Arrisco a escrever uma grande besteira aqui, ainda mais q nao sei qual vai ser o MTOW do A380, mas eh interessante ver como nao eh necessario um mega super *** motor para carregar peso, para isso eh necessario tb uma ASA bem feita...
Salzinger, vc que tem bastante material, poderia colocar um comparativo de area alar, envergadura, MTOW do 777 e do A380?
Valeu
Marcio escreveu:Mostrinho esse motor!
Me surgiu uma dúvida, causa algum problema no vôo o avião voar com 2 motores de A340 de um lado da asa e do outro lado um de A340 e outro de A380, tipo não mexe no equilibro ou estabilidade não?
Abraços.
Marcio,
Realmente existe um diferencial de peso entre um lado e outro do avião...postei uma pergunta num forum mais tecnico, e recebi uma resposta que possivelmente sejam instalados pesos na asa oposta (a com os dois motores normais) alem de fuel imbalance proposital e aileron trim..
Na decolagem obviamente o motor em testes não é acelerado até T/O thrust maximo, mesmo porque, se houver uma perda de motor na outra asa, não há rudder que mantenha o avião na pista.
Fabio Laranjeira escreveu:Arrisco a escrever uma grande besteira aqui, ainda mais q nao sei qual vai ser o MTOW do A380, mas eh interessante ver como nao eh necessario um mega super *** motor para carregar peso, para isso eh necessario tb uma ASA bem feita...
Salzinger, vc que tem bastante material, poderia colocar um comparativo de area alar, envergadura, MTOW do 777 e do A380?
Valeu
Realmente quando a asa é bem feita, já é um fator de vantagem... Mas vale lembrar que esses motores do A380 estão na faixa de empuxo dos do 777-200 (não ER) ou seja, 70-80.000lb e não na faixa de empuxo dos motores GE CF6-80C2 do B747-400 por exemplo, com aprox. 55.000lb.
Vamos ao comparativo, peguei o 777-300 para comparar
MTOW: 300.000kg
Area Alar: 427 m2
Carga Alar: 700 kg/m2
Envergadura: 64,80m
Razão empuxo x peso(MTOW): 0.297
A380
MTOW: 560.000kg
Area Alar: 842 m2
Carga Alar: 665 kg/m2
Envergadura: 80,0 m
Razão empuxo x peso(MTOW): 0.24
snne escreveu:Olá,
Queria somente deixar registrado as excelentes contribuições do amigo Salzinger, sempre com bastante detalhes técnicos que complementam muito nossos limitados conhecimentos.
Parabéns Salzinger e abraços [snne/klim]
SNNE,
Obrigado pelo comentário amigo, fiquei até Na verdade a receita para meus comentários é a seguinte: "achismo" mínimo e pesquisar antes de escrever, consultar outras fontes, conversar com quem sabe mais...
Não adianta querer saber tudo, basta saber (e ter) quem consultar...