Página 1 de 2
Fotos antigas de Congonhas.
Enviado: Seg Ago 14, 2006 00:28
por osmair
Pessoal recebi estas fotos de um amigo meu por e-mail. Não sei se alguém já as viu. É bem bacana.
Construção da pista.
Pátio das aeronaves.
Vista da Torre (com um Caravelle, um Electra, um DC-3 e um Scandia)
Saguão
Raridade, um JU-52 da Vasp.
Saguão
Convair 240
A primeira pista
Embarque
Electra na final
Vista aérea déc. 80.
Torre.
Táxis
Ônibus
Pátio
Passageiros
Praia de Paulista. (eu sou chegado nela

)
Mostrando a aviação.
Vista aérea.
Sala de controle.
Fotos de uma época que não volta mais. Hoje, nem terraço tem mais.
Enviado: Seg Ago 14, 2006 10:22
por gugacwb
Não tenho muitos comentários a fazer, a não ser pra dizer que as fotos são excepcionais!! Adorei me transportar até aquele tempo, mesmo não tendo vivido naquela época... E por favor, se tiver mais fotos, compartilhe conosco!!
Abraço,
Gustavo Ribeiro de Francisco
Enviado: Seg Ago 14, 2006 12:40
por Gustavo Martins
Eu viajo quando vejo fotos como essas. Faz agente viajar mesmo não tem como. Que legal aquele homem com a criancinha, mostrando os aviões, sendo que hoje em qualquer aeroporto médio e grande tem aquele vidro impedindo de vc escutar o barulho dos motores, e os entusiastas de tirar fotos, é uma pena. mas valeu pelas fotos!
Enviado: Seg Ago 14, 2006 12:40
por FCM
Época boa!
Lembro do terraço aberto quando estive lá em 1982 após ter voado POA-CGH em Boeing 727-200 da Vasp!
Enviado: Seg Ago 14, 2006 14:54
por José Cursio
Boa tarde amigos do Fórum.
Prezado Osmair:
Parabéns pelas fotos...realmente são raridades. É algo muito valioso que deve ser guardado com muito carinho. Essas fotos me fazem voltar ao passado...vivenciei algumas destas etapas de CGH na minha infância e adolescência; muitas vezes estive em CGH para observar as decolagens e os pousos dos DC 3, Scandia, Curtiss, DC 4 / DC 6 Constellation e outros. Realmente é muito bom voltarmos ao passado através destas fotos. Permitam uma pequena observação a respeito da primeira foto onde se vê algumas máquinas, e homens trabalhando foi quando da construção da primeira linha o metro de São Paulo. Atualmente, é a linha azul (ou Santana-Jabaquara ou norte-sul) que teve início em 1968, e teve a sua inauguração parcial em 1974. Parte da terra tirada da escavação do túnel foi depositada na cabeceira 35 (34 naquela época), permitindo assim alongar a pista em quase 200 metros.
Foi um trabalho incessante diuturnamente, com os caminhões fazendo um vai e vem, danado metro/cgh/metro, caminhão descarrega, trator espalha e outras maquinas compactam a terra ate deixá-las nos níveis atuais. Bons tempos.
Abraços
CURSIO
Enviado: Seg Ago 14, 2006 15:24
por B767
Caramba. Mexeu com minhas emocoes.
Quando trabalhei na VASP, sempre ia ver o movimento no terraco. Que saudade.
Enviado: Seg Ago 14, 2006 20:30
por FABIO XAP
Obrigado por compartilhar estes "tesouros".
Valeu....
Enviado: Ter Ago 15, 2006 07:42
por Anonymous
Fotos maravilhosas prá dizer o mínimo!
E muitíssimo obrigado por compartilhar com todos nós.
Abraços
Irineu
Enviado: Ter Ago 15, 2006 14:16
por marcato
Essas fotos maravilhoas foram divulgadas pela Folha a alguns anos.
Sem duvida são fotos com um imenso valor historico deste aeroporto fantastico.
Quem quiser ver mais fotos antigas de Congonhas eu convido para visitarem um site que eu fiz para este aeroporto que tenho tanto carinho.
o endereço é
http://paginas.terra.com.br/informatica ... congonhas/
Enviado: Ter Ago 15, 2006 19:32
por Maurício
Saudades daquele terraço de CGH, do início dos anos 70, quando eu passava férias no interior de SP e aproveitava para ver MUITOS Viscount, Dart-Herald, YS-11A, Samurai, Avro, Electra II, Caravelle, One-Eleven, B727-100 e B737-200 simultâneamente (!) na capital. Afinal, era o aeroporto mais movimentado do país. E local da minha primeira aterrizagem, no Electra PP-VJM.
Osmair e Marcato, são fotos sensacionais que o tempo não vai apagar...
Obrigado, por divulgarem reminiscências de uma importante parte da história da aviação comercial brasileira.
Maurício.
Enviado: Ter Ago 15, 2006 22:47
por osmair
Ôôô Marcato, bem bacana o site. Parabéns pelo ótimo trabalho.
Enviado: Qua Ago 16, 2006 02:43
por Anonymous
osmair escreveu:Ôôô Marcato, bem bacana o site. Parabéns pelo ótimo trabalho.
Faço minhas as palavras do Osmair e, atendendo pedido no site, mandei uma contribuição que não conseguí postar aquí. Vou pedir ajuda pro Mestre Afonso.
Infelizmente autor desconhecido.
Irineu
Enviado: Qua Ago 16, 2006 11:29
por Anonymous
José Cursio escreveu:Boa tarde amigos do Fórum.
Realmente é muito bom voltarmos ao passado através destas fotos. Permitam uma pequena observação a respeito da primeira foto onde se vê algumas máquinas, e homens trabalhando foi quando da construção da primeira linha o metro de São Paulo. Atualmente, é a linha azul (ou Santana-Jabaquara ou norte-sul) que teve início em 1968, e teve a sua inauguração parcial em 1974. Parte da terra tirada da escavação do túnel foi depositada na cabeceira 35 (34 naquela época), permitindo assim alongar a pista em quase 200 metros.
Foi um trabalho incessante diuturnamente, com os caminhões fazendo um vai e vem, danado metro/cgh/metro, caminhão descarrega, trator espalha e outras maquinas compactam a terra ate deixá-las nos níveis atuais. Bons tempos.
Abraços
CURSIO
Nossa, então quando finalmente construírem o metrô ligando Congonhas à Guarulhos dá pra deixar a pista de congonhas maior que a pista de Gavião Peixoto!!!
Agora temos que escolher qual bairro aterrar, Jabaquara ou Moema??
Essa eu não sabia! qual pista foi, a 34L ou R? Valeu pela informação
Abraço
Enviado: Qua Ago 16, 2006 22:22
por marcato
José Cursio escreveu:
fotos. Permitam uma pequena observação a respeito da primeira foto onde se vê algumas máquinas, e homens trabalhando foi quando da construção da primeira linha o metro de São Paulo. Atualmente, é a linha azul (ou Santana-Jabaquara ou norte-sul) que teve início em 1968, e teve a sua inauguração parcial em 1974. Parte da terra tirada da escavação do túnel foi depositada na cabeceira 35 (34 naquela época), permitindo assim alongar a pista em quase 200 metros.
Foi um trabalho incessante diuturnamente, com os caminhões fazendo um vai e vem, danado metro/cgh/metro, caminhão descarrega, trator espalha e outras maquinas compactam a terra ate deixá-las nos níveis atuais. Bons tempos.
CURSIO
Grande Cursio.
Me permita uma correção.
A foto em questão é na verdade de 1957 e não é do aterro da pista 35L e sim da entao pista 17R.
As ampliações que vc mencionou foram feitas na pista princiapal (atual 17R-35L) sendo que a então cabeceira 16R recebeu mais 130 metros e a então 34L recebeu mais 60 metros.
Nos utimos anos a area proxima a cabeceira 17L tem recebido terra e novos aterros tem sido construidos.
Isso ja permitil uma ampliação desta cabeceira em 60 metros.
Enviado: Sáb Ago 19, 2006 19:11
por Afonso
Que estranho.
Postei a foto.
Ví a foto e de uma hora para outra sumiu o post.

Enviado: Sáb Ago 19, 2006 21:48
por osmair
Ôôô Rosvalmir, qual a data desta relíquia????? Que bela foto!!!!!
Enviado: Seg Ago 21, 2006 08:13
por a340
Lindas fotos. Valeu por compatilhar conosco.
abraço
Enviado: Seg Ago 21, 2006 14:09
por Afonso
Quem me passou foi o Irineu.
Ele deve saber a data correta dessa coisinha linda.

Sobre o Electra PP-VJM
Enviado: Ter Ago 22, 2006 01:16
por rafaelguimaraes
Ao amigo ai que voou nele, vale a pena visitá-lo no MUSAL - Campos dos Afonsos/RJ.
Estive há duas semanas e vale muito a visita! Estavam gravando um documentário sobre o Santos Dumont até...
PS: Ouvi dizer que cortaram a cauda do Electra para ele entrar no hangare depois remendaram...é verdade? PECADO MORTAL!
Um bivho desse deveria ser preservado em condições de vôo!
Enviado: Ter Ago 22, 2006 07:45
por Anonymous
Rosvalmir Afonso escreveu:Quem me passou foi o Irineu.
Ele deve saber a data correta dessa coisinha linda.

Por outro lado, essa foto foi-me enviada por um amigo, Douglas Razaboni, de Jaguariúna.
Ela rolou num forum ferroviário do qual ele participa, pelo fato de em frente ao aero estar passando um caminhão Ford baú verde da EFS-Estrada de Ferro Sorocabana.
Infelizmente seu autor é desconhecido mas pelos veículos na avenida, DKW's, JK's, Fuscas, caminhão Chevrolet Brasil, o ônibus e até o caminhão Mercedes, indica ser mais ou menos perto de 1966-1967.
O Fernando Marcato tem tem essa foto que ele viu em uma enciclopédia.
Abraços
Irineu