DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por Maurício »

PZDC8, por nada. Espero ter ajudado!
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por Maurício »

Para repor a perda do PP-AQE a Real adquiriu o também Convair 440 PP-YRP (1957/1961) e Varig (1961/1962).
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Continuando com o tema.....

Datas Históricas
17 de dezembro de 1984 a JAL inauguram o vôo Tóquio, Los Angeles e Rio de Janeiro com o Boeing 747
Aerohobby

Folha de São Paulo 14/12/1984

JAL no GIG

http://i.imgur.com/Ltc3Qzl.png

Abs. Cursio
PZDC8
MASTER
MASTER
Mensagens: 1218
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 22:46
Localização: Asuncion, Paraguay

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por PZDC8 »

Leyendo sobre los vuelos de JAL al Brasil, alguien tiene información sobre un incidente de un B747 de la empresa que tendrían planeado destruírlo en un atentado del Ejército Rojo Japonés que iría a colocar una bomba abordo en la ruta GIG-LAX-NRT en 1986 o 1987?... El atentado fue descubierto y abortado por las autoridades brasileiras. No tengo más detalles al respecto...
Electra
MASTER
MASTER
Mensagens: 1708
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por Electra »

José Cursio escreveu:17 de dezembro de 1984 a JAL inauguram o vôo Tóquio, Los Angeles e Rio de Janeiro com o Boeing 747
Muitíssimo obrigado, Cursio! Vc confirmou uma info da qual nunca tive certeza. Vale notar que esta mudança tb significou o fim das operações em VCP, certo? Agora, só sobrou uma questão: quando a JAL começou a operar em GRU?
Grato desde já!
Abraços!!!
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por Maurício »

Electra, a JAL iniciou as operações em GRU na data de 19 MAI 1988, ao implantar a terceira frequência semanal para o Brasil.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Bom dia amigos Forenses.

19 de dezembro de 1959 – a Varig inicia operações com jato puro na rota Rio de janeiro / Nova York com o Caravelle até então rota era operada com os aviões Constellation desde sua inauguração em 08 de agosto de 1955

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Maurício escreveu:Electra, a JAL iniciou as operações em GRU na data de 19 MAI 1988, ao implantar a terceira frequência semanal para o Brasil.
Boa tarde amigo,

Mauricio permita-me uma observação, em 1988 ainda não estava pronto o prolongamento da pista 09 esquerda de GRU.

Primeiro vôo intercontinental a partir de Guarulhos (SBGR) GRU aconteceu em 20 de janeiro de 1989 foi um vôo extra da VARIG, GRU / LIS feito com um DC 10-30 (PP-VMZ), que decolou da cabeceira da pista 09 esquerda recém inaugurada, e agora com 3.700 m. Possibilitando decolagens de aviões com maior peso e para destinos mais distantes, ou melhor, mais longe.

Folha de São Paulo 21/01/1989
http://i.imgur.com/PEhxvjY.png

Primeiros vôos diretos a partir de São Paulo – Guarulhos – sem a necessidade de escalas no Rio (GIG) aconteceram em junho de 1989, mais precisamente no dia seis, com a JAL, ligando GRU / LAX / TYO com o jumbo Boeing 747/300.
Após a JAL, foi vez da PANAM em 15/06/1989 na rota JFK / GRU / JFK com o B747/200.
A TAP iniciou os vôos diretos na rota LIS / GRU / LIS, em 27/06/1989 com os vôos TP 396/397 operados com o Tris-Tar 500 L1011
Em julho de 1989 foi á vez da VIASA a decolar direto de GRU para CCS como DC10-30 ou A300.

Abs. Cursio
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por Maurício »

Caro Cursio,
Acredito que a informação de JAL/GRU/1988 tenha-se baseado no voo "Via GIG" e com equipamento 767. Era assim a JAL no Brasil nessa época. A minha fonte não detalhou isso. Vou tentar apurar melhor.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por Maurício »

Agora parece que se esclarece sobre a JAL em GRU, conforme os trechos abaixo.
Extraídos da Revista Flap Internacional Nº 196 - JUL 1988 pg. 69 - Edição Especial:
" Concluindo velhas negociações, o governo japonês vendeu os 34,5% de ações que possuía da Japan Air Lines, em 18 de novembro passado, dando início a uma nova era da história daquela tradicional transportadora oriental. O capital integralizado da companhia ascende a 386 milhões de dólares.
No dia anterior, uma comemoração marcou a data, no aeroporto de Guarulhos, de onde partiu o vôo número um da nova fase - o de número JL063 - que decolou com destino a Los Angeles e Tóquio, aos 55 minutos do dia 18 (data oficial)."
" Para comemorar os 80 anos da imigração japonesa para o Brasil, a JAL inaugurou a sua terceira frequência, em 19 de maio último, partindo de São Paulo com escala no Rio de Janeiro - vôo 067. esse vôo faz uma escala técnica em Los Angeles, mas não é facultada a movimentação dos passageiros para embarque ou desembarque. Essa nova frequência é realizada em operação conjunta com a Varig".
" Desde 1978 no Brasil, operando equipamentos 747 no trecho Narita-Los Angeles e DC-8 entre Los Angeles, Miami e Campinas, a JAL mudou a antiga rota que passava por Anchorage (Alasca). A partir de 1984, a rota passou a ser coberta por equipamento 747 em todo o percurso Rio de Janeiro-Los Angeles-Tóquio (non stop)."
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa noite amigos Forenses.

Vôos reiniciados com homenagens.

Depois de uma interrupção de quase três anos nos vôos regulares Tóquio e Rio de Janeiro, a Japan Air Lines reiniciou terça-feira passada (18/12/84) suas operações ligando as duas cidades. Recebida com flores e recepcionada por diretores da ARSA e gerentes das principais empresas que operam no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro a tripulação do Boeing 747 que pousou às 8h00 (com meia hora de atraso), emocionada com a solenidade, que embora simples mostrou-se rica em calor humano.
Segundo Takashi Izuwa, assessor do vice-presidente para as Américas, a interrupção foi motivada por problemas de direito de trafego nos Estados Unidos, cujas autoridades aeronáuticas não queriam permitir que a empresa japonesa transportasse passageiros do Rio de Janeiro para Los Angeles, única escala do vôo, resolvido o impasse, a Japan Air Lines passará a operar com dois vôos semanais.

Folha de São Paulo 21 de dezembro de 1984

Obs. Na revista Flap Internacional nº 208 julho de 1989 tem uma reportagem a respeito.

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Bom dia amigos Forenses

E lá se vão 23 anos

Datas Históricas

25 de dezembro de 1993 primeiro vôo da AIR Vias na rota Guarulhos (GRU) a Maceió (MCZ) com o Boeing 727/200
Aerohobby

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Bom dia amigos Forenses.

Constellation da Eastern Air Lines na Base Aérea de Cumbica 1949 – Revista AERO nº 52

Imagem

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Aqui acho que fica melhor.

http://i.imgur.com/9hpxj.jpg

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Bom dia amigos Forenses.

02 de janeiro de 1984 inauguração do aeroporto de Confins em Minas Gerais com o pouso de um jato Boeing 707 PP-VLP cargueiro da Varig

03 de janeiro de 1996 vôo inaugural da VASP na rota Guarulhos / Galeão / Casablanca e Atenas com o MD-11

Aerohobby

Obs. Sobre Confins - Sobre a inauguração, aconteceu que em dezembro/83 e janeiro/84 as chuvas causaram problemas em PLU, alagando o terminal. Em função disso resolveram iniciar as operações de CNF mesmo antes do fim das obras, em caráter provisório. Então no dia 28 de março de 1984 o terminal foi oficialmente inaugurado, com as obras completas.
Na realidade o vôo que inaugurou o aeroporto mineiro, foi feito pala VASP, VP 289 que procedia de BEL / SLZ / CNF feito com 732 PP-SMA. Que pousou as 04h30 e, depois seguiu para São Paulo (CGH)

Abs. Cursio
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por Maurício »

Alguns esclarecimentos sobre o início do Aeroporto CNF:
1 - 15 JUL 1982 às 11h30 pouso de EMB 110 - "Bandeirante" do Governo de Minas Gerais, para a inauguração da pista recém-construída. Autoridades a bordo: Ministro dos Transportes Elizeu Resende, Governador Francelino Pereira dos Santos e Ministro da Aeronáutica Délio Jardim de Mattos. No entorno da pista havia muito barro e terminal em construção;
2 - 10 NOV 1982 às 11h15 pouso do Boeing 727-200 Super da Vasp, prefixo PP-SNI, que foi a primeira aeronave comercial a pousar no novo aeroporto, porém se utilizando do terminal de carga adaptado para operar provisoriamente como terminal de pax;
3 - 25 MAR 1983 pouso do primeiro voo internacional Boeing 707 Varig cargueiro, prefixo PP-VLP, vindo de Roma com equipamentos de funcionamento para o novo aeroporto;
4 - 04 MAI 1983 pouso de outro B707 Varig cargueiro, com mais equipamentos;
5 - 02 JAN 1984 às 4h pouso de um Boeing 727-100 (QC) da TransBrasil procedente de GIG, com malotes dos correios, iniciando as operações regulares no novo aeroporto;
6 - 02 JAN 1984 às 6h50 pouso de um Boeing 737-200 da Vasp marca o início das operações regulares com pax, em voo GIG-CNF-BSB-CGB. Entretanto, entre o final de 1982 e início de 1983, houve operações comerciais de aviões, como alternativa de PLU devido ao período chuvoso.

Fontes: Blog CNF ao Vivo, site Uai/EM e anotações pessoais.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

[IMG]www.airliners.net/open.file/127026/M/]

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Datas Históricas

Em 05 de janeiro de 1962 a VASP adquire o Loide Aéreo Nacional
Em 07 de janeiro de 1961 fundação da TAM

Aerohobby

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

José Cursio escreveu:Boa tarde amigos Forenses.

[IMG]www.airliners.net/open.file/127026/M/]

Abs. Cursio
www.airliners.net/open.file/127026/M/

Agora deve abrir

Abs. Cursio
PB26
PC
PC
Mensagens: 281
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 01:00
Localização: SAO/PAR

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por PB26 »

Absorveu a frota toda, inclusive a encomenda dos Convair 340.
Responder