História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Oi , José Arthur
AINDA TEM UM PERIGO PELA FRENTE ! NÃO SEI SE O ACÊRVO DO MUSEU DA VARIG FOI DOADO , COMPRADO OU TEM ALGUM TIPO DE COMODATO . TEMOS QUE FICAR ATENTOS . OLHA O CASO DOS CARROS DA ULBRA !!!! IRÃO a LEILÃO .
Abs
Sérgio Bica
AINDA TEM UM PERIGO PELA FRENTE ! NÃO SEI SE O ACÊRVO DO MUSEU DA VARIG FOI DOADO , COMPRADO OU TEM ALGUM TIPO DE COMODATO . TEMOS QUE FICAR ATENTOS . OLHA O CASO DOS CARROS DA ULBRA !!!! IRÃO a LEILÃO .
Abs
Sérgio Bica
-
- MASTER
- Mensagens: 2950
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
- Localização: Curitiba-PR-BR
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Alô Starliner !
O DC-3 PT-KZG foi comprado há anos atrás por um grupo do Aero Clube do Rio Grande do Sul-Belém Novo, e num grande esforço envolvendo VEM, Rio-Sul e diversos fornecedores foi totalmene recuperado e posto para voar em Belém Novo com o prefixo PP-VBN em lindas cores da Varig até o DAC, faz tempo, invocar que não poderiam cobrar, ou receber doações, para transportar passageiros, então o projeto fez água, ou groundeou, e o VBN foi vendido a um apaixonado por velhas águias de Mocóca-SP, aquele do hangarzão azul, do VP-CBA(AFA pois não se confirma), ... e o VBN tem ninho no interiror de São Paulo ...,
O DC-3 PT-KZG foi comprado há anos atrás por um grupo do Aero Clube do Rio Grande do Sul-Belém Novo, e num grande esforço envolvendo VEM, Rio-Sul e diversos fornecedores foi totalmene recuperado e posto para voar em Belém Novo com o prefixo PP-VBN em lindas cores da Varig até o DAC, faz tempo, invocar que não poderiam cobrar, ou receber doações, para transportar passageiros, então o projeto fez água, ou groundeou, e o VBN foi vendido a um apaixonado por velhas águias de Mocóca-SP, aquele do hangarzão azul, do VP-CBA(AFA pois não se confirma), ... e o VBN tem ninho no interiror de São Paulo ...,
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
SBBI/SBCT
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Olá Marco.Marco SBCT escreveu:... e o VBN foi vendido a um apaixonado por velhas águias de Mocóca-SP, aquele do hangarzão azul, do VP-CBA(AFA pois não se confirma)
Não é AFA não... é verídico.
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Achei 12 DC-3 que foram Execitivos no Brasil . Se alguém souber os prefixos dos DC-3 Executivos dos seguintes proprietários , por favor me enviem .Sergio de Faria Bica escreveu:Oi , Cursio
Abusando da sua paciência , você teria os prefixos dos DC-3 que foaram usados como Executivos no Brasil ?
Um bom domingo
Sérgio Bica
Moura Andrade
Francisco Catão
Olavo da Fontoura
Gov. do Paraná
Banco da Amazônia
Lider Táxi-Aéreo
Abs
Sérgio Bica
-
- MASTER
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Sergio de Faria Bica escreveu:Achei 12 DC-3 que foram Execitivos no Brasil . Se alguém souber os prefixos dos DC-3 Executivos dos seguintes proprietários , por favor me enviem .Sergio de Faria Bica escreveu:Oi , Cursio
Abusando da sua paciência , você teria os prefixos dos DC-3 que foaram usados como Executivos no Brasil ?
Um bom domingo
Sérgio Bica
Moura Andrade
Francisco Catão
Olavo da Fontoura
Gov. do Paraná
Banco da Amazônia
Lider Táxi-Aéreo
Abs
Sérgio Bica
Moura Andrade PT-AOB c/n 9068 "Guanabara"
Francisco Catão PP-DSC c/n 19230
Olavo da Fountoura PP-DLM c/n 20586
Governo do Paraná PP-EDL c/n 4910
Banco da Amazonia PT-BIG c/n 13790/25235 ( Banco de Crédito da Amazônia)
Líder Taxi Aéreo PT-CEV c/n 20182
Starliner - GIG
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Frota de RICO -Rondonia Indústria e ComércioSergio de Faria Bica escreveu:Bom , aí faltaria mencionar a RICO , que operou ao redor de 25 DC-3 ! O colega Cedrini tem os prefixos da "pequena" frota do Cmte . Mickey
Sérgio Bica
PP-AJC 20402
PP-AJD 6193
PP-CCM 19613
PP-CES 11689
PP-SAE 18992
PP-VBW 25989
PT-BHP 19245
PT-KTV 6015
PP-KTX 11863
PT-KTY 11683
PT-KTZ 26343
PT-KUA 32785
PT-KUC 4347
PT-KUD 19778
PT-KUR 9932
PT-KUW 34303
PT-KUY 19008
PT-KVK 34296
PT-KVN 18993
PT-KVR 9985
PT-KVS 20428
PT-KVT 12147
PT-KVU 12356
PT-KVX 20210
PT-KXR 19055
PT-KYX 13821
PT-KYZ 11837
PT-KZH 10172
PT-KZJ 13538
PT-KZM 4621
PT-KZV 19775
PT-KZW 34268
PT-LBK 13156
PT-LBL 20055
PT-LBM 20586
A maioria deles era ex Cruzeiro e ex FAB.
Fica difícil dizer quais exatamente operaram efetivamente, pois muitos foram utilizados somente para "spare parts" e ficavam estacionados em Manaus
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Oi, StarlinerStarliner escreveu:Sergio de Faria Bica escreveu:Achei 12 DC-3 que foram Execitivos no Brasil . Se alguém souber os prefixos dos DC-3 Executivos dos seguintes proprietários , por favor me enviem .Sergio de Faria Bica escreveu:Oi , Cursio
Abusando da sua paciência , você teria os prefixos dos DC-3 que foaram usados como Executivos no Brasil ?
Um bom domingo
Sérgio Bica
Moura Andrade
Francisco Catão
Olavo da Fontoura
Gov. do Paraná
Banco da Amazônia
Lider Táxi-Aéreo
Abs
Sérgio Bica
Moura Andrade PT-AOB c/n 9068 "Guanabara"
Francisco Catão PP-DSC c/n 19230
Olavo da Fountoura PP-DLM c/n 20586
Governo do Paraná PP-EDL c/n 4910
Banco da Amazonia PT-BIG c/n 13790/25235 ( Banco de Crédito da Amazônia)
Líder Taxi Aéreo PT-CEV c/n 20182
O PP-DSC era do Adhemar de Barros , que além dele tinha uma frota variada de aeronaves.
Quando Jânio Quadros assumiu a Presidência , o Adhemar usou o PP-DSC para fugir e se exilar no Paraguai .
Obrigado pela sua atenção
Sérgio Bica
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Segundo meus registros , os demais DC-3 executivos foram os seguintes :
PP-VBT VARIG (servindo em tempo diferente , Janio Quadros e posteriormente JK)
PP-ANY NACIONAL ( Campanha de JK para Presidente )
PP-YPU Grupo Pignatari (Baseado em POA )
PT-BQX Oscar H. Ferreira Filho ( Para Campanha de Lacerda )
PT-CGL Grupo Ometto ( Segundo DC-3 , que substituiu o PT-BQX )
Sérgio Bica
PP-VBT VARIG (servindo em tempo diferente , Janio Quadros e posteriormente JK)
PP-ANY NACIONAL ( Campanha de JK para Presidente )
PP-YPU Grupo Pignatari (Baseado em POA )
PT-BQX Oscar H. Ferreira Filho ( Para Campanha de Lacerda )
PT-CGL Grupo Ometto ( Segundo DC-3 , que substituiu o PT-BQX )
Sérgio Bica
-
- MASTER
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Sérgio,
Eis os dados que possuo sobre o PP-DSC:
c/n 19230 C-47A-70-DL
42-100767 USDAAF entregue em 08.12.1943
NC64104 Mor-Fresh Air Express
NC64104 E.F.Drew (firma comercial brasileira)
Chegou ao Rio em 04.10.1948
PP-DSC 1ª vistoria em 14.12.1948 proprietário Ademar de Barros
PP-DSC Hélio Leitão de Almeida em 23.11.1961
PP-DSC Francisco João Bocayuva Catão 05.12.1961
PP-FOR doado em 21.12.1969 ao Projeto Rondon "Uirapurú"
última vistoria em 01.12.1972 com 5.876 horas de vôo
PP-FOR acidentado em Bias Fortes, Minas Gerais 18.10.1974 com o falecimento de 9 pessoas.
Tinha 6.500:24 hrs.de vôo ( bem pouco voado, para um DC-3)
Starliner
Eis os dados que possuo sobre o PP-DSC:
c/n 19230 C-47A-70-DL
42-100767 USDAAF entregue em 08.12.1943
NC64104 Mor-Fresh Air Express
NC64104 E.F.Drew (firma comercial brasileira)
Chegou ao Rio em 04.10.1948
PP-DSC 1ª vistoria em 14.12.1948 proprietário Ademar de Barros
PP-DSC Hélio Leitão de Almeida em 23.11.1961
PP-DSC Francisco João Bocayuva Catão 05.12.1961
PP-FOR doado em 21.12.1969 ao Projeto Rondon "Uirapurú"
última vistoria em 01.12.1972 com 5.876 horas de vôo
PP-FOR acidentado em Bias Fortes, Minas Gerais 18.10.1974 com o falecimento de 9 pessoas.
Tinha 6.500:24 hrs.de vôo ( bem pouco voado, para um DC-3)
Starliner
Starliner - GIG
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Starliner
Obrigado pela informação . Conheci o PP-DSC quando eu ainda era criança e Getúlio Vargas o usou mais de uma vez . Não sabia que era o mesmo do Chico Catão . Veja como são as revistas : ná época , numa reportagem sôbre o Catão , seus negócios e seus aviões dizia-se que o seu DC-3 tinha sido comprado direto da fábrica e que era o DC-3 menos voado do mundo ! Pelo que eu sei , o PP-DSC era C-47 puro ,onde só foram colocadas poltronas , mas continuava com piso reforçado e porta dupla.
Quanto a doação ao projeto RONDON eu sabia , bem como o acidente , ao penetrar em formações pesadas , ocasionando a ruptura da asa e o consequente final trágico .
Assim sendo , pelas minhas contas seriam 11 os DC-3 Executivos e mais o PP-VBN , que é um "fora de série"
Abs
Sérgio Bica
Obrigado pela informação . Conheci o PP-DSC quando eu ainda era criança e Getúlio Vargas o usou mais de uma vez . Não sabia que era o mesmo do Chico Catão . Veja como são as revistas : ná época , numa reportagem sôbre o Catão , seus negócios e seus aviões dizia-se que o seu DC-3 tinha sido comprado direto da fábrica e que era o DC-3 menos voado do mundo ! Pelo que eu sei , o PP-DSC era C-47 puro ,onde só foram colocadas poltronas , mas continuava com piso reforçado e porta dupla.
Quanto a doação ao projeto RONDON eu sabia , bem como o acidente , ao penetrar em formações pesadas , ocasionando a ruptura da asa e o consequente final trágico .
Assim sendo , pelas minhas contas seriam 11 os DC-3 Executivos e mais o PP-VBN , que é um "fora de série"
Abs
Sérgio Bica
-
- PC
- Mensagens: 239
- Registrado em: Seg Mai 09, 2005 12:40
- Localização: petropolis, rj
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Minha modesta contribuição. Scanneadas da AERO novembro/dezembro 1975






-
- PC
- Mensagens: 239
- Registrado em: Seg Mai 09, 2005 12:40
- Localização: petropolis, rj
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
TENTANDO CORRIGIR O VASP E DETALHAMENTO EM DUAS PARTES






-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
A foto do PP-NAT , Ex NAB , lembra que o último DC-3 fabricado foi comprado pela NAB.
Alguém sabe o prefixo e o número de série ?
Sérgio Bica
Alguém sabe o prefixo e o número de série ?
Sérgio Bica
-
- MASTER
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
DC-3D c/n 42979 NC34983 Douglas Aircraft Corp.
PP-NAL Navegação Aérea Brasileira 06.05.1946
Linha Aérea Transcontinental Brasileira fretado
Acidentado 06.06.1951 Sarapuí, R.J com o falecimento de duas das dezenove pessoas
a bordo.
DC-3D c/n 42980 NC34984 Douglas Aircraft Corp.
PP-NAM Navegação Aérea Brasileira 06.05.1946
PP-NAM Vasp 28.01.1963
PP-NAM Projeto Rondon
2092 Força Aérea Brasileira
PT-KVC Clube Náutico Água Limpa 12.10.1978
PT-KVC Master Aerotáxi 31.01.1985
Certificado expirado 01.09.1985
Existiu uma Master Aerotáxi Ltda de Porto Velho/Rondonia que teria operado o PT-KVC e o PT-KVP todavia jamais ví uma foto destas aeronaves com este nome.
Starliner
PP-NAL Navegação Aérea Brasileira 06.05.1946
Linha Aérea Transcontinental Brasileira fretado
Acidentado 06.06.1951 Sarapuí, R.J com o falecimento de duas das dezenove pessoas
a bordo.
DC-3D c/n 42980 NC34984 Douglas Aircraft Corp.
PP-NAM Navegação Aérea Brasileira 06.05.1946
PP-NAM Vasp 28.01.1963
PP-NAM Projeto Rondon
2092 Força Aérea Brasileira
PT-KVC Clube Náutico Água Limpa 12.10.1978
PT-KVC Master Aerotáxi 31.01.1985
Certificado expirado 01.09.1985
Existiu uma Master Aerotáxi Ltda de Porto Velho/Rondonia que teria operado o PT-KVC e o PT-KVP todavia jamais ví uma foto destas aeronaves com este nome.
Starliner
Starliner - GIG
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Obrigado , Starliner
Quanto a tal de Master Aerotáxi na época saiu numa das revistas semanais , uma reportagem com um dos sócios e piloto , cmte. Rogério , gaúcho de Cachoeira do Sul , conhecido por ter sido namorado da filha do ditador Trujillo ( Flor de Oro de Trujillo). Na reportagem aparecia uma foto do KVC , nas cores verde branco e amarelo .
Sérgio Bica
Quanto a tal de Master Aerotáxi na época saiu numa das revistas semanais , uma reportagem com um dos sócios e piloto , cmte. Rogério , gaúcho de Cachoeira do Sul , conhecido por ter sido namorado da filha do ditador Trujillo ( Flor de Oro de Trujillo). Na reportagem aparecia uma foto do KVC , nas cores verde branco e amarelo .
Sérgio Bica
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Prezados amigos Forenses.
Esse tópico está se tornando a cada dia mais especia,l mais nostálgico e mais emocionante com revelações por parte dos usuários, com várias informações que muito interessam a todos os amantes da aviação, pricipalmente aos mais jovens.
Segue nesta mais alguns dados a respeito do tema DC-3.
Flap Internacional > nº 372 > setembro de 2003
O eterno Clássico e volta
http://img161.imageshack.us/img161/8828/igm350.jpg
Aviação em Revista > nº 654 > março de 2001
O milésimo passageiro
http://img161.imageshack.us/img161/4773/igm351.jpg
Aviação em Revista > nº > 644 > março de 1999.
O DC-3 No Aeroclube do Rio Grande do Sul.
http://img161.imageshack.us/img161/129/igm352.jpg
http://img161.imageshack.us/img161/1138/igm353.jpg
Revista Flap Internacional. nº 376 > 2ª quinz. dez 2003/ 1ª quinz. jan. 2004.
Belíssima foto de um DC-3.
http://img2.imageshack.us/img2/5282/igm354.jpg
Abraços
Cursio
Esse tópico está se tornando a cada dia mais especia,l mais nostálgico e mais emocionante com revelações por parte dos usuários, com várias informações que muito interessam a todos os amantes da aviação, pricipalmente aos mais jovens.
Segue nesta mais alguns dados a respeito do tema DC-3.
Flap Internacional > nº 372 > setembro de 2003
O eterno Clássico e volta
http://img161.imageshack.us/img161/8828/igm350.jpg
Aviação em Revista > nº 654 > março de 2001
O milésimo passageiro
http://img161.imageshack.us/img161/4773/igm351.jpg
Aviação em Revista > nº > 644 > março de 1999.
O DC-3 No Aeroclube do Rio Grande do Sul.
http://img161.imageshack.us/img161/129/igm352.jpg
http://img161.imageshack.us/img161/1138/igm353.jpg
Revista Flap Internacional. nº 376 > 2ª quinz. dez 2003/ 1ª quinz. jan. 2004.
Belíssima foto de um DC-3.
http://img2.imageshack.us/img2/5282/igm354.jpg
Abraços
Cursio
-
- PC
- Mensagens: 239
- Registrado em: Seg Mai 09, 2005 12:40
- Localização: petropolis, rj
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Copiei de alguma revista que não me lembro, não sei se era Flap. Este hangar foi construido só para ele, no interior de São Paulo.


-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Bom dia amigos Forenses.
Revista Flap Internacional > nº 366 março/abril 2003
O Douglas DC-3 é registrado na categoria " Histórica"
http://img56.imageshack.us/img56/4182/igm358.jpg
Abraços
Cursio
Revista Flap Internacional > nº 366 março/abril 2003
O Douglas DC-3 é registrado na categoria " Histórica"
http://img56.imageshack.us/img56/4182/igm358.jpg
Abraços
Cursio
-
- PC
- Mensagens: 155
- Registrado em: Ter Jun 02, 2009 18:00
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Prezados colegas,
Assim como vcs, sou um profundo admirador de aeronaves antigas, em especial, os DC-3s.
Peço licença para informar que estou construindo um blog intitulado "Projeto DC-3":
http://projetodc3.blogspot.com/ cujo o objetivo é a de fornecer a localização e contar a trajetória das aeronaves Dc-3 ainda existentes no Brasil.
É minha humilde contribuição para com a história da aviação nacional e mundial, já que no país do inventor do avião, pouco se faz para preservar essaa história.
Por isso peço a colaboração de todos para que, juntos, possamos construir este projeto.
Já tenho no blog, 12 DC-3s, faltando o da Brigada Paraquedista (PP-AKA), o do parque em São Paulo, o do Ecoparck doado pela TAF (PT-KZF) os C-47s do Musal, o DC-3 Equatoriano, o Rose da TAM e o Turbo PR-MGF.
Preciso de momento, informações detalhadas e fotos sobre o PP-AKA lá da Brigada Paraquedista no Campo dos Afonsos. Só fui descobri que ele existia, olhando o Google Earth.
Estou aceitando qualquer outra informação ou correções de informações adicionadas no blog.
Obrigado
Gabriel
Assim como vcs, sou um profundo admirador de aeronaves antigas, em especial, os DC-3s.
Peço licença para informar que estou construindo um blog intitulado "Projeto DC-3":
http://projetodc3.blogspot.com/ cujo o objetivo é a de fornecer a localização e contar a trajetória das aeronaves Dc-3 ainda existentes no Brasil.
É minha humilde contribuição para com a história da aviação nacional e mundial, já que no país do inventor do avião, pouco se faz para preservar essaa história.
Por isso peço a colaboração de todos para que, juntos, possamos construir este projeto.
Já tenho no blog, 12 DC-3s, faltando o da Brigada Paraquedista (PP-AKA), o do parque em São Paulo, o do Ecoparck doado pela TAF (PT-KZF) os C-47s do Musal, o DC-3 Equatoriano, o Rose da TAM e o Turbo PR-MGF.
Preciso de momento, informações detalhadas e fotos sobre o PP-AKA lá da Brigada Paraquedista no Campo dos Afonsos. Só fui descobri que ele existia, olhando o Google Earth.
Estou aceitando qualquer outra informação ou correções de informações adicionadas no blog.
Obrigado
Gabriel
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2003
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Douglas C-53D-DO (Cn 11683). Convertido para DC3A (42-68756) e com os registros:Sergio de Faria Bica escreveu:A foto do PP-NAT , Ex NAB , lembra que o último DC-3 fabricado foi comprado pela NAB.
Alguém sabe o prefixo e o número de série ?
Sérgio Bica
PP-PBU (Panair do Brasil), PP-NAT (Vasp) e PT-KTY (Vasp).
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)