pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Clipper202

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por Clipper202 »

Muito obrigado immase pela explicacao. :yeah:
Ansett
PP
PP
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 03:01

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por Ansett »

A meu ver, penso que para se enganarem tao facilmente bastou uma serie de factores que tenham provocado tal negligencia por parte do flight crew, tais como:
- Introducao errada dos codigos dos vectores no FMC;
- Nao ter havido um double-check por parte do cmdt. ou co-piloto para a verificacao da rota correspondente;
- Falta de reconhecimento visual do territorio paisagistico, uma vez que em muitas partes de Angola as aterragens sao feitas a olho.

Enfim... acho q so isto pode ter causado estas falhas... a meu ver, obvio!
Sim, alem dessas razoes, outras poderiam ser citadas. Os pilotos, querendo ou nao, sempre serao os responsaveis pela conducao de uma aeronave, mas o erro, nao necessariamente sera uma exclusividade deles, porque seria necessario aprofundarmos um pouco mais na rotina da empresa aerea para termos certeza de como anda o seu padrao operacional, alem de outros aspectos. Alguem teria certeza de que todos os equipamentos essenciais de navegacao funcionavam perfeitamente? Alguem poderia afirmar que a instrucao, a supervisao e o processo efetivado aplicavel na insercao e verificacao de dados no FMC sao de fato satisfatorios? Alguem poderia afirmar se os pilotos nao sofrem nenhum tipo de pressao, como a necessidade de economizar de combustivel, e sendo assim, os pilotos sentem-se forcados a cancelar um plano de voo por instrumentos e prosseguir visual, mesmo que sem total certeza do que estao fazendo ou podem esperar como resultado? Os pilotos eram experientes o suficiente para o desempenho de suas funcoes nessa rota, visto que supostamente essa linha e rotineira na malha da companhia?
Na aviacao, as causas e os efeitos sao compostos de inumeros fatores, apesar de que as vezes temos uma tendencia de simplificarmos as coisas, e nesse caso em questao, o que parece nem sempre podera estar apresentando a complexidade muito maior de um grande problema.
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Jun 16, 2007 11:02
Localização: Angola
Contato:

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por Tchimbotinho »

Meus Caros,

Consegui ler neste tópico coisas dos mais diversos tipos, origens e conteudos. Desde dados quase cientificos até autenticas barbaridades. Na minha modesta opinião, uma das coisas que faz muita falta nas questões aeronáuticas em Angola, é simplesmente a divulgação dos resultados, sejam eles quais forem. Os clientes em particular e a opinião pública em gereal, têm o DIREITO de ser informados e a OBRIGAÇÃO de lutar por esse informação. Há uma série de casos que continuam à espera de explicação.
- O 727 que foi "Roubado" do 4 de Fevereiro
- O 737 que caíu em Mbanza Congo
- O B200 que caíu no Huambo
- Os pilotos que aterraram no aeroporto errado em Lusaka
- O 747 que saiu da pista em Paris em 2004

Estes são os que me vêm à cabeça agora. Espero que não haja mais, mas se ouver e alguém se lembrar, por favor adicione à lista. Caso alguém tenha conhecimento do resultado desses inquéritos, por favor divulgue e desde já peço desculpas pela minha eventual ignorancia.

Não precisamos de ir muito longe, basta atravessarmos essa "lagoa" chamada Atlantico para vermos que no Brasil, o sector aeronáutico tem também muitos problemas, diferentes dos nossos, mas tem, e sempre que infelizmente acontece um incidente/acidente, existe uma forte pressão para que os inquéritos sejam céleres e os resultados divulgados. Senão, vejamos os casos dos acidentes com o Airbus da TAM e o Boeing da GOL. Acho que isso faz muita falta aqui em Angola, mas também sei que não é só isso.

Abraço
TX
AeroEntusiasta em Angola!
Imagem
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por agostinho »

Tchimbotinho escreveu:Meus Caros,

Consegui ler neste tópico coisas dos mais diversos tipos, origens e conteudos. Desde dados quase cientificos até autenticas barbaridades. Na minha modesta opinião, uma das coisas que faz muita falta nas questões aeronáuticas em Angola, é simplesmente a divulgação dos resultados, sejam eles quais forem. Os clientes em particular e a opinião pública em gereal, têm o DIREITO de ser informados e a OBRIGAÇÃO de lutar por esse informação. Há uma série de casos que continuam à espera de explicação.
- O 727 que foi "Roubado" do 4 de Fevereiro
- O 737 que caíu em Mbanza Congo
- O B200 que caíu no Huambo
- Os pilotos que aterraram no aeroporto errado em Lusaka
- O 747 que saiu da pista em Paris em 2004

Estes são os que me vêm à cabeça agora. Espero que não haja mais, mas se ouver e alguém se lembrar, por favor adicione à lista. Caso alguém tenha conhecimento do resultado desses inquéritos, por favor divulgue e desde já peço desculpas pela minha eventual ignorancia.

Não precisamos de ir muito longe, basta atravessarmos essa "lagoa" chamada Atlantico para vermos que no Brasil, o sector aeronáutico tem também muitos problemas, diferentes dos nossos, mas tem, e sempre que infelizmente acontece um incidente/acidente, existe uma forte pressão para que os inquéritos sejam céleres e os resultados divulgados. Senão, vejamos os casos dos acidentes com o Airbus da TAM e o Boeing da GOL. Acho que isso faz muita falta aqui em Angola, mas também sei que não é só isso.

Abraço
TX
Esqueceste-te de mais um caso caro Tchimbotinho "desaparecido" ou talvés não tenhas tido conhecimento. O D2-TBD que vinha da Namíbia e colidiu ligeiramente com um cessna Namibiano e que seguiu viagem sem qualquer problema até Luanda, passando por Lubango. Isto aconteceu poucos minutos depois da descolagem em Windhoek e felizmente, apesar de estar mais danificado que o avião da Taag, o cessna aterrou bem algures na Namíbia. houve mesmo críticas por parte do sector aéreo internacional perante tal atitude dos pilotos deste vôo e da Taag, mas contudo, o caso foi abafado até agora e já lá vão 7 anos. infelizmente já não consigo encontrar a reportagem e fotos do cessna na net. contudo, continuarei a tentar, um abraço.
Sérgio Agostinho
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Jun 16, 2007 11:02
Localização: Angola
Contato:

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por Tchimbotinho »

Por acaso não sabia mesmo nada sobre esse caso, é mais um dos casos a juntar à lista.

Abraço
TX
AeroEntusiasta em Angola!
Imagem
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por agostinho »

Tchimbotinho escreveu:Por acaso não sabia mesmo nada sobre esse caso, é mais um dos casos a juntar à lista.

Abraço
TX
Esta é especialmente para tí, caro Tchimbotinho.
http://www.flightglobal.com/articles200 ... mibia.html
Também creio ter mais detalhes que os referidos por mim. Infelizmente já não encontro as reportagens em português, sobretudo as mais específicas, esperando que a lígua de shakespeare não o dê voltas a cabeça. Um abraço e bom fim de semana.
Sérgio Agostinho
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Jun 16, 2007 11:02
Localização: Angola
Contato:

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por Tchimbotinho »

agostinho escreveu:
Tchimbotinho escreveu:Por acaso não sabia mesmo nada sobre esse caso, é mais um dos casos a juntar à lista.

Abraço
TX
Esta é especialmente para tí, caro Tchimbotinho.
http://www.flightglobal.com/articles200 ... mibia.html
Também creio ter mais detalhes que os referidos por mim. Infelizmente já não encontro as reportagens em português, sobretudo as mais específicas, esperando que a lígua de shakespeare não o dê voltas a cabeça. Um abraço e bom fim de semana.
Obrigado Agostinho,

Infelizmente não consegui abrir o link, mas a minha internet hoje está algo problemática, vou tentar um pouco mais tarde.

Abraço
TX
AeroEntusiasta em Angola!
Imagem
emersonpinto
PC
PC
Mensagens: 110
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 17:34

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por emersonpinto »

Matéria que saio num dos semanários http://www.angonoticias.com/full_headli ... p?id=23600

Best Regards
Responder