fusão VARIG X TAP

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

desculpem...

Mensagem por Anonymous »

Acho que me coloquei mal...

Em lucro operacional... esta seria a palavra certa.

Creio que é um tanto complicado segurar uma empresa onde seu maior credor se nega a pagar (Governo Federal). Negociar a divida que um tem com o outro é parte da lógica moral que deveria fazer parte do nosso Brasil, e não digo só no caso da Varig.

Abraços

Daniel Nitzsche

Ps. Regulamentar o mercado é bom pra todo mundo. Rever os impostos é mais ainda... taxa de juros então... bom todos aqui devem trabalhar e ou ter alguma empresa e sabemos muito bem do que falo. O Brasil tem que mudar de atitude... não só com a VRG.
[/b]
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

É bom mesmo que tire do a VARIG do buraco, porque qual o brasileiro que não é fan desta empresa pioneira, ahn?
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9506
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

E a notícia corre o mundo. Via JORNAL DE ANGOLA (25/03/05):

TAP e Varig negoceiam fusão

Os governos do Brasil e de Portugal estão a promover uma grande negociação para juntar a companhia aérea brasileira Varig e a Transportadora Aérea Portuguesa (TAP), escreve a revista “Isto É” na edição desta semana.
De acordo com a reportagem, a operação está a ser conduzida em sigilo pelo vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, e só não foi ainda concluída devido à recente troca do Governo português.
A revista diz que, segundo fontes do Planalto, o novo primeiro- ministro português, José Sócrates, está a analisar o negócio, mas já estaria comprometido em aceitar a união entre as duas empresas aéreas.
A busca de uma solução para a grave crise financeira da Varig arrasta-se há meses e a procura por um parceiro internacional começou quando o Ministério da Fazenda recusou qualquer possibilidade de usar o dinheiro dos contribuintes para salvar a companhia.
A matéria da “Isto É” informa também que o empresário baiano Nelson Tanure, “especialista na compra de empresas falidas”, também estaria interessado na aquisição da Varig, assim como os grupos portugueses Espírito Santo e Pestana, além de um banco suíço.
No início de Março, em nota divulgada à imprensa, o grupo de turismo Pestana reafirmou seu interesse em adquirir 20 por cento da companhia Varig.
A proposta do Pestana foi encaminhada em Novembro passado pela EuroAtlantic, empresa de aviação do grupo, a representantes do governo, da Varig e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), responsável por financiar projectos de infra-estrutura no Brasil.
De acordo com especialistas ouvidos pela “Isto É”, o negócio com a TAP é o que faria mais sentido.
A operação da TAP para o Brasil, actualmente com 38 voos semanais, já representa 22 por cento das receitas totais da companhia aérea.
Além disso, alegam os especialistas, seu administrador-delegado, Fernando Pinto, é brasileiro, ex-presidente da Varig, e conseguiu que a TAP se tornasse uma empresa lucrativa.
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 672
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:05
Localização: Brasília-DF
Contato:

...

Mensagem por RockboyDF »

Uma empresa pode ser lucrativa mesmo que seu passivo seja maior que seu patrimônio. Tá havendo uma confusão de conceitos. A OPERAÇÃO é lucrativa se os ganhos superam os custos da atividade fim. O BALANÇO é negativo se os passivos totais não superam os ativos totais. Ou seja, se um vôo custa menos para a empresa do que ela vai receber em receita por aquele vôo específico, então a atividade "Vôo" é lucrativa. Num cenário hipotético de variáveis econômicas estáticas e de lucro constante, em um dado período X de tempo o lucro da operação faria os ativos superarem os passivos. Óbvio que esse período X, no caso da Varig é quase incalculável, mas serve apenas pra explicar o raciocínio.
Leonardo Vasconcelos- SBBR
Responder