no dia 12 de abril fui a manaus para um congreso e negocios.
DIA 12/04/2009
TAM: JJ3074
FLN-BSB
HORA: 06:30
POLTRONA 23A
AERONAVE A-320 PT-MZW
TEMPO DE VOO: 1H-50MIN
saiu no horario, não deram nenhum ovo de pasco como falaram, serviço de bordo ruim , chegada em BSB foi as 08:15, apos a parada da aeronave, a mesma foi puxada por um push back um pouco mais para frente antes do desembarque desorganizado de brasilia, por onibus.
DIA 12/04/2009
TAM: JJ3540
BSB-MAO
HORA 09:40
POLTRONA 24A
AERONAVE A-320 PR-MBJ
TEMPO DE VOO 02H45MIN
embarque feito no horario porem, ficamos 01:10 parado no finguer 09 para troca do radio da mesma, serviço de bordo ruim, chegada a manaus foi as 13:35 local.
DIA 17/04/2009
TAM: JJ3749
MAO-GRU
HORA 16:10
POLTRONA 30A
AERONAVE A-330 PT-MVA
TEMPO DE VOO 03H25MIN
aeronave impecavel, sistemas de audio e video, limpeza atendimento a bordo e conforto nota 8, porem a pior coisa de viagem de volta foi a porcaria do aeroporto de manaus, que parace uma rodoviaria.
chegamos ao aero as 14:30 min, não possuia balcoes de chek-in, era na sala de embarque, so poderia entrar la na hora do voo, tinha que antes fazer o web-check que mal funcionava, tinha mais de 250 pessoas para dois voos no mesmo horario da tam, a confusão foi grande as filas iam ate a sala de desembarque, muita gente alterada e nervosa como eu, conheci uma paulista que na semana passada perdeu o voo por causa dessa desorganização, o propriofuncionario da tam, falou que isso acontece todo dia, ao conseguir entrar na sala de embarque sem cartão de embarque por causa das maquinas que não funcionava, foi para a fila do meio , fiquei 30min para fazer o check-in e despaicahar a bagagem por falta de organização do pessoal da tam e sistema lerdo, para emissão do mesmo.
na direita tinha outra fila com 3 atendentes, na esquerda tinha outra fila com 3 atendentes, na minha do centro que foi mandadsa pelo proprio funcionario, para que não tinha cartão de emb. e despachar a malas so tinha 1.
dai o pau comeu.
no final entrei em outro balcão dando aquela confusão , pois a minha raiva era grande e estava disposto com o pessoal da minha fila partir para briga.
foi lamentavel a atitude de todos e dessa administração ( se é que tem) de aeroporto desorganizado, manaus não merece um aeroporto de nivel.
DIA17/04/2009
TAM JJ3177
GRU-FLN
HORA 22:10
POLTRONA 20A
AERONAVE A-319 PR-MAQ
TEMPO DE VOO 01HORA
aeronave saiu com 20 minutos de atraso serviço de bordo ruim.
OBS: essas aeronaves A-320/A-319 possuem poltronas duras e desconfortaveis para voos com mais de uma hora, poltrona quebra pescoço.
ja no A-330 a poltrona e confortavel e tem mais espaço para as pernas, dorei essa aeronave.
FLIGHT REPORT TAM FLN-MAO-FLN
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Re: FLIGHT REPORT TAM FLN-MAO-FLN
Como morador de Manaus, e já acostumado com o aeroporto, eu não posso deixar de esclarecer algumas coisas:
1- O balcão de check-in não é na sala de embarque, é numa área localizada entre o saguão do aeroporto e a sala de embarque.
Isto ocorre não por causa das companhias ou da INFRAERO, mas por causa da legislação aduaneira diferenciada de Manaus. Como você pode ver ao entrar na área de check-in, há um balcão da Receita Federal, embora nunca haja um funcionário ali. Isto ocorre porque, por lei, Manaus é, do ponto de vista aduaneiro, como um outro país. Deste modo, ao se passar do saguão do aeroporto para a área de check-in, passa-se, na verdade, de um regime aduaneiro (Manaus) para outro (Brasil) e, em tese (pois a Receita não o faz), um fiscal da Receita deveria inspecionar todos os passageiros que ingressam na área de check-in. Desta forma, por causa da legislação aduaneira, é impossível ter balcões de check-in no saguão do aeroporto, como ocorre nos demais aeroportos brasileiros.
2- A mudança do procedimento de check-in da TAM foi recente
A TAM decidiu mudar recentemente a maneira como realiza check-in em Manaus. Para tentar agilizar o atendimento, eles instalaram totens de check-in no saguão do aeroporto (isto pode, porque a bagagem e despachada só na área de check-in tradicional) para a impressão dos cartões de embarque. Depois, o passageiro deve despachar a bagagem na área de check-in. Só fiz check-in neste novo sistema uma vez, e minah impressão foi muito positiva. Talvez a companhia ainda estivesse no processo de adaptação quando você passou por lá.
3- Aeroporto está muito pequeno para a cidade e necessita de ampliação
Quando inaugurado, na década de 1970, o aeroporto Eduardo Gomes era um dos mais modernos do Brasil, sendo dos poucos a ter fingers e com capacidade de operação que muito excedia os requisitos de Manaus na época. No entanto, hoje o aeroporto está de fato pequeno. No mundo ideal, Manaus necessitaria de um aeroporto do tamanho do de Confins, mais ou menos, para dar conta da demanda crescente. Atualmente, a cidade recebe vôos da TAM, GOL, OceanAir, Azul, Trip, Meta, Rico, Copa Airlines (Panamá) e Delta Airlines (EUA), além de várias companhias cargueiras. Eu talvez tenha me esquecido de uma ou outra companhia, mas isto já dá uma noção de como o aeroporto está com movimento maior do que sua capacidade e necessita de uma ampliação urgente. Vale ressaltar que MAO consolida-se, cada vez mais, como o hub do Norte do país. Até hoje não entendo a razão da INFRAERO ter priorizado a reforma e ampliação do aeroporto de Belém, com movimento quase que totalmente doméstico e em localização geográfica ruim para um hub, e ter deixado o aeroporto de Manaus continuar aumentando seu movimento sem qualquer ampliação. Uns anos atrás, realizaram apenas reformas cosméticas, que nada adiantaram para dar mais conforto aos passageiros.
4- Aeroporto de Florianópolis assemelha-se mais a uma rodoviária e necessita também de ampliação
Estranha a comparação do aeroporto de Manaus com uma rodoviária sem que o mesmo seja dito do aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. A rodoviária da cidade deve ser duas ou três vezes maior que o aeroporto. As salas de embarque são minúsculas e ficam lotadas caso haja vários vôos embarcando simultaneamente, além de não haver fingers e de o espaço para check-in ser pequeno. Experimente fazer check-in na GOL em Florianópolis para pegar os vôos que saem após entre 8h e 9h da manhã e você verá o que é bagunça. Experimente, ainda, tomar um café da manhã na lanchonete que fica na parte superior do aeroporto, onde dificilmente se consegue lugar para sentar. O aeroporto de Florianópolis, assim como o de Manaus, está muito aquém da necessidade dos passageiros e necessita de uma ampliação urgente. Aliás, Santa Catarina merece aeroportos melhores, pois não há um aeroporto no estado que possa ser considerado adequado para as necessidades. Acho um absurdo, por exemplo, Joinville, Navegantes e Chapecó terem aeroportos tão pequenos e mal equipados, além de Blumenau não ter um aeroporto capaz de receber 737 ou A-320.
RESUMO: A população de Manaus é mais uma vítima do descaso da INFRAERO com os aeroportos no país. Gostaria muito de que fosse privatizado, até porque é um aeroporto lucrativo. Vale lembrar que MAO tem um movimento de cargas que só perde para GRU e VCP.
1- O balcão de check-in não é na sala de embarque, é numa área localizada entre o saguão do aeroporto e a sala de embarque.
Isto ocorre não por causa das companhias ou da INFRAERO, mas por causa da legislação aduaneira diferenciada de Manaus. Como você pode ver ao entrar na área de check-in, há um balcão da Receita Federal, embora nunca haja um funcionário ali. Isto ocorre porque, por lei, Manaus é, do ponto de vista aduaneiro, como um outro país. Deste modo, ao se passar do saguão do aeroporto para a área de check-in, passa-se, na verdade, de um regime aduaneiro (Manaus) para outro (Brasil) e, em tese (pois a Receita não o faz), um fiscal da Receita deveria inspecionar todos os passageiros que ingressam na área de check-in. Desta forma, por causa da legislação aduaneira, é impossível ter balcões de check-in no saguão do aeroporto, como ocorre nos demais aeroportos brasileiros.
2- A mudança do procedimento de check-in da TAM foi recente
A TAM decidiu mudar recentemente a maneira como realiza check-in em Manaus. Para tentar agilizar o atendimento, eles instalaram totens de check-in no saguão do aeroporto (isto pode, porque a bagagem e despachada só na área de check-in tradicional) para a impressão dos cartões de embarque. Depois, o passageiro deve despachar a bagagem na área de check-in. Só fiz check-in neste novo sistema uma vez, e minah impressão foi muito positiva. Talvez a companhia ainda estivesse no processo de adaptação quando você passou por lá.
3- Aeroporto está muito pequeno para a cidade e necessita de ampliação
Quando inaugurado, na década de 1970, o aeroporto Eduardo Gomes era um dos mais modernos do Brasil, sendo dos poucos a ter fingers e com capacidade de operação que muito excedia os requisitos de Manaus na época. No entanto, hoje o aeroporto está de fato pequeno. No mundo ideal, Manaus necessitaria de um aeroporto do tamanho do de Confins, mais ou menos, para dar conta da demanda crescente. Atualmente, a cidade recebe vôos da TAM, GOL, OceanAir, Azul, Trip, Meta, Rico, Copa Airlines (Panamá) e Delta Airlines (EUA), além de várias companhias cargueiras. Eu talvez tenha me esquecido de uma ou outra companhia, mas isto já dá uma noção de como o aeroporto está com movimento maior do que sua capacidade e necessita de uma ampliação urgente. Vale ressaltar que MAO consolida-se, cada vez mais, como o hub do Norte do país. Até hoje não entendo a razão da INFRAERO ter priorizado a reforma e ampliação do aeroporto de Belém, com movimento quase que totalmente doméstico e em localização geográfica ruim para um hub, e ter deixado o aeroporto de Manaus continuar aumentando seu movimento sem qualquer ampliação. Uns anos atrás, realizaram apenas reformas cosméticas, que nada adiantaram para dar mais conforto aos passageiros.
4- Aeroporto de Florianópolis assemelha-se mais a uma rodoviária e necessita também de ampliação
Estranha a comparação do aeroporto de Manaus com uma rodoviária sem que o mesmo seja dito do aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. A rodoviária da cidade deve ser duas ou três vezes maior que o aeroporto. As salas de embarque são minúsculas e ficam lotadas caso haja vários vôos embarcando simultaneamente, além de não haver fingers e de o espaço para check-in ser pequeno. Experimente fazer check-in na GOL em Florianópolis para pegar os vôos que saem após entre 8h e 9h da manhã e você verá o que é bagunça. Experimente, ainda, tomar um café da manhã na lanchonete que fica na parte superior do aeroporto, onde dificilmente se consegue lugar para sentar. O aeroporto de Florianópolis, assim como o de Manaus, está muito aquém da necessidade dos passageiros e necessita de uma ampliação urgente. Aliás, Santa Catarina merece aeroportos melhores, pois não há um aeroporto no estado que possa ser considerado adequado para as necessidades. Acho um absurdo, por exemplo, Joinville, Navegantes e Chapecó terem aeroportos tão pequenos e mal equipados, além de Blumenau não ter um aeroporto capaz de receber 737 ou A-320.
RESUMO: A população de Manaus é mais uma vítima do descaso da INFRAERO com os aeroportos no país. Gostaria muito de que fosse privatizado, até porque é um aeroporto lucrativo. Vale lembrar que MAO tem um movimento de cargas que só perde para GRU e VCP.
- emferrari
- MASTER
- Contato:
O mesmo acontece eh IGU, uma vez o fiscal da receita federal queria apreender meu notebook que tinha sido adquirido LEGALMENTE no Brasil. Porem, como nao tinha a NF o mesmo queria apreender. Depois de muita conversa fui liberado.roesneto escreveu:
- AntonioMelo
- PC
- Contato:
Incrível que o MVA esteja impecável como você descreve, já que foi o 1º 332 da TAM, ainda da época de Rolim. Quanto ao seu entretenimento não é nem AVOD, que só chegou as aeronaves 332 da TAM no MVH, salvo engano. De qualquer forma, que bom que gostou, e obrigado por compartilhar conosco.marrpfln escreveu:...
DIA 17/04/2009
TAM: JJ3749
MAO-GRU
HORA 16:10
POLTRONA 30A
AERONAVE A-330 PT-MVA
TEMPO DE VOO 03H25MIN
aeronave impecavel, sistemas de audio e video, limpeza atendimento a bordo e conforto nota 8, ...

Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
Entusiasta da Aviação
Poltronas quebra pescosço e serviço ruim...
Especialidade TAM, provavelmente as piores poltronas do mercado. Quem diria que um dia a TAM foi sinônimo de conforto e atenção ao pax.
Especialidade TAM, provavelmente as piores poltronas do mercado. Quem diria que um dia a TAM foi sinônimo de conforto e atenção ao pax.
sr. roesneto
que sua rodoviaria(aeroporto) é ruim, isso é minha e de muitas pessoas(OPINIÃO), florianopolis é ruim tambem, agora que fizeram um puxadinho para melhorar, por causa do congresso mundial de turismo em maio.
unica coisa que manaus tem de melhor que hercilio-luz pista e finguer.
um abraço
que sua rodoviaria(aeroporto) é ruim, isso é minha e de muitas pessoas(OPINIÃO), florianopolis é ruim tambem, agora que fizeram um puxadinho para melhorar, por causa do congresso mundial de turismo em maio.
unica coisa que manaus tem de melhor que hercilio-luz pista e finguer.
um abraço
sr. antonio mello
qdo cheguei ao aero e vi o prefixo do A-330 MVA eu disse vou no mais velho da TAM, mas ao embarcar foi de uma alegria pois estava impecavel, cheirinho de limpeza, nada rasgado ou quebrado, cada poltrona com seus fone de ouvido,revista e etc...
vale muito voar nele garanto
um abraço
qdo cheguei ao aero e vi o prefixo do A-330 MVA eu disse vou no mais velho da TAM, mas ao embarcar foi de uma alegria pois estava impecavel, cheirinho de limpeza, nada rasgado ou quebrado, cada poltrona com seus fone de ouvido,revista e etc...
vale muito voar nele garanto
um abraço
-
- PP
- Contato:
Quase sempre tem algum fiscal aqui... eles param poucas pessoas, mas quando param é pra implicar MESMO. Mas é assim que conseguem apreender drogas constantemente.emferrari escreveu: O mesmo acontece eh IGU, uma vez o fiscal da receita federal queria apreender meu notebook que tinha sido adquirido LEGALMENTE no Brasil. Porem, como nao tinha a NF o mesmo queria apreender. Depois de muita conversa fui liberado.