Página 1 de 1
O que aconteceu com o DC-3 da TAF
Enviado: Sex Fev 24, 2017 20:16
por ProjetoDC3
Pessoal,
Olhando imagens recentes do Google Earth verifiquei que o DC-3 PT-AOB da TAF em FOR não está mais no local onde estava. Em uma foto de 2016 (link) ele foi parcialmente desmontado.
https://www.flickr.com/photos/98396450@N06/25157190283
Alguém sabe de algo? Será restaurado? desmontado totalmente?
Re: O que aconteceu com o DC-3 da TAF
Enviado: Sex Fev 24, 2017 22:25
por AeroEntusiasta
ProjetoDC3 escreveu:Pessoal,
Olhando imagens recentes do Google Earth verifiquei que o DC-3 PT-AOB da TAF em FOR não está mais no local onde estava. Em uma foto de 2016 (link) ele foi parcialmente desmontado.
https://www.flickr.com/photos/98396450@N06/25157190283
Alguém sabe de algo? Será restaurado? desmontado totalmente?
Veja aqui >>>
viewtopic.php?f=1&t=30566&p=178586&hili ... RA#p178586
Re: O que aconteceu com o DC-3 da TAF
Enviado: Dom Fev 26, 2017 11:38
por ProjetoDC3
Obrigado pela informação. Achei que eles tinham virado panela. pena que lá não tem nem pista de pouso. O que torna improvável que aqueles aviões sejam colocados em condições de voo.
Re: O que aconteceu com o DC-3 da TAF
Enviado: Dom Fev 26, 2017 11:47
por ProjetoDC3
Olhem a notícia que acabei de achar, com relação a uns dos Dakotas (PT-KYW) que estava em FOR:
http://galeria.pilotodeaviao.com/index. ... C-3/PT-KYW
Se iiso é realmente verdade, o novo dono merece meus respeitos. Virei fã dele.

Re: O que aconteceu com o DC-3 da TAF
Enviado: Dom Fev 26, 2017 18:42
por Maurício
É o que digo: as aeronaves mais representativas deveriam ser preservadas. Tipo esses DC-3, o PP-SMA, aqueles à hélices de Bebedouro ou algum dos quatro 707 da FAB, que infelizmente foram depenados sem misericórdia. Pois acompanhamos suas histórias. Mas, enfim, vivemos onde a maioria do povo mal se lembra em quem votou. Dizem mesmo ser um país sem memória! É pedir demais, qualquer preservação! Portanto, as raras iniciativas, como a do Sr. Elói (Helisul) são dignas de muito reconhecimento. Parabéns!...
Re: O que aconteceu com o DC-3 da TAF
Enviado: Seg Fev 27, 2017 17:42
por ProjetoDC3
Uma foto que achei na internet. O link não abre. Trata-se do PT-KYW, talvez em processo de restauração.
Douglas DC-3 PT-KYW Projeto de revitalização. #douglascompany #dc3 #
(copiar estes dados na busca. É a primeira foto que aparece)
Re: O que aconteceu com o DC-3 da TAF
Enviado: Seg Fev 27, 2017 18:05
por Vinidc8
Re: O que aconteceu com o DC-3 da TAF
Enviado: Ter Fev 28, 2017 09:46
por ProjetoDC3
Histórico:
Tipo/Modelo: C-47B-45-DK
c/n: 17004/34267 – R-1830-90
Ano de fabricação: 1945
Serviços prestados (matrícula/instituição):
45-1001 - USAF
FAB-2021 - Força Aérea Brasileira
PT-KYW - VOTEC (1978 à 1984) e TAF
Outros Douglas DC-3 que pertenciam a VOTAM (Votec Amazonia) e VOTEC REGIONAL: PT-KYW, KYX, KZE, KZF e PT-KZG, Estes voaram até o final do ano de 1984, quando foi substituído pelo FOKKER 27.
Acidente reportado:
http://memoria.bn.br/pdf/089842/per0898 ... _19666.pdf (página 11)
Base Aérea do Galeão em 07/05/1957 pela manhã.
Tripulação: 3 / Vítimas: 0
Durante voo de treinamento numa simulação de defeito em um dos motores, quando o segundo motor também deu pane. Fez pouso de emergência sobre a água, próximo à base aérea do Galeão. No comando estava o Cel. Aviador Nilo Kurtz.
Gabriel
Re: O que aconteceu com o DC-3 da TAF
Enviado: Qua Mar 01, 2017 14:45
por Marcelo Magalhães
Prezados:
Só p confirmar, eu tinha nas minhas anotações que tanto os dois DC-3 ex-TAF q estavam em FOR há anos, PT-AOB (s/n 9068) e PT-KYW (s/n 34267) tinham sido comprados por Eloy Biesuz no começo de 2016 e transportados por caminhão até Itapejara do Oeste/PR, para restauração.
SDS
Marcelo Magalhães
Re: O que aconteceu com o DC-3 da TAF
Enviado: Qua Mar 01, 2017 16:00
por ProjetoDC3
De fato. No entanto acredito que se eles passarão por um processo de restauração, acredito que foram levados para Curitiba junto a base de operações da Helisul, como foi sugerido em um link acima. Até porque não sei se seria possível restaurá-los na fazenda. Especula~]ao minha: acho que de dois irão fazer ressuscitar apenas um, sendo um deles como doador de peças, a não ser que a TAF possuía estoque de peças e que foram também adquiridas. Pelo menos até 1996, segundo foto que postei no meu blog, o PT-KYW estava completo junto ao pátio da TAF.
Abraços,
Gabriel