BSAA 1ª emp. Inglesa a voar para o Brasil.

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José Cursio
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BSAA 1ª emp. Inglesa a voar para o Brasil.

Mensagem por José Cursio »

Bao tarde amigos Forenses.

Bem amigos, como tenho feito ultimamente - enviando tópicos com reportagens antigas - notei uma que chamou atenção. É referente á BSAA, a primeira empresa Inglesa a voar para a América do Sul. Tomei a liberdade de copiar alguns detalhes e fazendo um resumo do tema. Estou enviando aos companheiros Forenses.
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Primeira empresa aérea Inglesa a operar no Brasil.

A primeira empresa aérea Inglesa a voar para o Brasil e a América do Sul, foi a BSAA (British South American Airways).

Em março de 1945, entretanto, o governo britânico determinou que o transporte aéreo seriam executado por três empresas estatais. As rotas domésticas e européias seriam operadas pela British European Airways (BEA). A British Overseas Airways Corp (BOAC), que já existia antes da guerra, voaria linhas intercontinentais para os EUA, África e Oriente, enquanto as rotas para América Latina ficariam para a British South American Airways (BSAA), que substituiria a recém-criada BLAA.

A BSAA fez seu primeiro vôo experimental para América do Sul, no dia 1º de janeiro de 1946. A rota partia de Londres, fazia escalas em Lisboa, Dacar, Natal e chegava ao Rio de Janeiro após 30 horas de vôo, mais o tempo das escalas. Tudo isso com os mesmos tripulantes, que só viriam a dormir no Rio, e que no dia seguinte de manhã seguiam viagem para Buenos Aires e Santiago, onde chegavam três dias e meio após partirem e Londres.

Em 15 de março de 1949, foi anunciada a fusão da British Sout Americam Airways (BSAA), com a BOAC. Em julho de 1949, todos os bens e todo o pessoal da BSAA foram transferidos para a BOAC. As linhas da América do Sul passaram a ser operadas pelos Canadair Argonaut, um DC 4 fabricado sob licença no Canadá, com cabine pressurizada e motores Rolls-Royce Merlin. Em 1954, os acidentes com os Comet reduziram a frota da BOAC e obrigaram a remanejar os Argonaut para outras rotas. levando à suspensão das linhas para América do Sul. No final da década, a chegada dos Comet 4 permitiu à BOAC retomar os vôos para América do Sul. Hoje, sua sucessora,
British Airways ligam a Grã Bretanha ao Brasil em seguras viagens sem escalas que levam menos de11 horas.

A BSAA durante pouco mais de três anos de operações utilizou 36 aviões de passageiros, dos quais 10 foram perdidos em acidentes. Entre 1946 e 1947, seu índice de mortes por 100 mil passageiros voado foi 26,8 vezes maior do que a BOAC, outra empresa britânica. Na verdade um em cada 385 passageiros transportados pela BSAA faleceu em acidente aéreo.

Obs. A fonte desse texto é a Revista Flap Internacional. nº 387 > Edição Especial
Obviamente são tópicos de uma reportagem composta por nove paginas.
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Histórico.
A BA tem sua história iniciada em 1924, quando quatro pequenas linhas aéreas se fundiram para criar a Imperial Airways. Esta e a British Airways (fundada em 1935) foram encampadas pela BOAC, em 1940.
A British European Airways(BEA) foi criada após a Segunda Guerra Mundial, em 1946.
Na criação da atual British Airways (BA), em 1974, foram incluídas a Cambrian Airways (formada em 1935) e a Northeast Airlines (formada em 1952 e conhecida como BKS Air Transport).
Texto > Revista Flap Internacional nº 158
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Tópicos da Aero Magazine do mês de janeiro de 2009 nº 176.

Apesar do desastre anos antes com o Comet 1 em Roma, a BOAC colocou a quarta versão do modelo, bem mais segura e confiável, também nas rotas para América do Sul
a BSAA teve vida curta, e foi incorporada pela BOAC em 1949. O Comet IV voava para o Brasil, Uruguai, Argentina e Chile em operações bastante sazonais. Nos anos 60,
as ligações com Buenos Aires passavam por Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, e a freqüência variou ao longo da década entre rotas diárias e vôos realizados apenas algumas vezes por semana.

Em 1971, o Parlamento inglês achou melhor fundir a BOAC e a BEA, para reduzir custos de operar duas empresas aéreas. Três anos depois, em 31 de março de 1974, ambas foram dissolvidas, abrindo espaço para a criação imediata da British Airways.
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Bem amigos, nesta rota já operaram:

1º) BSAA > voou com os modelos > Quadrimotores > Lancastrian, York e Tudor 4.
Anuncio da BSAA publicado em 1947 no Guia Aeronáutico
http://img67.imageshack.us/img67/3892/img610yo1.jpg
Revista Flap Internacional
http://img378.imageshack.us/img378/5193/img616wn1.jpg

Foto de um Tudor.
http://img83.imageshack.us/img83/1848/img611nc9.jpg
Fotos > Avro e Lancastrian .
http://img67.imageshack.us/img67/8520/img612gn6.jpg
http://img234.imageshack.us/img234/401/img613bo0.jpg

2º) BOAC > Canadair Argonaut e Comet IV
http://img234.imageshack.us/img234/1611/img614dl0.jpg
http://img153.imageshack.us/img153/5146/img615yo5.jpg

3º) BUA > VC 10 (foto da capa de um time-table somente para ilustrar)
http://img24.imageshack.us/img24/5025/t ... 968dg8.jpg


4º) British Caledonian > Boeing 707 e DC 10-30.
Em 20 de Janeiro de 1977. O Boeing 707/365C > n/s 19416/556 > G-ATZC da B. Caledonian, participou da inauguração do TPS 1 do GIG. Mais tarde esse mesmo Boeing viria a operar na Transbrasil com PT-TCP.
http://www.airliners.net/open.file/121248/M/

O PT-TCP, viria a perder um dos seus quatro reatores em pleno vôo quando se aproximava de Recife (REC) local da próxima etapa do vôo. Em 15 de janeiro de 1987, a informação é que o reator numero três caiu no sertão Pernambucano.
http://www.planepictures.net/netshow.cgi?1025828627:SSA

http://img352.imageshack.us/img352/5946/img629li2.jpg

DC 10-30, em janeiro de 1982, a empresa iniciou a segunda freqüência na rota entre o Brasil e a Europa. E informou que voltaria a operar em Recife.

A British Caledonian que operou no Brasil em substituição a BUA até final de março 1985. Quando deu a vez a BA. Em 03 de abril de 1985.


5º) British Airways > Tristar L 1011-500, Boeing 747/200 e Boeing 747/400
http://img153.imageshack.us/img153/5968/img617bj5.jpg
Como puderam notar a foto é em preto e branco.

Revista VOAR > nº 029 > agosto de 1984.
http://img124.imageshack.us/img124/3180/img998.jpg


Abraços

Cursio
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