História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Maurício
MASTER
MASTER

Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)

Mensagem por Maurício »

ProjetoDC3 escreveu:Prezados colegas,

Já tenho no blog, 12 DC-3s, faltando o da Brigada Paraquedista (PP-AKA), o do parque em São Paulo, o do Ecoparck doado pela TAF (PT-KZF) os C-47s do Musal, o DC-3 Equatoriano, o Rose da TAM e o Turbo PR-MGF.

Preciso de momento, informações detalhadas e fotos sobre o PP-AKA lá da Brigada Paraquedista no Campo dos Afonsos. Só fui descobri que ele existia, olhando o Google Earth.

Estou aceitando qualquer outra informação ou correções de informações adicionadas no blog.

Obrigado
Gabriel
PP-AKA (cn 20193) tem o número "2017" no Museu da Brigada de Infantaria. Ex-Nacional, Real e Varig. O DC-3 do Parque em São Bernardo (SP) é o ex-Varig PP-ANN (cn 1992).
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
ProjetoDC3
PC
PC

Mensagem por ProjetoDC3 »

Obrigado pela contribuição amigo!

No entanto, o que segundo consta é que o C-47 FAB 2017 citado acima, é hoje o PP-VBN VARIG. E o Cn 20193 pertenceu a um C-47 registro 43-15727 acidentado em 1945, segundo o site: http://www.accident-report.com/Serials/1943d.htm

Pelas fotos que pesquisei, o DC-3 lá de São Bernardo, ainda pertenceu ao Projeto Rondon. Não sei com prefixo.

Gabriel Lúcio
Irineu

Mensagem por Irineu »

Segue um vídeo sobre a cidade de Tupã, interior de SP, feito em 1959.
O cinegrafista está chegando à esta cidade a bordo de um DC-3, filmando a aproximação e o pouso, desembarcando, e aparece uma breve imagem da aeronave (VASP, PP-SPZ) decolando novamente.

http://www.youtube.com/watch?v=Ly4VhNbfcbQ

A informação deste vídeo veio de uma lista de discussões ferroviárias e foi postada, a informação, por Mario Favareto.
José Cursio
AeroConselho

Mensagem por José Cursio »

Bom dia amigos Forenses.

Olhem que bela foto.

http://www.airliners.net/photo/AVIAC-(Aerovias-Centroamericanas/Douglas-C-47...-Skytrain/1568322/L/ :clap:

Abraços

Cursio
Aeroblog

Mensagem por Aeroblog »

Boa Noite Amigo, gostaria de saber se posso colocar essa sua postagem no meu blog:

http://www.aeroblogbrasil.blogspot.com/

Abraços.
José Cursio
AeroConselho

Mensagem por José Cursio »

Aeroblog escreveu:Boa Noite Amigo, gostaria de saber se posso colocar essa sua postagem no meu blog:

http://www.aeroblogbrasil.blogspot.com/

Abraços.
Por mim fique a vontade.

Cursio
ProjetoDC3
PC
PC

Peço a colaboração dos colegas para acrestar informações ao Blog Projeto DC-3 com relação aos C-47 FAB ainda existentes.
Falo do FAB 2015 e FAB 2019 (Museu Aerospacial), FAB 2017 ou PP-AKA do Museu da Brigada Paraquedista RJ e do suposto C-47 que está na Base Aérea de Belém do Pará.
Alguem tem a data de incorporação e baixa junto a FAB, destes?
Proprietarios anteriores e para quem foi vendido?
Situação de aerovavegabilidade das aeronaves.

Obrigado
Gabriel
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Dentro do Musal, tem o FAB-2009, o 1º C-47 recebido pela FAB.

Já o FAB-2015, quando estive visitando a Base Aérea dos Afonsos e o MUSAL, em 2004 e 2005, ele estava defronte ao Cassino dos Oficiais. Por estas fotos, percebi que o mesmo foi movido de lugar, pra frente do hangar de manutenção/restauração de aeronaves históricas, localizado bem ao lado do MUSAL.

Neste hangar, também descansa, ente outras aeronaves, uma B-17, esperando para ser recuperada.

Abraço
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
ProjetoDC3
PC
PC

Pessoal obrigado pelas fotos. Posso publicá-las no blog, com os devídos créditos de seus autores?

O que pude perceber, o C-47 lá do Museu da Brigada Paraquedista, não tem matrícula como o C-47 FAB 2015 da foto. Seria então o seu útimo registro PP-AKA mesmo? Era um DC-3 estilizado nas cores da FAB? Alguem sabe o histórico desta aeronave? Além daques que estão publicadas no Projeto DC-3

E quanto ao C-47 da Base Aérea de Belém. Existe mesmo esse tal?
Starliner
MASTER
MASTER

Mensagem por Starliner »

ProjetoDC3 escreveu:Pessoal obrigado pelas fotos. Posso publicá-las no blog, com os devídos créditos de seus autores?

O que pude perceber, o C-47 lá do Museu da Brigada Paraquedista, não tem matrícula como o C-47 FAB 2015 da foto. Seria então o seu útimo registro PP-AKA mesmo? Era um DC-3 estilizado nas cores da FAB? Alguem sabe o histórico desta aeronave? Além daques que estão publicadas no Projeto DC-3

E quanto ao C-47 da Base Aérea de Belém. Existe mesmo esse tal?
Segundo consta o C-47 de Belém é o FAB 2032 c/n 20414.

Starliner
Starliner - GIG
ProjetoDC3
PC
PC

Amigo,

Muito obrigado pela informação. Confirmei em um site de registro de fabricação destas aeronaves.

Tipo: C-47A-90-DL
Histórico: USAAF 43-15948
FAB 2032

Vou acrescentar ao blog

Se alguem tiver mais algumas informações dos nossos atuais C-47 e DC-3 me mandei uma mensagem

Grato.
Irineu

Mensagem por Irineu »

ProjetoDC3 escreveu:Amigo,

Muito obrigado pela informação. Confirmei em um site de registro de fabricação destas aeronaves.

Tipo: C-47A-90-DL
Histórico: USAAF 43-15948
FAB 2032

Vou acrescentar ao blog

Se alguem tiver mais algumas informações dos nossos atuais C-47 e DC-3 me mandei uma mensagem

Grato.
Se você também tiver alguma informação que não temos aquí, a casa aceita de bom grado... :whistling:
Obrigado
ProjetoDC3
PC
PC

opa! obrigado pela oportunidade

O que eu consegui até agora estão publicadas no blog projeto DC-3.
O que tem lá é um apanhado de informações colhidas em sites da internet e de foruns.

Infelismente a história da aviação aqui no Brasil é capenga.
Mandei um e-mail para o MUSAl, para coletar informações, mas...sem sucesso.

Meu trabalho é voluntário.
Se quizerem divulgar o blog, agradeço.

Gabriel
ProjetoDC3
PC
PC

Existiram dois DC-3 doados ao parque Cidade da Criança? Como pesquisei neste forum não aparece a informação que o PP-ANN serviu ao Projeto Rondon. No entanto por uma foto que tenho o DC-3 do parque está pintado Projeto Rondon e a inscrição "Tico Tico" e matrícula PP-ANN em uma das asas.

Uma outra foto, o PT-KTW também com o nome "Tico tico" na fuzelagen além do "Projeto Rondon"

Alguem pode dar uma luz para essa incoerência?

PT-KTW Proj Rondon "Tico Tico" - http://www.myaviation.net/search/photo_ ... size=large

PP-ANN Proj Rondon - http://www.panoramio.com/photo/20031277
com o nome "tico tico" (8ª foto) - http://paulofranke.blogspot.com/2008/11 ... lagem.html
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

Galera, estou em Carajás :@ e aqui tem o PP-VDM, em "linhas básicas" da VARIG, inclusive espaço para o ÍCARO, pintado de branco, metal e vermelho na entrada do aeroporto!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

Ontem, por volta das 22:45LT, estava dirigindo pela Av. Brigadeiro Faria Lima, na altura do Shopping Center Iguatemi, qdo passei por uma carreta transportando a fuselagem do DC-3 PT-KUB.

Abraços:

Marcelo Magalhães
Cedrini
PC
PC

Mensagem por Cedrini »

Marcelo Magalhães escreveu:Amigos:

Ontem, por volta das 22:45LT, estava dirigindo pela Av. Brigadeiro Faria Lima, na altura do Shopping Center Iguatemi, qdo passei por uma carreta transportando a fuselagem do DC-3 PT-KUB.

Abraços:

Marcelo Magalhães
Marcelo
Muito estranho hein? Não gostei nada desta notícia. Será que vai para o Mueseu da TAM?
Se não for isto,penso que é melhor não ficar pensando no que vai acontecer com ele.

Cedrini
ProjetoDC3
PC
PC

Pessoal, faz alguns meses eu já havia lido algo sobre o tema:

Vejam abaixo:

"O Museu de Tecnologia de São Paulo terá que deixar dentro de 30 dias a área que ocupa próximo à Universidade de São Paulo (USP), no Jaguaré, na Zona Oeste da capital paulista, para dar lugar à construção de uma Faculdade de Tecnologia e de um Parque Tecnológico. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento pediu, no último dia 13, a devolução da área ao governo paulista.

De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, o governo estadual propôs à direção do museu a transferência do acervo para o Palácio das Indústrias, no centro da cidade. O acervo inclui locomotivas, avião DC3, locomóveis, e antigas carroças usadas na limpeza pública da cidade.

A direção do museu afirma que o prédio de cerca de 7,5 mil metros quadrados, sede da Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo, localizado em frente a uma das entradas da Cidade Universitária, foi construído com recursos privados do empresário Francisco de Paula Machado de Campos.

De acordo com o site do museu, o governador Laudo Natel fez a primeira concessão de uso do terreno em 1974 e no ano seguinte começou a construção do prédio. O atual presidente do museu Paulo Fernando de Araújo afirma que o agora secretário de desenvolvimento, Geraldo Alckmin, mantém o projeto de transferência do museu desde os tempos em que era governador do estado.
"

Fonte: http://webcache.googleusercontent.com/s ... clnk&gl=br

"Esse eu creio q não irá virar panela:

O Catavento Cultural e Educacional informa que no período de 10/02/2010 a 19/02/2010, receberá propostas para contratação dos serviços de execução de obras relacionadas à recepção do acervo da FMT-SP.

O escopo dos trabalhos contempla:

1. Construção de bases para cada uma das 3 locomotivas que integram o acervo da FMTSP, conforme projeto fornecido pelo Catavento Cultural e Educacional;

2. Construção de uma base para o avião DC-3, conforme projeto fornecido pela Catavento Cultural e Educacional;"

Foi isso
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Alguem sabe mais sobre esse DC-3, que está na antiga sede da Prefeitura de São Paulo???

Imagem

Foto: Foto hernandes/FotoReporter/AE (12/09/2010)
http://fotos.estadao.com.br/fotoreporte ... 3#carousel" onclick="window.open(this.href);return false;
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

Emerson,

Esse aí eu acho que é o PT-KUB, antigo PP-SPO da Vasp, que estava no Museu de Tecnologia de São Paulo, na Marginal Pinheiros, mas que foi removido de lá, acho que para esse lugar aí.

Grande abraço.
Imagem
Responder