Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
Vi isto no G1:
O jornalista norte-americano Joe Sharkey, que estava no jato Legacy que colidiu com o voo da Gol em 2006, publicou um texto em seu blog questionando a responsabilidade do controle aéreo brasileiro pelo desaparecimento do Airbus. O pior é que ele realmente diz isto no blog. É uma tremenda falta de respeito. Cheguei a ficar vermelho de raiva ao ler.
http://joesharkeyat.blogspot.com
O jornalista norte-americano Joe Sharkey, que estava no jato Legacy que colidiu com o voo da Gol em 2006, publicou um texto em seu blog questionando a responsabilidade do controle aéreo brasileiro pelo desaparecimento do Airbus. O pior é que ele realmente diz isto no blog. É uma tremenda falta de respeito. Cheguei a ficar vermelho de raiva ao ler.
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
André Gustavo (SBCO) escreveu:Agora uma coisa tem que ser dita: Mais uma vez aplaudo de pé o pessoal do SAR da Fab.
Rapidez, agilidade e competência.
Não deve ser nada fácil ficar deitado na rampa de um C-130 olhando para uma imensidão azul em busca de qualquer sinal, ou voar tão longe da costa de P-95. R-99 voando à noite em busca de sinais. Aposto que a tripulação do Blackhawk está tensa por não poder ir até lá e se pudesse ia fazendo escala em bóias.
Parabéns à FAB e a todos das equipes de resgate que nos enchem de orgulho pela sua dedicação num momento tão difícil.
Você tem toda a razão, André. Parabéns a esses leões!
Leonardo Vasconcelos- SBBR
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
Claro que sim,,,,RockboyDF escreveu:André Gustavo (SBCO) escreveu:Agora uma coisa tem que ser dita: Mais uma vez aplaudo de pé o pessoal do SAR da Fab.
Rapidez, agilidade e competência.
Não deve ser nada fácil ficar deitado na rampa de um C-130 olhando para uma imensidão azul em busca de qualquer sinal, ou voar tão longe da costa de P-95. R-99 voando à noite em busca de sinais. Aposto que a tripulação do Blackhawk está tensa por não poder ir até lá e se pudesse ia fazendo escala em bóias.
Parabéns à FAB e a todos das equipes de resgate que nos enchem de orgulho pela sua dedicação num momento tão difícil.
Você tem toda a razão, André. Parabéns a esses leões!

Minhas fotos no A.net
JetPhotos
http://www.planepictures.net/netsearch4 ... stype=namePlanepictures[/url]
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
Senhores,
Longe de querer estabelecer "teorias de conspiração", gostaria de saber se alguém poderia informar se o assunto OVNIs (no sentido de "Objeto Voador Não Identificado" que pode ser um meteorito ou lixo espacial por ex., não "disco voador"), é levado em consideração nesse tipo de investigação.
Isso porque o Reino Unido, agora em outubro de 2008, liberou documentos sobre o assunto, entre os anos de 1986 e 1992.
Os documentos incluem relatos a respeito de um avião que teria cruzado com um OVNI (objeto voador não identificado):
No dia 21 de abril de 1991, um avião da Alitalia com destino ao aeroporto de Heathrow ficou muito próximo de um OVNI, ao sobrevoavar o condado de Kent. "Eu disse ao meu co-piloto: 'Veja, veja' ", relatou Achille Zaghetti, o piloto da aeronave na ocasião. "Assim que o objeto cruzou nosso caminho, eu perguntei ao operador do ACC se ele tinha visto algo em sua tela, e ele disse: 'Eu vi um alvo a 10 milhas náuticas atrás de você' ". O caso permaneceu sem explicações e acabou sendo arquivado.
Agora, em 21 de maio de 2009, o governo chinês revelou o aparecimento de OVNIs sobre a China, conforme o link http://veja.abril.com.br/noticia/cienci ... 2781.shtml, da Veja On-Line. Parece sério...
Sem querer polemizar, penso que é uma hipótese a ser considerada, eventualmente.
Abraço a todos.
Longe de querer estabelecer "teorias de conspiração", gostaria de saber se alguém poderia informar se o assunto OVNIs (no sentido de "Objeto Voador Não Identificado" que pode ser um meteorito ou lixo espacial por ex., não "disco voador"), é levado em consideração nesse tipo de investigação.
Isso porque o Reino Unido, agora em outubro de 2008, liberou documentos sobre o assunto, entre os anos de 1986 e 1992.
Os documentos incluem relatos a respeito de um avião que teria cruzado com um OVNI (objeto voador não identificado):
No dia 21 de abril de 1991, um avião da Alitalia com destino ao aeroporto de Heathrow ficou muito próximo de um OVNI, ao sobrevoavar o condado de Kent. "Eu disse ao meu co-piloto: 'Veja, veja' ", relatou Achille Zaghetti, o piloto da aeronave na ocasião. "Assim que o objeto cruzou nosso caminho, eu perguntei ao operador do ACC se ele tinha visto algo em sua tela, e ele disse: 'Eu vi um alvo a 10 milhas náuticas atrás de você' ". O caso permaneceu sem explicações e acabou sendo arquivado.
Agora, em 21 de maio de 2009, o governo chinês revelou o aparecimento de OVNIs sobre a China, conforme o link http://veja.abril.com.br/noticia/cienci ... 2781.shtml, da Veja On-Line. Parece sério...
Sem querer polemizar, penso que é uma hipótese a ser considerada, eventualmente.
Abraço a todos.
Editado pela última vez por lumontjr em Qui Jun 04, 2009 16:13, em um total de 1 vez.
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
Na minha opinião, quem falhou gravemente em uma situação como esta foi a Marinha do Brasil, a qual sabendo que o Arquipelago de Fernando de Noronha é sobrevoado por voos intercontinentais destinados na Europa, não dispoe de nenhuma embarcação SAR baseada no citado arquipelago e pronta a zarpar em qualquer momento, obrigando assim o deslocamento de outros meios navais de outros lugares do Brasil, com consequente atraso nas missões de busca e do resgate de eventuais sobreviventes.
Parabens à FAB e ao avião (o Embraer EMB-145RS/AGS "Sensor") que foi descartado no programa de reaparelhamento do US Army.
Parabens à FAB e ao avião (o Embraer EMB-145RS/AGS "Sensor") que foi descartado no programa de reaparelhamento do US Army.
Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
Black, o que seria uma embarcação adequada para SAR? Uma com helicóptero a bordo? Acho que uma embarcação assim, "fixa" em Noronha, iria demandar a construção de uma base naval na ilha, o que envolve diversas outras questões complicadas (ambientais, etc.). E além do mais, dado o tamanho da área sob responsabilidade do Brasil, ter navio em Noronha facilitaria neste acidente, mas e como fica todo o resto? Meu ponto é que a missão é complexa, os recursos são limitados, então ás vezes nós que estamos de fora podemos ter uma visão incorreta de como as coisas realmente se passaram.
E eu me junto aos parabéns para a FAB pela resposta ao acidente.
E eu me junto aos parabéns para a FAB pela resposta ao acidente.
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
Eu não ia comentar sobre a idéia do navio... mas...
Temos que ver o custo benefício da empreitada, afinal aviões comerciais não despencam da UN873 dia sim, dia não.
Poderia até haver uma presença naval na Ilha, até mesmo para fins de soberania, patrulha pesqueira, essas coisas, mas não com a finalidade exclusiva de ter um grupamento SAR.
Temos que ver o custo benefício da empreitada, afinal aviões comerciais não despencam da UN873 dia sim, dia não.
Poderia até haver uma presença naval na Ilha, até mesmo para fins de soberania, patrulha pesqueira, essas coisas, mas não com a finalidade exclusiva de ter um grupamento SAR.
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Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
Alguém sabe como achar no mapa (Google Earth), as ilhas São Pedro e São Paulo ?
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
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Cabo Frio - RJ
Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
Traça uma linha de Recife a Noronha. Estica a linha, mais ou menos ao dobro da distância, e você vai achar. Não aparece como terreno, mas se você tiver a opção de "Geographic Web" ativa, vai ver os íccones de umas fotos e uma entrada da Wikipedia sobre o lugar.Fernando Basto escreveu:Alguém sabe como achar no mapa (Google Earth), as ilhas São Pedro e São Paulo ?
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
Fernando,
Coloca essas coordenadas no search do GoogleEarth: 00°55′1″N 29°20′7″W
Mas não aparece nada... a imagem do lugar é de baixa resolução.
Abs
Coloca essas coordenadas no search do GoogleEarth: 00°55′1″N 29°20′7″W
Mas não aparece nada... a imagem do lugar é de baixa resolução.
Abs
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
André Gustavo (SBCO), quero ficar ao teu lado aplaudindo esta brava rapasiada da FAB, tchê !
Esse pessoal do SAR é uma classe superior!
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Marco A Moraes
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
Junto-me ao grupo que parabeniza a FAB.
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
Talvez uma base de radar de alta potência em Noronha ou no rochedo de São Pedro / São Paulo melhorem as condições de segurança e rastreabilidade nesse pedaço do Oceano Atlântico.
Leonardo Vasconcelos- SBBR
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
Também tiro o meu chapéu para a FAB, procurando uma agulha num palheiro, a mesma paisagem por horas e horas.
Estão de parabéns, e graças ao R-99, demos um show de eficiência, mantendo as buscas mesmo durante a noite, permitindo que os Hercules, Amazonas e Bandeirulhas voassem direto para as regiões suspeitas antes mesmo do sol nascer. Diante das dificuldades, nota 10 pra FAB, estou orgulhoso.
RockBoyDF, não necessariamente. O Radar tem alcance limitado devido à curvatura da Terra. As ondas são retas e planas, mas a superfície terrestre não. Assim, quanto maior a distância, maior a altitude mínima que o radar pega. Um radar em S. Pedro e S. Paulo é interessante mas quase que impraticável, basta ver pela falta de estrutura e espaço nos rochedos.
Local EXATO dos destroços: http://tr.im/ner7 pelo NY Times
Air France 447
Airbus A330-200 F-GZCP
GIG-CDG
última mensagem às 0214Z 100nm antes de TASIL, ponto de navegação aeronaútica
TASIL está a 500nm de Noronha, 675nm de Natal: http://tr.im/n6jV
Site Air France com lista das nacionalidades e demais comunicados oficiais: http://alphasite.airfrance.com/s01/
Imagem de satélite das 0215Z: http://tr.im/n4OL
Plantão AF447 do G1: http://tr.im/n4XP
HF-USB 8834 KHz do SAR
Pax confirmados segundo a imprensa: http://tr.im/n5HE
Avião TAM viu fogo no oceano durante madrugada ao passar nas proximidades ao voltar da Europa, 5 a 10 min a norte do fixo TISAL, ainda na FIR Dakar Oceânica.
2 aviões da FAB continuam as buscas mesmo durante a noite
3 navios da Marinha saíram e o 1o chega na manhã de Quarta (3/6)
A pedido da Marinha brasileira, os navios mercantes Lexa Maersk, Jo Cedar, Ual Texas e Stolt Inspiration foram contatados via satélite e começaram sua busca. http://tr.im/n7fb
Autoridades senegalesas confirmaram destroços em seu mar territorial, mas que ainda não podem afirmar se se trata do A330.
R-99 da FAB encontrou objetos no mar durante a madrugada, com confirmação visual de destroços por C-130 de manhã cedo http://tr.im/n9VF
KC-130 da FAB encontrou por volta das 16Z do dia 02/06 uma faixa de 3nm de destroços do avião da Air France a noroeste dos rochedos de São Pedro e São Paulo.
Local EXATO dos destroços: http://tr.im/ner7
Avião P-3 Orion americano vai ajudar nas buscas a partir de 3/6
FAB tentará fotografar e filmar os destroços no dia 3/6
Estão de parabéns, e graças ao R-99, demos um show de eficiência, mantendo as buscas mesmo durante a noite, permitindo que os Hercules, Amazonas e Bandeirulhas voassem direto para as regiões suspeitas antes mesmo do sol nascer. Diante das dificuldades, nota 10 pra FAB, estou orgulhoso.
RockBoyDF, não necessariamente. O Radar tem alcance limitado devido à curvatura da Terra. As ondas são retas e planas, mas a superfície terrestre não. Assim, quanto maior a distância, maior a altitude mínima que o radar pega. Um radar em S. Pedro e S. Paulo é interessante mas quase que impraticável, basta ver pela falta de estrutura e espaço nos rochedos.
Local EXATO dos destroços: http://tr.im/ner7 pelo NY Times
Air France 447
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GIG-CDG
última mensagem às 0214Z 100nm antes de TASIL, ponto de navegação aeronaútica
TASIL está a 500nm de Noronha, 675nm de Natal: http://tr.im/n6jV
Site Air France com lista das nacionalidades e demais comunicados oficiais: http://alphasite.airfrance.com/s01/
Imagem de satélite das 0215Z: http://tr.im/n4OL
Plantão AF447 do G1: http://tr.im/n4XP
HF-USB 8834 KHz do SAR
Pax confirmados segundo a imprensa: http://tr.im/n5HE
Avião TAM viu fogo no oceano durante madrugada ao passar nas proximidades ao voltar da Europa, 5 a 10 min a norte do fixo TISAL, ainda na FIR Dakar Oceânica.
2 aviões da FAB continuam as buscas mesmo durante a noite
3 navios da Marinha saíram e o 1o chega na manhã de Quarta (3/6)
A pedido da Marinha brasileira, os navios mercantes Lexa Maersk, Jo Cedar, Ual Texas e Stolt Inspiration foram contatados via satélite e começaram sua busca. http://tr.im/n7fb
Autoridades senegalesas confirmaram destroços em seu mar territorial, mas que ainda não podem afirmar se se trata do A330.
R-99 da FAB encontrou objetos no mar durante a madrugada, com confirmação visual de destroços por C-130 de manhã cedo http://tr.im/n9VF
KC-130 da FAB encontrou por volta das 16Z do dia 02/06 uma faixa de 3nm de destroços do avião da Air France a noroeste dos rochedos de São Pedro e São Paulo.
Local EXATO dos destroços: http://tr.im/ner7
Avião P-3 Orion americano vai ajudar nas buscas a partir de 3/6
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
Imaginei algo revolucionário, até alimentado por energia solar, das ondas ou eólica, ehehe.BlueConcorde escreveu:
RockBoyDF, não necessariamente. O Radar tem alcance limitado devido à curvatura da Terra. As ondas são retas e planas, mas a superfície terrestre não. Assim, quanto maior a distância, maior a altitude mínima que o radar pega. Um radar em S. Pedro e S. Paulo é interessante mas quase que impraticável, basta ver pela falta de estrutura e espaço nos rochedos.
Quanto ao alcance efetivo do radar, seria possível algo até uns 800km adiante? Isso seria útil?
Leonardo Vasconcelos- SBBR
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
Prezados,
Desta vez a imprensa Brasileira terá muito "trabalho" para lançar mão das aberrações que vimos nos últimos acidentes aqui no Brasil. Acesso a conteúdo de caixas-pretas, imagens sensacionalistas, nomes de passageiros divulgados a revelia das familias, etc, serão ações muito mais difíceis.
Para azar deles, este acidente terrível será investigado em um país sério e que segue à risca os protocolos internacionais. De cabeça cito alguns aspectos:
- As investigações serão conduzidas na França e não no Brasil, onde sabemos que alguns (poucos graças a Deus) membros do Cenipa vazam conteúdos de caixas-pretas, onde políticos inventam uma CPI e arrancam a "fórceps" os últimos diálogos para promoverem um circo sem propósitos sérios (acidente com o MBK). Alguém viu algo semelhante no acidente em plena periferia de Paris, do Concorde da AF?
- As autoridades francesas estarão acompanhando e em cima dos fatos, dificultando o acesso dos "urubus de plantão"
- As caixas-pretas provavelmente serão recuperadas por robôs operados pelos EUA ou pelos Franceses (ou mesmo por ambos) e serão enviadas diretamente para fora do Brasil.
- O local onde se desenrolam as buscas está muito distante da costa e com toda a metereologia adversa, além da proteção que os militares Brasileiros devem estar protegendo a área e dificulta o acesso de quem em nada tem a ver com os trabalhos de resgate.
- A AirFrance vem protegendo os familiares contra o acesso desmedido da imprensa. Salvo algumas exceções, eles entenderam este procedimento e tem se preservado no hotel lá na Barra.
- A AF está levando à risca o procedimento de avisar primeiro todos os familiares da vítimas antes de liberar a lista de passageiros e tem estimulado a idéia de que "aqueles que não quiserem que seja divulgado, terão o direito pleno a isso".
Os reflexos desta blindagem contra a exploração desmedida de um acidente terrível como esse com o voo AF447, já se faz notar pela diminuição do tempo dedicado ao assunto no dia de ontem (terça-feira) nos principais telejornais. Já não foram atrás dos especilistas de plantão e na falta do que dizer, estão falando pouco do assunto.
Assim, parece que o cenário de investigação do acidente se desenrolará na serenidade necessária para que sejam elucidadas o mais rapído possível as causas.
Um abraço,
Rafael
Desta vez a imprensa Brasileira terá muito "trabalho" para lançar mão das aberrações que vimos nos últimos acidentes aqui no Brasil. Acesso a conteúdo de caixas-pretas, imagens sensacionalistas, nomes de passageiros divulgados a revelia das familias, etc, serão ações muito mais difíceis.
Para azar deles, este acidente terrível será investigado em um país sério e que segue à risca os protocolos internacionais. De cabeça cito alguns aspectos:
- As investigações serão conduzidas na França e não no Brasil, onde sabemos que alguns (poucos graças a Deus) membros do Cenipa vazam conteúdos de caixas-pretas, onde políticos inventam uma CPI e arrancam a "fórceps" os últimos diálogos para promoverem um circo sem propósitos sérios (acidente com o MBK). Alguém viu algo semelhante no acidente em plena periferia de Paris, do Concorde da AF?
- As autoridades francesas estarão acompanhando e em cima dos fatos, dificultando o acesso dos "urubus de plantão"
- As caixas-pretas provavelmente serão recuperadas por robôs operados pelos EUA ou pelos Franceses (ou mesmo por ambos) e serão enviadas diretamente para fora do Brasil.
- O local onde se desenrolam as buscas está muito distante da costa e com toda a metereologia adversa, além da proteção que os militares Brasileiros devem estar protegendo a área e dificulta o acesso de quem em nada tem a ver com os trabalhos de resgate.
- A AirFrance vem protegendo os familiares contra o acesso desmedido da imprensa. Salvo algumas exceções, eles entenderam este procedimento e tem se preservado no hotel lá na Barra.
- A AF está levando à risca o procedimento de avisar primeiro todos os familiares da vítimas antes de liberar a lista de passageiros e tem estimulado a idéia de que "aqueles que não quiserem que seja divulgado, terão o direito pleno a isso".
Os reflexos desta blindagem contra a exploração desmedida de um acidente terrível como esse com o voo AF447, já se faz notar pela diminuição do tempo dedicado ao assunto no dia de ontem (terça-feira) nos principais telejornais. Já não foram atrás dos especilistas de plantão e na falta do que dizer, estão falando pouco do assunto.
Assim, parece que o cenário de investigação do acidente se desenrolará na serenidade necessária para que sejam elucidadas o mais rapído possível as causas.
Um abraço,
Rafael
Editado pela última vez por rafaelguimaraes em Qua Jun 03, 2009 01:49, em um total de 1 vez.
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
Que eu me lembre, a 500-600km de distância já fica difícil pegar algo mesmo voando alto.RockboyDF escreveu:Imaginei algo revolucionário, até alimentado por energia solar, das ondas ou eólica, ehehe.
Quanto ao alcance efetivo do radar, seria possível algo até uns 800km adiante? Isso seria útil?
Mas radar já era. O negócio é o tal do ADS-B que vai permitir saber com precisão a localização exata mesmo no meio do oceano.
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
Lembrando que o rochedo mais alto tem 20 metros de altura. Em termos de área, o maior deles tem cerca de 5.000 metros quadrados e todos são atingidos por ondas fortíssimas diariamente.RockboyDF escreveu:Talvez uma base de radar de alta potência em Noronha ou no rochedo de São Pedro / São Paulo melhorem as condições de segurança e rastreabilidade nesse pedaço do Oceano Atlântico.
Não sei se seria impossível tal instalação mas seria um desafio enorme.
Rafael
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Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
- Imaginei o mesmo quadro, Rafael !rafaelguimaraes escreveu:Prezados,
Desta vez a imprensa Brasileira terá muito "trabalho" para lançar mão das aberrações que vimos nos últimos acidentes aqui no Brasil. Acesso a conteúdo de caixas-pretas, imagens sensacionalistas, nomes de passageiros divulgados a revelia das familias, etc, serão ações muito mais difíceis.
Para azar deles, este acidente terrível será investigado em um país sério e que segue à risca os protocolos internacionais.
Um abraço,
Rafael
Agradeço aos amigos 'RENATO' e 'ANDRÉ_BR1', pelas dicas postadas !
Fernando Basto -
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris
"Terça-feira, 02/06/2009
Segundo imagens feitas por um satélite, o airbus da Air France entrou numa tempestade de 150 km. A aeronave levou cerca de 12 minutos para tentar sair dela, com muita turbulência."
- Seria mesmo possível, isso acontecer ? 12 minutos pra sair de uma tempestade, voando a 800 km p/h ???
Link relacionado/fonte: http://video.globo.com/Videos/Player/No ... OS,00.html
Segundo imagens feitas por um satélite, o airbus da Air France entrou numa tempestade de 150 km. A aeronave levou cerca de 12 minutos para tentar sair dela, com muita turbulência."
- Seria mesmo possível, isso acontecer ? 12 minutos pra sair de uma tempestade, voando a 800 km p/h ???
Link relacionado/fonte: http://video.globo.com/Videos/Player/No ... OS,00.html
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