Como todos já sabem, a partir de hoje deixam de operar as últimas aeronaves que carregam a original Rosa dos Ventos que guiou a VARIG durante 81 anos. Eis os últimos vôos dos Boeing 737-300:
VOY - 2091/2053/2156/2157/2058
VOZ – 1267/2062
VNZ – 1810/1708 PARTIR REC/1709/9288
VTW – 1708 ATEH REC/1608/1609/1685
A partir de amanhã, a "VRG" será apenas os B73NG com a metade da estrela, pois foi tudo o que sobrou... Quando vejo essa "nova pintura" o pensamento que me vem à cabeça é: "Ela nunca ficará completa novamente".
E lembrar que no final da década passada e início desta os Boeing 737-300 eram o 'pau-para-toda-obra' da Varig. Equipamento padrão da Ponte Aérea, rotas domésticas e sul-americanas, dominavam os principais aeroportos brasileiros.
Eu tive o prazer de voar nos seguintes: PP-VNT, VNX, VNY, VOD, VOF, VOH, VOO, VOR, VOS, VOT, VOV, VOW, VOY, VOZ, VPA, VPB, VPC, VPF, VQN, VQP, VQW e VTW, assim como no PT-SSJ (Rio Sul) e PT-MNK (Nordeste).
O Brasil é um país cheio de contrastes pitorescos. Por um lado, procuramos, por todos os meios, conquistar espaços no mercado internacional tentando oferecer produtos que carecem maior aceitação por parte do consumidor, condição que não é conquistada da noite para o dia, e, portanto, ficamos invariavelmente atrás de muitos competidores, por outro lado, quando temos uma marca forte, mesmo com um produto ruim, mas que poderia perfeitamente ser melhorado, se tivessem pessoas realmente interessadas, condição inexistente de uns bons anos para cá, e que levou anos para atingir um nível pra lá de aceitável no que diz respeito à opinião pública mundial, simplesmente a jogamos no lixo e optamos pelo que achamos que é um produto forte, inovador e que tem muita bala na agulha para enfrentar adversários numa atividade altamente predatória e impiedosa. Seria mais ou menos como jogar uma Coca-Cola verde-amarela no lixo e optar por uma Tubaína. Mas talvez esteja aí o que de fato merecemos.
Olá amigos,
O pior que quase tudo que estava no edital do leilão da VARIG, não compriram,
tambem a aquisição pelo grupo MP foi uma falcatrua, existe ações do FRB na
justiça questionando a venda, daqui a pouco vaí aparecer mais uma ação
milionaria que o Governo vaí ter que pagar por percas e danos a FRB.
Ainda bem que a pintura da Vlog lembra nossa querida VARIG.
sds,
Moises Propp
Editado pela última vez por moises Propp em Seg Mar 02, 2009 18:24, em um total de 1 vez.
Sensação estranha pensar que eu nunca mais vou voar na Pioneira...
Pode parecer sem sentido, mas por mais que eu tenha consciência de que a velha VGR já estava morta, ainda reluto em aceitar este enterro lento e gradual...outro dia mesmo me peguei mudando o horario de um voo voltando de SCL, somente para voar num avião "adesivado" de VGR, mas não é que a tal da "confort class" somado a uma comissária da antiga VGR, me deu um certo gostinho varigueano de ter valido a pena a mudança, mesmo achando o produto inferior ao da LAN e sabendo que perdia a chance de acumular milhas no LANPASS.
Sei lá, acho que sou um varigueano bucólico demais para quem tem 27 anos, na verdade nem cheguei a ver o "esplendor" da VGR, voei já nos defasados (em termos de serviço) triplo seven e MD-11, só entrei nos 747 para "passear", não sei o que me fazia gostar tanto da VARIG, talvez a influência paterna, talvez campanhas bem sucedidas do Variguinho fizeram uma lavagem cerebral, talvez eu realmente acreditasse na estrela brasleira iluminando o céu azul, de Norte a Sul.
A identificação das pessoas com a marca VARIG foi muito alem de uma simples relação de fidelidade entre um consumidor e uma marca, a VARIG criou verdadeiros discípulos, como eu, que só entrou em um avião da TAM (que alem de serem vermelhos, não eram Boeings) quando realmente não tinha mais jeito (to exagerando um pouco).
Talvez exatamente por ter este sentimento tão pouco racional, quase insensato, que no fundo eu ainda acredito que um dia a estrela volte, nem que seja carregada por uma fenix..a iluminar nossos céus.
Pensando desta forma é até melhor que a marca VARIG seja abolida pela GOL, nada contra os laranjinhas, mas virar submarca da gol era humilhação demais.
Que façam cinzas da VGR, talvez a fenix seja mesmo a ultima esperança....
(Ah desculpem o post longo e um tanto quanto meloso)
É triste, mas ao mesmo tempo é um alívio. O que vinha acontecendo à marca desde o leilão não era digno da história dessa grande empresa. Melhor ficar mesmo nos corações de seus eternos fãs. E, temos aí a Azul, com muitos ex-Varig trabalhando e que sempre podem render bons papos e aquele atendimento ao qual ficamos (mal) acostumados.
Benito,
Deois do que escreveste não tenho nenhuma virgula a acrescentar. Tenho o mesmo sem]ntimento pela VARIG que tu. Quem é torcedor e fanático por time de futebol sabe do que falamos...
A esperança é a última que morre!
...olha, vamos apostar as "fichas" na Azul, pelas pessoas que lá estão e pela semelhança e pelo início, do interior do brasil, com certeza, para o mundo.
Edu
Meus sentimentos são os mesmos que a maioris expressou...
A sensação é aquela da idade, quando alguém te fala que uma celebridade morreu...
Voei Electra, 747, 737, 727, EMB145... e me orgulho de guardar na lembranças esses momentos...
Minha lua-de-mel foi em suas asas...
Me mostrou MIA, New York, e a estrela jamais vai apagar da lembrança...
Não sei o que se passa na cabeça dos controladores da marca, mas a Gol jamais vai conseguir alcançar o valor da marca que está matando.
moises Propp escreveu:Olá amigos,
O pior que quase tudo que estava no edital do leilão da VARIG, não compriram,
tambem a aquisição pelo grupo MP foi uma falcatrua, existe ações do FRB na
justiça questionando a venda, daqui a pouco vaí aparecer mais uma ação
milionaria que o Governo vaí ter que pagar por percas e danos a FRB.
Ainda bem que a pintura da Vlog lembra nossa querida VARIG.
sds,
Moises Propp
Então você acha que a FRB seria a salvadora da pátria, iria realmente salvar a empresa? Empresa aérea nas mãos da FRB já tem a falência como certa.
... a original Rosa dos Ventos que guiou a VARIG durante 81 anos.
Só uma pequena correção: a rosa dos ventos só guiou a Varig por 47 anos. Antes era um Ícaro porta-bandeira que a guiava. Depois de 1962 ele saiu do leme e ficou em segundo plano na tarja azul.
Olá amigo Bruno,
Morta ela já tá, eu gostaria de ver o que a FRB faria para ressucitar,
não que eu acredite hoje, mas ainda a FRB tem politicos amigos, ainda
mais que hoje tem gente do PMDB dentro do governo Lula, daqui a pouco
aparece um acertador da Megasena.
sds,
Moises Propp