Página 1 de 1

Perdidos na selva

Enviado: Dom Ago 21, 2005 01:12
por PR-WJI
Não foi a maior tragédia aérea brasileira (título infeliz conquistado por um acidente com um Boeing 727 da Vasp que matou 135 pessoas em 1982 no Ceará). Mas foi uma das mais inusitadas.

Passavam poucos minutos das 17h de domingo, 3 de setembro de 1989, quando o Boeing 737-200 da Varig decolou de Marabá, no Pará, com destino a Belém. Havia 54 pessoas a bordo. Momentos antes, o comandante César Augusto Garcez inserira os dados que abasteceriam o piloto automático do avião, mas atrapalhou-se ao digitar a rota do vôo. Em vez de 027, colocou 270.

Depois de decolar, o avião seguiu o rumo programado, perdendo-se sobre a Floresta Amazônica. Atenta ao jogo entre Brasil e Chile no Maracanã, pelas eliminatória da Copa de 1990 (do famoso incidente com um foguete disparado por uma torcedora), a tripulação só percebeu o erro quando já era tarde demais para corrigi-lo. Quase sem combustível, Garcez anunciou aos passageiros que faria um pouso forçado em plena selva.

- Vamos pedir a Deus que dê tudo certo - disse.

Doze pessoas morreram. Garcez e o co-piloto tiveram suas licenças de vôo suspensas.

Fonte: Jornal ZH

Enviado: Dom Ago 21, 2005 14:11
por Fernando Basto
Este acidente, dos que aconteceram aqui no Brasil, foi o que mais me deixou P...da vida, pois a arrogância e a prepotência do tal de Garcez, foi algo que contribuiu muito para esta tragédia na selva !

OBS: dentre os acidentes que vc. listou aqui no Fórum, ficou faltando o do 727 da TBA, em Florianópolis e os dos Boeings 707 da 'Pioneira', em Orly (73), em Abdijan e no Pacífico.

Muito bom os tópicos, apesar de tristes lembranças, porém, bastante elucidativos, no que diz respeito a prevenção de novos acidentes !

Enviado: Dom Ago 21, 2005 20:06
por Claudio Paiva de Paula
O insólito deste acidente foi ter entre os passageiros um agrimensor, que não se cansava de insistir com a comissária de que a aeronave seguia rumo diverso do programado, pois ele corretamente achava que o sol deveria estar do lado esquerdo e não do direito, como estava ocorrendo. Ela deve ter comentado com o comandante Garcez que tinha um chato dando palpite na navegação. Não foi levado em consideração e uma tragédia poderia ter sido evitada.

Claudio Paiva

Enviado: Dom Ago 21, 2005 21:08
por Anonymous
Este acidente poderia ter sido plenamente evitado também se o Garcez, logo que viu que estava perdido (e ele notou isso a tempo), tivesse pedido ajuda aos orgãos de controle e a outras aeronaves, o que ele não fez, achando que poderia safar-se sozinho....

João Ceccatto
Sapiranga

Enviado: Dom Ago 21, 2005 22:07
por Marco SBCT
Claudio Paiva, v. não se refere ao Epaminondas?
É Engenheiro Civil, escreveu um livro sobre o acidente.

Enviado: Seg Ago 22, 2005 10:11
por Claudio Paiva de Paula
Exatamente Marco, não me lembrava que ele era engenheiro.
Notícias da época indicaram que o comandante Garcez pediu auxílio sim para achar sua rota: por exemplo, ele tinha convicção que devia estar sobre Carajás, à época um aeroporto privado da Vale do Rio Doce, pedindo para que suas luzes fossem acesas!
Não estava e o destino quiz que a aeronave caisse ao lado de uma razoável pista de pouso de uma fazenda. Tão satisfatória que a VARIG mandou um ELECTRA a esta pista para recolher sobreviventes e dar apio aos trabalhos de remoção das vítimas.

Claudio Paiva

Enviado: Seg Ago 22, 2005 11:57
por stratocaster
Vale notar que esse acidente, como não podia ser diferente, ocorreu em função de uma sucessão de erros... porém:
Os pilotos, e não o Garcez, isoladamente, perderam-se no trecho MAB-BEL.
Quando foi levada em consideração a posição do sol ou de outras referências, já era o início da noite e a visibilidade externa estava ficando reduzida rapidamente, que também era prejudicada pela fumaça das queimadas.
Ao configurar o painel para a aproximação e pouso, que era rotina na época, o HSI foi ajustado para essa fase do vôo, desfazendo-se, portanto, o ajuste errado de 270 graus, que acabou sendo “apagado” da memória dos dois pilotos.
Os pilotos não estavam ouvindo o jogo do Brasil, mas, sim, tentando identificar uma estação de rádio, que, por sinal, transmitia a partida do Maracanã, para tentar auxilia-los na navegação.
Nenhum Electra pousou na fazenda, mas, sim, na Base Aérea de Cachimbo.

Enviado: Seg Ago 22, 2005 18:03
por Maurício
Claudio Paiva de Paula escreveu:Tão satisfatória que a VARIG mandou um ELECTRA a esta pista para recolher sobreviventes e dar apio aos trabalhos de remoção das vítimas.

Claudio Paiva
Electra, não. Foi o B727-100 prefixo PP-VLH.

Maurício.

Enviado: Seg Ago 22, 2005 19:14
por Fernando Basto
Que eu saiba, foi um ELECTRA, sim, pois tenho uma fita de vídeo, gravada na época (Jornal da Manchete - TV), que mostra qdo. um ELECTRA da VARIG, pousa em SDU, trazendo alguns feridos e a tripulação técnica e de cabine, daquele fatídico vôo ! Até pancadaria rolou na pista do SDU (entre os seguranças que protegiam o Garcez e os repórteres/fotógrafos, ávidos por uma 'palhinha' do arrogante comandante) !

...

Enviado: Ter Ago 23, 2005 00:10
por RockboyDF
Também lembro de ver o Electra na TV. Inclusive fez escala em Brasília, se não tô enganado.

A aeronave acidentada foi o PP-VMK; aliás, alguns dos piores acidentes ocorridos no Brasil envolviam a letra "K" no prefixo das aeronaves (PP-VMK, PP-SRK, PT-MRK)...coincidência? Sei lá....

Enviado: Ter Ago 23, 2005 03:47
por Tupolev
Tambem o 707 PP-VJK, na Costa do Marfim.

Enviado: Qua Ago 24, 2005 01:57
por Raphael
Muito bom esse tópico... Os amigos sabem onde posso achar mais detalhes sobre esse acidente, e outros mais, em território nacional???

Enviado: Qua Ago 24, 2005 09:21
por Anonymous
Raphael escreveu:Muito bom esse tópico... Os amigos sabem onde posso achar mais detalhes sobre esse acidente, e outros mais, em território nacional???
Amigo:

Eu recomendo fortemente o livro Caixa Preta, até empresto ele se prometer me devolver :)

Enviado: Qui Ago 25, 2005 02:02
por Raphael
ppjr escreveu:
Raphael escreveu:Muito bom esse tópico... Os amigos sabem onde posso achar mais detalhes sobre esse acidente, e outros mais, em território nacional???
Amigo:

Eu recomendo fortemente o livro Caixa Preta, até empresto ele se prometer me devolver :)
Eu juro que devolvo, me empresta, ein, ein, ein???