PP-AKA (cn 20193) tem o número "2017" no Museu da Brigada de Infantaria. Ex-Nacional, Real e Varig. O DC-3 do Parque em São Bernardo (SP) é o ex-Varig PP-ANN (cn 1992).ProjetoDC3 escreveu:Prezados colegas,
Já tenho no blog, 12 DC-3s, faltando o da Brigada Paraquedista (PP-AKA), o do parque em São Paulo, o do Ecoparck doado pela TAF (PT-KZF) os C-47s do Musal, o DC-3 Equatoriano, o Rose da TAM e o Turbo PR-MGF.
Preciso de momento, informações detalhadas e fotos sobre o PP-AKA lá da Brigada Paraquedista no Campo dos Afonsos. Só fui descobri que ele existia, olhando o Google Earth.
Estou aceitando qualquer outra informação ou correções de informações adicionadas no blog.
Obrigado
Gabriel
História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2003
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
-
- PC
- Mensagens: 155
- Registrado em: Ter Jun 02, 2009 18:00
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Obrigado pela contribuição amigo!
No entanto, o que segundo consta é que o C-47 FAB 2017 citado acima, é hoje o PP-VBN VARIG. E o Cn 20193 pertenceu a um C-47 registro 43-15727 acidentado em 1945, segundo o site: http://www.accident-report.com/Serials/1943d.htm
Pelas fotos que pesquisei, o DC-3 lá de São Bernardo, ainda pertenceu ao Projeto Rondon. Não sei com prefixo.
Gabriel Lúcio
No entanto, o que segundo consta é que o C-47 FAB 2017 citado acima, é hoje o PP-VBN VARIG. E o Cn 20193 pertenceu a um C-47 registro 43-15727 acidentado em 1945, segundo o site: http://www.accident-report.com/Serials/1943d.htm
Pelas fotos que pesquisei, o DC-3 lá de São Bernardo, ainda pertenceu ao Projeto Rondon. Não sei com prefixo.
Gabriel Lúcio
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Segue um vídeo sobre a cidade de Tupã, interior de SP, feito em 1959.
O cinegrafista está chegando à esta cidade a bordo de um DC-3, filmando a aproximação e o pouso, desembarcando, e aparece uma breve imagem da aeronave (VASP, PP-SPZ) decolando novamente.
http://www.youtube.com/watch?v=Ly4VhNbfcbQ
A informação deste vídeo veio de uma lista de discussões ferroviárias e foi postada, a informação, por Mario Favareto.
O cinegrafista está chegando à esta cidade a bordo de um DC-3, filmando a aproximação e o pouso, desembarcando, e aparece uma breve imagem da aeronave (VASP, PP-SPZ) decolando novamente.
http://www.youtube.com/watch?v=Ly4VhNbfcbQ
A informação deste vídeo veio de uma lista de discussões ferroviárias e foi postada, a informação, por Mario Favareto.
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Bom dia amigos Forenses.
Olhem que bela foto.
http://www.airliners.net/photo/AVIAC-(Aerovias-Centroamericanas/Douglas-C-47...-Skytrain/1568322/L/
Abraços
Cursio
Olhem que bela foto.
http://www.airliners.net/photo/AVIAC-(Aerovias-Centroamericanas/Douglas-C-47...-Skytrain/1568322/L/

Abraços
Cursio
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Boa Noite Amigo, gostaria de saber se posso colocar essa sua postagem no meu blog:
http://www.aeroblogbrasil.blogspot.com/
Abraços.
http://www.aeroblogbrasil.blogspot.com/
Abraços.
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Por mim fique a vontade.Aeroblog escreveu:Boa Noite Amigo, gostaria de saber se posso colocar essa sua postagem no meu blog:
http://www.aeroblogbrasil.blogspot.com/
Abraços.
Cursio
-
- PC
- Mensagens: 155
- Registrado em: Ter Jun 02, 2009 18:00
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Peço a colaboração dos colegas para acrestar informações ao Blog Projeto DC-3 com relação aos C-47 FAB ainda existentes.
Falo do FAB 2015 e FAB 2019 (Museu Aerospacial), FAB 2017 ou PP-AKA do Museu da Brigada Paraquedista RJ e do suposto C-47 que está na Base Aérea de Belém do Pará.
Alguem tem a data de incorporação e baixa junto a FAB, destes?
Proprietarios anteriores e para quem foi vendido?
Situação de aerovavegabilidade das aeronaves.
Obrigado
Gabriel
Falo do FAB 2015 e FAB 2019 (Museu Aerospacial), FAB 2017 ou PP-AKA do Museu da Brigada Paraquedista RJ e do suposto C-47 que está na Base Aérea de Belém do Pará.
Alguem tem a data de incorporação e baixa junto a FAB, destes?
Proprietarios anteriores e para quem foi vendido?
Situação de aerovavegabilidade das aeronaves.
Obrigado
Gabriel
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Dentro do Musal, tem o FAB-2009, o 1º C-47 recebido pela FAB.
Já o FAB-2015, quando estive visitando a Base Aérea dos Afonsos e o MUSAL, em 2004 e 2005, ele estava defronte ao Cassino dos Oficiais. Por estas fotos, percebi que o mesmo foi movido de lugar, pra frente do hangar de manutenção/restauração de aeronaves históricas, localizado bem ao lado do MUSAL.
Neste hangar, também descansa, ente outras aeronaves, uma B-17, esperando para ser recuperada.
Abraço
Já o FAB-2015, quando estive visitando a Base Aérea dos Afonsos e o MUSAL, em 2004 e 2005, ele estava defronte ao Cassino dos Oficiais. Por estas fotos, percebi que o mesmo foi movido de lugar, pra frente do hangar de manutenção/restauração de aeronaves históricas, localizado bem ao lado do MUSAL.
Neste hangar, também descansa, ente outras aeronaves, uma B-17, esperando para ser recuperada.
Abraço
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
-
- PC
- Mensagens: 155
- Registrado em: Ter Jun 02, 2009 18:00
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Pessoal obrigado pelas fotos. Posso publicá-las no blog, com os devídos créditos de seus autores?
O que pude perceber, o C-47 lá do Museu da Brigada Paraquedista, não tem matrícula como o C-47 FAB 2015 da foto. Seria então o seu útimo registro PP-AKA mesmo? Era um DC-3 estilizado nas cores da FAB? Alguem sabe o histórico desta aeronave? Além daques que estão publicadas no Projeto DC-3
E quanto ao C-47 da Base Aérea de Belém. Existe mesmo esse tal?
O que pude perceber, o C-47 lá do Museu da Brigada Paraquedista, não tem matrícula como o C-47 FAB 2015 da foto. Seria então o seu útimo registro PP-AKA mesmo? Era um DC-3 estilizado nas cores da FAB? Alguem sabe o histórico desta aeronave? Além daques que estão publicadas no Projeto DC-3
E quanto ao C-47 da Base Aérea de Belém. Existe mesmo esse tal?
-
- MASTER
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Segundo consta o C-47 de Belém é o FAB 2032 c/n 20414.ProjetoDC3 escreveu:Pessoal obrigado pelas fotos. Posso publicá-las no blog, com os devídos créditos de seus autores?
O que pude perceber, o C-47 lá do Museu da Brigada Paraquedista, não tem matrícula como o C-47 FAB 2015 da foto. Seria então o seu útimo registro PP-AKA mesmo? Era um DC-3 estilizado nas cores da FAB? Alguem sabe o histórico desta aeronave? Além daques que estão publicadas no Projeto DC-3
E quanto ao C-47 da Base Aérea de Belém. Existe mesmo esse tal?
Starliner
Starliner - GIG
-
- PC
- Mensagens: 155
- Registrado em: Ter Jun 02, 2009 18:00
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Amigo,
Muito obrigado pela informação. Confirmei em um site de registro de fabricação destas aeronaves.
Tipo: C-47A-90-DL
Histórico: USAAF 43-15948
FAB 2032
Vou acrescentar ao blog
Se alguem tiver mais algumas informações dos nossos atuais C-47 e DC-3 me mandei uma mensagem
Grato.
Muito obrigado pela informação. Confirmei em um site de registro de fabricação destas aeronaves.
Tipo: C-47A-90-DL
Histórico: USAAF 43-15948
FAB 2032
Vou acrescentar ao blog
Se alguem tiver mais algumas informações dos nossos atuais C-47 e DC-3 me mandei uma mensagem
Grato.
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Se você também tiver alguma informação que não temos aquí, a casa aceita de bom grado...ProjetoDC3 escreveu:Amigo,
Muito obrigado pela informação. Confirmei em um site de registro de fabricação destas aeronaves.
Tipo: C-47A-90-DL
Histórico: USAAF 43-15948
FAB 2032
Vou acrescentar ao blog
Se alguem tiver mais algumas informações dos nossos atuais C-47 e DC-3 me mandei uma mensagem
Grato.

Obrigado
-
- PC
- Mensagens: 155
- Registrado em: Ter Jun 02, 2009 18:00
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
opa! obrigado pela oportunidade
O que eu consegui até agora estão publicadas no blog projeto DC-3.
O que tem lá é um apanhado de informações colhidas em sites da internet e de foruns.
Infelismente a história da aviação aqui no Brasil é capenga.
Mandei um e-mail para o MUSAl, para coletar informações, mas...sem sucesso.
Meu trabalho é voluntário.
Se quizerem divulgar o blog, agradeço.
Gabriel
O que eu consegui até agora estão publicadas no blog projeto DC-3.
O que tem lá é um apanhado de informações colhidas em sites da internet e de foruns.
Infelismente a história da aviação aqui no Brasil é capenga.
Mandei um e-mail para o MUSAl, para coletar informações, mas...sem sucesso.
Meu trabalho é voluntário.
Se quizerem divulgar o blog, agradeço.
Gabriel
-
- PC
- Mensagens: 155
- Registrado em: Ter Jun 02, 2009 18:00
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Existiram dois DC-3 doados ao parque Cidade da Criança? Como pesquisei neste forum não aparece a informação que o PP-ANN serviu ao Projeto Rondon. No entanto por uma foto que tenho o DC-3 do parque está pintado Projeto Rondon e a inscrição "Tico Tico" e matrícula PP-ANN em uma das asas.
Uma outra foto, o PT-KTW também com o nome "Tico tico" na fuzelagen além do "Projeto Rondon"
Alguem pode dar uma luz para essa incoerência?
PT-KTW Proj Rondon "Tico Tico" - http://www.myaviation.net/search/photo_ ... size=large
PP-ANN Proj Rondon - http://www.panoramio.com/photo/20031277
com o nome "tico tico" (8ª foto) - http://paulofranke.blogspot.com/2008/11 ... lagem.html
Uma outra foto, o PT-KTW também com o nome "Tico tico" na fuzelagen além do "Projeto Rondon"
Alguem pode dar uma luz para essa incoerência?
PT-KTW Proj Rondon "Tico Tico" - http://www.myaviation.net/search/photo_ ... size=large
PP-ANN Proj Rondon - http://www.panoramio.com/photo/20031277
com o nome "tico tico" (8ª foto) - http://paulofranke.blogspot.com/2008/11 ... lagem.html
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Galera, estou em Carajás
e aqui tem o PP-VDM, em "linhas básicas" da VARIG, inclusive espaço para o ÍCARO, pintado de branco, metal e vermelho na entrada do aeroporto!

AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
-
- MASTER
- Mensagens: 1360
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Amigos:
Ontem, por volta das 22:45LT, estava dirigindo pela Av. Brigadeiro Faria Lima, na altura do Shopping Center Iguatemi, qdo passei por uma carreta transportando a fuselagem do DC-3 PT-KUB.
Abraços:
Marcelo Magalhães
Ontem, por volta das 22:45LT, estava dirigindo pela Av. Brigadeiro Faria Lima, na altura do Shopping Center Iguatemi, qdo passei por uma carreta transportando a fuselagem do DC-3 PT-KUB.
Abraços:
Marcelo Magalhães
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
MarceloMarcelo Magalhães escreveu:Amigos:
Ontem, por volta das 22:45LT, estava dirigindo pela Av. Brigadeiro Faria Lima, na altura do Shopping Center Iguatemi, qdo passei por uma carreta transportando a fuselagem do DC-3 PT-KUB.
Abraços:
Marcelo Magalhães
Muito estranho hein? Não gostei nada desta notícia. Será que vai para o Mueseu da TAM?
Se não for isto,penso que é melhor não ficar pensando no que vai acontecer com ele.
Cedrini
-
- PC
- Mensagens: 155
- Registrado em: Ter Jun 02, 2009 18:00
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Pessoal, faz alguns meses eu já havia lido algo sobre o tema:
Vejam abaixo:
"O Museu de Tecnologia de São Paulo terá que deixar dentro de 30 dias a área que ocupa próximo à Universidade de São Paulo (USP), no Jaguaré, na Zona Oeste da capital paulista, para dar lugar à construção de uma Faculdade de Tecnologia e de um Parque Tecnológico. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento pediu, no último dia 13, a devolução da área ao governo paulista.
De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, o governo estadual propôs à direção do museu a transferência do acervo para o Palácio das Indústrias, no centro da cidade. O acervo inclui locomotivas, avião DC3, locomóveis, e antigas carroças usadas na limpeza pública da cidade.
A direção do museu afirma que o prédio de cerca de 7,5 mil metros quadrados, sede da Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo, localizado em frente a uma das entradas da Cidade Universitária, foi construído com recursos privados do empresário Francisco de Paula Machado de Campos.
De acordo com o site do museu, o governador Laudo Natel fez a primeira concessão de uso do terreno em 1974 e no ano seguinte começou a construção do prédio. O atual presidente do museu Paulo Fernando de Araújo afirma que o agora secretário de desenvolvimento, Geraldo Alckmin, mantém o projeto de transferência do museu desde os tempos em que era governador do estado. "
Fonte: http://webcache.googleusercontent.com/s ... clnk&gl=br
"Esse eu creio q não irá virar panela:
O Catavento Cultural e Educacional informa que no período de 10/02/2010 a 19/02/2010, receberá propostas para contratação dos serviços de execução de obras relacionadas à recepção do acervo da FMT-SP.
O escopo dos trabalhos contempla:
1. Construção de bases para cada uma das 3 locomotivas que integram o acervo da FMTSP, conforme projeto fornecido pelo Catavento Cultural e Educacional;
2. Construção de uma base para o avião DC-3, conforme projeto fornecido pela Catavento Cultural e Educacional;"
Foi isso
Vejam abaixo:
"O Museu de Tecnologia de São Paulo terá que deixar dentro de 30 dias a área que ocupa próximo à Universidade de São Paulo (USP), no Jaguaré, na Zona Oeste da capital paulista, para dar lugar à construção de uma Faculdade de Tecnologia e de um Parque Tecnológico. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento pediu, no último dia 13, a devolução da área ao governo paulista.
De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, o governo estadual propôs à direção do museu a transferência do acervo para o Palácio das Indústrias, no centro da cidade. O acervo inclui locomotivas, avião DC3, locomóveis, e antigas carroças usadas na limpeza pública da cidade.
A direção do museu afirma que o prédio de cerca de 7,5 mil metros quadrados, sede da Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo, localizado em frente a uma das entradas da Cidade Universitária, foi construído com recursos privados do empresário Francisco de Paula Machado de Campos.
De acordo com o site do museu, o governador Laudo Natel fez a primeira concessão de uso do terreno em 1974 e no ano seguinte começou a construção do prédio. O atual presidente do museu Paulo Fernando de Araújo afirma que o agora secretário de desenvolvimento, Geraldo Alckmin, mantém o projeto de transferência do museu desde os tempos em que era governador do estado. "
Fonte: http://webcache.googleusercontent.com/s ... clnk&gl=br
"Esse eu creio q não irá virar panela:
O Catavento Cultural e Educacional informa que no período de 10/02/2010 a 19/02/2010, receberá propostas para contratação dos serviços de execução de obras relacionadas à recepção do acervo da FMT-SP.
O escopo dos trabalhos contempla:
1. Construção de bases para cada uma das 3 locomotivas que integram o acervo da FMTSP, conforme projeto fornecido pelo Catavento Cultural e Educacional;
2. Construção de uma base para o avião DC-3, conforme projeto fornecido pela Catavento Cultural e Educacional;"
Foi isso
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Alguem sabe mais sobre esse DC-3, que está na antiga sede da Prefeitura de São Paulo???

Foto: Foto hernandes/FotoReporter/AE (12/09/2010)
http://fotos.estadao.com.br/fotoreporte ... 3#carousel" onclick="window.open(this.href);return false;

Foto: Foto hernandes/FotoReporter/AE (12/09/2010)
http://fotos.estadao.com.br/fotoreporte ... 3#carousel" onclick="window.open(this.href);return false;
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Emerson,
Esse aí eu acho que é o PT-KUB, antigo PP-SPO da Vasp, que estava no Museu de Tecnologia de São Paulo, na Marginal Pinheiros, mas que foi removido de lá, acho que para esse lugar aí.
Grande abraço.
Esse aí eu acho que é o PT-KUB, antigo PP-SPO da Vasp, que estava no Museu de Tecnologia de São Paulo, na Marginal Pinheiros, mas que foi removido de lá, acho que para esse lugar aí.
Grande abraço.
