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Ajuda com pistas

Enviado: Qui Jan 06, 2005 17:26
por Anonymous
Amigos, sou novato em aviação, gostaria de saber se os numeros das pistas influenciam comprimento , altura , largura..ou são apenas para diferenciar?Acredito que não seja apaenas para diferenciar pq se não seria cabeceira 1 e cabeceira 2 por exemplo,alguem pode tirar minha duvida?Obrigado! :D

Enviado: Qui Jan 06, 2005 17:36
por Anonymous
Eduaborg, a numeração das pistas é dada de acordo com a direção para onde ela "aponta". Por exemplo, aqui em Brasília, temos a pista 11/29. 11 porque ela aponta pra 106 graus na bússola magnética (arredonda-se para 110 e tem-se o número 11), e 29 porque é o exato oposto (somando 180 graus). Para pistas paralelas usa-se L (left), R (Right)...

Simples assim. mas com certeza alguém vai lhe dar uma explicação mais cheia de tequiniquês.

Abraço

Enviado: Qui Jan 06, 2005 17:40
por PR-WJI
Eduborg, boa tarde.

Hehe, vou tentar te explicar didaticamente, no modo "Zé Arthur!"

Se voce pegar uma bussola e sentar sobre a pista, ela indicará uma numeração em graus. (Lembre-se Sul é 180°, Este é 90°, etc...). Vejamos o exemplo de POA. Suponhamos que eu sentei no inicio da pista, peguei a bussola e vi que indicava 105° (e realmente indica isso). Como a cabecerira nao pode ser 105, arredonda-se para 110. Sempre corta-se o ultimo zero da centena. Temos então, "11". PRONTO!!!!

Alguns detalhes:
- O rumo da pista sempre é referida ao Norte Magnético (Bussola)
- A numeração é feita de 10 em 10 graus, nao utilizando o ultimo zero.
- Quando der um numero igual ou maior que 5, arredonda-se para cima
- Quando der um numero menor quen 5, arredenonda-se para baixo.

Como a outra cabeceira está lá no outro lado (assim como o Norte está do outro lado do Sul), para descobrir a outra numeração, basta somarmos 180°. No caso de POA, daria 290, cortando o zero final, fica 29.

Ficou meio confuso, mas espero te-lo ajudado!

Enviado: Qui Jan 06, 2005 17:41
por Anonymous
Edu,
Os números sobre as pistas indicam a "direção da bússola", ou seja:
Pista 36 = Norte (ou seja 0º)
Pista 09 = Leste
Pista 18 = Sul
Pista 27 = Oeste

Os demais números de pista além dos pontos cardeais mencionados acima (17, 10, 32, 28, etc) também indicam a direção que o avião deve tomar para aproximação. A exemplo de Congonhas-SP onde as pistas são 17 e 35, se a pista em uso for a 17, os aviões farão aproximação final com proa para o Sudeste, se eles estiverem voando para o Nordeste por exemplo, passarão perpendicular a pista.

Espero ter ajudado...

Re: Ajuda com pistas

Enviado: Qui Jan 06, 2005 17:42
por carlos oliveira
eduborg escreveu:Amigos, sou novato em aviação, gostaria de saber se os numeros das pistas influenciam comprimento , altura , largura..ou são apenas para diferenciar?Acredito que não seja apaenas para diferenciar pq se não seria cabeceira 1 e cabeceira 2 por exemplo,alguem pode tirar minha duvida?Obrigado! :D
:shock:

Caro Eduborg !

Os números das pistas (cabeceiras) quer dizer : exemplo :

SP Congonhas cabeceiras 17/35, na 17 o rumo de aproximação é 166º
e na 35 é 348º

PORTO ALEGRE SBPA 11 / 29 : na 11 o rumo de aproximação é 105º
já na cabeceira 29 é 285º

Espero ter ajudado,

Sds Carlos Oliveira.

Enviado: Qui Jan 06, 2005 17:45
por Anonymous
eduborg,

Esse arredondamento é feito de forma que os rumos terminados a partir de 6 sejam aproximados para a dezena superior, e os terminados em até 5 sejam aproximados para a dezena inferior. Ex:

Rumo 267º - Pista 27
Rumo 156º - Pista 16
Rumo 030º - Pista 03
Rumo 334º - Pista 33

E por aí adiante.

Ainda existem também os designadores de pistas paralelas, quando num aeródromo existe mais de uma pista apontando para o mesmo rumo. Dessa forma, num AD com três pistas paralelas com rumo 173º, teremos por exemplo as numerações 17L, 17C e 17R - left, center e right, respectivamente.

Abração!

Enviado: Qui Jan 06, 2005 17:54
por Anonymous
Edu,
Esqueci de dizer que lhe parebenizo por perguntar, é melhor dizer que não sabe do que alguns que se dizem conhecedores e metem o pé na jaca, mas isso não é o caso aqui do Aeroforum, o pessoal aqui sabe muito e assim como eu, você vai aprender muito com eles.

Como você pôde ver nas respostas acima, a comunidade aeroforum gosta de ajudar os recém-chegados nesta maravilhosa arte de voar.

Enviado: Qui Jan 06, 2005 18:34
por Anonymous
Valeu pessoal!Eu tinah pensado quanto a isso mas não tinha certeza, com certeza isso vai ajudar no fs! heheheh abracos!

Enviado: Qui Jan 06, 2005 22:33
por PR-WJI
Agora eu tenho uma duvida: :?

Há um tempo atras, POA tinha a cabeceira 10. Porém, há alguns anos, ela tornou-se 11.
Sei que tem um porque, porem, nao sei botar em palavras... :roll:

Alguém quebra o galho e explica pra mim?! :?: :?:

Enviado: Qui Jan 06, 2005 22:37
por Kleber
José Arthur - SBPA escreveu:Há um tempo atras, POA tinha a cabeceira 10.
Só prá esclarecer, Zé

Era 10/28 e passou a ser 11/29?

Abs

Kleber

Enviado: Qui Jan 06, 2005 22:39
por PR-WJI
Sim, isso mesmo Kleber!!
Tem um motivo, porem nao sei escreve-lo....

Até na cabeceira 29, estava escrito "28" meio apagado, mas quando recaparam a pista, creio que essa inscrição sumiu...

Enviado: Qui Jan 06, 2005 22:41
por PR-WJI
Valeu navigator... e daqui a alguns anos, isso repetir-se-á, não?

P.S.: Com a Base Aerea de Canoas, ocorreu a mesma coisa!

Enviado: Qui Jan 06, 2005 22:43
por Kleber
navigator escreveu: Por um motivo simples: variação da declinação magnética.
Não entendí.

Abs

Kleber

Enviado: Qui Jan 06, 2005 22:51
por Marco SBCT
Quando Palegre e outros mudaram suas designações, aqui emCuritiba a 10/28 mudou p/ 11/29, mas a 15/33 não mudou !
PS: hoje á tarde a 15/33 ficou impraticável por um tempo, não descobri porque.

Enviado: Sex Jan 07, 2005 00:32
por Kleber
Caro Navigator

Obrigado pelo esclarecimento. Confesso que não sabia sobre isso. Quando você colocou "Por um motivo simples" eu pensei: "Simples? Variação da declinação magnética?" :lol:

Valeu

Abs

Kleber

Enviado: Sex Jan 07, 2005 09:44
por cesar
Puxa Vida, como é bom participar de um forum como esses.... Também sou leigo em aviação (apenas um curioso) e sempre tive vontade de saber o porquê da numeração das pistas. Embora não tenha sido eu quem perguntou, também agradeço as informações prestadas.

Cesar

Enviado: Sex Jan 07, 2005 13:06
por Anonymous
Quando uma pista tem orientação para o rumo 360 ou 000 decidiu-se usar o 36, pois se colocassem o 00, poderia vir um engraçadinho e fazer um outro desenho abaixo do 00 e ficaria muito estranho fazer uma aproximação com "aquilo" na proa.... Quem iria gostar seriam os comissários....
Bem, assim disse um professor de regulamentos...
Abraços

Enviado: Sex Jan 07, 2005 13:51
por Anonymous
A pista auxiliar de SSA ( 17/35 ) também apresentava outra orientação anteriormente, 16/34. A principal ( 10/28 ) permaneceu com a mesma designação.

Enviado: Sáb Jan 08, 2005 01:09
por Anonymous
navigator escreveu:
Forgiven722 escreveu: Ainda existem também os designadores de pistas paralelas, quando num aeródromo existe mais de uma pista apontando para o mesmo rumo. Dessa forma, num AD com três pistas paralelas com rumo 173º, teremos por exemplo as numerações 17L, 17C e 17R - left, center e right, respectivamente.
Não necessariamente. Nos EUA, alguns aeroportos adotam um padrão diferenciado para identificação de pistas. Los Angeles, por exemplo, tem 4 pistas paralelas com o mesmo rumo. Para evitar confusão, as pistas do complexo norte são designadas como 06/24 (L e R), enquanto que as do complexo sul são identificadas como 07/25 (L e R). Em Miami existem 3 pistas paralelas, sendo que a central está mais próxima da pista do setor norte. Nesse caso, elas são designadas como 09/27, para a pista paralela mais distante, e 08/26 (L e R), para as outras duas. Antes da construção da 3a. pista paralela, as pistas eram designadas como 09/27 (L e R).
navigator,

Não sei se houve uma mudança por causa da dmg, ou se realmente os aeródromos podem ser "manipulados" para que essa organização se faça de uma maneira mas fácil, mas esse é o padrão:

duas pistas paralelas: L (left), R (right) - 27L e 27R
três pistas paralelas: L (left), C (center), R (right) - 10L, 10C, 10R
quatro pistas paralelas: L, R, L, R - 03L, 03R, 03L, 03R
cinco pistas paralelas: L, C, R, L, R - 14L, 14C, 14R, 14L, 14R
seis pistas paralelas: L, C, R, L, C, R - 34L, 34C, 34R, 34L, 34C, 34R

Abração!

Enviado: Sáb Jan 08, 2005 16:06
por jambock
fd
Cmte Seabra escreveu:Quando uma pista tem orientação para o rumo 360 ou 000 decidiu-se usar o 36, pois se colocassem o 00, poderia vir um engraçadinho e fazer um outro desenho abaixo do 00 e ficaria muito estranho fazer uma aproximação com "aquilo" na proa.... Quem iria gostar seriam os comissários....
Bem, assim disse um professor de regulamentos...
Abraços
Prezado Cmte Seabra:

É, eu tenho a impressão de que o professor de regulamentos só pensava "naquilo" :twisted:
Um abraço e até mais...