Conheça o Gripen do Brasil, o caça com DNA brasileiro
Fantástico passou três dias na Suécia e mostra, com exclusividade, a linha de produção do caça que tem bombas inteligentes que acertam alvos fora do alcance visual do piloto.
Por Fantástico - Rede Globo
É um barulho que faz parte da rotina de Linköping, sul da Suécia. É nesta cidade que está nascendo o Gripen do Brasil. O caça ainda não saiu do chão. A poucos dias do primeiro voo, o Fantástico passou três dias na Suécia e mostra, com exclusividade, a linha de produção da aeronave.
O caça tem mísseis e bombas inteligentes que acertam alvos fora do alcance visual do piloto. E nessa era de hackers, o Gripen é todo conectado, mas não pode ser invadido.
Países como a Hungria, República Tcheca, África do Sul, Tailândia usam os caças Gripen. Mas o Gripen que vem aí é de uma nova geração, com DNA brasileiro. Seis empresas do Brasil estão produzindo e equipando o caça.
Os primeiros 13 caças estão sendo produzidos inteiramente na Suécia, acompanhados por uma equipe da FAB. Oito unidades vão ser fabricadas na Suécia e depois finalizadas no Brasil. Já os últimos 15 aviões serão produzidos e montados em um centro de produção conjunto da brasileira Embraer e da sueca Saab, no interior de São Paulo.
Depois do primeiro voo, o caça brasileiro ainda vai passar por uma bateria de testes. A previsão é que o primeiro Gripen seja entregue às forças brasileira em 2021.
>>>> Assista a reportagem completa: https://globoplay.globo.com/v/7852545/
FAB: Conheça o Gripen do Brasil - Rede Globo
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- Fundador
- Mensagens: 9652
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
-
- Fundador
- Mensagens: 9652
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Re: FAB: Conheça o Gripen do Brasil - Rede Globo
Nota Oficial da SAAB:
A Saab completou com sucesso hoje (26/AGO) o primeiro voo do caça Gripen JAS 39E brasileiro.
O Gripen E, serial 39-6001, decolou pela primeira vez do Aeroporto de Linköping, Suécia às 14h41 (09h41 em Brasília), conduzido pelo piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg. A duração do voo foi de 65 minutos e incluiu testes de manobrabilidade e qualidade de voo em diferentes altitudes e velocidades. O principal objetivo foi verificar que o comportamento da aeronave estava de acordo com as expectativas.
"Este marco é um legado para a grande parceria entre a Suécia e o Brasil. Menos de cinco anos após a assinatura do contrato, o primeiro Gripen Brasileiro alçou seu primeiro voo", disse Håkan Buskhe, Presidente e CEO da Saab.
Este é o primeiro Gripen brasileiro produzido e será utilizado como aeronave de testes no programa de ensaios em voo. A principal diferença em comparação com as aeronaves de teste anteriores é que o 39-6001 dispõe de um cockpit com layout totalmente novo, com a tela panorâmica, chamada "Wide Area Display" (WAD), dois pequenos "Head Down Displays" (sHDD) e um novo "Head Up Display" (HUD). Outra relevante diferença é um moderno sistema de comando de voo "Flight Control System" (FCS), além de modificações de hardware e software.
"Como piloto, foi uma grande honra voar o primeiro Gripen E brasileiro, pois eu sei o quanto isso representa para a Força Aérea Brasileira e todos da Saab e de nossos parceiros brasileiros. O voo foi tranquilo e a aeronave se comportou exatamente como ensaiamos nas bancadas de testes e nos simuladores. Esta também foi a primeira vez que voamos com o Wide Area Display e estou feliz em dizer que minhas expectativas foram atendidas", disse o piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg.
A aeronave 39-6001 irá se juntar ao programa de testes conjunto para futura expansão de envelope, assim como ensaio dos sistemas táticos e sensores.
Na Força Aérea Brasileira, a aeronave será designada F-39 e terá a matrícula FAB 4100.
http://blog.aeroentusiasta.com.br/2019/ ... leiro.html
A Saab completou com sucesso hoje (26/AGO) o primeiro voo do caça Gripen JAS 39E brasileiro.
O Gripen E, serial 39-6001, decolou pela primeira vez do Aeroporto de Linköping, Suécia às 14h41 (09h41 em Brasília), conduzido pelo piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg. A duração do voo foi de 65 minutos e incluiu testes de manobrabilidade e qualidade de voo em diferentes altitudes e velocidades. O principal objetivo foi verificar que o comportamento da aeronave estava de acordo com as expectativas.
"Este marco é um legado para a grande parceria entre a Suécia e o Brasil. Menos de cinco anos após a assinatura do contrato, o primeiro Gripen Brasileiro alçou seu primeiro voo", disse Håkan Buskhe, Presidente e CEO da Saab.
Este é o primeiro Gripen brasileiro produzido e será utilizado como aeronave de testes no programa de ensaios em voo. A principal diferença em comparação com as aeronaves de teste anteriores é que o 39-6001 dispõe de um cockpit com layout totalmente novo, com a tela panorâmica, chamada "Wide Area Display" (WAD), dois pequenos "Head Down Displays" (sHDD) e um novo "Head Up Display" (HUD). Outra relevante diferença é um moderno sistema de comando de voo "Flight Control System" (FCS), além de modificações de hardware e software.
"Como piloto, foi uma grande honra voar o primeiro Gripen E brasileiro, pois eu sei o quanto isso representa para a Força Aérea Brasileira e todos da Saab e de nossos parceiros brasileiros. O voo foi tranquilo e a aeronave se comportou exatamente como ensaiamos nas bancadas de testes e nos simuladores. Esta também foi a primeira vez que voamos com o Wide Area Display e estou feliz em dizer que minhas expectativas foram atendidas", disse o piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg.
A aeronave 39-6001 irá se juntar ao programa de testes conjunto para futura expansão de envelope, assim como ensaio dos sistemas táticos e sensores.
Na Força Aérea Brasileira, a aeronave será designada F-39 e terá a matrícula FAB 4100.
http://blog.aeroentusiasta.com.br/2019/ ... leiro.html
Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

-
- MASTER
- Mensagens: 2461
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
- Localização: Porto Alegre/RS
- Contato:
Re: FAB: Conheça o Gripen do Brasil - Rede Globo
Meus prezados
Primeiro voo do Gripen E 4100 da FAB! (s/n 39-11)
https://youtube.com/watch?v=WyK466iHx8M
Primeiro voo do Gripen E 4100 da FAB! (s/n 39-11)



https://youtube.com/watch?v=WyK466iHx8M
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
-
- Fundador
- Mensagens: 9652
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Re: FAB: Conheça o Gripen do Brasil - Rede Globo
"O 39-6001 recebe o número de código F-39 4100 na Força Aérea Brasileira.
O programa piloto de caça Gripen E foi pilotado em três aviões. As aeronaves de teste são 39-8, 39-9 e 39-10. Além disso, o programa de voo de teste também inclui o 39-7, um caça Gripen D modificado de dois lugares.
Segundo a Saab, até o final de 2019, oito ou nove aeronaves Gripen E estarão no ar."
Fonte: http://lentoposti.fi/uutiset/ensimm_ine ... o_l_hestyy

O programa piloto de caça Gripen E foi pilotado em três aviões. As aeronaves de teste são 39-8, 39-9 e 39-10. Além disso, o programa de voo de teste também inclui o 39-7, um caça Gripen D modificado de dois lugares.
Segundo a Saab, até o final de 2019, oito ou nove aeronaves Gripen E estarão no ar."
Fonte: http://lentoposti.fi/uutiset/ensimm_ine ... o_l_hestyy

Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

-
- MASTER
- Mensagens: 2461
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
- Localização: Porto Alegre/RS
- Contato:
Re: FAB: Conheça o Gripen do Brasil - Rede Globo
Meus prezados
VÍDEO: Como a WAD do Gripen fornece alta consciência situacional

Ficar à frente dos seus oponentes em um espaço de batalha moderno não é fácil. Os pilotos precisam de um sistema de suporte que os ajude a lidar com alto volume de dados e a selecionar e lançar armas no momento certo. Os rápidos avanços tecnológicos também levaram ao desenvolvimento de sensores aprimorados, como resultado, ser o primeiro a saber, tornou-se ainda mais crítico do que antes.
O Wide Area Display (WAD) do Gripen E ajuda os pilotos modernos a serem os primeiros a saber (e agir). O Wide Area Display no Gripen E é uma tela panorâmica de alta resolução (19 x 8 polegadas) que permite uma apresentação redundante e inteligente de informações em todo o seu comprimento. E como isso acontece? O WAD tem capacidade para receber entradas de teclas multitarefa, tela sensível ao toque ou interfaces externas. Ele também processa os dados para fornecer ao piloto as informações exatas que ele ou ela está procurando.
O WAD é configurável para uma visão geral otimizada do espaço de batalha. Pode-se dividir a tela em diferentes partes para obter uma visão simplificada de vários fatores. É muito fácil alternar entre duas telas. Com apenas um toque de um botão, um piloto também pode alterar o layout do WAD para ver um conjunto diferente de dados.
https://youtube.com/watch?v=x-4i9pC4VWc
Fonte: site Poder Aéreo 30 set 2019
VÍDEO: Como a WAD do Gripen fornece alta consciência situacional

Ficar à frente dos seus oponentes em um espaço de batalha moderno não é fácil. Os pilotos precisam de um sistema de suporte que os ajude a lidar com alto volume de dados e a selecionar e lançar armas no momento certo. Os rápidos avanços tecnológicos também levaram ao desenvolvimento de sensores aprimorados, como resultado, ser o primeiro a saber, tornou-se ainda mais crítico do que antes.
O Wide Area Display (WAD) do Gripen E ajuda os pilotos modernos a serem os primeiros a saber (e agir). O Wide Area Display no Gripen E é uma tela panorâmica de alta resolução (19 x 8 polegadas) que permite uma apresentação redundante e inteligente de informações em todo o seu comprimento. E como isso acontece? O WAD tem capacidade para receber entradas de teclas multitarefa, tela sensível ao toque ou interfaces externas. Ele também processa os dados para fornecer ao piloto as informações exatas que ele ou ela está procurando.
O WAD é configurável para uma visão geral otimizada do espaço de batalha. Pode-se dividir a tela em diferentes partes para obter uma visão simplificada de vários fatores. É muito fácil alternar entre duas telas. Com apenas um toque de um botão, um piloto também pode alterar o layout do WAD para ver um conjunto diferente de dados.
https://youtube.com/watch?v=x-4i9pC4VWc
Fonte: site Poder Aéreo 30 set 2019
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável