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SONAIR: Fokker 27 de volta a Luanda?

Enviado: Sex Ago 26, 2011 21:06
por AeroEntusiasta
Via: http://www.skyliner-aviation.de" onclick="window.open(this.href);return false;

SONAIR Fokker 27-500RF (cn 10610) reg. D2-ESN, ferried 22-24aug11 WOE-ALG-TMR-NIM-LBV-LAD after storage on sale to? ex PH-FTY

Foto: http://www.mst-aviation.nl/viewtopic.php?f=74&t=26805" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem

Re: SONAIR: Fokker 27 de volta a Luanda?

Enviado: Sáb Out 22, 2011 00:33
por schroeder
... foi um excelente avião , mas hoje é obsoleto e gastão .
alem do mais necessita de apoio de solo de agua desmineralizada e metanol para os motores ...
se por aqui não se encontra nem mesmo agua para se dar descarga nas casas de banho , o que
dirá de agua especial ..... como sempre gasta-se em besteira enquanto o absolutamente necessario
acaba ficamndo para tras .... :rant:

... coisa de quem não tem o que fazer e nem sabe mais aonde jogar dinheiro fora .... mas tambem
que não investe aonde deveria ...

Re: SONAIR: Fokker 27 de volta a Luanda?

Enviado: Sáb Out 22, 2011 18:14
por PZDC8
Cuál es la historia de ese Fokker detrás del F-27 que dice "Powered by Stork"?

Re: SONAIR: Fokker 27 de volta a Luanda?

Enviado: Seg Out 24, 2011 20:07
por AeroEntusiasta
schroeder escreveu:... agua desmineralizada e metanol para os motores ....
Amigão, legal intervenção!

Poderia fornecer um pouco mais de detalhes técnicos sobre a utilização da água desmineralizada?

Abração!

Fábio

Re: SONAIR: Fokker 27 de volta a Luanda?

Enviado: Ter Out 25, 2011 14:39
por schroeder
AeroEntusiasta escreveu:
schroeder escreveu:... agua desmineralizada e metanol para os motores ....
Amigão, legal intervenção!
Poderia fornecer um pouco mais de detalhes técnicos sobre a utilização da água desmineralizada?
Abração!
Fábio
... alo Fabio obrigado pelas fotos que sempre me manda .

Determinados motores tem em sua concepção a injeção de metanol diretamente na camara de combustão
para aumento de potência . Com a injeção do metanol a temperatura sobe muito bruscamente e porisso
tambem é injetado agua para abaixar a temperatura . Essa agua TEM DE SER desmineralizada , pois é
considerada pura do ponto de vista quimico na queima desta mistura .

Normalmente as aeronaves que possuiam esse sistema tinham um reservatorio que comportava o suficiente
para cerca de 10 decolagens .Nos Fokker 27 eram somente 7 decolagens ,e tinhamos nas Analises de Pista
4 tipos de decolagens para cada pista operada , que seriam a decolagem DRY sem flaps , DRY com flaps ,
WET com flaps e WET sem flaps . Nas decolagens WET a mistura agua metanol entrava nos 95% de potencia
aplicada e equivalia a um acressimo de potencia bastante acentuado ..... agente realmente sentia.

Em relação ao que escrevi a cerca da Sonnair , ter um F 27 em voo significa querer gastar dinheiro a toa visto
que a autonomia dele é baixa 03:15 + 00:45 de reserva , com uma velocidade baixa ( cerca de 200 knots de
ground speed em media ) voando relativamente baixo ( maximo FL 170 .... acima disso o consumo gasto na
subida não compensa ) e necessitando um suporte de agua desmineralizada , metanol e fonte externa para
as partidas visto que não tem APU e NÃO DÁ partida na fonte interna , em um pais que é conhecido por sua
carência crônica em TUDO que se refere a aviação .... sequer temos agua nas casas de banho o que dirá ter
um suporte de agua e ainda por cima desmineralizada , parece piada e de mau gosto ainda ...

Re: SONAIR: Fokker 27 de volta a Luanda?

Enviado: Ter Out 25, 2011 19:57
por Kavalos
Tchê!!!
Incríveis esses dados fornecidos por você.
Nunca imaginei que havia um processo destes em um F27.
Parabéns...

Re: SONAIR: Fokker 27 de volta a Luanda?

Enviado: Qua Out 26, 2011 16:37
por schroeder
Kavalos escreveu:Tchê!!!
Incríveis esses dados fornecidos por você.
Nunca imaginei que havia um processo destes em um F27.
Parabéns...
... na verdade o Fokker 27 NUNCA FOI um avião , concebido originariamente como um submarino , nos
testes afundou .... ai colocaram duas asas e experimentaram ver se voava ... voou e ai ficou como
aeronave e não como submarino ... :lol:

Re: SONAIR: Fokker 27 de volta a Luanda?

Enviado: Qua Out 26, 2011 16:47
por schroeder
foi uma grande aeronave em sua epoca e de concepção bastante original para sua epoca pois não
possuia sistema hidraulico , era pneumatico , ou seja , trem , flaps , bequilha e freios eram operados
por pressão de ar . O unico problema era que os dois compressores não eram suficientes para suprir
os tres sistemas a bordo em etapas curtas , e era completamente normal em voos de ate 30 minutos
voarmos com os tresn embaixo para .... ECONOMIZARMOS ... ar para o pouso ....

gastava-se 1200 libras de um deposito de 3000 para comandar os trens em cima e apenas 100 libras
para baixa-lo .... numa etapa curta gastava-se praticamente metade do reservatorio apenas na primeira
decolagem ....

outra coisa extranha era que os flaps em emergencia eram comandados pela comissaria , que acionava
uma manivela ( 430 voltas ) que ficava na cabine de passageiros ..... :hahaha:

tinhamos tambem um circuit brake de 450 amperes que de vez em quando gostava de desarmar .... coloca
lo no sistema era algo extremamente perigoso por causa da amperagem ( o suficiente para 30 aparelhos de
ar condicionado de 7000 BTUs ) .... e tinhamos sempre um cabo de vassoura enrolado com borracha .... o
dificil era achar o brake no escuro ... :D:

..... mas foi uma grande aeronave sim ..... NA SUA EPOCA ....