Boeing 707 civis: não hã mais nenhum em atividade?

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Djalma Junior
PC
PC
Mensagens: 195
Registrado em: Ter Mar 18, 2008 20:55
Localização: Canoas

Boeing 707 civis: não hã mais nenhum em atividade?

Mensagem por Djalma Junior »

Em uma foto do PR-BRI da Beta no Airliners, há a informação de que este seria o último 707 civil em atividade no mundo. Como esta aeronave não voa mais, confirma-se isto? Uma é certa que ainda voa, o N707JT do John Travolta. Mas achei que haveria outras como o N88ZL, 707 executivo que veio a POA no show do Pearl Jam. Voam ainda também os 707 pax da Saha Air, no Irã, mas por ser uma companhia estatal não sei se a frota pertence a Força Aérea.

SDS,
Djalma Júnior

Imagem
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1369
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: Boeing 707 civis: não hã mais nenhum em atividade?

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Djalma:

>Em uma foto do PR-BRI da Beta no Airliners, há a informação de que este seria o último 707 civil em atividade no mundo.

A informação no site a.net não é correta pois existem ainda (bem poucos) 707 "puramente civis" operados, sem contar aqueles em uso em forças aéreas ou por governos/VIP:

A lista abaixo é bastante atual:

3L5C 21228 5A-DAK Libyan Arab VIP
-323C 18940 9G-LAD CargoPlus Aviation Cargo; ex 5N-MXX
-324C 19350 9G-OAL Aerogem Aviation Cargo; ex Johnsons Air 9G-OLD
-329C 20200 9Q-CBW Hewa Bora Airways Cargo; i/s in basic Scibe col.; ex TL-ADJ
-351C 19411 9Q-CKR Hewa Bora Airways Cargo; will be replaced by DC-8 9Q-CHM
-3B4C 20259 9Q-CRM Hewa Bora Airways reportedly re-regd. from 9Q-CWB; bought from EWA 5/05
-323C 19587 9Q-CWG Wimbi Dira Airways Cargo; ex 3D-ROK, 9G-ADS
-399C 19415 D2-FDZ ETRAM Air Wing Cargo; seen in service Luanda 7/06; ex 9Q-CKS
-3J9C 20830 EP-SHG Saha Air Pax; ex IRIAF 5-8301
-3J9C 21128 EP-SHK Saha Air Pax; replacement for EP-SHE
-3J9C 21126 EP-SHU Saha Air Pax
-3J9C 21125 EP-SHV Saha Air Pax
-382B 19740 N707FR Omega Air Tanker; now in service 4.5.08
-330C 20124 N707HE Omega Air Testbed-PW JT-8 Engines (Stage 3); ferried SAT - Mojave and seen there 24.12.07 airworthy
-138B 18740 N707JT John Travolta VIP; Qantas colours
-368C 21368 N707MQ Omega Air Omega Tanker, seen back in service SAT 4.1.09
-330B 18928 N88ZL Principal Air VIP-Stage 3 Hushkits, back in service 23.1.06, damaged Hamilton, Ontario 21.1.06
-3J8C 20897 ST-AFA Sudan Airways Cargo; seen in service JED 1/06 with "Sudan Cargo" titles
-330C 20123 ST-AKW AZZA Cargo, seen still in service KRT 10/06
-321C 19367 ST-AMF TAAT Cargo, seen operational at KRT 2008
-336C 20517 ST-AQW Sudanese States Aviation Cargo; seen now in service at Ras-al-Khaimah 16.11.08
-3J6C 20720 ST-ARI Sudanese States Aviation Cargo, seen still in service KRT 2008
-3K1C 20803 TT-DAX Mid Express Tchad Cargo; ex S2-ADU, YR-ABA
-3K1C 20804 YR-ABB Romavia VIP

Abraços:

Marcelo Magalhães
POA/RS
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7510
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: Boeing 707 civis: não hã mais nenhum em atividade?

Mensagem por FCM »

Marcelo Magalhães escreveu:-3L5C 21228 5A-DAK Libyan Arab VIP
-323C 18940 9G-LAD CargoPlus Aviation Cargo; ex 5N-MXX
-324C 19350 9G-OAL Aerogem Aviation Cargo; ex Johnsons Air 9G-OLD
-329C 20200 9Q-CBW Hewa Bora Airways Cargo; i/s in basic Scibe col.; ex TL-ADJ
-351C 19411 9Q-CKR Hewa Bora Airways Cargo; will be replaced by DC-8 9Q-CHM
-3B4C 20259 9Q-CRM Hewa Bora Airways reportedly re-regd. from 9Q-CWB; bought from EWA 5/05
-323C 19587 9Q-CWG Wimbi Dira Airways Cargo; ex 3D-ROK, 9G-ADS
-399C 19415 D2-FDZ ETRAM Air Wing Cargo; seen in service Luanda 7/06; ex 9Q-CKS
-3J9C 20830 EP-SHG Saha Air Pax; ex IRIAF 5-8301
-3J9C 21128 EP-SHK Saha Air Pax; replacement for EP-SHE
-3J9C 21126 EP-SHU Saha Air Pax
-3J9C 21125 EP-SHV Saha Air Pax
-382B 19740 N707FR Omega Air Tanker; now in service 4.5.08
-330C 20124 N707HE Omega Air Testbed-PW JT-8 Engines (Stage 3); ferried SAT - Mojave and seen there 24.12.07 airworthy
-138B 18740 N707JT John Travolta VIP; Qantas colours
-368C 21368 N707MQ Omega Air Omega Tanker, seen back in service SAT 4.1.09
-330B 18928 N88ZL Principal Air VIP-Stage 3 Hushkits, back in service 23.1.06, damaged Hamilton, Ontario 21.1.06
-3J8C 20897 ST-AFA Sudan Airways Cargo; seen in service JED 1/06 with "Sudan Cargo" titles
-330C 20123 ST-AKW AZZA Cargo, seen still in service KRT 10/06
-321C 19367 ST-AMF TAAT Cargo, seen operational at KRT 2008
-336C 20517 ST-AQW Sudanese States Aviation Cargo; seen now in service at Ras-al-Khaimah 16.11.08
-3J6C 20720 ST-ARI Sudanese States Aviation Cargo, seen still in service KRT 2008
-3K1C 20803 TT-DAX Mid Express Tchad Cargo; ex S2-ADU, YR-ABA
-3K1C 20804 YR-ABB Romavia VIP
Apenas 24 exemplares! :shocked:

Para nós entusiastas valem ouro!
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1369
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: Boeing 707 civis: não hã mais nenhum em atividade?

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Fernando:

>Apenas 24 exemplares! :shocked:

Relembrando que estes são apenas os 707 operando por cias aéreas de carga/pax ou em atividades civis.

Se considerarmos os 707 operados por governos em atividades de transporte/tanker/VIP a lista fica bastante ampliada, embora de notar que destes, vários exemplares estão STR:

Veja abaixo:

-321B 19374 D2-MAY Angola Air Force stored Tel Aviv
-321B 20025 D2-MAN Angola Gvmt. VIP; offered for sale by LR Aviation
-3J6B 20715 D2-TPR Angola Gvmt. VIP
-387B 19962 VR-21 Argentine Navy stored El Palomar AFB
-351C 19443 902 Chile Air Force Transport
-330B 18926 903 Chile Air Force Tanker
-385C 19000 904 Chile Air Force Phalcon
-138B 17702 9Q-CLK Congo Government VIP
-321C 19369 9Q-CNI Congo Government Cargo; ex 9G-ADM
-358C 20301 ARC 707 Fuerza Aerea Colombia stored Bogota
-387B 21070 TC-91 FA Argentina Pax, stored El Palomar AFB, C-check suspended 2/07
-372C 20076 T-94 FA Argentina Cargo, stored El Palomar AFB
-387B 19241 T-95 FA Argentina Pax, stored El Palomar AFB, D-check abandonned 2/07
-365C 19590 LV-WXL FA Argentina Cargo, stored El Palomar AFB
-3F5C 20514 MM62148 FA Italia Tanker
-382B 20298 MM62149 FA Italia Tanker
-3F5C 20515 MM62151 FA Italia Tanker
-345C 19840 2401 Forca Aerea Brasileira back in service; seen 15.2.09
-345C 19842 2402 Forca Aerea Brasileira
-320C 20008 2403 Forca Aerea Brasileira
-324C 19870 2404 Forca Aerea Brasileira
-373C 19716 FAC 1201 Fuerza Aerea Colombia
-323C 19575 319 Fuerza Aerea del Peru stored LIM
-321B 18957 FAP 01 Fuerza Aerea Paraguay for sale
-337C 19988 K2899 Indian Air Force
-337C 19248 K2900 Indian Air Force ex VT-DVB, seen stored Delhi 9.3.06
-386C 21396 1001 Iran Air Force VIP
-3J9C ??? 1002 Iran Air Force VIP
-3J9C 20831 5-8302 Iran Air Force operational status unknown, about 5 aircraft are stored THR
-3J9C 20832 5-8303 Iran Air Force operational status unknown, about 5 aircraft are stored THR
-3J9C 20833 5-8304 Iran Air Force seen in service THR 2/07
-3J9C 20834 5-8316 Iran Air Force seen in service THR 3/08; ex 5-8305
-3J9C 20835 EP-SHP Iran Air Force Tanker
-3J9C 21123 5-8307 Iran Air Force operational status unknown, about 5 aircraft are stored THR
-3J9C 21124 5-8308 Iran Air Force operational status unknown, about 5 aircraft are stored THR
-3J9C 21129 5-8313 Iran Air Force operational status unknown, about 5 aircraft are stored THR
-3J9C 21475 5-8314 Iran Air Force operational status unknown, about 5 aircraft are stored THR
-321C 19267 ??? Iran Air Force ex IR EP-IRK; 2 ex IR 707 parked with white fuselage, blue tail and IRIAF titles; 2 stored in basic IR col. at THR AFB
-386C 20287 ??? Iran Air Force ex IR EP-IRL; 2 ex IR 707 parked with white fuselage, blue tail and IRIAF titles; 2 stored in basic IR col. at THR AFB
-386C 20288 ??? Iran Air Force ex IR EP-IRM; 2 ex IR 707 parked with white fuselage, blue tail and IRIAF titles; 2 stored in basic IR col. at THR AFB
-386C 20741 ??? Iran Air Force ex IR EP-IRN; 2 ex IR 707 parked with white fuselage, blue tail and IRIAF titles; 2 stored in basic IR col. at THR AFB
-328 17922 117/4X-JYX Israel Air Force stored TLV
-328 17921 120/4X-JYP Israel Air Force seen stored TLV 12/08
-329 18374 128/4X-JYL Israel Air Force now fitted with PW JT3D-3B engines, seen stored TLV 12/08
-329 18460 137/4X-JYM Israel Air Force stored TLV
-329 17625 140/4X-JYT Israel Air Force Tanker, seen in service 3/06, now fitted with PW JT 3D-3B engines
-344C 20110 242/4X-JYQ Israel Air Force Tanker
-344C 20230 246/4X-JYS Israel Air Force Phalcon, in service TLV 13.3.08
-331C 20429 248/4X-JYU Israel Air Force Tanker
-331C 20428 250/4X-JYY Israel Air Force Tanker
-3H7C 20629 255/4X-JYB Israel Air Force ELINT
-328B 19291 258/4X-JYC Israel Air Force ELINT, stored TLV 2003
-3J6B 20716 260/4X-JYN Israel Air Force Tanker
-3J6C 20721 264/4X-JYH Israel Air Force now converted to Tanker
-3L6C 21096 272 Israel Air Force VIP/Transport
-3P1C 21334 275 Israel Air Force Tanker
-3W6C 21956 290 Israel Air Force Tanker
-3L6B 21049 TZ-TAC Mali Government VIP - Stage 3 Hushkits, ex Togo Gvmt. 5V-TGE
-321B 18835 N404PA Massachusetts Institute of Tech. Testbed for US Air Force
-307C 19997 19997 NATO
-307C 20000 20000 NATO
-329C 20199 20199 NATO
-338C 19626 86-0416 Northrop-Grumman/USAF Joint Stars-Trainer
-338C 19621 90-0175 Northrop-Grumman/USAF Joint Stars-Trainer
-351B 19635 68-19635 Pakistan Air Force wfu at ISB
-340C 19866 68-19866 Pakistan Air Force wfu at ISB
-338C 19623 A20-623 Royal Australian Air Force retired Richmond AFB 8.5.07
-338C 19624 A20-624 Royal Australian Air Force retired Richmond AFB 30.6.08
-338C 19627 A20-627 Royal Australian Air Force stored Richmond AFB
-338C 19629 A20-629 Royal Australian Air Force stored at Richmond AFB, retired 31.10.07
-328C 19522 1415 South African Air Force ferried Waterkloof - Makhado 10/07 for disposal
-328C 19723 1417 South African Air Force wfu Waterkloof AFB, partly dismantled
-344C 20283 1421 South African Air Force stored Waterkloof AFB, possibly intended for display at Rand
-344C 19706 1423 South African Air Force ELINT, wfu Waterkloof AFB, partly dismantled
-331B 20060 TK17-1 Spanish Air Force Tanker only
-331C 18757 T17-2 Spanish Air Force VIP/Tanker, back in service, seen EIN 9/07
-368C 21367 T17-3 Spanish Air Force VIP/Tanker
-351C 19164 TM17-4 Spanish Air Force ELINT
-384C 18949 66-30052 US Air Force stored Warner Robbins AFB, Ground instruction
-338C 19622 92-3289 US Air Force Joint Stars P1
-338C 19295 92-3290 US Air Force Joint Stars P2
-338C 19294 93-0597 US Air Force Joint Stars P3
-338C 19296 93-1097 US Air Force Joint Stars P4
-338C 19293 94-0284 US Air Force Joint Stars P5
-373C 19442 94-0285 US Air Force Joint Stars P6
-321C 20016 95-0121 US Air Force Joint Stars P7
3D3C 20495 95-0122 US Air Force Joint Stars P8
-347C 20319 96-0042 US Air Force Joint Stars P9; repaired, seen i/s Leuchars 15.9.08
-347C 20316 96-0043 US Air Force Joint Stars P10
-355C 19986 97-0100 US Air Force Joint Stars P11
-347C 20317 97-0200 US Air Force Joint Stars P12
-347C 20318 97-0201 US Air Force Joint Stars P13
-307C 19998 99-0006 US Air Force Joint Stars P14
-396C 20043 00-2000 US Air Force Joint Stars P15
-323C 19518 81-0891 US Air Force C-18 stored Edwards AFB since 2001
-323C 19382 81-0892 US Air Force C-18 stored Edwards AFB since 2001
-323C 19384 81-0893 US Air Force C-18 stored DMA
-323C 19583 81-0894 US Air Force C-18 stored Edwards AFB since 2001
-323C 19381 81-0895 US Air Force was intended for Joint Stars conversion, but possibly ntu and still stored Lake Charles
-323C 19581 02-9111 US Air Force converted to Joint Stars, delivery 22.3.05, ex 81-0896
-323C 19380 81-0898 US Air Force C-18 stored DMA
-331C 18713 84-1398 US Air Force AWACS Trainer derelict OKC
-331C 19566 84-1399 US Air Force AWACS Trainer derelict OKC
-382B 18961 165342 US Navy stored DMA
-382B 18962 165343 US Navy derelict OKC
-384C 19760 6944 Venezuela Air Force
-384C 18950 8747 Venezuela Air Force

Abraços:

Marcelo Magalhães
POA/RS
Djalma Junior
PC
PC
Mensagens: 195
Registrado em: Ter Mar 18, 2008 20:55
Localização: Canoas

Re: Boeing 707 civis: não hã mais nenhum em atividade?

Mensagem por Djalma Junior »

Valeu, Marcelo. Então o PR-BRI seria o último 707 civil brasileiro em novembro de 2008, quando a foto foi postada.
Djalma Júnior

Imagem
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7510
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: Boeing 707 civis: não hã mais nenhum em atividade?

Mensagem por FCM »

Marcelo Magalhães escreveu:Se considerarmos os 707 operados por governos em atividades de transporte/tanker/VIP a lista fica bastante ampliada, embora de notar que destes, vários exemplares estão STR:
.
-345C 19840 2401 Forca Aerea Brasileira back in service; seen 15.2.09
.
Melhorou a lista, mas são difíceis de ver...aliás, em 16/01/2009 eu e a esposa voltando de lua de mel no Rio de Janeiro a bordo do Webjet PR-WJB parado no ponto de espera de uma das pistas do Galeão quando repentinamente passa ao lado o lindo Boeing 707 FAB 2401...bah, sem comentários!

:clap:
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Boeing 707 civis: não hã mais nenhum em atividade?

Mensagem por SBLO »

Só relembrando:

FAB 2401: ex-PP-VJY
FAB 2402: ex-PP-VJX
FAB 2403: ex-PP-VJH
FAB 2404: ex-PP-VLK

Abraços
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7510
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: Boeing 707 civis: não hã mais nenhum em atividade?

Mensagem por FCM »

Marcelo Magalhães escreveu:-3J9C 20830 EP-SHG Saha Air Pax
-3J9C 21128 EP-SHK Saha Air Pax
-3J9C 21126 EP-SHU Saha Air Pax
-3J9C 21125 EP-SHV Saha Air Pax
:shocked: Não encontrei site próprio da Saha Air, apenas referências:

Saha Air Lines (Persian: ساها) is an airline based in Tehran, Iran. It operates domestic passenger services with three 707s and occasional cargo charters with 747s. It was established in 1990 and is wholly owned by the Iranian Air Force. Regular domestic flights include daily flights from its base at Tehran's Mehrabad airport to Mashhad, Kish Island, Assoulyeh and its aircraft also make regular appearances at Shiraz.

It is notable for being the last airline in the world to operate the Boeing 707 in passenger service. These particular aircraft are ex air-to-air tanker 707s, delivered in 1976 and pressed into passenger service due to sanctions by the USA which have stopped Iran acquiring new aircraft since 1979. Airline enthusiasts (including American citizens) make regular pilgrimages to Iran, including actual organised tour groups, to fly on the antique and well-maintained 707s. Due to their previous lives as military aircraft, the 707s have spent long periods in storage or only operating sporadic military missions, so for airline transports they have a very low number of hours on their airframes, about 25,000 hours each, meaning they may fly on for some time (the average life of a jet airliner is 100,000 hours).


Sinceramente...dá vontade de participar de uma destas viagens ao Irã e lá voar Saha Air!
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1369
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: Boeing 707 civis: não hã mais nenhum em atividade?

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Fernando:

Melhorou a lista, mas são difíceis de ver...aliás, em 16/01/2009 eu e a esposa voltando de lua de mel no Rio de Janeiro a bordo do Webjet PR-WJB parado no ponto de espera de uma das pistas do Galeão quando repentinamente passa ao lado o lindo Boeing 707 FAB 2401...bah, sem comentários!

E um ou dois dias antes eu vi ele pousando majestosamente em GRU indo direto p o opátio da BASP. Parece q esses teriam sido seus primeiros voos após longa revisão no GIG.

Da lista acima, sem dúvida o mais interessante é o Boeing 707-138B 9Q-CLK do Gov. da Rep. Democrática do Congo - RDC(ex-Zaire).

Trata-se de aeronave fabricada em julho de 1959 (o Boeing 707 de n. 64 na linha de produção) (!) e que ainda está ativa fazendo voos para o presidente do Congo. O mais raro ainda é que é da versão '138, dos quais foram construídos apenas 14 exemplares especialmente para a QANTAS, para vôos "long range" entre a Austrália e a costa Oeste dos EUA, mais leve e mais curto que a versão normal 120 (ele tb é poucos cm mais curto do que o B720!).

Em agosto de 2007 o 9Q-CLK fez um retrofit na decoração interna em Lanseria, África do Sul. Nesse meio tempo ele foi penhorado pela justiça sul africana a fim de garantir uma dívida que o Gov. do Congo tem com aquele país.

Entretanto, no dia 1 de novembro de 2007 o 'CLK decolou "sorrateiramente" de Lanseria para destino desconhecido (provavelmente Kinshasa, capital da RDC), deixando os credores que o haviam penhorado a "ver navios" ou aviões, como queiram.....

Aqui tem alguns logs de voos relativamente recentes efetuados por esse clássico dos ares, mostrando que ainda está na ativa, transportando o President da Rep. De. do Congo (RDC)!

9Q-CLK 11APR08 The aircraft flew DRC President Joseph Kabila to Lusaka, Zambia, for a SADC meeting on the disputed Zimbabwe elections (meeting held April 12th). In the best traditions of all great democracies, the aircraft uses the call-sign "Congo 001" when the President is on board. The aeroplane is based at N'Djili airport in Kinshasa.
9Q-CLK 13APR08 The aircraft flew DRC President Joseph Kabila from Lusaka, Zambia, to Lubumbashi, DRC
9Q-CLK 14APR08 The aircraft flew DRC President Joseph Kabila from Lubumbashi, DRC to Kinshasa.
9Q-CLK 07AUG08 Arrived in Beijing, presumably for the Olympics.
9Q-CLK 06NOV08 The aircraft flew DRC President Joseph Kabila to Nairobi for talks on the humanitarian crisis in the DRC.

Aqui uma foto dele qdo estava em revisão em Lanseria, África do Sul, em agosto de 2007:

http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=6055263

E aqui foto do 'CLK no Airliners.net, já em operação, após "fugir" de Lanseria, pousando em Beijing em agosto de 2008, transportando o Presidente Kabila para a abertura dos Jogos Olímpicos:

http://www.airliners.net/photo/Boeing-7 ... 1382230/L/

Abraços:

Marcelo Magalhães
POA/RS
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7510
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: Boeing 707 civis: não hã mais nenhum em atividade?

Mensagem por FCM »

Marcelo Magalhães escreveu:Trata-se de aeronave fabricada em julho de 1959 (o Boeing 707 de n. 64 na linha de produção) (!) e que ainda está ativa fazendo voos para o presidente do Congo. O mais raro ainda é que é da versão '138, dos quais foram construídos apenas 14 exemplares especialmente para a QANTAS, para vôos "long range" entre a Austrália e a costa Oeste dos EUA, mais leve e mais curto que a versão normal 120 (ele tb é poucos cm mais curto do que o B720!).

E aqui foto do 'CLK no Airliners.net, já em operação, após "fugir" de Lanseria, pousando em Beijing em agosto de 2008, transportando o Presidente Kabila para a abertura dos Jogos Olímpicos: http://www.airliners.net/photo/Boeing-7 ... 1382230/L/
Pela foto não parece ser um avião com praticamente 50 anos! Está lindo!

:shocked:
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7510
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: Boeing 707 civis: não hã mais nenhum em atividade?

Mensagem por FCM »

Marcelo Magalhães escreveu:-387B 19962 VR-21 Argentine Navy stored El Palomar AFB
-387B 21070 TC-91 FA Argentina Pax, stored El Palomar AFB, C-check suspended 2/07
-372C 20076 T-94 FA Argentina Cargo, stored El Palomar AFB
-387B 19241 T-95 FA Argentina Pax, stored El Palomar AFB, D-check abandonned 2/07
-365C 19590 LV-WXL FA Argentina Cargo, stored El Palomar AFB
Pena que estão parados e certamente não voltam...e não faz muito tempo que ainda era possível voar com eles pelo interior da Argentina em voos subsidiados!
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1369
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: Boeing 707 civis: não hã mais nenhum em atividade?

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Fernando:

-387B 19962 VR-21 Argentine Navy stored El Palomar AFB
-387B 21070 TC-91 FA Argentina Pax, stored El Palomar AFB, C-check suspended 2/07
-372C 20076 T-94 FA Argentina Cargo, stored El Palomar AFB
-387B 19241 T-95 FA Argentina Pax, stored El Palomar AFB, D-check abandonned 2/07
-365C 19590 LV-WXL FA Argentina Cargo, stored El Palomar AFB[/quote]

Pena que estão parados e certamente não voltam...e não faz muito tempo que ainda era possível voar com eles pelo interior da Argentina em voos subsidiados!


Ao que parece se "cogita" na Argentina em terminar o check do TC-91 e recolocá-lo em operação, mas nada confirmado!.

Ele seria o que estaria em melhores condições de retornar à ativa até porque era o único que estava voando de forma quase regular pelo LADE/FAA, até meados de 2006 quando entrou em um longo check em El Palomar. Está configurado em Y187 ou Y189 e fazia muito a rota para Ushuaia.

Vamos torcer para que o pessoal da FAA decida recolocar esse clássico no ar novamente!

Abraços:

Marcelo Magalhães
POA/RS
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7510
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: Boeing 707 civis: não hã mais nenhum em atividade?

Mensagem por FCM »

Marcelo Magalhães escreveu:Ao que parece se "cogita" na Argentina em terminar o check do TC-91 e recolocá-lo em operação, mas nada confirmado!
Vamos torcer muito, com certeza! Lembro de ter lido (revista Airways?) um flight report de voo doméstico na Argentina com Boeing 707 do Lade, show!
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1369
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: Boeing 707 civis: não hã mais nenhum em atividade?

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Fernando:

Vamos torcer muito, com certeza! Lembro de ter lido (revista Airways?) um flight report de voo doméstico na Argentina com Boeing 707 do Lade, show!

Exatamente!

Ah, fui verificar no JP a configuração do TC-91 e é de Y174, deve ter um pitch razoável até...

Abraços:

Marcelo Magalhães
POA/RS
osmair
MASTER
MASTER
Mensagens: 1526
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:16
Localização: Brasília - DF

Re: Boeing 707 civis: não hã mais nenhum em atividade?

Mensagem por osmair »

Pelo que eu entendi, no Brasil, 707 voando só os da FAB, certo???
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7510
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: Boeing 707 civis: não há mais nenhum em atividade?

Mensagem por FCM »

Ou seja, raridade!

Quem ver um Boeing 707 operando, considere-se sortudo - fotografe, filme, aproveite!
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1369
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: Boeing 707 civis: não hã mais nenhum em atividade?

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

A lista de 707 civis ativos deve ganhar mais um exemplar.

Foto do B707-321C que após ficar STR em Sharjah (Emirados Árabes Unidos) desde o final de 2004, fez uma revisão a céu aberto e será reativado (a foto é de Fev-09):

http://www.planepictures.net/netshow.php?id=818076

Aeronave originalmente fabricada em 1967 para a Pan Americican, último operador foi a Tobruk Air que o operou como 9G-JET em voos cargueiros.

Não se sabe o novo operador, mas o prefixo J5 é da Guiné Bissau, provavelmente mero prefixo de conveniência, como usualmente se utilizam as operadoras cargueiras menores baseadas nos Emirados Árabes para ganhar um Certificado de Aeronavegabilidade "menos exigente" e mais rápido digamos.....

Abraços:

Marcelo Magalhães
POA/RS
Responder