Nova marca da TAM?

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Regis
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Regis »

TAM reformula marca e diz que focará no atendimento

Empresa tenta resgatar imagem após acidente

JANAINA LAGE
EM SÃO PAULO

A TAM anunciou ontem mudanças na logomarca e o lançamento da maior campanha publicitária da história da companhia. Segundo o presidente da TAM, David Barioni, a idéia é resgatar a imagem de qualidade do serviço, que havia sido deixada de lado.
A logomarca ganhou contornos mais arredondados e o símbolo de uma gaivota estilizada na cor azul. Segundo Manoela Amaro, diretora de marketing, era preciso "humanizar" a imagem da empresa.
A campanha inclui oito filmes publicitários com veiculação no Brasil e no exterior e encartes em mídia impressa. O valor do investimento não foi divulgado.
O tema da campanha é o compromisso dos empregados. A primeira peça exibe um avião com as assinaturas dos mais de 22 mil empregados.
"Na última administração, a TAM valorizou demais o lucro a qualquer preço, e isso se voltou contra a companhia. Significou degradar o serviço. O que faz diferença para o passageiro é ser bem tratado no balcão e não ter apagão no Natal. É uma tentativa de mostrar que eles mudaram", avalia Paulo Bittencourt Sampaio, consultor em aviação.
A companhia teve a imagem prejudicada também em razão do acidente em Congonhas que matou 199 pessoas em julho do ano passado.
A TAM acaba de assumir a liderança nas operações e no número de passageiros transportados no hemisfério Sul, de acordo com um estudo da Bain & Company, que indica uma média de 21.800 operações/ mês e de 2,251 milhões de passageiros/mês.
Dados de janeiro da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) mostram que a TAM ocupa a liderança com 48,55% do mercado doméstico e 67,04% no internacional. Para se tornar mais reconhecida no exterior, passará a usar o nome TAM Airlines fora do Brasil.
Barioni, que assumiu a presidência no final do ano passado, estima que a padronização de aeronaves, lojas e balcões de check-in ocorrerá dentro de 24 meses. O executivo afirmou que a empresa está investindo em treinamento de pessoal, o que inclui até aulas de comportamento para comissários. No último ano, a TAM contratou em média 700 pessoas por mês.
Até julho, a empresa deve anunciar a adesão a uma aliança internacional. Analistas citam a Star Alliance. A TAM vai criar três novos vôos internacionais neste ano, possivelmente para os EUA e a Europa.

Fonte: Folha de S. Paulo- 22/02/08.
Cmte Rafael
PC
PC

Mensagem por Cmte Rafael »

Manlio escreveu:Olha, ficou chique! Realmente a pintura antiga era muito feia, não digna de uma cia que é a maior do Brasil. E gostei muito de ter tirado o ORGULHO DE SER BRASILEIRA porque eu ñ tenho orgulho nenhum de ser brasileiro! :D
Manlio,

Permita-me concordar com a sua primeira frase. Realmente ficou muito, muito chique. Absolutamente aprovada. Acredito que está mais arrojada e digna da maior do Brasil.
Parmita-me também, discordar veementemente da segunda frase. Sentirei muita falta do ORGULHO DE SER BRASILEIRA, pois entendo que ter orgulho da nossa nacionalidade vai muito além da política e futebol. Nada mais emocionamente do que andar no Charles de Gaulle (Paris) e ver nossos aviões com essa frase lá, fato que ocorreu comigo em dezembro. Espero que, mesmo com o discreto BRASIL escrito nas "novas turbinas brancas", possam levar onde forem, o orgulho, sim, muito orgulho de ser brasileiro. Orgulho e esperança.

Abraço
Cmte Rafael - SBBR
"VOAR É PRECISO!"
lumontjr
PC
PC

Mensagem por lumontjr »

Cmte Rafael escreveu:
Manlio escreveu:Olha, ficou chique! Realmente a pintura antiga era muito feia, não digna de uma cia que é a maior do Brasil. E gostei muito de ter tirado o ORGULHO DE SER BRASILEIRA porque eu ñ tenho orgulho nenhum de ser brasileiro! :D
Manlio,

Permita-me concordar com a sua primeira frase. Realmente ficou muito, muito chique. Absolutamente aprovada. Acredito que está mais arrojada e digna da maior do Brasil.
Parmita-me também, discordar veementemente da segunda frase. Sentirei muita falta do ORGULHO DE SER BRASILEIRA, pois entendo que ter orgulho da nossa nacionalidade vai muito além da política e futebol. Nada mais emocionamente do que andar no Charles de Gaulle (Paris) e ver nossos aviões com essa frase lá, fato que ocorreu comigo em dezembro. Espero que, mesmo com o discreto BRASIL escrito nas "novas turbinas brancas", possam levar onde forem, o orgulho, sim, muito orgulho de ser brasileiro. Orgulho e esperança.

Abraço
Tudo bem quanto a se ter "orgulho de ser brasileiro". Agora, anunciar isso em letras garrafais numa fuselagem de avião, me parece coisa de colonizados, além de ser ufanista e ofensivo. Ainda bem que, no exterior, os gringos nem desconfiam o que quer dizer aquela poluidora sopa de letras...
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Cmte Rafael
PC
PC

lumontjr escreveu:
Cmte Rafael escreveu:
Manlio,

Abraço
Tudo bem quanto a se ter "orgulho de ser brasileiro". Agora, anunciar isso em letras garrafais numa fuselagem de avião, me parece coisa de colonizados, além de ser ufanista e ofensivo. Ainda bem que, no exterior, os gringos nem desconfiam o que quer dizer aquela poluidora sopa de letras...
Bom..
Air France, JAL, South African Airways, Finnair, US Air, Aeroflot, Alitalia, entre tantas outras...Todas com cores nacionais ou alguma alusão mais expressa ao seu país. Quanto à TAM, quando põe um verde e amarelo é "jamaica colours"??? Cadê a tradicional bandeira? Apagando e concordando, acredito que o lema correto seria realmente vergonha de ser brasileiro. Orgulho de ser brasileira é ofensivo e ufanista?? Não esqueçamos que entraremos (salvo engano) na Star Alliance.
Tudo bem..vivemos em uma democracia.

Como disse um amigo do fórum...cada um com sua opinião e cada um com seus "pobrema".
Cmte Rafael - SBBR
"VOAR É PRECISO!"
AntonioMelo
PC
PC
Contato:

Mensagem por AntonioMelo »

Olha, não gostei... parece ser um trabalho amador e não de uma empresa séria.

Gostava mesmo era do vermelho incluindo turbinas (cor da companhia) com os detalhes em verde e amarelo (cores do Brasil). Esqueçam a Jamaica. Não tem nada a ver.

Quanto ao Orgulho de Ser Brasileiro, motivo também de discordância, acho que uma bandeira estilizada (não precisa ser completa em todos os seus detalhes) com o nome Brasil embaixo é mais do que suficiente. O nome Brasil nas turbinas parece ter sido largado ali como se não houvesse outro local melhor (ficou péssimo). Deveria ser no mínimo ao lado do nome TAM.

Enfim, como já disseram aqui, uma cópia muito mal feita da Virgin.
Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
Alisson
PC
PC
Contato:

Mensagem por Alisson »

alvarosp17
PP
PP

Mensagem por alvarosp17 »

Até que ficou legal, mas o vermelho deveria ser mais rosado, ja que este ai ta parecendo um vermelho antigo.
Manlio
PC
PC

Mensagem por Manlio »

Olá amigos... a pintura da TAM realmente deixa a desejar, mas certamente é melhor do que era. Talvez na próxima acertem a mão.. :D O escrito "Brasil" realmente ficou "largado" na turbina" e turbina branca é muito simples mesmo... Todavia o aspecto mais clean não poluí tanto nossos olhos de informação, não cansa. O "Orgulho de ser brasileira" ou stickers de web-site da cia poluíam a pintura.

Foi o adotado também pela VARIG, um aspecto mais clean, que independente de paixão pela marca, é um C/S muito mais bonito e agradável que o novo da TAM.

Novamente a respeito do "Orgulho de ser Brasileira", independente de nacionalismo são poucas as cias que possuem alguma frase alusiva ao país. Ex: Alitalia, Lufthansa... E ao meu ver é algo meio ufanista mesmo, como disse nosso amigo do fórum. Não vamos entrar no mérito de termos orgulho ou não de nosso país... isso é muito pessoal e não vamos chegar a lugar nenhum discutindo isso.. :D

Interessante que sempre que se fala de pinturas aqui no fórum o assunto rende, é um tema muito interessante.
_________

Um abraço,
Fabrizio Manlio
Electra
MASTER
MASTER

Mensagem por Electra »

Tenho orgulho de ser brasileiro mas não acho necessário escrever isso em tudo quanto é canto.

Comparando com a pintura anterior, ficou melhorzinha. Em termos absolutos, nada de mais.
No motor, poderia ter a faixa azul em diagonal no centro, com a mesma inclinação do bordo de ataque da cauda, sendo, atrás da faixa azul em diagonal, pintado de vermelho, e a frente, de branco, como se fosse uma reprodução da parte dianteira do cone de cauda. Ia ficar bem melhor do que simplesmente pintar totalmente de branco ou de vermelho.
Sobre a gaivota, me dá a impressão de estar cobrindo o nome TAM por isso, na minha opinião, em vez de estar na frente do nome todo, deveria estar na frente apenas da letra ´´A``, como se fosse a perna horizontal desta letra.
Grato desde já!
Abraços!!!
Cmte Rafael
PC
PC

Quando falamos sobre pinturas, realmente o assunto é bem interessante. Concordo, mais uma vez, sobre o Brasil "largado", diferente de Portugal na pintura da TAP por exemplo. Recordo-me do BRASIL na pintura da Varig há pouco tempo atrás. Acho muito mais bonito. Gosto é gosto né? :D

Por falar nisso, já houve concurso com sugestões sobre pinturas de aviões? Exemplo: Pinturas da TAM. Escolhe-se a melhor sugestão. O que acham?

Sinceramente, nada mais saudoso do que a clássica pintura da Varig com Ícaro, ou a Cruzeiro...Transbrasil...
Cmte Rafael - SBBR
"VOAR É PRECISO!"
darksjr
PC
PC

Mensagem por darksjr »

Achei de muito mal gosto...realmente esperava mais de uma companhia como a TAM...o conjunto não representa uma pintura de uma empresa grande parece uma regional...achei que ela não valorizou em nada a marca.

:(
clipper flying cloud

Mensagem por clipper flying cloud »

Há algum tempo aguardava alguma renovação relevante mas foi previsível demais o resultado. Uma empresa como a TAM poderia seguramente apresentar algo melhor, e acho que essa foi uma oportunidade desperdiçada de mudança...
Responder