Pilotos na Azul.

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Tico
CMTE.
CMTE.

Pilotos na Azul.

Mensagem por Tico »

Pessoal

Alguém sabe se a Azul continua contratando pilotos? Pelo menos no site as vagas pra tripulantes técnicos sumiram! E eram quase 200 vagas entre cmtes e cop.

Será que o quadro está completo ou o agravamento da crise adiou os planos da empresa?

Sds.
Tupolev
PC
PC

Re: Pilotos na Azul.

Mensagem por Tupolev »

Continuam chamando sim. O que acontece e que agora estao chamando principalmente copilotos, porque a empresa ja tem um bom numero de cmtes e fast track. Se ficar no plano inicial de 12 avioes em junho e assim ate o fim do ano, vai dar uma parada. Mas se vier mais aviao no segundo semestre as contratacoes vao continuar. E dizem que a partir de 2010 vem 1 aviao por mes, ai seria curso todo mes, muita gente sendo contratada. Tomara.
O importante e botar o CV pela pagina da empresa.

Abraco,
Tupolev
zek
PP
PP

Mensagem por zek »

ESQUEÇA, só entra peixinho,

é uma pena!!
Tico
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Tico »

[quote="zek"]ESQUEÇA, só entra peixinho,

é uma pena!![/quote]

Negativo

Tenhos 2 amigos lá que entraram totalmente sem peixada.

Abraços
Ansett
PP
PP

Mensagem por Ansett »

Guimarães escreveu:... agora por seus meritos voce consegue sim empregos na China , Africa ...( Angola , Africa do Sul , Congo , Nigeria ) ... Vietnam , India , Ilhas Maldivas , Vanuatu ... e até mesmo nos USA ... mas no Brasil mesmo está dificil ...

... para que voce não pense que minha informação não é verdadeira , já estive na maioria dos paises acima e de todos deixei as portas abertas , eles continuam necessitando de pilotos com experiencia e somos ( os brasileiros ) ao lado de britanicos e americanos classificados comos os melhores do mundo na nossa especialidade ....

... enquanto isso ai no Brasil a coisa é complicada mesmo , AGORA com uma ajudazinha ... ¬¬
Mas vou te contar, hein, meu amigo, cada pais que voce deixou a porta aberta que da medo ate de abrir o atlas para procura-los no mapa. Trocar um emprego ruim no Brasil por qualquer um num desses locais citados nem por muito dinheiro (apesar que daria para passar umas ferias em Maldivas). Agora, gostaria de saber: Por que temos uma tendencia de supervalorizar a nossa capacidade, criando um ranking que eu nunca ouvi falar? Onde entram os alemaes, holandeses, canadenses, suicos, australianos e ate mesmo os indianos? Os brasileiros ate podem voar mais ou menos, como qualquer outro piloto bem treinado (ate chines e coreano voam), mas no quesito habilidade na lingua inglesa, o nosso conceito e abaixo da media.
Ansett
PP
PP

Mensagem por Ansett »

erro na redacao
Editado pela última vez por Ansett em Sáb Abr 25, 2009 06:59, em um total de 3 vezes.
Ansett
PP
PP

Mensagem por Ansett »

'Guima', argumentos esquisitos, mas, vamos la, e o seu direito 'democraticoforense':
Eu nao estou preocupado se a India tem um dos melhores servicos de aerovias do mundo, apesar que nao sei exatamente o que isso significa (rotas diretas, balizamento, controle radar, poder voar de re?), mas sei que viver por aquelas bandas somente no caso de absoluta falta de opcao. A India e um lixo, no sentido exato da palavra.
A China, ora, a China, pode ter um espaco aereo estruturado (mas ate a Argentina tem), mas jamais deixara uma aeronave voar em rotas diretas, porque em boa parte das areas mais congestionadas, como nas aerovias que partem de Hong Kong e sobem para Pequim e/ou Xangai, existem areas militares ativas. Alem disso, o que me importa como ser humano se tanto na India ou na China eles estao organizando o que ja deveria estar organizado ha anos? Nao e numa UZ6 ou numa UW45 que vou morar com minha familia.
Quanto as ilhas, quer seja Diego Garcia, quer seja Maldivas ou alguma outra perdida na imensidao oceanica, tudo e bonito como cartao postal, mas, alem disso, o que vira?
Nao, nao tente me convencer a respeito das operacoes aereas e no quesito estilo de vida nos demais paises que voce citou. A dura legislacao sulafricana so nao e dura o suficiente para coibir as acoes de sua empresa aerea de bandeira, a South African Airways, que em duas circunstancias quase seguidas nao conseguiu impedir e muito menos detectar o carregamento de drogas nas bagagens dos tripulantes. Mas, mesmo que fosse um primor, o que eu poderia fazer em Soweto ou comendo um bife num dos restaurantes da Mandela Square, alem de ficar decorando um AIP que me parece que e de capa de ouro?
Sim, um emprego ate pode ser ruim no Brasil (mas voar na IndiGo, SpiceJet ou ate mesmo na JetAirways tambem nao e muito melhor), mas pelo menos sei que ofereceria condicoes medias de vida bem melhores aos meus familiares. Emprego, por si so, nao e tudo, e morar, nao passear, em qualquer um dos paises citados nao e exatamente o que eu procuraria para oferecer aos meus familiares, portanto, como coloquei anteriormente, todos esses lugares me dao medo so de tentar procura-los no mapa mundi. E suas comparacoes em nenhum momento nem sequer passou perto de bons empregos.
O Brasil certamente sente a fase de declinio na economia mundial, mas os reflexos na aviacao nao sao os mesmos encontrados na India, China ou em varios outros supostos portos seguros. Nao houve demissao em massa, nem retrocesso expressivo na frota ou ate mesmo a parada total de admissoes, como na Azul, por exemplo. E o mesmo nao pode ser dito a respeito dos seus paises modelos. So na India e na China ocorreram varios casos de ‘nao era bem isso que estava no contrato’, e mandaram diversos expatriados para o olho da rua. Se na Africa tem empregos, gostaria de saber em quais condicoes de seguranca de voo estao apoiados. Como sendo o continente com os piores indices em todos os quesitos, seguranca operacional e qualidade de vida, nas mais diversas listas publicadas, nao vejo um potencial muito promissor para se manter inteiro, sem escoriacoes, por muito tempo, quica pelo resto da vida. Dinheiro nao e tudo. Tudo bem, no Brasil nao existe mais empregos para um profissional entrar e se aposentar, como eram os da Vasp (estatal), Transbrasil (do Omar) e Varig (mesmo com os piores crapulas como administradores). Mas tambem, la fora, o pagamento e na medida do suor, e hoje em dia voar na Emirates, Qatar, SIA ou Ryanair tem o seu preco, e acredito que esses sao as referencias que voce deve estar utilizando, para que eu possa sair do meu conforto e da presenca dos meus amigos, ou estou errado?
Pilotos brasileiros, como enfatizei anteriormente, sao iguais como muitos outros. Voam, quando bem treinados. Trabalham, como manda o contrato. Mas tambem fazem muita coisa errada, mas ai, no caso, tendem a achar que sao superiores aos outros. Onde? Humildade nao e o forte de muitos aeronautas, e varias demissoes e reprovacoes em avaliacoes de admissao demonstram que nao somos tao poderosos assim. Somos, mais uma vez, iguais aos outros, com erros e acertos, nada mais.
Quanto a minha experiencia, idade ou nivel de ingles 'the book is on the table', isso e irrelevante para a discussao. Quanto a logica do raciocinio, isso, sim, acredito que e mais apropriado e proveitoso, e pelo que pude ver, 40 anos de vida profissional ainda nao foram suficientes para expandir a sua visao quanto ao que importa de fato para a nossa existencia e o que e pura perfumaria.
Desejo-lhe muito boa sorte onde quer que voce esteja se mantendo como profissional e dando o devido respeito a vida aos seus familiares.
Reflita
:cheers:
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Os pilotos brasileiros, mas digo piloto, tem emprego em qualquer empresa de aviação
na Africa, India,China, Japão, pelo seu potencial, na JAL o piloto Brasileiro alem de
pilotar e professor, eles colocam sempre um Brasileiro com outro menos experiente
para passar experiencia no serviço, em certos paises com muito risco na aviação
sempre o brasileiro leva vantagem, pela sua experiencia e conhecimento em voar sobre
tensão pela falta de estrutura, se voce for um ex VARIG, meu amigo, o emprego está
mais garantido ainda, não acredito em nenhuma empresa brasileira, muitos pilotos
são obrigados a voar com aviões sem condições de voos, se não voar perdem o emprego,
veja o Caso TAM/Congonhas, o Magalhães preferiu hoje trabalhar em Angola por se sentir
bem, todo o piloto é um aventureiro, sonhador, como os paulistas, um bandeirante, e
avião em qualquer lugar do mundo é um avião, eu tambem tenho a minhas opiniões que
certos empregos as pessoas precisão de QI( quem indica) geralmente a pessoa que dá
o aval para a função, já trabalhou em muitas empresas e tem conhecimento, agora sendo
amigo dele, tem mais chance .
A AZUL está encontrando dificuldade de contratar bons pilotos, pois quase todos estão
empregados, a Webjet contratou quase todos que tinha sobrando da BRA, ONE,Vlog.
A AZUL eu acretido ser uma boa empresa para trabalhar, por ter em seu quadro
administrativo muitos ex VARIG,VASP,TRANSBRASIL, que quando pagavam, pagavam
bem e sempre valorizavão seus funcionarios.
sds,
Moises Propp

Guimaraes quando voce vaí escrever seu livro da suas historias de vida !
Ansett
PP
PP

Mensagem por Ansett »

Os pilotos brasileiros, mas digo piloto, tem emprego em qualquer empresa de aviação... piloto Brasileiro alem de
pilotar e professor...em certos paises com muito risco na aviação...sempre o brasileiro leva vantagem, pela sua experiencia e conhecimento...se voce for um ex VARIG, meu amigo, o emprego está mais garantido ainda

Olha, Moises, cada um tem um ponto de vista, o problema e a fantasia atras disso, que as vezes acaba predominando sobre a sensatez. Piloto brasileiro e igual a qualquer outro piloto: chines, coreano, americano ou ingles. Essa historia de que ele leva vantagens sobre os demais nao tem fundamento, a nao ser que alguem numa empresa X possua um cargo administrativo que influencie nas decisoes do RH e Operacoes, mas isso e que chamamos por aqui de peixada, nao 'entra quem e o melhor'. O que muitos nao percebem e que somente de alguns poucos anos para ca, depois da quebra em sequencia das grandes companhias aereas, e que houve um maior fluxo de pilotos do nosso pais para o exterior. Ate entao, o indice de expatriados era insignificante e nem sequer aparecia nas estatisticas de recolocacao de mercado x nacionalidade. Se hoje existem mais e porque o mercado externo necessitou e havia um excendente no nosso pais. Mas, de qualquer forma, outras nacionalidades estavam povoando diversas empresas havia muito mais tempo, e nos somente complementamos os espacos que foram abertos, mesmo que disputando com outros, mas essa e a lei da oferta e da procura, nao de preferencia por pais, raca ou cor. Quanto a ensinar, em primeiro lugar e preciso ter humildade. Ninguem, em empresa alguma, chega cantando de galo. Os poucos que ‘se achavam’ foram jantados logo de cara, na entrevista mesmo, e tchau e passe bem. Muitos reprovados em varias fases da selecao, treinamento e em linha eram inclusive ex-Varig, e isso nao e um demerito, mas uma realidade de que nao e tao simples assim arranjar um emprego bom (e se manter nele) fora do pais.
Quanto a Azul, acho que seria necessario rever a sua fonte. Comandantes nao estao sobrando no mercado, mas aquela companhia nao esta enfrentando dificuldades para achar mao de obra. Acharia com mais facilidade ainda se pagasse melhor. Mas isso, pagar mais, ainda nao esta sendo necessario fazer, enquanto a procura esta sendo maior do que a oferta.
Quanto ao acidente da TAM em CGH, para mim e novidade que os pilotos estavam sendo obrigados a voar uma aviao sem condicoes de voo, e gostaria de saber mais sobre isso, se alguem pudesse me esclarecer.
Continuo pagando a cerveja e nao ha necessidade de criar uma guerra. Sao apenas opinioes, mesmo que completamente contrarias, nao uma luta que alguem necessariamente precisa sair vencedor.
Peco desculpas a moderacao.
:cheers:
Irineu

Mensagem por Irineu »

O papél aceita absolutamente tudo, e, no nosso caso, é o monitor....
As vezes, uma palavra ou termo colocado equivocadamente pode gerar mal estar, como o que está ocorrendo, pois está colocada friamente, sem destacar tons, entonações, flexões... e por aí vai.
Uma coisa eu garanto...
Se fosse possível essa conversa ser discorrida pessoalmente, por exemplo, numa mesa de um restaurante com uns acepipes e umas geladas, os pontos de vista, mesmo frontalmente divergentes, seriam fácilmente "digeríveis" e eu pagaria a conta para poder assistí-la, pois a experiência de ambos é inegável e tem muito a ensinar aos simples entusiastas, como eu. :cheers:
Abraços

P.S.
No caso de ser possível, a conversa pessoal, pode ser um restaurante muitíssimo bom mas mode$to ? :lol:
Tupolev
PC
PC

Mensagem por Tupolev »

A primeira rodada e por minha conta!!!!!!
Calma gurizada, vamos bater papo e nao bater boca!!!
Abraco,
Tupolev.
Ansett
PP
PP

Mensagem por Ansett »

Com tanta gente pagando cerveja, vou beber de "gratis" ....
Irineu, voce esta corretissimo na sua analise. O tom do debate tem que ser encarado como um bate-papo ao sabor de uma bem gelada, nada mais. E aprendo, tambem, com todos, inclusive com o 'Guima'.
:cheers: ...essa e por minha conta.
Irineu

Mensagem por Irineu »

Já são três rodadas, a minha, a do Tupolev e a do Ansett... :cheers:
Tô com sede... :whiteflag:
Tico
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Tico »

Bom pessoal.

Voltando ao assunto:

Olha, em relação aos empregos na Azul, e dos 2 amigos que estão lá, posso afirmar um coisa: Ambos são bastante inexperientes e com pouco mais de 500 hrs. Pelo profile do pessoal que está entrando, não me parece que a Azul está buscando exatamente profissionais com longa bagagem de vôo, pelo menos para copilotos. As vezes me pergunto se isso é proposital por parte da cia. que diante do baixo salário que se propõe a pagar, prefere admitir pessoal com menos experiência, mas as vezes tb me pergunto pq ela deixaria de contratar uma pessoa experiente, que, uma vez que colocou o seu CV lá, a meu entender, está disposta a aceitar o salário.

Acho que a redução dos requisitos para entrar nas empresas aéreas está mais ligada a questão salarial do que realmente a falta de pilotos. Inclusive tenho ouvido que a TAM está pra fazer um corte de pessoal, incluindo, pilotos, copilas e cms, além de mecânicos e pessoal de terra.
BenitoRBP
PC
PC

Mensagem por BenitoRBP »

Tico escreveu: Inclusive tenho ouvido que a TAM está pra fazer um corte de pessoal, incluindo, pilotos, copilas e cms, além de mecânicos e pessoal de terra.
Na TAM o corte já começou, o engraçado é que começou de cima para baixo, e pelo visto as AFA`s que circulam é que a moral do Barione já não é das melhores.

Acho que desde o efeito GOL/EJ as empresas tem seguido este padrão de colocar co-pilotos menos experientes, algumas empresas internacionais seguem o mesmo modelo, não é só uma questão de salário, pilotos novos em geral tem o comportamento mais dócil que os antigos (não só pilotos aliais, em qualquer profissão) isso facilita bastante a vida da empresa, aliais, alguem com mais experiencia que se sujeita a ganhar um salário menor em tese vai carregar alguma frustação para o cockpit, para os corredores e assim por diante. Diferente do piloto novo que ta vivendo "um sonho" de estar no comando de um jato.
O Barione por exemplo teve certa resistência na TAM ao modificar o sistema de remuneração dos pilotos.
Ademais acaba criando-se um ciclo na empresa que sempre precisa de sangue novo, e vai se renovando automaticamente.
Tico
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Tico »

Hehehe

É engraçado como as coisas estão mudadas. Lembro-me qdo eu ainda era um aluno do teórico do PP isso a mais de 10 anos atrás, meu sonho era voar na TAM. Na minha inocência eu mandei um email para o presidente (eh lembram disso?), e na ocasião eu escrevi que não sabia por onde começar, já que as empresas pediam sempre experiência etc etc. (na época 5000hrs para F100) ai o "ROLIM" respondeu que eu não deveria desistir etc etc, aquelas respostas prontas de telemarketing......

Agora eu vejo as empresas fazendo o contrário, fazendo questão de contratar pessoas mais novas e sem experiência. Nesse tempo que passou fui chamado pra voar na vermelhinha e acaso ou não do destino, preferi ficar na empresa que estou.....Apesar de já ter as "milhares" de hr que se pedia a algum tempo atrás, hj entendo pq tínhamos tantos bons "pilotos" na cabine, e não apenas apertadores de botão. Valorizava-se a experiência do dia dia, a maioria era oriundos de taxi áereo e da avc executiva onde vc tinha que ser de tudo, piloto, mecânico, despachante, comissário e isso agregava uma formação sem igual, que nenhum curso "preparatório de piloto" pode fornecer. Mas é assim mesmo, td muda, o mundo muda e isso faz parte da evolução das coisas.
Ansett
PP
PP

Experiência x Pilotos

Mensagem por Ansett »

Os critérios adotados pelas companhias aéreas quanto aos requisitos podem variar por diversas razões. O salário mais baixo que é pago não é necessariamente um ajuste perfeito como muitos presumem (como sendo má intenção dos administradores ou como forma de justificativa para quem não foi chamado) entre a baixa experiência e a pouca reclamação, porque se fosse assim, os comandantes, que na prática são muito mais voados, deveriam ganhar muito mais do que recebem, mas na verdade, o salário deles também é bem baixo, se fizermos um comparativo com outras companhias que já se foram ou com as atuais, que competem no mesmo segmento. A questão é que a Azul paga pouco mesmo, tanto para o assento da direita, quanto para o da esquerda.

Uma empresa foca a experiência como sendo um item essencial quando os seus objetivos são, por exemplo, de curto prazo. Várias companhias levam em conta a bagagem anterior quando sabem que necessitarão de comandantes dentro de um período que não poderá ser flexível o suficiente para aproveitar pilotos que têm potencial dentro de uma projeção de tempo, mas que extrapola a necessidade da companhia aérea, e dependendo do caso, quanto menor for esse time frame, os ajustes deverão ser mais rápidos, ainda mais no caso de uma expansão (planejada ou repentina) ou reposicionamento, como num cenário que ocorre quando uma grande leva de comandantes que se aposentam dentro de um período de tempo, geralmente curto, e que obviamente devem ser substituídos.

O que não pode ser esquecido é que mesmo com 50, 100, 500, 1000 ou 10000 horas de vôo, a responsabilidade de quem estiver na cabine de comando será a mesma, e nenhuma empresa pensa somente na economia de uns trocados, quando a segurança de suas operações acaba sendo questionável. Sentado ali, na direita, alguém estará, pelo menos, suficientemente qualificado para o exercício de suas funções, mesmo que no patamar mínimo. Mas por outro aspecto, eles, os pilotos, devem ter certeza de uma coisa: apesar da aparente benevolência e/ou aceitação de peixes, mesmo com um suposto desleixo quanto aos critérios, na hora que o pau comer, não adianta chorar que foram incapazes de desempenhar de uma melhor forma porque suas CIVs possuem mais espaços em branco do que os cabelos do comandante. E dependendo do caso, não há vara de pesca que segure o lambari que entrou pulando por cima da cabeça de muitas tracajas... ele será assado da mesma forma ou comido cru, mesmo.
Tico
CMTE.
CMTE.

.

Mensagem por Tico »

Gostei da explicação, e eh isso ai, a garotada nova merece uma chance! E tem mais, pagar como se pagava antes tá cada vez mais difícil...a redução de custo pesa no bolso de todos, mas é o preço que se paga num mundo de concorrência ferrenha, principalmente na aviaçao. Mas ainda acredito na Azul como a futura grande empresa aérea do Brasil, junto com Web e Trip!
rick
PC
PC

Mensagem por rick »

Alguém sabe se a Azul está contratando? Eu estou meio por fora de como anda a AZUL.
CaetanoNascimento
PP
PP

Mensagem por CaetanoNascimento »

Sempre é verdade que a Azul para pilotos tem 2000 cv's cadastrados?
Responder