Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!
calmeida escreveu:Ao que parece o pano caiu...Não vai haver mais voos derectos pra Lisboa, a TAAG irá operar o primeira desses voos na madrugada de sexta para sábado segundo o Telejornal da RPT, os voos irão ser nocturnos devido a disponibilidade dos aparelho dos TACV, ouvi dizer que irá ser feito por um 747 puxa queria tanto ver um 777 por cá, Nocturnos ???? Não vai haver fotos.
Caro Amigo,
A responsabilidade de tirar umas fotos dos aviões da TAAG aí no Sal é tua. Espero que eles colaborem e de alguma forma consigam passar por aí durante o dia. Vou tentar conseguir a escala dos voos.
A TAAG pediu autorização ao INAC (Instituto Nacional de Aviaçao Civil) de Portugal, para a realização de 3 voos semanais, Luanda-Lisboa-Luanda, com o seguinte A330-200, com matricula CS-TRA, da portuguesa Orbest:
A Transportadora aérea angolana TAAG vai efectuar a partir de quinta-feira voos entre Luanda-Lisboa e Lisboa-Luanda, em Airbus 330, segundo a directora do gabinete de comunicação e imagem da companhia, Angela Barros.
Em declaração à Rádio Nacional de Angola, Angela Barros, disse a que a saída de Lisboa do voo DT 603 será as 10h30 minutos e chegada a Luanda as 20 horas locais. O DT 653 saída de Luanda as 22h10 minutos e chegará a Lisboa as 4h40 minutos locais.
Uma solução emergencial lógica, não acham? Isto já era esperado.
Fica difícil para os angolanos é entender o tamanho gasto de dinheiro público p/ adquirir uma frota de 777, que permanecem praticamente parados!
Imaginem quanto custa um wet-leasing as pressas, como deste A330?
Um abraço.
Essa é uma das grandes questões. Mas infelizmente como se costuma dizer por aqui, vai ficar tudo em Águas de Bacalhau, ou por aí, vai terminar em Pizza.
Em caso de indisponibilidade de algum dia, o Orbest fazer o voo, a TAAG tem a disponibilidade dos seguintes avioes, da White e da euroAtlantic. Ambas sao portuguesas, e a euroAtlantic recentemente comprou em parceria com a TAAG, a STP Airways. A TAAG ja tem conversaçoes com estas duas companhias.
Voos da TAAG entre Luanda e Lisboa
vão ser em aviões White, Orbest e euroAtlantic
Presstur 12-07-2007 (14h09) Fontes da aviação disseram ao PressTUR que os voos entre Luanda e Lisboa anunciados ontem pela TAAG vão ser operados em Julho pelas companhias charter portuguesas White, Orbest e euroAtlantic, mantendo o código da DT da companhia angolana, mas em Agosto deverá ser apenas a White ou esta com a euroAtlantic.
A companhia angolana, depois de ter tentado ligações via SAL com os TACV e com a TAP, que lhe permitiriam manter o seu Boeing B777 a voar entre Luanda e o Sal, optou por alugar aviões e tripulações (ACMI, sigla inglesa para designar o aluguer de aviões, tripulações, manutenção e seguro) das companhias charters portuguesas. White e Orbest vão operar com aviões Airbus A330 e a euroAtlantic com um Boeing B767.
As fontes contactadas pelo PressTUR indicaram que o INAC terá dado “luz verde” para esta operação que começou a ser desenhada na semana passada quando esteve em Lisboa o presidente da TAAG.
Nessa estada em Lisboa, o presidente da TAAG terá tentado que a TAP colocasse um avião wide-body a fazer voos entre Lisboa e o Sal para transportar os seus passageiros que continuariam a voar em TAAG de Luanda para Cabo Verde, mas a companhia portuguesa não tinha disponibilidade de frota.
A TAP teria admitido, porém, colocar um avião da família A320 a voar entre o Sal e Lisboa.
A TAP não foi, porém, a única companhia com a qual os responsáveis angolanos mantiveram conversações.
Fontes do sector disseram ao PressTUR que a delegação angolana esteve reunido pelo menos com a White e com a euroAtlantic, mas nenhuma delas por si só podia no imediato disponibilizar a capacidade de frota necessária.
Daí que a TAAG tenha optado por contratos com as três para este mês de Julho. As fontes contactadas pelo PressTUR indicaram que durante este mês a White fará duas a três rotações por semana, a euroAtlantic previsivelmente duas e a Orbest, uma.
Este calendário ainda está algo indefinido porque qualquer das companhias tinha já preenchido o calendário de voos.
Os A330 da White e da Orbest têm previstos seis charters de longo curso por semana para operadores portugueses e a euroAtlantic tinha o avião baseado noutro aeroporto.
A possibilidade de a White prosseguir a operação para Luanda em Agosto decorre de a companhia ter disponibilidade com o A310, bem como, segundo disseram ao PressTUR outras fontes, ser possível que os operadores turísticos voltem a fazer ajustamentos na oferta charter neste período.
A TAAG anunciou ontem em Luanda, através de comunicado, que hoje retomava os voos para Lisboa em avião Airbus A330, com saída da capital portuguesa às 10h30 e chegada a Luanda às 20h00 e o voo de regresso a sair de Luanda às 22h10 e a chegar a Lisboa às 4h40 de amanhã.
O horário do Aeroporto de Lisboa disponível no site da ANA indica que o voo com o código da TAAG tinha hora de saída às 12h30 e às 14h05 estava a decorrer o embarque.