(DES)Organização

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Contato:

(DES)Organização

Mensagem por Tchimbotinho »

Meus Caros,

Aquero apenas partilhar com vocês uma situação que aconteceu comigo ontem (30.05.2009) e que pode servir para mostrar um pouquinho do muito que acontece.

Como é do conhecimento de alguns de vocês, eu vivo há cerca de 18 meses no Soyo(SZA-FNSO), uma pequena vila no litoral norte de Angola que vive fundamentalmente em função de uma base petrolifera.

Por questões de trabalho e pessoais descoloco-me com alguma regularidade a Luanda. No inicio utilizava a Sonair como Cia de Eleição para as minhas viagens, fundamentalmente por desconhecimento das outras, mas depois de alguns vôos e por vários motivos decidi mudar e testei a Air26. Depois disso, não voei em outra cia, tenho utilizado sempre a Air26 porque atende perfeitamente às minhas necessidades. Tanto no aspecto de horários, como de qualidade de serviço. Não posso dizer se é melhor ou pior que as outras, porque nunca experimentei as outras, tenho apenas os relatos de algumas pessoas que o fizeram.

Desde o inicio do mês que estou a programar uma ida a Luanda, mas não tinha ainda data confirmada, só na sexta consegui confirmar que precisava de ir a Luanda ontem e voltar ao Soyo hoje, uma vez que preciso de estar aqui amanhã bem cedo. Tentei na sexta reserver os lugares (para mim e para o meu filho de 6 anos), mas infelizmente não havia para ontem ou hoje, apenas para amanhã(feriado). Assim, tentei de outras formas, incluindo nos vôos charter das cias petroliferas que fretam os B1900D da Sonair e da Heliang, mas sem sucesso. A unica coisa que consegui foi uma confirmação para o 2º serviço da Diexim ontem de manhã.

A Diexim está com 3 vôos por dia para o Soyo (7h, 11h e 14h). Com a confirmação de lugar e o horário do check-in(9h), fiquei tranquilo e programei a minha agenda para a tarde de ontem em Luanda e voltar para o Soyo hoje cedo.

Ontem:
- Por volta das 8h, liguei para confirmar o horário e dissera-me que afinal não havia lugares para o 2º serviço, mas que eu não me preocupasse porque estava garantido no 3º, que teria check-in às 12h e partida Às 14h.
- Às 12h foi feito o checkin normalmente.
- Às 13h30m não havia ainda sinais do avião, pedi informações, e disseram-me que o avião iria aterrar no Soyo às 14h30m com saida prevista para as 15h, que eu poderia voltar para minha casa e bastava estar no aeroporto às 14h40m. VOltei para casa e aproveitei para dar almoço ao meu filho.
- Às 14h30m estava de volta ao aerodromo e nem sinal do E120 da Diexim(era o avião escalado).
- Às 15h perguntei e disseram-me que o avião tinha escalado primeiro Cabinda (outra cidade mais a norte), estava em fase de desembarque/embarque em Cabinda e viria para o Soyo em seguida.
- Às 16h não havia informação nenhuma e todos os pax estavam já um pouco enervados com a falta de informação, e eu ainda mais porque estava com uma criança. Voltei a perguntar, e disseram-me que havia PAX em excesso em Cabinda e por isso o avião (E145 - Notaram que o que estava escalado era o E120, mandaram o E145 e mesmo assim havia Pax em excesso???????) tinha regressado directo a Luanda, mas que não nos preocupassemos porque o E120(Aquele que estava previsto inicialmente) já tinha saído de Luanda para nos vir buscar ao Soyo. Mas entretanto, havia um Sr. aqui à espera de um passageiro que deveria vir nesse vôo (que supostamente estava já no ar) que estava a falar com ele por telefone e ele estava ainda na sala de embarque em Luanda.
- ÀS 16h30m estavamos todos já zangados, mas sem perder a calma. Eu fui falar com o pessoal da torre de controle para saber qual era a hora prevista de chegada e eles disseram-me que não tinham nenhum dado sobre esse vôo. (estranho não??? então vejamos:
às 16h estava já a voar para o Soyo. Demora 45 a 50 minutos de Luanda ao Soyo no E120. COncerteza naquela altura o avião estaria já descendo para o Soyo e concerteza já deveria ter comunicado com o ATC local.)
- Entretanto o pessoal da Torre local (que só estava esperando esse vôo para encerrar as operações) entrou em contacto com Luanda e não havia lá informação nenhuma relativa a um vôo para o Soyo que tivesse saído ou que estivesse sendo preparado para isso.
- Às 17h sem nenhuma informação disponivel, o pessoal da Enana encerrou as operações e foi-se embora. Com isso e com o facto de o passageiro que estava em Luanda, ainda estar falando por telefone com o Sr. que o estava esperando aqui no Soyo, eu decidi também vir-me embora. Pedi que recuperassem minha mala e entreguei ao pessoal da Diexim os bilhetes de passagem e os cartões de embarque.
- Consegui confirmer lugares na Air26 para 2ª feira.
- Passei no super-mercado.
- Vim para casa
- Arrumei as compras e
- quando estava já a preparar-me para tomar um bom e merecido banho, eram 17h50m recebi uma informação de que chegaria em 10 minutos o tal E120 para nos levar para Luanda. Obviamente agrdeci a informação e recusei.

Só a título de esclarecimento, já era depois do por-do-sol, o aerodromo não tem qualquer tipo de iluminação e não havia ninguém da ENANA(Torre de Controle) em operações.

Depois deste relato extenso, pelo que desde já peço desculpas, penso que não é preciso eu apontar tudo aquilo que está errado nesta história.

Abraço
TX
AeroEntusiasta em Angola!
Imagem
agostinho
CMTE.
CMTE.

Re: (DES)Organização

Mensagem por agostinho »

Realmente é uma história muito caricata, eu não duvido de tais acontecimentos, pelo contrário até lamento que as coisas aconteçam ainda nestes moldes. Mas algo que também não podemos negar quanto ao trabalho do inavic como das airliners em Angola, é que se realmente eles entram na IATA/IOSA, não terão sossego, porque esta organização não está para brincadeiras, terão de mudar, porque não se amite que um avião parta para um destino cujo a hora de limite de permanência do mesmo neste destino já havia passado. A torre de controlo sabia muito bem que este avião já não aterraria aí no Soyo, combústivel gasto sem necessidades, horas de vôos feitas desnecessáriamente e por aí em diante. Realmente é grave. Quanto a sonair, outrora Sonangol ou air sonangol, pelo menos quando estava em Angola, lá vão 11 anos, era uma airliners de se tirar o chapeu, pelo menos era o que me dizia um amigo Cabindense que usava muito esta companhia para chegar a sua terra. Deve ter perdido o seu prestígio e com a corrupção em peso, a grande preocupação das airliners aí deve ser de fazer dinheiro e o resto que se lixe. Da próxima vez insistas somente na Air 26 com quem te tens dado bem ou mesmo pela companhia com quem tú trabalhas. Um abraço
Sérgio Agostinho
Clipper202

Mensagem por Clipper202 »

Imagino que a flight crew da Diexim que aterrou no Soyo (pouso noturno e chegada noturna num local sem alternativa) sabia com anterioridade das condicoes do destino. A minha duvida e se a tripulacao tinha conhecimento das condicoes porque que aceitaram fazer o voo? Sera que foram obrigados a fazelo? Ou se calhar se nao aceitam sao punidos? Ou simplesmente sera que sao uns "artistas"..para nao dizer irresponsaveis!!?? :bad:
Clipper202

Sunset para Luanda 1754. http://www.timeanddate.com/worldclock/a ... html?n=138
(lamentavelmente nao encontrei o de Soyo mais imagino que nao deve ser muito diferente ao de Luanda)

Teoricamente se a tripulacao do Diexim aterrase e descolase ate as 1809 nao estaria a infringir nem por em risco a seguranca do voo. Sera que foi isso que aconteceu? :twisted:
agostinho
CMTE.
CMTE.

Mensagem por agostinho »

chileno 777 escreveu:Sunset para Luanda 1754. http://www.timeanddate.com/worldclock/a ... html?n=138
(lamentavelmente nao encontrei o de Soyo mais imagino que nao deve ser muito diferente ao de Luanda)

Teoricamente se a tripulacao do Diexim aterrase e descolase ate as 1809 nao estaria a infringir nem por em risco a seguranca do voo. Sera que foi isso que aconteceu? :twisted:
Falando em sunset em relação a aviação e determinados destinos, neste caso em Angola. Até mesmo o meu último dia em Angola, os vôos para o Namibe, Cabinda e Benguela, eram feitos normalmente a tarde por causa do pôr do sol nestas províncias. O cabinda saía muitas vezes as 17.30 como hora limite e o namibe as 17.00, já o Benguela normalmente era feito até as 16.00 como limite, também porque era feito pelo F27 que levava +30min que o 737(00.45) e que as coisas mudaram, apartir da altura que se começou a utilizar o aeroporto de Catumbela. Quanto aos vôos do interior(Malange, Lundas Sul e Norte, Luena, Menongue e Demais) eram sempre feitos durante o dia e mesmo se atrasassem, tinham a maior parte dele, como limite de saída 15.30, 16.00. Sei também que muitos vôos foram cancelados durante anos, quando a Taag não pudesse cumprir com estes horários limites. É um pouco estranho que antes com todas as dificuldades doutrora, se respeitava mais estas exigências e agora que tudo devia começar a andar nos carris, é o que se vê. é verdade que também se viu muitos 727 da transafrik e aviões russos a voarem sem limites e a aterrarem em terra batida e com luz de velas, presenciei eu mesmo no aeroporto aquando das minhas visitas constantes a este recinto. Desculpem-me por todo este discurso.
Sérgio Agostinho
agostinho
CMTE.
CMTE.

Mensagem por agostinho »

Guimarães escreveu:... no dia em que na minha empresa eu me recusei a decolar as 15:30 hs ... com tempo bom ... para Cabinda ( 01:05 de operação ) simplesmente porque no retorno estaria sem alternativa noturna quase que me empaladaram em pleno patio .... tive de explicar e foi dificil aceitarem as coisas ... explico ... LUanda - Cabinda decolagem as 15:30 + 01:05 pouso as 16:35 + 00:20 de solo decolagem as 16:55 + 01:05 = 18:00 mas sem ter para onde ir em voo noturno pois nenhuma pista opera noturno exceto Luanda

... assim fica muito seguro nao .... ?
Não será excesso de zelo? Descolar de Cabinda às 16.55 é uma grande transgressão para sí Sr Comandante? O Sr deve saber o que fala, por isso prefiro calar-me, mas mesmo não tendo tantos conhecimentos de aviação como o Sr, não sei se devo concordar consigo, a não ser que o tempo não ajudasse em nada, com chuvas, dias escuros ou nebulosos ou seja o que for.
Sérgio Agostinho
Clipper202

Guimarães escreveu:
chileno 777 escreveu:Sunset para Luanda 1754. http://www.timeanddate.com/worldclock/a ... html?n=138
... só uma perguntinha ... e se tivesse que alternar iria para onde ... ?
Luanda é o unico aeroporto de Angola que opera IFR ... :bad:

Tem toda razao cmdante...Na eventualidade que a diexim conseguise descolar antes das 1809 com destino a Luanda nao teria alternantes IFR....
nao tinha pensado nisso, nem sabia que Luanda e o unico aeroporto IFR em Angola e VFR nocturno

Pergunta off topic:
o que aconteceu ao NDB de Cabinda?

Obs: o link embaixo tem TAFs para FNLU

http://aviation.weathersa.co.za/aviatio ... ?typq=Tafs
agostinho
CMTE.
CMTE.

Mensagem por agostinho »

Sempre aprendendo algo novo, sem querer, me estou a tornar num piloto pelo menos virtual com todas as suas explicações caro Comandante, as suas explicações realmente são muito prestáveis. Mas não pense que tento contrariá-lo com minhas perguntas ou afirmações, símplesmente faço isto, me baseiando em factos que presenciei como dissera acima e que me levaram a pensar que fossem normais, sem no entanto saber que nem mesmo os parâmetros básicos, nem sempre são levados em conta, na aviação Angolana. Um abraço.
Sérgio Agostinho
Clipper202

Se bem METAR e "actual" e TAF e "forecast" na minha humilde opiniao acho que o TAF de alguma ou otra forma permite ter uma nocao aproximada (nao certa 100%) do wheather previsto. Se bem nao e valido no tempo inmediatamente a seguir (1 hour) sim pode servir de ajuda para a proximas duas horas from now.

Abracos
agostinho
CMTE.
CMTE.

Mensagem por agostinho »

Agora, fugindo um pouco do tema, sem querer ser pessimista começo a perguntar-me se é mesmo desta que a nossa TAAG se livra das garras dos europeus. Estava a pouco a ler na net, páginas concernentes a GARUDA AIRLINES da Indonêsia, que também entrou na mesma altura que a Taag para a maldita lista negra. Esta já foi certificada pela Iata/Iosa há 1ano e mesmo assim continua na lista negra até o momento presente. Segundo foristas do Airlines.net, as razões se prendem com questões aeroportuárias, porque a IATA se ocupa somente da airliner e seus problemas, quando a E.U faz auditoria ao sector de aviação em todas as vertentes que no nosso caso, será ao Inavic. Me pergunto agora se realmente a bagunça por aqui expressada pelo Comandante e o tchimbotinho seria ignorada pela E.U uma vez que eles não abrem mãos de nada. a ver vamos.
Editado pela última vez por agostinho em Ter Jun 02, 2009 01:27, em um total de 1 vez.
Sérgio Agostinho
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Contato:

Depois do que era apenas um desabafo com meus companheiros foristas, vejo que se levantaram aqui uma série de questões bastante pertinentes, algumas novas e outras já aqui amplamente debatidas. Com isto, tenho aquele sentimento de "Missão cumprida".

Vamos continuar a debater e contribuir directa ou indirectamente para que as coisas continuem a melhorar e que a informação continue a ser divulgada.

Abraço
TX
Imagem
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Contato:

Meus Caros,

Quero aqui começar uma "tendencia" de contrariar aquela máxima que o Guimarães deixou aqui (e bem verdadeira), de que só se fala nas coisas más. Por isso quero deixar aqui o meu testemunho positivo do que aconteceu depois deste episódio relatado aqui.

Conforme viram, não consegui viajar no Sábado e decidi voltar a tentar a minha "fiel" Air26, como aliás me foi sugerido aqui neste espaço. Fiz e VALEU a PENA.

Falei com o pessoal da Air26 aqui no Soyo no sábado mesmo e eles garantiram-me os 2 lugares para o vôo de Segunda uma vez que o vôo de Domingo estava lotado.
Tudo correu bem, extamente de acordo com o que estava planeado. Check-in no horário e sem sobressaltos, o avião chegou e partiu na hora marcada, a viagem foi muito boa. Na chegada a Luanda, tentei imediatamente marcar o lugar de volta ao Soyo no dia seguinte, mas infelizmente para mim (felizmente para a Air26), estava lotado. Consegui para o vôo de quarta os dois lugares que precisava uma vez que arrumei outra companhia para o voo de volta, trouxe minha mãe comigo. De novo tudo exatamente como estava previsto e às 8h da manhã já estava no meu escritório iniciando mais um dia de trabalho, que por sinal era o meu primeiro na nova empresa.

Por isso se torna fácil de entender que os vôos da Air26 estejam sempre lotados.

Um grande BEM HAJAM à Air26 e todo o seu staff, que desde o pessoal da loja para reservas e emissão de bilhetes, passando pelo pessoal de operações em terra (checkin / embarque / apoio ao pax) até às tripulações têm sido de uma grande gentileza, simpatia, educação, atenção e profissionalismo. Acredito que possa haver alguém com razões de queixa, mas não é o meu caso. Ao longo de mais de um ano a voar regularmente com a Air26 não tenho nenhuma coisa a apontar. Espero que a Air26 se mantenha com esse padrão e que possa aumentar a sua frota e as suas frequencias de vôo.

Espero que as outras operadoras possam atingir os meus niveis da Air26, e se já os tiverem que os mantenham ou melhorem. Mas para já, só não vou voar Air26 quando não for mesmo possivel.

Abraço
TX
Imagem
agostinho
CMTE.
CMTE.

Mensagem por agostinho »

Fico contente caro Tchimbotinho, por este belo desfecho da sua viagem à Luanda, tenho lido muito boas notícias sobre esta pequena airliner(air 26), parece que nem tudo vai mal entre nós, pois, de bom exemplos não carecemos, somente devemos é copiá-los. dei conta no seu discurso que você arranjou um novo emprego, ele também está ligado à aviação ou nem por isso? Um abraço.
Sérgio Agostinho
agostinho
CMTE.
CMTE.

Mensagem por agostinho »

Parece que a Air Diexim é uma companhia que por normas deixa a desejar. 5 minutos antes do tempo em que vos escrevo, ouví no noticiário das 18.30 de Angola, hoje, declarações de uma passageira que se encontra em uma das províncias que já não me lembro qual e que pretendia ir para Luanda. Desde as 11horas locais(ontem) que se encontram no aeroporto e só no fim do dia 2 trabalhadores do aeroporto um deles da Enana, é que lhes foram dar a notícia de que o avião aquela hora não chegaria mais naquela província, resultando num descontentamento dos passageiros deste mesmo vôo e que mesmo assim não viram por parte do pessoal desta airliner amabilidade na forma como tratá-los. É incrível que airliners que deviam afligir as companhias de bandeira(neste caso, a Taag) com seus serviços de se prezar, façam o mesmo ou ainda pior que elas.triste
Sérgio Agostinho
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Contato:

agostinho escreveu:Fico contente caro Tchimbotinho, por este belo desfecho da sua viagem à Luanda, tenho lido muito boas notícias sobre esta pequena airliner(air 26), parece que nem tudo vai mal entre nós, pois, de bom exemplos não carecemos, somente devemos é copiá-los. dei conta no seu discurso que você arranjou um novo emprego, ele também está ligado à aviação ou nem por isso? Um abraço.
Meu Caro Agostinho,

É verdade, tanto no que dizes sobre a Air26, como em relação a nem tudo ir mal por aqui. Esperemos que sirva de exemplo para os outros.

O meu novo emprego tem um pequeno componente ligado à aviação, que são a organização de alguns vôos charter com PAX SZA-LAD-SZA.

Abraço
TX
Imagem
Clipper202

Caro Tchimbotinho,

Sera que poderia me informar por favor quantas vezes por semana a Helimalongo voa/aterra no Soyo?

Um abraco.
Clipper202

Mais uma vez obrigado pelo esclarecimento caro Guimaraes.

Um abraco.
Responder