AERONAVE SEQUESTRADA EM GOIANIA
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- Moderador
- Mensagens: 2787
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
- Localização: São José dos Pinhais - Pr
AERONAVE SEQUESTRADA EM GOIANIA
Um PA-28 está fazendo aproximações estranhas em Goiania.
Trata-se do PT-VFI.
Quase se chocou com um Gol na aproximação.
O app está solicitando que todas as aeronaves para pouso em Goiania alternem.
PS:Última info é que a vontade é de jogar o avião em um prédio da cidade.
Trata-se do PT-VFI.
Quase se chocou com um Gol na aproximação.
O app está solicitando que todas as aeronaves para pouso em Goiania alternem.
PS:Última info é que a vontade é de jogar o avião em um prédio da cidade.
_________________


-
- Moderador
- Mensagens: 2787
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
- Localização: São José dos Pinhais - Pr
Re: AERONAVE SEQUESTRADA EM GOIANIA
Aeronave caiu no estacionamento do Shopping Flamboyant.
Nenhuma tv está informando.
Um colega meu que reside em Goiania é quem me alertou.
Nenhuma tv está informando.
Um colega meu que reside em Goiania é quem me alertou.
_________________


-
- Moderador
- Mensagens: 2787
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
- Localização: São José dos Pinhais - Pr
Re: AERONAVE SEQUESTRADA EM GOIANIA
Foto da aeronave:
http://www.flickr.com/photos/mauricio_alves/3026646107/
http://www.flickr.com/photos/mauricio_alves/3026646107/
_________________


Re: AERONAVE SEQUESTRADA EM GOIANIA
Video do PA28 em um momento feliz: http://www.youtube.com/watch?v=A27aS37i7Bg
Re: AERONAVE SEQUESTRADA EM GOIANIA
Isso me lembra quando em 1956 o mecanico da Varig roubou um avião T-6 e sobrevoou POA caindo no meio dos hangares H-1 e H-2. Ele morreu.
Re: AERONAVE SEQUESTRADA EM GOIANIA
T-6?? Acho que não foi um T-6 não.José Arthur - SBPA escreveu:Isso me lembra quando em 1956 o mecanico da Varig roubou um avião T-6 e sobrevoou POA caindo no meio dos hangares H-1 e H-2. Ele morreu.
Nesse episódio, tecnicamente analisando, o piloto quis atirar o avião em cima de um Constellation da VARIG, mas tudo indica que ele deve ter soltado os comandos e com a sustentação a aeronave cabrou e desviou do Constellation, colidindo entre o H1 e H2.
Re: AERONAVE SEQUESTRADA EM GOIANIA
Patrick e demais, boa noite!
O acidente ocorreu em Porto Alegre, em 14/07/56. A EVAER, escola de aviação da Varig tinha dois T-6s, cedidos pela FAB, para treinamento de seus alunos/pilotos. Matrículas PP-GOX (ex T-6 1319) e PP-GOW (T-6 1344). Haviam sido recebidos em janeiro de 1955 e o segundo deles foi devolvido à FAB em fevereiro de 1957.
Naquela data , um mecânico que fora demitido da Varig apoderou-se do PP-GOW e decolou. Vôou durante 2h13m, dando rasantes e mergulhos. Um T-6 da FAB (o 1608) decolou, numa tentativa de fazer o mecânico pousar. A intenção era acertar o Constellation PP-VDA que estava no pátio. Não conseguiu e o avião acabou indo de encontro aos hangares.
Agradecimentos aos amigos Starliner e Constellation que em 2004 me ajudaram nesse assunto!
Eu salvei as informações no PC e as consultei agora!
O acidente ocorreu em Porto Alegre, em 14/07/56. A EVAER, escola de aviação da Varig tinha dois T-6s, cedidos pela FAB, para treinamento de seus alunos/pilotos. Matrículas PP-GOX (ex T-6 1319) e PP-GOW (T-6 1344). Haviam sido recebidos em janeiro de 1955 e o segundo deles foi devolvido à FAB em fevereiro de 1957.
Naquela data , um mecânico que fora demitido da Varig apoderou-se do PP-GOW e decolou. Vôou durante 2h13m, dando rasantes e mergulhos. Um T-6 da FAB (o 1608) decolou, numa tentativa de fazer o mecânico pousar. A intenção era acertar o Constellation PP-VDA que estava no pátio. Não conseguiu e o avião acabou indo de encontro aos hangares.
Agradecimentos aos amigos Starliner e Constellation que em 2004 me ajudaram nesse assunto!
Eu salvei as informações no PC e as consultei agora!
-
- MASTER
- Mensagens: 3228
- Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
- Localização: na Lua, sozinho e feliz
Re: AERONAVE SEQUESTRADA EM GOIANIA
Nota sobre acidente aeronáutico em Goiânia
Com relação ao roubo da aeronave PT-VFI, pertencente ao aeroclube de Brasília, localizado em Luziânia - GO, e ocorrido na tarde de hoje, 12 de março, o Comando da Aeronáutica (COMAER) presta as seguintes informações:
• Ao ser notificado da ocorrência do roubo, o Primeiro Centro Integrado de Defesa e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA I) informou o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) que, por sua vez, ordenou a imediata decolagem de aeronaves em alerta de defesa aérea.
• O acompanhamento por caças da FAB aconteceu durante todo o tempo em que o PT-VFI permaneceu em vôo, primeiramente, por um MIRAGE 2000 e, posteriormente, por um avião T-27 Tucano.
• Por medida de segurança, o COMDABRA determinou a suspensão de pousos e decolagens do aeroporto de Goiânia, a fim de garantir a segurança das aeronaves em geral e, particularmente, para proporcionar as melhores condições de pouso para o PT-VFI.
• Até o momento em que a aeronave colidiu com o solo, os órgãos de controle de tráfego aéreo e os pilotos da FAB que acompanharam a aeronave roubada não conseguiram contato-rádio com o piloto do PT-VFI.
• Consumado o acidente aeronáutico, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) conduzirá as investigações necessárias a fim de identificar os fatores que contribuíram para a ocorrência.
• Todos os procedimentos adotados pelo COMAER, através do COMDABRA, foram permanentemente acompanhadas pelo Exmo. Sr. Ministro da Defesa Dr Nelson Jobim.
Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Fonte: CECOMSAER
Com relação ao roubo da aeronave PT-VFI, pertencente ao aeroclube de Brasília, localizado em Luziânia - GO, e ocorrido na tarde de hoje, 12 de março, o Comando da Aeronáutica (COMAER) presta as seguintes informações:
• Ao ser notificado da ocorrência do roubo, o Primeiro Centro Integrado de Defesa e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA I) informou o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) que, por sua vez, ordenou a imediata decolagem de aeronaves em alerta de defesa aérea.
• O acompanhamento por caças da FAB aconteceu durante todo o tempo em que o PT-VFI permaneceu em vôo, primeiramente, por um MIRAGE 2000 e, posteriormente, por um avião T-27 Tucano.
• Por medida de segurança, o COMDABRA determinou a suspensão de pousos e decolagens do aeroporto de Goiânia, a fim de garantir a segurança das aeronaves em geral e, particularmente, para proporcionar as melhores condições de pouso para o PT-VFI.
• Até o momento em que a aeronave colidiu com o solo, os órgãos de controle de tráfego aéreo e os pilotos da FAB que acompanharam a aeronave roubada não conseguiram contato-rádio com o piloto do PT-VFI.
• Consumado o acidente aeronáutico, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) conduzirá as investigações necessárias a fim de identificar os fatores que contribuíram para a ocorrência.
• Todos os procedimentos adotados pelo COMAER, através do COMDABRA, foram permanentemente acompanhadas pelo Exmo. Sr. Ministro da Defesa Dr Nelson Jobim.
Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Fonte: CECOMSAER
Re: AERONAVE SEQUESTRADA EM GOIANIA
Humm... não me lembrava que a EVAER tinha operado esses T-6.José Arthur - SBPA escreveu:O acidente ocorreu em Porto Alegre, em 14/07/56. A EVAER, escola de aviação da Varig tinha dois T-6s, cedidos pela FAB, para treinamento de seus alunos/pilotos...
Valeu!
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: AERONAVE SEQUESTRADA EM GOIANIA
Mais uma da imprensa : VASTO FOX TROPE ...
Sérgio Bica
Sérgio Bica
Re: AERONAVE SEQUESTRADA EM GOIANIA
Na escola de avição onde eu trabalho, podemos presenciar em primeira "mão", se é que pode se dizer assim.
Estavamos prestes a iniciar as aulas, quando o Tupi começou a fazer passagens baixa sobre a escola e hangares, logo estava o Esqulio da PC e o T27 Tucano( parecia um filme ou uma apresentação, alguns acharam que se tratava de trinamento militar, devido as manobras realizadas ). A torre e um 737 da GOL faram alvejados por ele.
Infelizmente mais um cenário triste para a aviação, em Goiânia HOje não se fala em outra coisa, No Aeroporto não ten outro assunto.
Estavamos prestes a iniciar as aulas, quando o Tupi começou a fazer passagens baixa sobre a escola e hangares, logo estava o Esqulio da PC e o T27 Tucano( parecia um filme ou uma apresentação, alguns acharam que se tratava de trinamento militar, devido as manobras realizadas ). A torre e um 737 da GOL faram alvejados por ele.
Infelizmente mais um cenário triste para a aviação, em Goiânia HOje não se fala em outra coisa, No Aeroporto não ten outro assunto.
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: AERONAVE SEQUESTRADA EM GOIANIA
Oi , José Arthur
Se peremitires , Sómente complementando com uma referência a EVAER da época .
o Curso de Piloto Comercial levava dois anos , sendo usados , oriundos da FAB , vários PT-19 no primeiro ano , passando a instrução no segundo ano a ser ministrada em BT-13 ( sobras da VAE ) e BT-15 . Depois vieram os 2 T-6 , mas o único que era usado assíduamente era o GOW . Posteriormente a EVAER recebeu os Cessna 150 que foram mais tarde substituidos pelo ST-10 . Na última fase operacional ela usou NAVAJOS e Senecas III , com painel atualizadíssimos para a época . Um dos Seneca está no ARGS (PT-VNK) e o VNI opera em Eldorado . Também foram usados PA-28 R 200 , fabricados na Argentina .
Resta a lembrança ...
Sérgio Bica
Se peremitires , Sómente complementando com uma referência a EVAER da época .
o Curso de Piloto Comercial levava dois anos , sendo usados , oriundos da FAB , vários PT-19 no primeiro ano , passando a instrução no segundo ano a ser ministrada em BT-13 ( sobras da VAE ) e BT-15 . Depois vieram os 2 T-6 , mas o único que era usado assíduamente era o GOW . Posteriormente a EVAER recebeu os Cessna 150 que foram mais tarde substituidos pelo ST-10 . Na última fase operacional ela usou NAVAJOS e Senecas III , com painel atualizadíssimos para a época . Um dos Seneca está no ARGS (PT-VNK) e o VNI opera em Eldorado . Também foram usados PA-28 R 200 , fabricados na Argentina .
Resta a lembrança ...
Sérgio Bica
-
- Moderador
- Mensagens: 2787
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
- Localização: São José dos Pinhais - Pr
Re: AERONAVE SEQUESTRADA EM GOIANIA
Sergio de Faria Bica escreveu:Mais uma da imprensa : VASTO FOX TROPE ...
"É o pogresso que astravanca o pais"
Vasto mesmo foi a mente de quem fez isso.

_________________


-
- CMTE.
- Mensagens: 672
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:05
- Localização: Brasília-DF
- Contato:
Re: AERONAVE SEQUESTRADA EM GOIANIA
Alguém sabe qual foi a aeronave da Gol que ficou sob risco? Ele tentou acertar o Boeing em aproximação intencionalmente ou simplesmente manobrou perigosamente perto do jato?
Leonardo Vasconcelos- SBBR
-
- Moderador
- Mensagens: 2787
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
- Localização: São José dos Pinhais - Pr
Re: AERONAVE SEQUESTRADA EM GOIANIA
Acredito que seria proposital viuu.
Pq ele passou tirando lascas da torre de controle.
Ouvi pelo vhf de um amigo meu a voz do controlador.
Assustava a forma que ele se comunicava com as aeronaves.
Ofegante , ouvi tudo pelo vhf.
Pq ele passou tirando lascas da torre de controle.
Ouvi pelo vhf de um amigo meu a voz do controlador.
Assustava a forma que ele se comunicava com as aeronaves.
Ofegante , ouvi tudo pelo vhf.

_________________


Re: AERONAVE SEQUESTRADA EM GOIANIA
Buenas...
no jornal hoje passou imagens do heli da PC e da camera de segurança do shopping no momento da queda (eu acho que aquilo foi um CFIT com más intenções). Impressionante a destruição que causou nos carros.
Estavam falando em abate por parte do Tucano, porém me lembrei de uma coisa: Se há crianças dentro do avião não se pode abater o avião. Lembram que quando homologaram a lei do abate surgiu essa historia que traficantes estavam levando crianças nos vôos clandestinos? Me caiu a ficha disso pois um pessoal entrevistado informou que a criança estava no assento do copiloto.
Cada doido nesse mundo...
no jornal hoje passou imagens do heli da PC e da camera de segurança do shopping no momento da queda (eu acho que aquilo foi um CFIT com más intenções). Impressionante a destruição que causou nos carros.
Estavam falando em abate por parte do Tucano, porém me lembrei de uma coisa: Se há crianças dentro do avião não se pode abater o avião. Lembram que quando homologaram a lei do abate surgiu essa historia que traficantes estavam levando crianças nos vôos clandestinos? Me caiu a ficha disso pois um pessoal entrevistado informou que a criança estava no assento do copiloto.
Cada doido nesse mundo...

Re: AERONAVE SEQUESTRADA EM GOIANIA
Gravou Mestre ?Rosvalmir Afonso escreveu:Acredito que seria proposital viuu.
Pq ele passou tirando lascas da torre de controle.
Ouvi pelo vhf de um amigo meu a voz do controlador.
Assustava a forma que ele se comunicava com as aeronaves.
Ofegante , ouvi tudo pelo vhf.
-
- Moderador
- Mensagens: 2787
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
- Localização: São José dos Pinhais - Pr
Re: AERONAVE SEQUESTRADA EM GOIANIA
Meu colega de Goiania quem sabe.
eu nem me lembrei de fazer isso, tão abobado que eu fiquei quando
ouvia a fonia e percebia o medo na voz do controlador.
eu nem me lembrei de fazer isso, tão abobado que eu fiquei quando
ouvia a fonia e percebia o medo na voz do controlador.

_________________


Re: AERONAVE SEQUESTRADA EM GOIANIA
http://oglobo.globo.com/pais/cidades/ma ... 847877.asp
(Os Mirage só protegem Brasília, é isso mesmo?)
(E se o piloto, na queda, tivesse atingido dezenas de pessoas???)
(Brasília?)
(Os Mirage só protegem Brasília, é isso mesmo?)
(E se o piloto, na queda, tivesse atingido dezenas de pessoas???)
(Brasília?)