Novo aeroporto planejado para o RS
Enviado: Dom Mai 15, 2011 08:42
Os prefeitos das regiões Metropolitana e Vale do Caí estão mobilizados na tentativa de ver nascer o Aeroporto Internacional 20 de Setembro em área localizada entre os municípios de Portão, Nova Santa Rita e Capela de Santana. O novo sítio aeroportuário não inviabilizaria a execução das obras de ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, previstas para serem executadas até 2014. "Não temos a intenção de aposentar o Salgado Filho, mas qualificar o transporte aéreo do Rio Grande do Sul, com dois grandes aeroportos operando simultaneamente", considerou o vice-prefeito de Nova Santa Rita, Vitor de Oliveira.
A proposta foi ganhando forma a partir da constatação de que o Salgado Filho não tem muito espaço para crescer. Situação semelhante ocorreu no Rio de Janeiro quando, devido à impossibilidade de crescimento do Santos Dumont, houve a necessidade de construção do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão. "O certo é que precisamos de um novo aeroporto no menor prazo possível e desejamos que o 20 de Setembro seja o principal do Estado", salienta a secretária de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Desenvolvimento de Nova Santa Rita, Patrícia Becker de Borba. Ela lembra que um grupo de estudos voluntário, integrado por aeronautas e especialistas em aviação civil, incluindo o diretor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS, Elones Ribeiro, dedica-se ao tema desde fevereiro de 2010.
A ideia é edificar o 20 de Setembro em área existente entre Nova Santa Rita e Portão, com mais de 16 quilômetros quadrados de extensão, abrangendo as localidades de Sanga Funda e Socorro. "Este aeroporto será uma alavanca para o desenvolvimento, sendo capaz de atender 85% do PIB estadual", enfatiza. A secretária avalia que o aeroporto resolveria a questão aeroportuária do Rio Grande do Sul por pelo menos quatro décadas, sem prejuízo às melhorias projetadas para o Salgado Filho.
Na avaliação da secretária municipal de Nova Santa Rita, a localização do 20 de Setembro, escolhida a partir de imagens aéreas, atende aos moradores de Porto Alegre e de municípios das regiões Metropolitana, da Serra, do Vale do Sinos, das Hortênsias, do Litoral Norte, Centro e Norte. A extensão da área permitiria construir um aeroporto amplo e compatível com os conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental.
A intenção, segundo ela, é que tenha capacidade inicial para 15 milhões de passageiros/ano, além de duas pistas - a principal, com 3,2 mil metros de extensão, e a secundária, com 2 mil metros de comprimento -, distantes 740 metros uma da outra, permitindo pousos e decolagens simultâneos.
A proposta foi ganhando forma a partir da constatação de que o Salgado Filho não tem muito espaço para crescer. Situação semelhante ocorreu no Rio de Janeiro quando, devido à impossibilidade de crescimento do Santos Dumont, houve a necessidade de construção do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão. "O certo é que precisamos de um novo aeroporto no menor prazo possível e desejamos que o 20 de Setembro seja o principal do Estado", salienta a secretária de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Desenvolvimento de Nova Santa Rita, Patrícia Becker de Borba. Ela lembra que um grupo de estudos voluntário, integrado por aeronautas e especialistas em aviação civil, incluindo o diretor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS, Elones Ribeiro, dedica-se ao tema desde fevereiro de 2010.
A ideia é edificar o 20 de Setembro em área existente entre Nova Santa Rita e Portão, com mais de 16 quilômetros quadrados de extensão, abrangendo as localidades de Sanga Funda e Socorro. "Este aeroporto será uma alavanca para o desenvolvimento, sendo capaz de atender 85% do PIB estadual", enfatiza. A secretária avalia que o aeroporto resolveria a questão aeroportuária do Rio Grande do Sul por pelo menos quatro décadas, sem prejuízo às melhorias projetadas para o Salgado Filho.
Na avaliação da secretária municipal de Nova Santa Rita, a localização do 20 de Setembro, escolhida a partir de imagens aéreas, atende aos moradores de Porto Alegre e de municípios das regiões Metropolitana, da Serra, do Vale do Sinos, das Hortênsias, do Litoral Norte, Centro e Norte. A extensão da área permitiria construir um aeroporto amplo e compatível com os conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental.
A intenção, segundo ela, é que tenha capacidade inicial para 15 milhões de passageiros/ano, além de duas pistas - a principal, com 3,2 mil metros de extensão, e a secundária, com 2 mil metros de comprimento -, distantes 740 metros uma da outra, permitindo pousos e decolagens simultâneos.