DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
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Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa tarde amigos Forenses.
Inaugurada a linha aérea regular São Paulo / Brasília (Correio da Manhã 01/05/1957)
São Paulo 29 – Conduzindo onze jornalistas, sendo sete de São Paulo e quatro do Rio de Janeiro, partiu às 6h00 de hoje do aeroporto de Congonhas um avião Douglas DC-3, com que a REAL / Aerovias inaugura sua linha direta São Paulo / Brasília constituindo-se na primeira empresa de navegação aérea na inaugurar uma linha de vôos regulares entre a capital paulista e o sitio do planalto goiano, onde está se erguendo o futuro Distrito Federal. A caravana seguiu sob a chefia do Cmd-av. Ari Flemming, diretor da “REAL”, dela fazendo parte também entre altos dirigentes e funcionários do departamento de trafego da empresa. A ligação entre São Paulo e Brasília, foi feita em 3h45, tendo o aparelho da Real escalado em Goiânia para receber outros jornalistas convidados para esse vôo inaugural. A capital goiana, não figurara no percurso entre São Paulo e futuro Distrito Federal, que será coberto com vôos diretos.
Obs. Observa-se que a linha foi inaugura em 29 de abril de 1957
Abs. Cursio
Inaugurada a linha aérea regular São Paulo / Brasília (Correio da Manhã 01/05/1957)
São Paulo 29 – Conduzindo onze jornalistas, sendo sete de São Paulo e quatro do Rio de Janeiro, partiu às 6h00 de hoje do aeroporto de Congonhas um avião Douglas DC-3, com que a REAL / Aerovias inaugura sua linha direta São Paulo / Brasília constituindo-se na primeira empresa de navegação aérea na inaugurar uma linha de vôos regulares entre a capital paulista e o sitio do planalto goiano, onde está se erguendo o futuro Distrito Federal. A caravana seguiu sob a chefia do Cmd-av. Ari Flemming, diretor da “REAL”, dela fazendo parte também entre altos dirigentes e funcionários do departamento de trafego da empresa. A ligação entre São Paulo e Brasília, foi feita em 3h45, tendo o aparelho da Real escalado em Goiânia para receber outros jornalistas convidados para esse vôo inaugural. A capital goiana, não figurara no percurso entre São Paulo e futuro Distrito Federal, que será coberto com vôos diretos.
Obs. Observa-se que a linha foi inaugura em 29 de abril de 1957
Abs. Cursio
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Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Bom dia amigos Forenses.
Histórias gerais
Aeroporto aberto ao trafego – (Correio da Manhã 07/01/1950)
O Diretor Geral do DAC aprovou a homologação do aeroporto de Santarém, Estado do Para, podendo o referido aeroporto ser operados por aeronaves do tipo DC-4, de conformidades com a informações do Comado da 1º Zona Aérea
Aeroportos homologados – (Correio da Manhã 14/01/1950)
Foi aprovado a descriminação dos seguintes aeroportos de acordo com a homologação dos comandantes das 1ª e 4ª Zonas Aéreas: Marabá (PA), Carolina (MA), Araguacema e Pedro Afonso (na época das chuvas com restrições), todos aptos para aviões C-46: Lucélia, para C-47 e São Paulo (Congonhas) apto para DC-4 com restrições e C-46.
Primeira linha aérea internacional do Correio Aéreo Militar (CAM)
Comemora-se hoje o 14º aniversário de sua inauguração. (Correio da Manhã 21/01/1950)
Precisamente na data de hoje, há 14 anos era inaugurada a rota Rio de Janeiro- Assunção, no Paraguai – a 1ª linha aérea internacional do Correio Aéreo Militar (CAM)
Nota da “VARIG” (Correio da Manhã 22/01/1950)
Recebemos da “VARIG” o seguinte comunicado: Ontem cerca das 18h40, a aeronave Curtiss Comando, C-46, desta empresa PP-VBJ, procedente de Porto Alegre e escalas, comandada pelo Comt. Arthur Portofé, ao pousar no aeroporto Santos Dumont, derrapou no fim da pista, em consequência das péssimas condições meteorológicas. A pistas estava completamente coberta pela aguas, em virtude do que os freios não terem agido corretamente. Graças, contudo, a perícia do comandante e à robustez do avião, trata-se de um “Curtiss Comando”, não houve consequências maiores a lamentar e nem acidentes pessoais. Os danos se resumem na quebra da bequilha. O avião trazia grande quantidade de pianos. Dentro de poucos dias a aeronaves poderá voltar ao serviço.
Abs. Cursio
Histórias gerais
Aeroporto aberto ao trafego – (Correio da Manhã 07/01/1950)
O Diretor Geral do DAC aprovou a homologação do aeroporto de Santarém, Estado do Para, podendo o referido aeroporto ser operados por aeronaves do tipo DC-4, de conformidades com a informações do Comado da 1º Zona Aérea
Aeroportos homologados – (Correio da Manhã 14/01/1950)
Foi aprovado a descriminação dos seguintes aeroportos de acordo com a homologação dos comandantes das 1ª e 4ª Zonas Aéreas: Marabá (PA), Carolina (MA), Araguacema e Pedro Afonso (na época das chuvas com restrições), todos aptos para aviões C-46: Lucélia, para C-47 e São Paulo (Congonhas) apto para DC-4 com restrições e C-46.
Primeira linha aérea internacional do Correio Aéreo Militar (CAM)
Comemora-se hoje o 14º aniversário de sua inauguração. (Correio da Manhã 21/01/1950)
Precisamente na data de hoje, há 14 anos era inaugurada a rota Rio de Janeiro- Assunção, no Paraguai – a 1ª linha aérea internacional do Correio Aéreo Militar (CAM)
Nota da “VARIG” (Correio da Manhã 22/01/1950)
Recebemos da “VARIG” o seguinte comunicado: Ontem cerca das 18h40, a aeronave Curtiss Comando, C-46, desta empresa PP-VBJ, procedente de Porto Alegre e escalas, comandada pelo Comt. Arthur Portofé, ao pousar no aeroporto Santos Dumont, derrapou no fim da pista, em consequência das péssimas condições meteorológicas. A pistas estava completamente coberta pela aguas, em virtude do que os freios não terem agido corretamente. Graças, contudo, a perícia do comandante e à robustez do avião, trata-se de um “Curtiss Comando”, não houve consequências maiores a lamentar e nem acidentes pessoais. Os danos se resumem na quebra da bequilha. O avião trazia grande quantidade de pianos. Dentro de poucos dias a aeronaves poderá voltar ao serviço.
Abs. Cursio
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Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa noite amigos Forenses.
Histórias gerais.
A “Aerovias Brasil” foi novamente vendida – (Correio da Manhã 07/02/1950)
Ontem em São Paulo foi assinada a escritura de venda do controle das ações da “Aerovias Brasil”, que havia sido comprada pela “VASP” no princípio do ano passado a um grupo de industriais de S. Paulo tendo à frente o Sr. Olavo Fontoura, que é o atual presidente da “VASP”. Assim, desaparece o consorcio VASP/Aerovias.
Não irão a Zurique – (Correio da Manhã 08/02/1950)
Retirada dos aviões “Bandeirantes” dessa linha (Os Bandeirantes são os Constellation)
Depois de sucessivas supressões, no período de ano e meio, das escalas no Cairo, Frankfurt, Stuttgart e, recentemente Istambul, vesse agora a “Panair do Brasil” na contingencia de retirar no dia 23 suas aeronaves da linha de Zurique. Todavia é pensamento da direção da companhia restabelecer todas essas linhas desde que seja permitido sem desigualdade de força, que ora se verifica, aos embates das concorrências de outras empresas que mantem pousos naquelas cidades.
Autorização a Cruzeiro do Sul - (Correio da Manhã 11/02/1950)
Pode voar do Brasil para Nova York ou Wanshington, com escalas em Trinidad, Puerto Rico e Republica Dominicana.
A autorização foi assinada pelo Pres. Truman em 08/02/1950 e está em vigor desde essa data. Outra empresa de aeronavegação brasileira a “Aerovias Brasil S.A.” está autorizada a voar para Miami e Nova Orleans, mas no momento só seve Miami. Por sua vez duas empresas norte-americanas, a Pan-American Airways e a Braniff efetuam vôos comerciais ao Brasil.
Abs. Cursio
Histórias gerais.
A “Aerovias Brasil” foi novamente vendida – (Correio da Manhã 07/02/1950)
Ontem em São Paulo foi assinada a escritura de venda do controle das ações da “Aerovias Brasil”, que havia sido comprada pela “VASP” no princípio do ano passado a um grupo de industriais de S. Paulo tendo à frente o Sr. Olavo Fontoura, que é o atual presidente da “VASP”. Assim, desaparece o consorcio VASP/Aerovias.
Não irão a Zurique – (Correio da Manhã 08/02/1950)
Retirada dos aviões “Bandeirantes” dessa linha (Os Bandeirantes são os Constellation)
Depois de sucessivas supressões, no período de ano e meio, das escalas no Cairo, Frankfurt, Stuttgart e, recentemente Istambul, vesse agora a “Panair do Brasil” na contingencia de retirar no dia 23 suas aeronaves da linha de Zurique. Todavia é pensamento da direção da companhia restabelecer todas essas linhas desde que seja permitido sem desigualdade de força, que ora se verifica, aos embates das concorrências de outras empresas que mantem pousos naquelas cidades.
Autorização a Cruzeiro do Sul - (Correio da Manhã 11/02/1950)
Pode voar do Brasil para Nova York ou Wanshington, com escalas em Trinidad, Puerto Rico e Republica Dominicana.
A autorização foi assinada pelo Pres. Truman em 08/02/1950 e está em vigor desde essa data. Outra empresa de aeronavegação brasileira a “Aerovias Brasil S.A.” está autorizada a voar para Miami e Nova Orleans, mas no momento só seve Miami. Por sua vez duas empresas norte-americanas, a Pan-American Airways e a Braniff efetuam vôos comerciais ao Brasil.
Abs. Cursio
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Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Bom dia amigos Forenses.
Rota do São Francisco – Há 17 anos passado era inaugurada pelo Correio Aéreo Miliar
(Correio da Manhã 16/02/1950)
Em 15 de fevereiro de 1933 era inaugurada pelo Correio Aéreo Militar, uma das mais importantes linhas a rota do São Francisco – O avião era um “Wacco CSO-C21” equipado com um motor de 240 cv, que fazia 150 km por hora em vôo de cruzeiro – não tinha rádio a bordo e nem boletim meteorológico, e mais ainda as cartas de navegação eram pouco precisas. Assim mesmo levantaram vôo do Campos dos Afonsos as 07h00 e chegaram a Belo Horizonte, primeiro ponto de escala, após duas horas e 20 minutos de vôo, daí seguiram para Pirapora, Bom Jesus da Lapa, onde pernoitaram, decolaram no dia seguinte para Rio Branco, Barra do Rio Grande, Chique-Chique, Remanso, Juazeiro (Bahia), Petrolina e Crato, onde pernoitaram. Levantaram vôo no dia seguinte ruma a Juazeiro (Ceará), depois Iguatu, Quixadá e, finalmente Fortaleza. Percorreram 2.500kms, através de regiões onde nunca fora visto um avião.
Obs. Estou copiando de acordo com o que está escrito, hoje com mudanças na ortografia, ´Xique-Xique é com X.
Abs. Cursio
Rota do São Francisco – Há 17 anos passado era inaugurada pelo Correio Aéreo Miliar
(Correio da Manhã 16/02/1950)
Em 15 de fevereiro de 1933 era inaugurada pelo Correio Aéreo Militar, uma das mais importantes linhas a rota do São Francisco – O avião era um “Wacco CSO-C21” equipado com um motor de 240 cv, que fazia 150 km por hora em vôo de cruzeiro – não tinha rádio a bordo e nem boletim meteorológico, e mais ainda as cartas de navegação eram pouco precisas. Assim mesmo levantaram vôo do Campos dos Afonsos as 07h00 e chegaram a Belo Horizonte, primeiro ponto de escala, após duas horas e 20 minutos de vôo, daí seguiram para Pirapora, Bom Jesus da Lapa, onde pernoitaram, decolaram no dia seguinte para Rio Branco, Barra do Rio Grande, Chique-Chique, Remanso, Juazeiro (Bahia), Petrolina e Crato, onde pernoitaram. Levantaram vôo no dia seguinte ruma a Juazeiro (Ceará), depois Iguatu, Quixadá e, finalmente Fortaleza. Percorreram 2.500kms, através de regiões onde nunca fora visto um avião.
Obs. Estou copiando de acordo com o que está escrito, hoje com mudanças na ortografia, ´Xique-Xique é com X.
Abs. Cursio
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Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa tarde amigos Forenses.
Substituição da linha da Cruzeiro do Sul – (Correio da Manhã 19/02/1950)
Goiânia 18 (ASP) – Atendendo ao que já está previsto no contrato para exploração subvencionada de linhas de penetração no estado de Goiás, a “Cruzeiro do Sul”, passará a operar em Conceição do Araguaia, Carolina e Marabá, em substituição a Couto de Magalhães, Filadélfia e Araguatins respectivamente, enquanto permanecer deficiente a infraestrutura dos três últimos campos de pouso. O Departamento de Aeronáutica Civil, que concedeu essa autorização à referida empresa e transportes aéreos permitiu também operações na linha Goiânia / Taguatinga e Porto Nacional até a cidade baiana de Barreiras, somente enquanto o aeródromo de Taguatinga não comporta a aterrisagem de aviões Douglas DC/3. A cidade de Anápolis deverá ser brevemente incluída na rota da “Cruzeiro do Sul”
Para que os aviões da “Aerovias” escalem em várias cidades Goianas (C. da Manhã 19/02/1950)
Goiânia 18 (ASP) – O deputado José Percilio, líder do PSP na Assembleia Legislativa, apresentou uma indicação no sentido de ouvido em plenário, fosse encaminhado ao diretor do Departamento de Aeronáutica Civil, do Ministério da Aeronáutica, um pedido de inclusão na rota dos aviões da “Aerovias”, de escalas nas cidades de Ipameri, Uruaçu, Porangatu e Peixe, todas situadas as margens do Tocantins, no sudoeste goiano. Justificando a matéria, salientou o parlamentar pessepista que a descida dos aviões comerciais nessas cidades, não aumentara o percurso, uma vês que todas elas ficam no itinerário da rota Rio / Goiânia / Belém. Essas cidades são distanciadas dos grandes centros goianos, distando Uruaçu de Anápolis 200 km, Porangatu 350 e Peixe 500, dispondo todas elas, no momento, apenas de comunicações rodoviárias que não se encontram, todavia em bom estado.
Inauguração da estação de passageiros do aeroporto Santos Dumont (Correio da Manhã 25/02/1950)
Será inaugurada no 02 de março a Estação Central de passageiros do aeroporto Santo Dumont. Nessa ocasião será aberta ao público todo o andar térreo do edifico, pois presentemente todos que viajam nas linhas domésticas só estão usando uma ala.
Linha aérea provisória.
O diretor geral da Aeronáutica Civil baixou uma portaria autorizando as “Linhas Aéreas Paulistas” a realizar, em caráter provisório a linha aérea Campina Grande – Mossoró e Fortaleza com frequência de duas viagens semanais, devendo serem iniciada as operações dentro do prazo de vinte dias.
Abs. Cursio
Substituição da linha da Cruzeiro do Sul – (Correio da Manhã 19/02/1950)
Goiânia 18 (ASP) – Atendendo ao que já está previsto no contrato para exploração subvencionada de linhas de penetração no estado de Goiás, a “Cruzeiro do Sul”, passará a operar em Conceição do Araguaia, Carolina e Marabá, em substituição a Couto de Magalhães, Filadélfia e Araguatins respectivamente, enquanto permanecer deficiente a infraestrutura dos três últimos campos de pouso. O Departamento de Aeronáutica Civil, que concedeu essa autorização à referida empresa e transportes aéreos permitiu também operações na linha Goiânia / Taguatinga e Porto Nacional até a cidade baiana de Barreiras, somente enquanto o aeródromo de Taguatinga não comporta a aterrisagem de aviões Douglas DC/3. A cidade de Anápolis deverá ser brevemente incluída na rota da “Cruzeiro do Sul”
Para que os aviões da “Aerovias” escalem em várias cidades Goianas (C. da Manhã 19/02/1950)
Goiânia 18 (ASP) – O deputado José Percilio, líder do PSP na Assembleia Legislativa, apresentou uma indicação no sentido de ouvido em plenário, fosse encaminhado ao diretor do Departamento de Aeronáutica Civil, do Ministério da Aeronáutica, um pedido de inclusão na rota dos aviões da “Aerovias”, de escalas nas cidades de Ipameri, Uruaçu, Porangatu e Peixe, todas situadas as margens do Tocantins, no sudoeste goiano. Justificando a matéria, salientou o parlamentar pessepista que a descida dos aviões comerciais nessas cidades, não aumentara o percurso, uma vês que todas elas ficam no itinerário da rota Rio / Goiânia / Belém. Essas cidades são distanciadas dos grandes centros goianos, distando Uruaçu de Anápolis 200 km, Porangatu 350 e Peixe 500, dispondo todas elas, no momento, apenas de comunicações rodoviárias que não se encontram, todavia em bom estado.
Inauguração da estação de passageiros do aeroporto Santos Dumont (Correio da Manhã 25/02/1950)
Será inaugurada no 02 de março a Estação Central de passageiros do aeroporto Santo Dumont. Nessa ocasião será aberta ao público todo o andar térreo do edifico, pois presentemente todos que viajam nas linhas domésticas só estão usando uma ala.
Linha aérea provisória.
O diretor geral da Aeronáutica Civil baixou uma portaria autorizando as “Linhas Aéreas Paulistas” a realizar, em caráter provisório a linha aérea Campina Grande – Mossoró e Fortaleza com frequência de duas viagens semanais, devendo serem iniciada as operações dentro do prazo de vinte dias.
Abs. Cursio
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Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Bom dia amigo Forenses.
Chegou ontem o 1º “Argonaut” (Correio da Manhã 26/02/1950)
Chegou ontem procedente de Londres, via Dakar, Natal e Recife o avião “Argonaut Speedbird”, da B.O.A.C batizado com o nome “AJAX” – Esta é uma viagem de cortesia que os diretores da companhia inglesa fazem pela nova linha Londres / Santiago do Chile com o novo avião a ser empregado, que é de construção canadense. Embora sem grandes novidades é um avião moderno que tem a fuselagem igual a de um DC-4 (com dispositivos automáticos de pressão), com esmerado acabamento, as asas e o trem de pouso igual ao do DC-6 e, é equipado com quatro motores “Rolls Royce” com 1.760 cv. Cada um. A matricula do avião G-ALHD
Linha aérea para Ituiutaba
Ituiutaba, 25 (do correspondente) – Acaba de ser inaugurada a linha aérea passando por essa cidade, essa linha partira do Rio de Janeiro, passando por Belo Horizonte e termina aqui. Uma vez por semana o roteiro será São Paulo, Ituiutaba e Goiânia, o que representa uma excelente via de comunicação que coloca a cidade em ligação com as principais cidades do país. Esse melhoramento foi recebido com visível satisfação popular, pois veio resolver um problema de relevo para o município.
Abs. Cursio
Chegou ontem o 1º “Argonaut” (Correio da Manhã 26/02/1950)
Chegou ontem procedente de Londres, via Dakar, Natal e Recife o avião “Argonaut Speedbird”, da B.O.A.C batizado com o nome “AJAX” – Esta é uma viagem de cortesia que os diretores da companhia inglesa fazem pela nova linha Londres / Santiago do Chile com o novo avião a ser empregado, que é de construção canadense. Embora sem grandes novidades é um avião moderno que tem a fuselagem igual a de um DC-4 (com dispositivos automáticos de pressão), com esmerado acabamento, as asas e o trem de pouso igual ao do DC-6 e, é equipado com quatro motores “Rolls Royce” com 1.760 cv. Cada um. A matricula do avião G-ALHD
Linha aérea para Ituiutaba
Ituiutaba, 25 (do correspondente) – Acaba de ser inaugurada a linha aérea passando por essa cidade, essa linha partira do Rio de Janeiro, passando por Belo Horizonte e termina aqui. Uma vez por semana o roteiro será São Paulo, Ituiutaba e Goiânia, o que representa uma excelente via de comunicação que coloca a cidade em ligação com as principais cidades do país. Esse melhoramento foi recebido com visível satisfação popular, pois veio resolver um problema de relevo para o município.
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Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Bom dia amigos Forenses.
Só para transportes de cargas – (Correio da Manhã 04/03/1950)
A “Aero Geral Ltda”, foi autorizada pelo ministro da Aeronáutica a continuar operando com aeronave “C-46-A” prefixo PP-AGE exclusivamente no transporte de carga.
Há quatro anos era inaugurada pelo CAM – (Correio da Manhã 07/03/1950)
No dia 05 de março de 1946 o CAM (Correio Aéreo Militar) inaugura a rota para a Bolívia, que é sob o ponto de vista político de extraordinário relevo. A rota Brasil / Bolvia é a seguinte: Rio de Janeiro, São Pulo, Campo Grande, Coboré (Bolívia), Santa Cruz dela Sierra, Cochabamba e La Paz.
A “Viação Aérea Gaúcha” SAVAG, foi autorizada pelo diretor geral do DAC, a importar dos Estados Unidos duas aeronaves para sua frota.
Corumbá – Campo Grande
De acordo com a portaria nº 090 de 03 de mio de 1949, o diretor geral do DAC, resolveu autorizar a “Central Aérea” a realizar em caráter provisório a linha circular Corumbá / Campo Grande / Corumbá, com frequência de uma vagem redonda, circular em ambos, sentidos, devendo iniciar as operações dentro de 20 dias.
Autorizada a importar (Correio da Manhã 10/03/1950)
A “VARIG” foi autorizada a importar o EE. UU, três aeronaves “Curtiss Comander” para seu uso próprio.
Itinerários e horários de linha (Correio da Manhã 15/03/1950)
O diretor-geral da Aeronáutica Civil, aprovou os horários e itinerário do trecho Recife – Rio, da linha aérea internacional Amsterdam / Buenos Aires, da Companhia Real Holandesa de aviação( KLM) e das linhas aéreas regulares Porto Alegre / Santa Vitoria do Palmar e Porto Alegre / Rio, ambas da “VARIG”.
Abs. Cursio
Só para transportes de cargas – (Correio da Manhã 04/03/1950)
A “Aero Geral Ltda”, foi autorizada pelo ministro da Aeronáutica a continuar operando com aeronave “C-46-A” prefixo PP-AGE exclusivamente no transporte de carga.
Há quatro anos era inaugurada pelo CAM – (Correio da Manhã 07/03/1950)
No dia 05 de março de 1946 o CAM (Correio Aéreo Militar) inaugura a rota para a Bolívia, que é sob o ponto de vista político de extraordinário relevo. A rota Brasil / Bolvia é a seguinte: Rio de Janeiro, São Pulo, Campo Grande, Coboré (Bolívia), Santa Cruz dela Sierra, Cochabamba e La Paz.
A “Viação Aérea Gaúcha” SAVAG, foi autorizada pelo diretor geral do DAC, a importar dos Estados Unidos duas aeronaves para sua frota.
Corumbá – Campo Grande
De acordo com a portaria nº 090 de 03 de mio de 1949, o diretor geral do DAC, resolveu autorizar a “Central Aérea” a realizar em caráter provisório a linha circular Corumbá / Campo Grande / Corumbá, com frequência de uma vagem redonda, circular em ambos, sentidos, devendo iniciar as operações dentro de 20 dias.
Autorizada a importar (Correio da Manhã 10/03/1950)
A “VARIG” foi autorizada a importar o EE. UU, três aeronaves “Curtiss Comander” para seu uso próprio.
Itinerários e horários de linha (Correio da Manhã 15/03/1950)
O diretor-geral da Aeronáutica Civil, aprovou os horários e itinerário do trecho Recife – Rio, da linha aérea internacional Amsterdam / Buenos Aires, da Companhia Real Holandesa de aviação( KLM) e das linhas aéreas regulares Porto Alegre / Santa Vitoria do Palmar e Porto Alegre / Rio, ambas da “VARIG”.
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Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
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Histórias gerais.
Primeiro vôo Internacional do “Comet” (Correio da Manhã 17/03/1950)
Roma 16 – O “Comet” da De Havilland, o 1º avião de passageiros de todo mundo equipado com motores a jato, aterrissou no aeroporto de Ciampino nas proximidades desta capital, cumprindo o percurso de Hatfleld a Roma no tempo extraordinário de duas horas e cinco minutos. O recorde anterior era de duas horas e vinte e nove minutos.
Mais quatro “Curtiss Comander “C-46”
Por mediação do Sr. Com. Mario Rappa, que se encontra nos Estados Unidos, a companhia “ITAU de Transportes Aéreos” acaba de adquirir mis quatro aviões “Curtiss Comander” C-46, idênticos aos que tem em uso atualmente no país. Essa compra somada as peças de reservas e sobressalentes alcançara a 8 milhões de dólares, a empresa que se dedica exclusivamente a transportes de cargas, contará com uma frota capaz de efetuar um total de 1. 500 horas de vôos mensalmente.
Avião a jato com hélice – (Correio da Manhã 19/03/1950)
Londres 18 (FP) Um “Vickers Viscount”, primeiro avião a jato com hélice construído no mundo, iniciará amanhã uma “tournée” de demonstração na Europa dirigindo-se primeiramente à Amsterdam, seguindo depois para Bruxelas, Roma, Paris, Copenhague, Estocolmo e Oslo. Esse aparelho pode transportar de 40 a 53 passageiros; é equipado com quatro motores “Rolls Royce” e a velocidade de cruzeiro e de 640 kms, hora.
Abs. Cursio
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Primeiro vôo Internacional do “Comet” (Correio da Manhã 17/03/1950)
Roma 16 – O “Comet” da De Havilland, o 1º avião de passageiros de todo mundo equipado com motores a jato, aterrissou no aeroporto de Ciampino nas proximidades desta capital, cumprindo o percurso de Hatfleld a Roma no tempo extraordinário de duas horas e cinco minutos. O recorde anterior era de duas horas e vinte e nove minutos.
Mais quatro “Curtiss Comander “C-46”
Por mediação do Sr. Com. Mario Rappa, que se encontra nos Estados Unidos, a companhia “ITAU de Transportes Aéreos” acaba de adquirir mis quatro aviões “Curtiss Comander” C-46, idênticos aos que tem em uso atualmente no país. Essa compra somada as peças de reservas e sobressalentes alcançara a 8 milhões de dólares, a empresa que se dedica exclusivamente a transportes de cargas, contará com uma frota capaz de efetuar um total de 1. 500 horas de vôos mensalmente.
Avião a jato com hélice – (Correio da Manhã 19/03/1950)
Londres 18 (FP) Um “Vickers Viscount”, primeiro avião a jato com hélice construído no mundo, iniciará amanhã uma “tournée” de demonstração na Europa dirigindo-se primeiramente à Amsterdam, seguindo depois para Bruxelas, Roma, Paris, Copenhague, Estocolmo e Oslo. Esse aparelho pode transportar de 40 a 53 passageiros; é equipado com quatro motores “Rolls Royce” e a velocidade de cruzeiro e de 640 kms, hora.
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Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa tarde amigos Forenses.
Aprovado o itinerário (Correio da Manhã 22/03/1950)
O Eng. Cesar Grilo diretor do DAC, aprovou pela portaria nº 087 o itinerário e o horário da linha provisória Campina Grande / Fortaleza, das “Linhas Aéreas Paulistas”
Ilegal a concessão de subvenção à VARIG (Correio da Manhã 24/03/1950)
Ilegal a concessão de subvenção à VARIG, sem a realização previa de concorrência.
Em longo parecer, o procurador Cunha Melo, opinou pela recusa de registro, visto haverem sido preteridos as formalidades legais.
Obs. O texto é um tanto longo e, é cansativo copia-lo na integra.
Continuarão a escalar em Lisboa os aviões Brasileiros (Correio da Manhã 02/04/1950)
Regressaram ontem ao Rio, os srs. Trajano Furtado Reis diretor do departamento legal da Diretoria da Aeronáutica Civil, o major aviador José de Paiva Meira, integrantes da Comissão de Estudos Relativo à Navegação Aérea Internacional. A propósito da informação de que seria cancelada a escala da Panair em Lisboa, em consequência do governo português não permitindo saída de passageiros por aviões de empresas estrangeiras, o sr. Trajano Reis declarou-a destituída de fundamentos. Houvera apenas uma questão sobre a interpretação do acordo de 1945. Tudo ficara esclarecido e não sofreria solução de continuidade a descida dos aviões da Panair em Lisboa.
A Rede Aérea do mundo (Correio da Manhã 05/04/1950)
O Civil Aeronautic Board, a maior autoridade internacional em matéria de aviação civil, acaba de publicar a estatística das redes aéreas em exploração atualmente: Air France 123.000kms, KLM 108.450, BOAC 92.497, Pan American Airways 90.117, Aeroflot 78.905, SAS 50.371, Transcanadá 31.428 TWA 27.461, Northwestern 26.885, PEA 20.090, United Airlines 15.270, Australian National 13.917, American Airlines 12.935 Eastern Airlines 11.347 e Capital Airlines 6.730. Sob o ponto de vista de quilômetros percorridos semanalmente seguindo a execução de horários regulamente fixados, a companhia americana vem em primeiro lugar, porém das companhias europeias, a Air France ocupa o principal posto com, 838,567 quilômetros percorridos semanalmente, vindo logo depois a KLM com 790.703 e a SAS com 412.647
Abs. Cursio
Aprovado o itinerário (Correio da Manhã 22/03/1950)
O Eng. Cesar Grilo diretor do DAC, aprovou pela portaria nº 087 o itinerário e o horário da linha provisória Campina Grande / Fortaleza, das “Linhas Aéreas Paulistas”
Ilegal a concessão de subvenção à VARIG (Correio da Manhã 24/03/1950)
Ilegal a concessão de subvenção à VARIG, sem a realização previa de concorrência.
Em longo parecer, o procurador Cunha Melo, opinou pela recusa de registro, visto haverem sido preteridos as formalidades legais.
Obs. O texto é um tanto longo e, é cansativo copia-lo na integra.
Continuarão a escalar em Lisboa os aviões Brasileiros (Correio da Manhã 02/04/1950)
Regressaram ontem ao Rio, os srs. Trajano Furtado Reis diretor do departamento legal da Diretoria da Aeronáutica Civil, o major aviador José de Paiva Meira, integrantes da Comissão de Estudos Relativo à Navegação Aérea Internacional. A propósito da informação de que seria cancelada a escala da Panair em Lisboa, em consequência do governo português não permitindo saída de passageiros por aviões de empresas estrangeiras, o sr. Trajano Reis declarou-a destituída de fundamentos. Houvera apenas uma questão sobre a interpretação do acordo de 1945. Tudo ficara esclarecido e não sofreria solução de continuidade a descida dos aviões da Panair em Lisboa.
A Rede Aérea do mundo (Correio da Manhã 05/04/1950)
O Civil Aeronautic Board, a maior autoridade internacional em matéria de aviação civil, acaba de publicar a estatística das redes aéreas em exploração atualmente: Air France 123.000kms, KLM 108.450, BOAC 92.497, Pan American Airways 90.117, Aeroflot 78.905, SAS 50.371, Transcanadá 31.428 TWA 27.461, Northwestern 26.885, PEA 20.090, United Airlines 15.270, Australian National 13.917, American Airlines 12.935 Eastern Airlines 11.347 e Capital Airlines 6.730. Sob o ponto de vista de quilômetros percorridos semanalmente seguindo a execução de horários regulamente fixados, a companhia americana vem em primeiro lugar, porém das companhias europeias, a Air France ocupa o principal posto com, 838,567 quilômetros percorridos semanalmente, vindo logo depois a KLM com 790.703 e a SAS com 412.647
Abs. Cursio
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Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa tarde amigos Forenses.
Histórias de 1948
Linha aérea Brasil / Alemanha (Correio da manhã 03/03/1948)
Ao levantar voo, ontem, as 10h da Base Aérea do Galeão, o quadrimotor PP-PCR, transa éreo de 40 toneladas, da frota Bandeirante da Panair do Brasil, iniciou a viagem regular da linha Rio / Frankfurt, conduzindo o sr. Paulo Sampaio, presidente dessa organização nacional de transportes aéreos, passageiros e cargas destinados a Bizônia. A aeronave seguiu com uma equipagem de 11 tripulantes comandadas pelo veterano piloto Coriolano Luiz Tenan, tendo como copiloto o aviador Hugo Tenan, segundo piloto Mauricio Coutinho Dutra, navegador Gustavo Rodeck e mecânico de voo Reinaldo Radler de Aquino. Pela primeira vez o Brasil fica ligado a Alemanha, numa rota aérea regular.
Uma linha aérea São Paulo / Curitiba (Correio da manhã 09/03/1948)
Foi ordenado pelo Tribunal de Contas o registro de um contrato entre a União e a REAL Sociedade Anônima e Transportes Aéreos, para exploração da linha São Paulo / Curitiba.
Rio / Frankfurt em 24 horas
Frankfurt, 04 (R) um serviço aéreo regular entre Frankfurt e o Rio de Janeiro foi iniciado por um avião da Pan American Wolrd Airways que desceu no aeroporto do Reno-Oppenhaim perto desta cidade, a noite passada. O voo durou 24 horas e 17 minutos. Um avião, semanalmente, deixará Frankfurt com destino ao Rio de janeiro, via Paris, Lisboa, Dakar e Recife. O preço da passagem simples é de 714 dólares.
Abs. Cursio
Histórias de 1948
Linha aérea Brasil / Alemanha (Correio da manhã 03/03/1948)
Ao levantar voo, ontem, as 10h da Base Aérea do Galeão, o quadrimotor PP-PCR, transa éreo de 40 toneladas, da frota Bandeirante da Panair do Brasil, iniciou a viagem regular da linha Rio / Frankfurt, conduzindo o sr. Paulo Sampaio, presidente dessa organização nacional de transportes aéreos, passageiros e cargas destinados a Bizônia. A aeronave seguiu com uma equipagem de 11 tripulantes comandadas pelo veterano piloto Coriolano Luiz Tenan, tendo como copiloto o aviador Hugo Tenan, segundo piloto Mauricio Coutinho Dutra, navegador Gustavo Rodeck e mecânico de voo Reinaldo Radler de Aquino. Pela primeira vez o Brasil fica ligado a Alemanha, numa rota aérea regular.
Uma linha aérea São Paulo / Curitiba (Correio da manhã 09/03/1948)
Foi ordenado pelo Tribunal de Contas o registro de um contrato entre a União e a REAL Sociedade Anônima e Transportes Aéreos, para exploração da linha São Paulo / Curitiba.
Rio / Frankfurt em 24 horas
Frankfurt, 04 (R) um serviço aéreo regular entre Frankfurt e o Rio de Janeiro foi iniciado por um avião da Pan American Wolrd Airways que desceu no aeroporto do Reno-Oppenhaim perto desta cidade, a noite passada. O voo durou 24 horas e 17 minutos. Um avião, semanalmente, deixará Frankfurt com destino ao Rio de janeiro, via Paris, Lisboa, Dakar e Recife. O preço da passagem simples é de 714 dólares.
Abs. Cursio
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Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Bom dia amigos Forenses.
Historias de 1948
Paris / Buenos Aires (Correio da manhã 10/03/1948)
Paris, 09 (F.P.) A partir de 1º de abril a Air France manterá uma segunda ligação semanal aérea entre Paris e Buenos Aires. Para esse fim serão postos em serviços novos quadrimotores de longo raio de ação, colocando o Rio de Janeiro a 24 horas de voos de Paris e, Buenos Aires a apena 36 horas.
Inaugurada a linha Rio / Santos (Correio da manhã 02/04/1948)
Conforme antecipamos, ocorreu, ontem, a inauguração da linha, Rio / Santos, da “REAL”. As 09h50 partiu do aeroporto Santos Dumont um Douglas DC/3 prefixo PP-YPG pilotado pelo comandante Roberto Mamede de Barros Rocha, copiloto Hermam Kosinski, rádio navegador
Júlio Carlos G. Gomes e a comissária Judith P. de Siqueira e, demais convidados. O pouso aconteceu às 11h20 na cidade de Santos.
Voos rápido Roma / Rio (Correio da manhã 02/04/1948)
Teor da reportagem, a frequência inicialmente prevista para o transporte de passageiros é de uma viagem semanal, enquanto se aguarda o novo grande quadrimotor Italiano “Breda-Zappata” - BZ 308 com capacidade para 80 passageiros, os serviços serão feitos com o quadrimotor “Lancastrtian” provido de motores ”Rolls Royce”- Merlin tipo 500 – de potência de 1.650 cada um, que desenvolvem uma velocidade de cruzeiro de 400.km por hora.
Nova linha aérea (Correio da manhã 10/04/1948)
Itajaí, (SC) 09 – (ASP) a Companhia de Transportes Aéreos Bandeirantes, inaugurou ontem uma linha aérea entre o Rio e Laguna, neste estado com escalas em Itajaí e Florianópolis. O primeiro avião amerissou ontem aqui, tendo trazido regular carga a bordo.
Abs. Cursio
Historias de 1948
Paris / Buenos Aires (Correio da manhã 10/03/1948)
Paris, 09 (F.P.) A partir de 1º de abril a Air France manterá uma segunda ligação semanal aérea entre Paris e Buenos Aires. Para esse fim serão postos em serviços novos quadrimotores de longo raio de ação, colocando o Rio de Janeiro a 24 horas de voos de Paris e, Buenos Aires a apena 36 horas.
Inaugurada a linha Rio / Santos (Correio da manhã 02/04/1948)
Conforme antecipamos, ocorreu, ontem, a inauguração da linha, Rio / Santos, da “REAL”. As 09h50 partiu do aeroporto Santos Dumont um Douglas DC/3 prefixo PP-YPG pilotado pelo comandante Roberto Mamede de Barros Rocha, copiloto Hermam Kosinski, rádio navegador
Júlio Carlos G. Gomes e a comissária Judith P. de Siqueira e, demais convidados. O pouso aconteceu às 11h20 na cidade de Santos.
Voos rápido Roma / Rio (Correio da manhã 02/04/1948)
Teor da reportagem, a frequência inicialmente prevista para o transporte de passageiros é de uma viagem semanal, enquanto se aguarda o novo grande quadrimotor Italiano “Breda-Zappata” - BZ 308 com capacidade para 80 passageiros, os serviços serão feitos com o quadrimotor “Lancastrtian” provido de motores ”Rolls Royce”- Merlin tipo 500 – de potência de 1.650 cada um, que desenvolvem uma velocidade de cruzeiro de 400.km por hora.
Nova linha aérea (Correio da manhã 10/04/1948)
Itajaí, (SC) 09 – (ASP) a Companhia de Transportes Aéreos Bandeirantes, inaugurou ontem uma linha aérea entre o Rio e Laguna, neste estado com escalas em Itajaí e Florianópolis. O primeiro avião amerissou ontem aqui, tendo trazido regular carga a bordo.
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Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Outras curiosidades:
Em 03 MAI 1963 pousava às 16h10 um Caravelle SC (PP-CJA ou CJB) no primeiro voo direto GIG-POA, em 1h30. Coincidentemente, mesma data do voo sinistro do Convair 440 SC PP-CDW em CGH, na rota POA-FLN-CWB-CGH-SDU.
Também em MAI 1963, o primeiro comissário Varig, desde 10 ABR 1950, sr. Fredy Fleck, completava suas 10.000 hs de voo.
Em 03 MAI 1963 pousava às 16h10 um Caravelle SC (PP-CJA ou CJB) no primeiro voo direto GIG-POA, em 1h30. Coincidentemente, mesma data do voo sinistro do Convair 440 SC PP-CDW em CGH, na rota POA-FLN-CWB-CGH-SDU.
Também em MAI 1963, o primeiro comissário Varig, desde 10 ABR 1950, sr. Fredy Fleck, completava suas 10.000 hs de voo.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
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Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa tarde amigos Forenses.
Histórias 1960
Swissair – (Correio da Manhã 19/05/1960)
No próximo dia 30 a Swissair inicia operações na rota Zurique / Nova York / Zurique com os Douglas DC-8 em voos direto com oito hora de duração.
Panam em Brasília – (Correio da Manhã 04/06/1960)
O “Boeing 707” (jato) da “Pan American World Airways” que fará o voo inaugural
da linha Nova York – Brasília a nova capital do Brasil, será batizado as 09h00 de quarta-feira próxima (08/06/1959) pela Sra. Coracy Pinheiro esposa do Sr. Israel Pinheiro, prefeito da capital. O “Clipper Brasília” chegara à nova capital as 19h15 no voo inaugural rumo sul.
O “Clipper Brasília” partira na viagem rumo norte as 13h00 para Nova York.
Os jatos que partirão as 10h00 da manhã das terças feiras, chegarão a Brasília as 19h15 (há diferença de uma hora entre as duas cidades). Um DC-7 de conexão da Panam sairá de Brasília as 20h30 rumo a São Paulo aonde chegara as 22h45. O voo de conexão para o Rio sairá as de Brasília as 20h15 e chegara a Guanabara as 22h45. Os voos de conexão com serviços a jato de Brasília a Nova York, deixarão o Rio as 09h45 e chegará a Brasília as 12h15 as quartas feiras – De São Paulo partirão as 10h00 chegando a Brasília ao meio dia. Os jatos deixarão Brasília ás 13h00 e chegarão a Nova York as 21h40 após uma para em Port Of Spain, Trinidad
(Correio da Manhã 11/06/1960)
Obs. No dia 10/06/1959 foi inaugurada uma sala de embarque em caráter provisório.
Pode operar em Cumbica (Correio da Manhã 15/06/1960)
O brig. João Mendes da Silva, diretor-geral da Aeronáutica Civil (DAC) declarou abero a trafego para aviões “Boeing 707/227” o aeródromo da Base Aérea de São Paulo (Cumbica), cujo as pistas de pouso 09/27, de concreto, medindo 1.964 x 45.50 metros, está capacitada para esse tipo de avião, com o peso máximo de 82 toneladas e 100 quilos para pouso e, 94 toneladas e 350 quilos, na decolagem.
Abraços Cursio
Histórias 1960
Swissair – (Correio da Manhã 19/05/1960)
No próximo dia 30 a Swissair inicia operações na rota Zurique / Nova York / Zurique com os Douglas DC-8 em voos direto com oito hora de duração.
Panam em Brasília – (Correio da Manhã 04/06/1960)
O “Boeing 707” (jato) da “Pan American World Airways” que fará o voo inaugural
da linha Nova York – Brasília a nova capital do Brasil, será batizado as 09h00 de quarta-feira próxima (08/06/1959) pela Sra. Coracy Pinheiro esposa do Sr. Israel Pinheiro, prefeito da capital. O “Clipper Brasília” chegara à nova capital as 19h15 no voo inaugural rumo sul.
O “Clipper Brasília” partira na viagem rumo norte as 13h00 para Nova York.
Os jatos que partirão as 10h00 da manhã das terças feiras, chegarão a Brasília as 19h15 (há diferença de uma hora entre as duas cidades). Um DC-7 de conexão da Panam sairá de Brasília as 20h30 rumo a São Paulo aonde chegara as 22h45. O voo de conexão para o Rio sairá as de Brasília as 20h15 e chegara a Guanabara as 22h45. Os voos de conexão com serviços a jato de Brasília a Nova York, deixarão o Rio as 09h45 e chegará a Brasília as 12h15 as quartas feiras – De São Paulo partirão as 10h00 chegando a Brasília ao meio dia. Os jatos deixarão Brasília ás 13h00 e chegarão a Nova York as 21h40 após uma para em Port Of Spain, Trinidad
(Correio da Manhã 11/06/1960)
Obs. No dia 10/06/1959 foi inaugurada uma sala de embarque em caráter provisório.
Pode operar em Cumbica (Correio da Manhã 15/06/1960)
O brig. João Mendes da Silva, diretor-geral da Aeronáutica Civil (DAC) declarou abero a trafego para aviões “Boeing 707/227” o aeródromo da Base Aérea de São Paulo (Cumbica), cujo as pistas de pouso 09/27, de concreto, medindo 1.964 x 45.50 metros, está capacitada para esse tipo de avião, com o peso máximo de 82 toneladas e 100 quilos para pouso e, 94 toneladas e 350 quilos, na decolagem.
Abraços Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Ya operaba el B707 a Cumbica en 1960? 

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Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
SimPZDC8 escreveu:Ya operaba el B707 a Cumbica en 1960?

Abs. Cursio
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Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa tarde amigos Forenses.
História gerais 1958 –
Aterrissagem forçada – (Correio da Manhã 27/03/1958).
Pará – Acidente sem grandes consequências aconteceu no aeroporto Val de Cans, quando um avião “Curtiss Comander” de prefixo PP-BTB, pertencente a uma empresa de transportes paraense, foi obrigado a fazer uma aterrissagem forçada. Sabe-se que o trem de aterrissagem do aparelho ficou preso, motivo pelo qual o piloto sobrevoou por horas o aeroporto. Vendo que a situação não melhorava, o piloto apelou para a medida de emergência, que causou danos matérias, tendo a asa esquerda do aparelho se partido.
Em consequência, a pista do aeroporto ficou interrompida pôr várias horas, não tendo se registrado, felizmente, nenhuma vítima pessoal. (ASP)
Inauguração de serviço comercial com aviões a jato (Correio da manhã 02/10/1958)
Londres – Os “Comets”, quadrireatores construídos pela “De Havilland”, serão provavelmente serão postos em serviços nas linhas transatlânticas, no próximo dia 17, informa-se nos meios ligados à “BOAC”. Estes aviões podem transportas 80 passageiros, há uma velocidade de 800kms hora. Os primeiros “Comets” tinham sidos interditados ao voo em 1954 em consequência de defeitos de estruturas causados pela fadiga do metal. (F.P)
N. da R. - A Pan American anunciou que inaugura no próximo dia 26 o serviço transatlântico com o “Boeing” 707 fazendo a rota Nova York / Paris de Roma.
Comet IV no Atlântico Norte (Correio da manhã 05/10/1958)
Inaugurado o serviço da “BOAC”
Londres, 5 – Inaugurado o primeiro serviço transatlântico de aparelho a jato, um ”Comet 4” deixou o aeroporto de Londres com 35 passageiros a bordo, rumo a Nova York.
Londres, 5 – O avião comercial a jato britânico “Comet 4” ganhou ontem, a corrida para iniciar o serviço transatlântico de passageiros, vencendo o norte americano “Boeing, 707” ao partir as 08h55 hora GMT, do aeroporto de Londres para Nova York.
Nova York / Paris em 07h05 no “Boeing 707” (Correio da manhã 07/10/1958)
Paris, 06 – Um “Boeing 707” da Pan American, ligou Nova York a Paris em 07h05 minutos, batendo assim todos os recordes de travessias oeste/leste. A distância de 5.913 kms, foi coberta a velocidade média 869 kms, esse voo técnico se efetuou com 20 pessoas a bordo e mais 8 tripulantes. O aparelho se beneficiou, durante a maior parte de percurso de um vento de 80 kms, hora (F.P.)
Abs. Cursio
História gerais 1958 –
Aterrissagem forçada – (Correio da Manhã 27/03/1958).
Pará – Acidente sem grandes consequências aconteceu no aeroporto Val de Cans, quando um avião “Curtiss Comander” de prefixo PP-BTB, pertencente a uma empresa de transportes paraense, foi obrigado a fazer uma aterrissagem forçada. Sabe-se que o trem de aterrissagem do aparelho ficou preso, motivo pelo qual o piloto sobrevoou por horas o aeroporto. Vendo que a situação não melhorava, o piloto apelou para a medida de emergência, que causou danos matérias, tendo a asa esquerda do aparelho se partido.
Em consequência, a pista do aeroporto ficou interrompida pôr várias horas, não tendo se registrado, felizmente, nenhuma vítima pessoal. (ASP)
Inauguração de serviço comercial com aviões a jato (Correio da manhã 02/10/1958)
Londres – Os “Comets”, quadrireatores construídos pela “De Havilland”, serão provavelmente serão postos em serviços nas linhas transatlânticas, no próximo dia 17, informa-se nos meios ligados à “BOAC”. Estes aviões podem transportas 80 passageiros, há uma velocidade de 800kms hora. Os primeiros “Comets” tinham sidos interditados ao voo em 1954 em consequência de defeitos de estruturas causados pela fadiga do metal. (F.P)
N. da R. - A Pan American anunciou que inaugura no próximo dia 26 o serviço transatlântico com o “Boeing” 707 fazendo a rota Nova York / Paris de Roma.
Comet IV no Atlântico Norte (Correio da manhã 05/10/1958)
Inaugurado o serviço da “BOAC”
Londres, 5 – Inaugurado o primeiro serviço transatlântico de aparelho a jato, um ”Comet 4” deixou o aeroporto de Londres com 35 passageiros a bordo, rumo a Nova York.
Londres, 5 – O avião comercial a jato britânico “Comet 4” ganhou ontem, a corrida para iniciar o serviço transatlântico de passageiros, vencendo o norte americano “Boeing, 707” ao partir as 08h55 hora GMT, do aeroporto de Londres para Nova York.
Nova York / Paris em 07h05 no “Boeing 707” (Correio da manhã 07/10/1958)
Paris, 06 – Um “Boeing 707” da Pan American, ligou Nova York a Paris em 07h05 minutos, batendo assim todos os recordes de travessias oeste/leste. A distância de 5.913 kms, foi coberta a velocidade média 869 kms, esse voo técnico se efetuou com 20 pessoas a bordo e mais 8 tripulantes. O aparelho se beneficiou, durante a maior parte de percurso de um vento de 80 kms, hora (F.P.)
Abs. Cursio
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Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa noite amigos Forenses.
No jornal Correio da manhã de 16/04/1963, tinha um anuncio informando que a partir de 28/04/63, os "Coronados" entrariam na malha, atendendo os destinos: Buenos Aires, Montevidéu e Porto Alegre, porém esses mesmos voos escalam em CGH na ida e na volta.
Abs. Cursio
No jornal Correio da manhã de 16/04/1963, tinha um anuncio informando que a partir de 28/04/63, os "Coronados" entrariam na malha, atendendo os destinos: Buenos Aires, Montevidéu e Porto Alegre, porém esses mesmos voos escalam em CGH na ida e na volta.
Abs. Cursio
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Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa tarde amigos Forenses.
Brasília – Nova York – em 08h11(a jato) (Correio da Manhã 16/06/1960)
Um novo recorde de oito horas e onze minutos para o percurso de 6.900 quilômetros entre Nova York e Brasília, um do mais longo voo sem escala do mundo, foi estabelecido ontem pela Pan American World Airways. Tendo o Cap. E. Stewart como piloto, o “Boeing 707” decolou do aeroporto Internacional de Idlewild em Nova York, as 11h28, chegando ao aeroporto Internacional de Brasília ás 19h39 do mesmo dia (ambas em horários do Rio). Este foi o segundo voo de jato de Nova York pera Brasília, desde que a Pan American inaugurou seus serviços entre as duas cidades a 7 de junho (O voo inaugural foi feito com o “Jet Clipper Brasília” em oito horas e vinte e sete minuto)
Boeing 707 pousa em Porto Alegre (Correio da Manhã 18/06/1960)
Porto Alegre 17 (sucursal) - Um avião “Boeing 707” jato da Pan American, com 9 tripulantes e 151 passageiros, foi obrigado a aterrissar no aeroporto Salgado Filho, em virtude de mau tempo no Paraguai,
Recorde Nova York – Porto Alegre 09h58 (Correio da Manhã 23/06/1960)
Em vôo operacional, com tripulação brasileira, chegou, ontem em Porto Alegre, sede da “Varig”, o primeiro “Boeing 707 Rolls Royce” da companhia. Deixando Nova York as 01h58 em voo sem escalas, o gigantesco jato chegou à capital gaúcha as às 11h57, vencendo a distância entre as duas cidades no tempo recorde de 09h58. No próximo dia 26, o “Boeing” deixara Brasília rumo a Nova York, devendo voltar em viagem comercial, no dia 30, para no dia 03 de julho iniciar as viagens regulares, com duas frequências semanais, até 31 de agosto, quando passará para três, saindo então do Rio de Janeiro, em conexão com os “Caravelles” de Porto Alegre, São Paulo e Brasília.
Abs. Cursio
Brasília – Nova York – em 08h11(a jato) (Correio da Manhã 16/06/1960)
Um novo recorde de oito horas e onze minutos para o percurso de 6.900 quilômetros entre Nova York e Brasília, um do mais longo voo sem escala do mundo, foi estabelecido ontem pela Pan American World Airways. Tendo o Cap. E. Stewart como piloto, o “Boeing 707” decolou do aeroporto Internacional de Idlewild em Nova York, as 11h28, chegando ao aeroporto Internacional de Brasília ás 19h39 do mesmo dia (ambas em horários do Rio). Este foi o segundo voo de jato de Nova York pera Brasília, desde que a Pan American inaugurou seus serviços entre as duas cidades a 7 de junho (O voo inaugural foi feito com o “Jet Clipper Brasília” em oito horas e vinte e sete minuto)
Boeing 707 pousa em Porto Alegre (Correio da Manhã 18/06/1960)
Porto Alegre 17 (sucursal) - Um avião “Boeing 707” jato da Pan American, com 9 tripulantes e 151 passageiros, foi obrigado a aterrissar no aeroporto Salgado Filho, em virtude de mau tempo no Paraguai,
Recorde Nova York – Porto Alegre 09h58 (Correio da Manhã 23/06/1960)
Em vôo operacional, com tripulação brasileira, chegou, ontem em Porto Alegre, sede da “Varig”, o primeiro “Boeing 707 Rolls Royce” da companhia. Deixando Nova York as 01h58 em voo sem escalas, o gigantesco jato chegou à capital gaúcha as às 11h57, vencendo a distância entre as duas cidades no tempo recorde de 09h58. No próximo dia 26, o “Boeing” deixara Brasília rumo a Nova York, devendo voltar em viagem comercial, no dia 30, para no dia 03 de julho iniciar as viagens regulares, com duas frequências semanais, até 31 de agosto, quando passará para três, saindo então do Rio de Janeiro, em conexão com os “Caravelles” de Porto Alegre, São Paulo e Brasília.
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Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa tarde amigos Forenses.
Correio da manhã 05 de janeiro de 1951
Iniciada a construção do aeroporto de Juiz de Fora
Juiz de Fora 04, (Asp) – Foi iniciada a construção do aeroporto de Juiz de Fora, velha inspiração do povo, cuja as obras, anuncia-se, termina dentro de poucos meses. O local escolhido foi o mesmo onde funciona o Aero Clube, no distrito de Benfica, a 12 km. Do centro da cidade, entre o leito do Rio Paraibuna e a rodovia que vai para Belo Horizonte, de é de fácil acesso para o centro urbano, pois, é servido de trem, ônibus e lotação.
Rio / São Luiz em 8 horas
São Luiz 04, (Asp) – Teve a melhor repercussão nesta cidade a notícia de que a “Panair do Brasil” incluirá São Luiz entre as cidades brasileiras atualmente servidas pelos seus “Constellation”, ligando a capital do estado ao Rio de janeiro em apenas 8 horas de voo. O primeiro “Constellation” destinado a São Luiz partirá da capital da Republica no próximo dia 7, às 09h30 da manhã.
Rio de Janeiro / Santiago do Chile
Santiago 04, (F.P.) – Foi recebido em audiência especial pelo ministro das Relações Exteriores o embaixador do Brasil, sr. Augusto Barbosa Carneiro, que se fez acompanhar de duas personalidades da aviação comercial brasileira os srs. Eric de Carvalho e o cel, av. Hélio Costa da “Panair do Brasil” que estão procurando estabelecer uma linha permanente entre Santiago e Rio de Janeiro.
Inauguração da rota Rio / Lima pelo CAN (Correio da manhã 07/01/1951)
Segue depois de amanhã para Lima um avião “C-47” do (CAN) Correio Aérea Nacional, a fim de inaugurar a nova linha Rio de Janeiro / Lima, capital do Peru, sob o comando do coronel, aviador Nelson Freire Lefevre e do major aviador Aldo Ferreira da Rosa, o aparelho fará escalas em Bauru, Campo Grande, Santa Cruz dela Sierra, Arequipa e Lima. Nesse avião seguirão como convidados especiais do brigadeiro Eduardo Gomes, o diretor geral das rotas aéreas, os brigadeiros Reynaldo de Carvalho Filho e J.C. Dias Costa e o coronel aviador Dario de Azambuja bem com membros da embaixada do Peru em nosso país.
Abs. Cursio
Correio da manhã 05 de janeiro de 1951
Iniciada a construção do aeroporto de Juiz de Fora
Juiz de Fora 04, (Asp) – Foi iniciada a construção do aeroporto de Juiz de Fora, velha inspiração do povo, cuja as obras, anuncia-se, termina dentro de poucos meses. O local escolhido foi o mesmo onde funciona o Aero Clube, no distrito de Benfica, a 12 km. Do centro da cidade, entre o leito do Rio Paraibuna e a rodovia que vai para Belo Horizonte, de é de fácil acesso para o centro urbano, pois, é servido de trem, ônibus e lotação.
Rio / São Luiz em 8 horas
São Luiz 04, (Asp) – Teve a melhor repercussão nesta cidade a notícia de que a “Panair do Brasil” incluirá São Luiz entre as cidades brasileiras atualmente servidas pelos seus “Constellation”, ligando a capital do estado ao Rio de janeiro em apenas 8 horas de voo. O primeiro “Constellation” destinado a São Luiz partirá da capital da Republica no próximo dia 7, às 09h30 da manhã.
Rio de Janeiro / Santiago do Chile
Santiago 04, (F.P.) – Foi recebido em audiência especial pelo ministro das Relações Exteriores o embaixador do Brasil, sr. Augusto Barbosa Carneiro, que se fez acompanhar de duas personalidades da aviação comercial brasileira os srs. Eric de Carvalho e o cel, av. Hélio Costa da “Panair do Brasil” que estão procurando estabelecer uma linha permanente entre Santiago e Rio de Janeiro.
Inauguração da rota Rio / Lima pelo CAN (Correio da manhã 07/01/1951)
Segue depois de amanhã para Lima um avião “C-47” do (CAN) Correio Aérea Nacional, a fim de inaugurar a nova linha Rio de Janeiro / Lima, capital do Peru, sob o comando do coronel, aviador Nelson Freire Lefevre e do major aviador Aldo Ferreira da Rosa, o aparelho fará escalas em Bauru, Campo Grande, Santa Cruz dela Sierra, Arequipa e Lima. Nesse avião seguirão como convidados especiais do brigadeiro Eduardo Gomes, o diretor geral das rotas aéreas, os brigadeiros Reynaldo de Carvalho Filho e J.C. Dias Costa e o coronel aviador Dario de Azambuja bem com membros da embaixada do Peru em nosso país.
Abs. Cursio
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Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa tarde amigos Forenses.
Inaugurada a nova linha aérea Rio / São Luiz (Correio da manhã 09/01/1951)
Conforme noticiamos, decolou do aeroporto do Galeão sob o comado do comandante Osmar França, o quadrimotor PP-PCR da Panair do Brasil, inaugurando assim a linha para a capital Maranhense, que ficara a 8 hora de voo do Rio de Janeiro. Viajaram como convidados nessa viagem o vice-governador eleito do Maranhão o dr. Renato Archer e o brigadeiro Hugo da Cunha Machado, presidente do CERNAI, eleito deputado federal por aquele estado e o sr. Alberto D. Soares, assistente geral da companhia
.
Rio / Santiago do Chile – dia 28 inauguração da nova linha (Correio da manhã 11/01/1951)
Santiago, 10 (F.P.) O embaixador do Brasil nesta cidade transmitiu ao chanceler Chileno um convite da “Panair do Brasil” para que, compareça à transmissão de cargo presidencial na capital brasileira, viaje, juntamente com sua comitiva, avião da companhia que inaugurara a linha Santiago do Chile ao Rio de Janeiro no dia 23 de janeiro.
Apanhado pela hélice o pequeno fã da aviação (Correio da manhã 13/01/1951)
São Paulo 12 (Asp) O menino Carlos Artur Sreulich de 14 anos, foi apanhado pela hélice do avião prefixo PP-TER achando-se hospitalizado em estado desesperador. O acidente ocorreu no Campo de Marte, onde, acompanhado de outros meninos, assim como ele fãs da aviação, Carlos costumava ir para ver o trabalho dos aviadores. Quando o avião se preparar para decolar caiu num buraco e Carlos inadvertidamente correu para ajudar o piloto, Manuel Augusto dos Santos, tendo sido apanhado pela hélice e, atirado a distância com graves ferimentos pelo corpo.
Nova York / Roma
Desde de o dia 02 de janeiro começou a “Pan American”, a fazer escala em Roma, com os “Stratocruiser” que realizará três voos redondos por semana na nova rota atendendo assim a cidade eterna o novo serviço Nova York / Paris inaugurado a 17 de dezembro último.
Rio / Santiago do Chile
Santiago, 12 (R.) A “Panair do Brasil” foi autorizada pela Junta da Aeronáutica Civil do Chile, a estabelecer um serviço aéreo semanal entre o Rio de Janeiro e Santiago do Chile com os “Constellation”. A nova linha será oficialmente inaugura no dia 26 de janeiro com uma viagem ao Rio da delegação do Chile que assistira a posse no presidente do Brasil.
Abs. Cursio
Inaugurada a nova linha aérea Rio / São Luiz (Correio da manhã 09/01/1951)
Conforme noticiamos, decolou do aeroporto do Galeão sob o comado do comandante Osmar França, o quadrimotor PP-PCR da Panair do Brasil, inaugurando assim a linha para a capital Maranhense, que ficara a 8 hora de voo do Rio de Janeiro. Viajaram como convidados nessa viagem o vice-governador eleito do Maranhão o dr. Renato Archer e o brigadeiro Hugo da Cunha Machado, presidente do CERNAI, eleito deputado federal por aquele estado e o sr. Alberto D. Soares, assistente geral da companhia
.
Rio / Santiago do Chile – dia 28 inauguração da nova linha (Correio da manhã 11/01/1951)
Santiago, 10 (F.P.) O embaixador do Brasil nesta cidade transmitiu ao chanceler Chileno um convite da “Panair do Brasil” para que, compareça à transmissão de cargo presidencial na capital brasileira, viaje, juntamente com sua comitiva, avião da companhia que inaugurara a linha Santiago do Chile ao Rio de Janeiro no dia 23 de janeiro.
Apanhado pela hélice o pequeno fã da aviação (Correio da manhã 13/01/1951)
São Paulo 12 (Asp) O menino Carlos Artur Sreulich de 14 anos, foi apanhado pela hélice do avião prefixo PP-TER achando-se hospitalizado em estado desesperador. O acidente ocorreu no Campo de Marte, onde, acompanhado de outros meninos, assim como ele fãs da aviação, Carlos costumava ir para ver o trabalho dos aviadores. Quando o avião se preparar para decolar caiu num buraco e Carlos inadvertidamente correu para ajudar o piloto, Manuel Augusto dos Santos, tendo sido apanhado pela hélice e, atirado a distância com graves ferimentos pelo corpo.
Nova York / Roma
Desde de o dia 02 de janeiro começou a “Pan American”, a fazer escala em Roma, com os “Stratocruiser” que realizará três voos redondos por semana na nova rota atendendo assim a cidade eterna o novo serviço Nova York / Paris inaugurado a 17 de dezembro último.
Rio / Santiago do Chile
Santiago, 12 (R.) A “Panair do Brasil” foi autorizada pela Junta da Aeronáutica Civil do Chile, a estabelecer um serviço aéreo semanal entre o Rio de Janeiro e Santiago do Chile com os “Constellation”. A nova linha será oficialmente inaugura no dia 26 de janeiro com uma viagem ao Rio da delegação do Chile que assistira a posse no presidente do Brasil.
Abs. Cursio