PROPOSTA DA ANAC DE ALTERAÇÃO DO RBHA 121

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
jascarpim
PP
PP

Re: PROPOSTA DA ANAC DE ALTERAÇÃO DO RBHA 121

Mensagem por jascarpim »

Veja em:
http://www.anac.gov.br/transparencia/co ... amento.asp

Acho que todos nós temos que acessar o site, baixar o formulário e enviar pro e-mail citado.... e isso rápido, pois a consulta pública é somente até amanhã...

É uma vergonha mesmo... imaginem só, militares no lugar de copilas das empresas aéreas, sendo pagos pela FAB..... isso além de ser um desperdício tremendo de dinheiro público, é uma afronta aqueles que, assim como eu, estão virando do avesso pra conseguir pagar as 150h de vôo e ser um piloto comercial....

De duas uma... ou tem mto milico "sobrando" nos quartéis, ou a ANAC quer detonar de vez os pilotos com menos experiência....
a340
MASTER
MASTER

Mensagem por a340 »

jascarpim escreveu:Veja em:
http://www.anac.gov.br/transparencia/co ... amento.asp

Acho que todos nós temos que acessar o site, baixar o formulário e enviar pro e-mail citado.... e isso rápido, pois a consulta pública é somente até amanhã...

É uma vergonha mesmo... imaginem só, militares no lugar de copilas das empresas aéreas, sendo pagos pela FAB..... isso além de ser um desperdício tremendo de dinheiro público, é uma afronta aqueles que, assim como eu, estão virando do avesso pra conseguir pagar as 150h de vôo e ser um piloto comercial....

De duas uma... ou tem mto milico "sobrando" nos quartéis, ou a ANAC quer detonar de vez os pilotos com menos experiência....
Concordo com vc,
isso seria um baita absurdo, eu tb estou suando pra pagar as horas...ANAC LIXO :twisted: :twisted:
E como nós ficamos se os milicos entrarem???
"A hélice do avião funciona como ventilador,basta ela parar pro piloto começar a suar".
http://www.flickr.com/photos/fo208b/" onclick="window.open(this.href);return false;
BenitoRBP
PC
PC

Mensagem por BenitoRBP »

Senhores, acho que só esta se regulamentando uma situação já existente, que é o comando de aeronaves civis por militares, pelos mais diversos motivos, desde treinamento, até "cortesia" por parte da tripulação.
Hj esta situaçao além de exisitr é feita meio que "as escuras" sem regulamentação nenhuma e nenhum vínculo formal entre o militar e a empresa de transporte.
Esta situação acarreta uma série de problemas, como em um famoso caso em que um piloto militar, no comando de um F-100 da TAM, em aproximação visual em vitória (salvo engano) pousou em guarapari.
A alteração não pretende permitir que as empresas celebrem um convenio com as Forças Armadas e substituam seus pilotos por militares, tanto é que o artigo começa com:

"Nenhum piloto em comando pode permitir que alguém manipule os controles de um avião durante o vôo e nenhuma pessoa pode manipular os controles de um avião em vôo, a menos que essa pessoa seja:"

Ou seja para que o militar assuma o controle do avião é necessário que esteja presente um piloto da empresa que ainda sera o comandante do voo.
Resumindo a alteração é valida sim pois da transparencia e requisitos objetivos a uma situaçao de fato.

Quanto a militares na ativa, pilotando avioes comercias e tirando emprego de pilotos civis, podem esquecer, nem que ANAC quisesse ela poderia "autorizar" isso. O estado não pode pagar pela mão de obra de uma empresa privada.
André Gustavo (SBCO)
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por André Gustavo (SBCO) »

Até entendo o que o Benito falou mas não vejo motivos para tal alteração.

Piloto que não seja da tripulação não tem nada que tá pilotando seja por cortesia ou sei lá o que... Se quer treinar, a FAB que pague hora de vôo de um 737 sem passageiros.

Lugar de passageiro é da porta da cabine pra trás.
Abraços,

André Gustavo "SBCO"
Minhas fotos em: http://www.flickr.com/photos/andrewerutsky" onclick="window.open(this.href);return false;
BenitoRBP
PC
PC

Mensagem por BenitoRBP »

everton_cwb escreveu:Pois é, Benito, também acho que as cias pela lógica não vão fazer "convênios" com a FAB, mas achei no mínimo estranha esta alteração. O texto e a finalidade destas alteraçoes não estão muito claros para nós leigos em legislação.
Então Ewerton a principio a alteração da portaria não daria ensejo as Empresas a fazer qualquer tipo de convênio de carater operacional, o acesso de militares ao comando seria sempre excepcional.
Mas em se tratando de Brasil, como tudo se deturpa, não duvido que tenha empresa por ai, que acabe fazendo um convenio e reduza custos colocando pilotos militares em seus voos regulares....Mas isso seria meio que uma anomalia....e de legalidade bem duvidosa...para não dizer outra coisa.
Alias para ser bem sincero, sempre entendi que as próprias cias (as sérias pelo menos), tinham repulsa a este tipo de procedimento, só admitiam devido as intrinsecas relações entre cias aereas e órgãos do governo...principalmente a FAB e ANAC.
André Gustavo (SBCO) escreveu:Até entendo o que o Benito falou mas não vejo motivos para tal alteração.

Piloto que não seja da tripulação não tem nada que tá pilotando seja por cortesia ou sei lá o que... Se quer treinar, a FAB que pague hora de vôo de um 737 sem passageiros.

Lugar de passageiro é da porta da cabine pra trás.
Pois é Andre, hj não sei, mas antigamente os checadores da FAB faziam treinamento e atualização em aviões comerciais em linhas regulares, isso era previsto e tinha respaldo legal, pois a FAB não poderia arcar com os custos de ter uma aeronave de cada tipo operado no Brasil.
Ai não tinha jeito, a empresa trazia o avião e ainda tinha que "arcar" com o "treinamento" do checador da FAB, na pratica o checador que acabava checado. Um tanto inusitado, mas era assim que funcionava, e deve ser assim até hj.
Sabe aquela historia se correr o bicho pega se ficar o bicho come?
Parece que é esta situação que a resolução quer regular, fazendo com que o piloto militar participe inclusive dos programas de treinamento da empresa antes de ir para a cabine, o que antes não acontecia.
Por outro lado, cria-se um mecanismo para que comandantes não se sintam constrangidos a rejeitar qualquer tipo de "cortesia" a um piloto militar que só podera assumir os controles se tiver as condições pré estabelecidas.
Se a intenção da alteração é esta...veio para melhor....mas como disse acima....no Brasil, de boas intenções o congresso ta cheio.....
Responder