Taag considera que "inconformidades" são passíveis de resolu

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
agostinho
CMTE.
CMTE.

Re: Taag considera que "inconformidades" são passíveis de resolu

Mensagem por agostinho »

Eu até talvés não desse crêdito a esta informação pelo símples facto de ter vindo dos orgãos de informação governamentais; Mas como o jornal Angolense também toca na mesma questão e até um quanto mais aprofundada, também por ser um jornal em que pônho toda minha confiança, acredito com garras e dentes nesta informação. Pelo menos as coisas estão a correr neste sentido. Vamos lá ver o fim das coisas, porque nada ainda é definitivo. Um abraço à todos.
Sérgio Agostinho
Clipper202

Mensagem por Clipper202 »

"As nao conformidades" ...querem dizer que a TAAG nao passou a auditoria da IOSA :O.o: :?:
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Contato:

Mensagem por Tchimbotinho »

Este é dos tais assuntos em que tenho a mesma posição que São Tomé, ver para crer.

Abraço
TX
AeroEntusiasta em Angola!
Imagem
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Contato:

Guimarães escreveu:... lá no Brasil teriamos um ditado para essa situação ...

... " não adianta cozinhar mais o pato ( IOSA ) porque ele não vai ficar mais macio " ...
Acho que até o "pato" está farto de ser cozinhado.

Abraço
TX
Imagem
Jaime Carneiro
PC
PC

Mensagem por Jaime Carneiro »

Tchimbotinho escreveu:

... " não adianta cozinhar mais o pato ( IOSA ) porque ele não vai ficar mais macio " ...

Abraço
TX

ahahahahahahaha esta foi para rir já vi que o fórum está de bom humor hoje.
Qual de vocês achava que a TAAG iria passar este exame(IOSA) com asas de oro? Não adianta tentar reinventar a roda, a IATA já disse..."My way or the highway". :mrgreen:
Jaime Carneiro
Jaime Carneiro
PC
PC

Tchimbotinho escreveu:

Abraço
TX

ahahahahahahaha esta foi para rir já vi que o fórum está de bom humor hoje.
Não adianta tentar reinventar a roda, a IATA já disse..."My way or the highway". :mrgreen:

Contudo devo dizer pelo que li no artigo do Angonoticias, e por experiência própria, da-me a entender que se tratam de "
Minor Findings". Se a Quality Audit aceitou regressar em Junho é porque eles acreditam que a TAAG esta em condições de fechar estes GAP´s neste período. Alìas 30 dias é o período standard para fechar Minor Findings. Se assim for parece que o balanço poderá ser positivo para a TAAG.
Jaime Carneiro
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Contato:

Realmente, o bom humor é necessário, eu diria que sem ele seria impossivel a sobrevivência da espécie, e revela sempre uma grande dose de inteligência, porque é preciso muita para fazer humor.

Voltando à "vaca fria que sobrou ontem do jantar", apesar dos indicadores em sentido contrário, o meu descrédito nesta situação é total, se são "Minor" ou "Major Findings", penso que já não é isso que está em causa. Neste momento tem a ver com a credibilidade de todo um sistema que mais uma vez se mostrou falho. Continuo como São Tomé, e caso eu esteja errado, serei o primeiro a vir aqui fazer "Mea Culpa", mas por enquanto isto é para mim uma piada de muito mau gosto.

Abraço
TX
Imagem
Gilson Sales

Mensagem por Gilson Sales »

O mas engraçado é que os inspectores ainda n tinhão pisado solo angolano e já estavam a cantar Victoria e o resultado ta avista...

Taang que se organize como deve ser.
Jaime Carneiro
PC
PC

Tchimbotinho escreveu:Realmente, o bom humor é necessário, eu diria que sem ele seria impossivel a sobrevivência da espécie, e revela sempre uma grande dose de inteligência, porque é preciso muita para fazer humor.

Voltando à "vaca fria que sobrou ontem do jantar", apesar dos indicadores em sentido contrário, o meu descrédito nesta situação é total, se são "Minor" ou "Major Findings", penso que já não é isso que está em causa. Neste momento tem a ver com a credibilidade de todo um sistema que mais uma vez se mostrou falho. Continuo como São Tomé, e caso eu esteja errado, serei o primeiro a vir aqui fazer "Mea Culpa", mas por enquanto isto é para mim uma piada de muito mau gosto.

Abraço
TX

Meus caros Calmaaaaaaaaaaaaa.....a esperança é a ultima a morrer.

A IATA têm apenas 8 entidades no mundo todo, aprovadas para fazer as auditorias da IOSA....e eles são muito bons. A Quali-Audit é Francesa e como todos nós sabemos os Franceses foram os primeiros a levantar a bandeira vermelha a operação da TAAG e de todo o sistema de aviação Angolano.
Para além disso existe um programa que não esta incluso na IATA lançado pela EASA - o SAFA (Safety Audit of Foreign Aircraft) "ratoeira" aonde caiu originalmente a TAAG. Este sim é pesadíssimo, mas que tem como base a estrutura da IOSA.(Quem cumpre IOSA cumpre SAFA porque o IOSA é um bocado mais complexo). Este programa surgiu em 2005 quando aviões estrangeiros estavam a cair em território da UE e a causar danos e a tirar vidas a cidadãos da UE.

Lembram-se do famoso incidente com o Boeing 747 da TAAG em Paris Charles de Gaulle? Ora bem uma das averiguações da SAFA era que o comandante tinha faltado recurrent trainning, se não me engano tinha o SIM expirado. O GAP era que a TAAG não tinha um sistema funcional para controle do Crew Recurrent Trainning. Na altura ninguém da TAAG se importou com isso.

Uma segunda SAFA inspection em Paris, uma das Taxi ligths do avião estava fundida, a recomendação era a substituição imediata da mesma. O avião regressou a Paris uma semana depois com a mesma luz fundida :mrgreen: . Conclusão a TAAG não tinha um sistema funcional para controlar e fechar estes itens. :lol:

Bom não me vou alongar para não começar a dar uma lição (Até pq todos aqui são entendidos na matéria) mas pela minha experiência e eu tenho a certificação da IATA para Advanced Aviation Internal Auditor, ninguém sobre tudo os Franceses, marca um check se não tiver quase a certeza que a entidade esta em condições de fechar o GAP em 30 dias. :clap:

1 ABC,

Jaime
Jaime Carneiro
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Contato:

Jaime,

Não se trata de perder a esperança, essa nós nunca perdemos, senão não estariamos aqui. Trata-se é do descrédito total pelas instituições, e não falo apenas do sector aeronáutico. Não vou citar exemplos de outros, porque não estamos no fórum apropriado para isso, mas é um mal geral que assola o País.

Tenho esperança e acredito em ANGOLA. Sou fã de ANGOLA. Mas que fico triste, isso fico.

Abraço
TX
Imagem
agostinho
CMTE.
CMTE.

Mensagem por agostinho »

Jaime Carneiro escreveu:
Tchimbotinho escreveu:Realmente, o bom humor é necessário, eu diria que sem ele seria impossivel a sobrevivência da espécie, e revela sempre uma grande dose de inteligência, porque é preciso muita para fazer humor.

Abraço
TX

Meus caros Calmaaaaaaaaaaaaa.....a esperança é a ultima a morrer.

A IATA têm apenas 8 entidades no mundo todo, aprovadas para fazer as auditorias da IOSA....e eles são muito bons. A Quali-Audit é Francesa e como todos nós sabemos os Franceses foram os primeiros a levantar a bandeira vermelha a operação da TAAG e de todo o sistema de aviação Angolano.
Para além disso existe um programa que não esta incluso na IATA lançado pela EASA - o SAFA (Safety Audit of Foreign Aircraft) "ratoeira" aonde caiu originalmente a TAAG. Este sim é pesadíssimo, mas que tem como base a estrutura da IOSA.(Quem cumpre IOSA cumpre SAFA porque o IOSA é um bocado mais complexo). Este programa surgiu em 2005 quando aviões estrangeiros estavam a cair em território da UE e a causar danos e a tirar vidas a cidadãos da UE.

Lembram-se do famoso incidente com o Boeing 747 da TAAG em Paris Charles de Gaulle? Ora bem uma das averiguações da SAFA era que o comandante tinha faltado recurrent trainning, se não me engano tinha o SIM expirado. O GAP era que a TAAG não tinha um sistema funcional para controle do Crew Recurrent Trainning. Na altura ninguém da TAAG se importou com isso.

Uma segunda SAFA inspection em Paris, uma das Taxi ligths do avião estava fundida, a recomendação era a substituição imediata da mesma. O avião regressou a Paris uma semana depois com a mesma luz fundida :mrgreen: . Conclusão a TAAG não tinha um sistema funcional para controlar e fechar estes itens. :lol:

Bom não me vou alongar para não começar a dar uma lição (Até pq todos aqui são entendidos na matéria) mas pela minha experiência e eu tenho a certificação da IATA para Advanced Aviation Internal Auditor, ninguém sobre tudo os Franceses, marca um check se não tiver quase a certeza que a entidade esta em condições de fechar o GAP em 30 dias. :clap:

1 ABC,

Jaime
Estas suas declarações foram valiosas, caro Jaime. Nem todos nós sabemos todas estas coisas ditas por tí, mesmo quando focas estes incidentes que de uma ou de outra forma, ajudaram a levar a Taag para lista negra. eu não trabalho no ramo da aviação e admito que aos vossos pês( Sr comandante, Tchimbotinho, jaime e demais) não sou ninguém. Por isso continuem com este belo debate que só me ensina algo de novo, pouco ou nada sabia sobre a safa a não ser o nome. um abraço
Sérgio Agostinho
Clipper202

Caro Jaime Carneiro muito obrigado pela informacao proporcionada. Comparto plenamente a opiniao do agostinho….aprendi muito lendo o seu ultimo post.

Tenho duas perguntas para os colegas do forum:
-Tendo falhado a TAAG a auditoria da IATA sera que continua em pe a visita/auditoria da comunidade europeia em Junho?
-Na eventualidade que a Taag consiga sair da lista negra….sera que a companhia tem frota e tripulacoes suficientes para retomar os voos para Europa… (especialmente tendo en consideracao os novos destinos disponiveis…Londres, Frankfurt, Amsterdao…etc)?
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Contato:

Meus caros,

quero só esclarecer aqui 2 pontos.
1. O post do Jaime foi tão esclarecedor para mim como para qualquer um de vocês, uma vez que
2. eu não entendo nada de aviação. Eu trabalho com transporte aéreo, mas na óptica do fretador, o dono da carga, isso dá-me acesso privilegiado a algumas informações e/ou situações. Sou um curioso e amante do assunto, mas sei muito pouco, por isso gosto tanto deste espaço onde posso(podemos) "beber" da sabedoria de pessoas como o Jaime, o Guimarães e muitos outros que aqui deixam o seu valioso contributo.

Um bem hajam a todos vocês
Abraço
Nosso
Imagem
Jaime Carneiro
PC
PC

chileno 777 escreveu:Caro Jaime Carneiro muito obrigado pela informacao proporcionada. Comparto plenamente a opiniao do agostinho….aprendi muito lendo o seu ultimo post.

Tenho duas perguntas para os colegas do forum:
-Tendo falhado a TAAG a auditoria da IATA sera que continua em pe a visita/auditoria da comunidade europeia em Junho?
-Na eventualidade que a Taag consiga sair da lista negra….sera que a companhia tem frota e tripulacoes suficientes para retomar os voos para Europa… (especialmente tendo en consideracao os novos destinos disponiveis…Londres, Frankfurt, Amsterdao…etc)?

Meus Caros, respondendo as duas perguntas:

1 - O processo de auditoria é flexível. Quero dizer com isso que o auditor não é um juiz de olhos vendados, como na historia do Rei Salomão, o Lead auditor leva em consideração vários factores , neste caso especifico o empenho da companhia e os progressos até a hora realizados, seguindo os relatórios de auditorias anteriores. Meus caros não tenhamos vergonha de dizer, a TAAG na altura da proibição era um companhia sem qualquer procedimento sistemático. Estou a enfatizar sistemático porque é isso que é realmente importante "Um Sistema" , para a aviação um Quality Assurance Program. É um programa que garante a aplicação e controle dos procedimentos existentes na companhia. Agora já existem softwares que ajudam consideravelmente as empresas neste aspecto. Vejam o Q5 por exemplo http://www.q5systems.com/customers.htm
Dou-vos propositadamente este link que leva a lista de clientes do Q5, para vocês verem que esses sistemas de Safety Management são bons para qualquer empresa independente do ramo de actividade. Pode ser aviação como pode ser serviços médicos.
Amigo Chileno 777, se os responsáveis da comunicação da TAAG estiverem a ser francos, estaremos a falar de Minor GAP´s, sendo que 30 dias foram dados por suficientes pelo Auditor e Auditado (os prazos são acordados entre as duas partes) para a fecho deste item.

Espero ter sido claro se faltar algo digam...

2- Quanto ao numero de tripulantes, amigos o problema será os limites de horas de voos máximo imposto por lei (Duty Time). Eu não sei quantos cockpit and cabin teams a TAAG tem, mas acredito que a abertura destas rotas tera de ser faseada, para não por as Operações da Empresa sobre uma pressão que não consigam controlar e comecem a cometer erros novamente. Quanto a Frota, eu diria que a TAAG tem frota mais doque suficiente, se forem eficientes e fizerem um Turn-around Time como da TAP, que deixou de ficar com os aviões parqueados em Luanda o dia todo para saírem a noite e passou a rodar a maquina em menos de 2 horas. Aí sim tenhem aviões mais do que suficientes.

Espero ter respondido...

1 ABC,

Jaime
Jaime Carneiro
emersonpinto
PC
PC

Mensagem por emersonpinto »

Gilson Sales escreveu:O mas engraçado é que os inspectores ainda n tinhão pisado solo angolano e já estavam a cantar Victoria e o resultado ta avista...

Taang que se organize como deve ser.

A TAAG já esteve pior mas a bagunça ainda continua acontecem coisas fantásticas naquela empresa, mas estão a tentar reestruturar a empresa , rentabilizar ela criar novas áreas, tem se estado a trabalhar na projecção de uma TAAG moderna e funcional...Auditores da MCKINSEY tenhem estado a trabalhar no principio deste ano na TAAG. o resto e esperar que aconteçam as melhorias e mudar a mentalidade de trabalhar caso contrario nada feito.....fica-se a espera de um milagre......

Best Regards
Clipper202

Taag passa no examen da IATA

Se a noticia for veridica estao de parabens :cheers: :clap:

http://www.angonoticias.com/full_headli ... p?id=23841
emersonpinto
PC
PC

Mensagem por emersonpinto »

http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_d ... ews=117967