Arqueologia Aeronáutica no Brasil

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Cedrini
PC
PC

Re: Caso Nova Andradina! (Achado de Asa de Curtiss C-46 enterrad

Mensagem por Cedrini »

Constellation escreveu:
Augusto escreveu:Amigos,
Casualmente topei com o Blog do Comandante Delfino (http://aventureirosdoar44.blogspot.com/ ... -l749.html" onclick="window.open(this.href);return false;) onde ele relata o caso do Constellation lá de Auriflama, e também faz referencia ao caos Nova Andradina. Segundo ele o caso faz parte de uma reportagem do Estadão de 1982.
Pelo jeito a coisa era mais pro caso de contrabando do que manutenção, mas lembro-me que o avião ou melhor a asa ainda tinha a estrela americana da USAF, isto ainda está me intrigando.
Abraços.
Augusto
Caros,

O texto sobre o caso do Constellation de Auriflama ele tirou do meu blog "Cultura Aeronáutica" sem colocar a devida referência... :rant: :rant: :rant: :rant: :rant: :rant: :rant:

Realmente, tá desanimando, acho que vou acabar tirando meu blog do ar e pessoal que se vire para pesquisar sem ficar "xupando" artigos que a gente tem um trabalhão pra fazer.

Artigo aliás que originalmente é de minha autoria ( fui eu que descobrí a história e dei o "pontapé inicial) e depois foi brilhantemente completado pelo meu amigo Irineu de SP que foi a "caça" da história "in loco".
Interessante que muitos já me enviaram o artigo dizendo que eu ia gostar muito pois gosto de aviões....ha ha..ha..ha..

Cedrini
Augusto
PP
PP

Avião monumento = P-47 Thuderbolt Base Aérea de C.Grande Ms.

Mensagem por Augusto »

:cool: :yesyes: Desde criança admirava o avião monumento na entrada da Base Aérea de Campo Grande. Estava lá desde quando a Base não era Base era Debaer. Prateado, carregado de foguetes, pronto prá combate! O pedestal dianteiro apoiava os trens de pouso das Asas e era na forma da asa símbolo da Arma aérea e tinha a inscrição " Aos que lutaram no céu da Itália" algo assim...
Em meados dos anos '80 alguma figurinha graduada da FAB, mandou retirar o P-47 alegando que aquele avião lá em BACGG não tinha sentido, pois jamais havia estado em serviço por lá...Tiraram o bicho e mandaram para o Pamaer, e colocaram um T-6 camuflado versão anti-guerrilha bonitão! :Muro: :Muro:
Também quando era criança e até rapazola, costumava assistir os T-6 decolando de C.Grande camuflados em missão de patrulha, com dois elementos por seção (turbulencia esquerdista na região!), ficaram lá até a chegada dos Buffalos novinhos direto do Canadá!
Pois é, levaram o P-47 embora. Ingenuamente achei que seria levado para algum lugar onde tivesse estado em serviço ou talvez até um museu...mas na revista Força Aérea (excelente revista) um publicação de alguns atrás relacionava todas as aeronaves P-47 que vieram para o Brasil ou foram fornecidas ao Brasil. Inclusive um "razorback" que fez um último voo direto dos EUA para o Brasil em tão mau estado que aqui chegando ficou permanentemente no solo servindo apenas para instrução de mecânica.
E lá caros amigos...estavam também um resumo histórico do que aconteceu com cada aeronave P-47 da FAB. Quais foram desativadas, o motivo, quando, para onde foram mandadas, quais acidentaram-se, quais foram abatidas em combate na Itália, quais viraram monumentos, quantas foram para museus...Ah! Sim, aquela aeronave de Campo Grande Ms? Pois é! Foi retirada de Campo Grande, levada para o PAMAER e vendida junto com outra aeronave também recolhida de algum outro lugar para colecionadores norte-americanos, e estão em condições de vôo, inclusive apresentando-se todo ano em oskkosh e demais eventos por lá...
Confesso, fiquei chateado...e muito!
Abraços :Muro:
Augusto
Kavalos
PC
PC

Re: Arqueologia Aeronáutica no Brasil

Mensagem por Kavalos »

Pois é amigos !!!!!!É uma pena vivermos num país que pouco valoriza a história da nossa aviação.
Graças ao deus de cada um,que ainda temos,mesmo que poucos, alguns museus que preservam ( ou não ) essas máquinas maravilhosas que tanto apreciamos.
Já levantei num tópico aqui nesse fórum ,o assunto dos Boeings da nossa VARIG,que estão desativados em POA.Mesmo não suportando o partido que governa meu estado,tenho feito alguns contatos para ver se conseguimos preservar um deles.
Aproveitando,alguém sabe como está a transferência do DC3 e do acervo do museu para a Puc/RS ??????????
GILBERTO KAVALOS - POA
Constellation
Moderador
Moderador

Re: Caso Nova Andradina! (Achado de Asa de Curtiss C-46 enterrad

Mensagem por Constellation »

Cedrini escreveu:
Constellation escreveu:
Augusto escreveu:Amigos,
Casualmente topei com o Blog do Comandante Delfino (http://aventureirosdoar44.blogspot.com/ ... -l749.html" onclick="window.open(this.href);return false;) onde ele relata o caso do Constellation lá de Auriflama, e também faz referencia ao caos Nova Andradina. Segundo ele o caso faz parte de uma reportagem do Estadão de 1982.
Pelo jeito a coisa era mais pro caso de contrabando do que manutenção, mas lembro-me que o avião ou melhor a asa ainda tinha a estrela americana da USAF, isto ainda está me intrigando.
Abraços.
Augusto
Caros,

O texto sobre o caso do Constellation de Auriflama ele tirou do meu blog "Cultura Aeronáutica" sem colocar a devida referência... :rant: :rant: :rant: :rant: :rant: :rant: :rant:

Realmente, tá desanimando, acho que vou acabar tirando meu blog do ar e pessoal que se vire para pesquisar sem ficar "xupando" artigos que a gente tem um trabalhão pra fazer.

Artigo aliás que originalmente é de minha autoria ( fui eu que descobrí a história e dei o "pontapé inicial) e depois foi brilhantemente completado pelo meu amigo Irineu de SP que foi a "caça" da história "in loco".
Interessante que muitos já me enviaram o artigo dizendo que eu ia gostar muito pois gosto de aviões....ha ha..ha..ha..

Cedrini
Pois é, Cedrini, o comandante lá pelo menos citou você e o Irineu, mas o meu blog, onde foi finalmente publicado o artigo, NADA. Eu também fiz boa parte da pesquisa, pois fui atrás das revistas da época, achei na VEJA, e completei com depoimentos de gente de Londrina que conheciam o assunto. Eu vivo recebendo posts "inéditos" no meu email, e quando abro, dou de cara com um artigo meu.

Então, DESANIMA. Vou parar de colocar artigos novos e vou retirar o blog do ar daqui uns dias... :cry: :cry: Quem aqui do fórum precisar de algum texto, eu forneço, por email. É o fim do "Cultura Aeronáutica". Me desculpem.

Grande abraço.
Imagem
Cedrini
PC
PC

Mensagem por Cedrini »

Jonas não desanima não, vá em frente.
A verdade nua e crua é que colocou na Internet, fica igual a c.. de bêbado , não tem dono, alguém vai sempre se aproveitar.
Já tive várias fotos minhas publicadas em revistas sem minha autorização, na maior cara de pau.
Se você quiser que ninguém se apodere, o negócio é não publicar nada..
Mas aí, fico pensando o dia em que eu me for, todo esse trabalho de anos corre o risco de ir para o brejo, nada se aproveitará.
Gastei muito dinheiro , acumulei bastante coisas e informações e seria uma pena tudo se perder egoisticamente sem compartilhar com os outros entusiastas.
Veja o caso das fotos, sem citar nomes.
Sempre cedí fotos minhas para publicações Brasileiras sem cobrar nada, só pelo prazer de compartilhar.
Quando fiquei desempregado por quase um ano, resolví cobrar. Uma delas passou a me pagar, pouco, mas pagava.
Outra, o dono da revista se irritou e brigou comigo, disse que já me dava a assinatura da revista de graça.
E olha que ele paga as fotos de pessoas que conheço.
Lá fora é diferente, de vez em quando recebo e-mail de pessoas do exterior querendo publicar algo, não cobro nada,
mas me mandam a revista, o livro , etc mas o mais importante, dão crédito ao meu nome, coisa que aqui poucos fazem e que muito me irrita.

Deixei de fazer parte de algumas listas, e só colaboro com o Aeroentusiasta pois aqui é respeitada a autoria
seja de fotos que de artigos.

Abraços solidários,

Cedrini
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Kavalos escreveu:Pois é amigos !!!!!!É uma pena vivermos num país que pouco valoriza a história da nossa aviação.
Graças ao deus de cada um,que ainda temos,mesmo que poucos, alguns museus que preservam ( ou não ) essas máquinas maravilhosas que tanto apreciamos.
Já levantei num tópico aqui nesse fórum ,o assunto dos Boeings da nossa VARIG,que estão desativados em POA.Mesmo não suportando o partido que governa meu estado,tenho feito alguns contatos para ver se conseguimos preservar um deles.
Aproveitando,alguém sabe como está a transferência do DC3 e do acervo do museu para a Puc/RS ??????????
Pelo que me disseram ,está "aguardando providências" ou seja , totalmente parado . Não tenho falado com o pessoal da PUC , mas vou tentar saber algo .

Sérgio Bica
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.

Mensagem por BlueConcorde »

Não pare não, Jonas. Mas se proteja, coloque marcas no meio do texto, ou mesmo publique como imagem!
Saudações Supersônicas
ProjetoDC3
PC
PC

Mensagem por ProjetoDC3 »

De um blogueiro "aero-nostalgico-entusiasta" para outro: não desistas amigo. Comigo acontece a mesma coisa e aproveito o momento para desabafar:

Criei o blog do Projeto DC-3 com o objetivo de homenagear os Dakotas aindas existentes em nosso território. Lógico que além de reportagens e matérias de revistas antigas, tbem busquei algumas informações e fotos na net. Mas, como podem observar procurei respeitar os autores das fotos e citações, pois penso que deveria ser como uma publicação impressa. Dai tive a ajuda "involuntária" de muitos amigos deste forum e de outros, porém todos identificados, como uma forma de respeito pelos seus trabalhos. Naturalmente alguma ou outra coisa pode ter escapado.

O que me decepciona é que não existem informações atualizadas para se acrescentar, na Net e nem em qualquer outro meio de comunicação. É um vai e vem das mesmas informações e as vezes acabam se deturpando pelo caminho. Não tenho material informativo para atualizar o blog. teria que ir em loco, mas isso é muito difícil.

Em julho vou tirar um tempo para acrescentar o DC-3 Rose (o último que está faltando, creio eu) e dar uma melhorada no visual do blog.

Gabriel
Constellation
Moderador
Moderador

ProjetoDC3 escreveu:
Em julho vou tirar um tempo para acrescentar o DC-3 Rose (o último que está faltando, creio eu) e dar uma melhorada no visual do blog.

Gabriel
Gabriel,

Que dia de julho você vai lá em São Carlos?? Eu vou com uma galera no dia 23 de julho, passaremos o dia inteiro lá e no dia 24, vamos a Bebedouro, onde está o PP-VBK.

Vc sabe que o PP-VBK tem o interior completo de passageiros, poltronas, cockpit e tudo o mais, né?

Que sabe a gente não se vê por lá.

Grande abraço e obrigado pelo apoio.
Imagem
PB26
PC
PC

Mensagem por PB26 »

Prof. Jonas,

Não descontinue o blog. É um dos poucos que faço questão de ler pela qualidade da pesquisa. Como os colegas disse publique em imagem ou coloca o copyright (c). Não tive textos utilizados, mas já vi frases que eu escrevia em fóruns de aviação sendo tungadas por outras pessoas, imagino o seu que envolve toda uma pesquisa e trabalho.
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Caro Constellation,

Não desanimes, pois sua pesquisa é importante para a cultura aeronáutica do Brasil. É uma área de pouca literatura disponível, principalmente sobre a história da aviação comercial.

Maurício.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
ProjetoDC3
PC
PC

Putz! Em julho eu vou estar de férias...tô me coçando para ir...mas vai depender da autorização da "patroa".
Eu estando em São Carlos em data combinada, alguem me dá uma carona para Bebedouro? Tô louco de vontade de conhecer essses dois museus :yesyes:

Gabriel
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.

Eu quero ir ao Museu da TAM, mas só terei finde livre pra isso no começo de Agosto ou então só em Setembro!

Bebedouro é muito longe?
Saudações Supersônicas
Constellation
Moderador
Moderador

BlueConcorde escreveu:Eu quero ir ao Museu da TAM, mas só terei finde livre pra isso no começo de Agosto ou então só em Setembro!

Bebedouro é muito longe?
Mais ou menos 150 Km. Não é muito longe não e é muito mais interessante do que se imagina.

Grande abraço.
Imagem
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.

Constellation escreveu:
BlueConcorde escreveu:Eu quero ir ao Museu da TAM, mas só terei finde livre pra isso no começo de Agosto ou então só em Setembro!

Bebedouro é muito longe?
Mais ou menos 150 Km. Não é muito longe não e é muito mais interessante do que se imagina.

Grande abraço.

Bom saber, pq pretendo ir de avião pra Ribeirão e de lá alugar carro para ir a São Carlos. Como estou pensando em ir num final de semana, seria possível passar o sábado em São Carlos e o domingo em Bebedouro, isso se não for muito longe de Ribeirão...
Saudações Supersônicas
ProjetoDC3
PC
PC

Atentos aos horários dos museus:

Museu da Tam:

Quarta a domingo, das 10h às 16h e entradas permitidas somente até às 15h.

Museu André Matarazzo:

Quinta-feira e Sexta-feira:
Das 9:00h às 12:00h e 13:00h ás 17:00h.

Sábados e Domingos:
Das 9:00h às 17:00h.
Vickers
PP
PP

Mensagem por Vickers »

Ouvi falar que o Twin Bonanza de Londrina era do dentista do Omar Fontana. Confere essa história?
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Vickers escreveu:Ouvi falar que o Twin Bonanza de Londrina era do dentista do Omar Fontana. Confere essa história?

A SADIA ( Frigorífico) teve durante muitos anos , um TWIN BONANZA como avião executivo . Não me lembro do prefixo . O Cedrini deve saber .
Constellation
Moderador
Moderador

Vickers escreveu:Ouvi falar que o Twin Bonanza de Londrina era do dentista do Omar Fontana. Confere essa história?
Qual deles?

O PT-BTA, o PT-BXL ou o PT-KSD???

Os dois primeiros foram do Táxi Aéreo RETA - Rede Estadual de Taxi Aéreo, pertencente à famílias Polis, aqui de Londrina e que mantém uma oficina aqui na cidade. Não sei quase nada sobre o KSD....

Abração.
Imagem
Vickers
PP
PP

Mensagem por Vickers »

Aquela na frente do hangar à direita da taxiway, chegando no terminal.
Responder