, a empresa explica que defeitos nas sondas pitot do A320 levaram o fabricante a editar, em setembro de 2007, uma recomendação de troca do equipamento e que a mensagem também se aplica a aviões de longo curso, no caso, a série acima de 320, ou seja, os A330 e A340, "que utilizam as mesmas sondas e sobre os quais foi observado um número irrelevante de incidentes do mesmo tipo", diz a nota.

http://oglobo.globo.com/mundo/acidente- ... 239629.asp
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por lumontjr »

Será que conseguríamos com a Tam a informação de até quando a companhia vai trocar os pitots?
Tenho viagem marcada para Orlando, com filhos pequenos, em 04/09/09, com a Tam.
Obrigado.
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Salzinger_SBGR »

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Sergio de Faria Bica
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

lumontjr escreveu:Será que conseguríamos com a Tam a informação de até quando a companhia vai trocar os pitots?
Tenho viagem marcada para Orlando, com filhos pequenos, em 04/09/09, com a Tam.
Obrigado.
No mínimo , você tem todo o direito de saber , mas faço uma pergunta imbecil : Onde está a ANAC numa hora dessas? Não deveria ser um mero órgão arrecadador , mas deveria zelar pela segurança da aviação civil brasileira . Pelo que eu ouço poa aí , está ausente , como aliás , sempre esteve.

Amigo , vá em frente e exija seus direitos .

Abs

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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Feldmann »

Salzinger_SBGR escreveu:Imagem

Snme isso ai é o leme... :P e não vejo nada de quebrado nele, pelas mensagens ele não tinha se quebrado todo??? O que parece é que ele se desprendeu do charuto... :shock: e não ter se despedaçado como saiu na imprensa.
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Afonso »

http://noticias.uol.com.br/ultnot/agenc ... 42272.jhtm

A Tam informa que trocou os sensores dos seus aviões.
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Afonso
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Afonso »

http://www.jetphotos.net/viewphoto.php?id=6583384

Conforme o Feldmann cita em seu comentário e através desse link do Airbus acidentado, nota-se que o leme está completo.

Não se desprendeu a parte móvel do mesmo. :O.o:
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por RockboyDF »

Reitero meus parabéns ao militares envolvidos nessa que talvez seja a maior operação em alto mar já realizada pelas Forças Armadas brasileiras. E estou gostando também dos filtros que têm sido impostos às informações passadas à imprensa. Sabem o que precisam saber; detalhes sórdidos são solenemente negados. Alguém por aí falou da ANAC. Impressionante como permanecem no mais absoluto silêncio. Quero acreditar que estejam trabalhando nos bastidores para inquirir a Airbus e acompanhar o desenrolar da investigação na França. Mas parece ser mesmo é omissão.
Leonardo Vasconcelos- SBBR
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