OS NUMEROS DA INFRAERO E O TRAFEGO
Enviado: Dom Abr 04, 2010 23:20
2010
SBBR - Aeroporto Internacional de Brasília 2.209.232
SBCF - Aeroporto Internacional de Confins 1.106.967
SBGL - Aeroporto Internacional do Galeão 2.052.492
SBGR - Aeroporto Internacional de Guarulhos 4.425.417
SBKP - Aeroporto Internacional de Campinas 819.605
SBPA - Aeroporto Internacional de Porto Alegre 1.009.507
SBRJ - Aeroporto Santos-Dumont 1.081.621
SBSP - Aeroporto Internacional de Congonhas 2.162.812
SBSV - Aeroporto Internacional de Salvador 1.511.916
SBFZ - Aeroporto Internacional de Fortaleza 912.670
Movimento Operacional da REDE INFRAERO (janeiro até fevereiro de 2009)
SBBR - Aeroporto Internacional de Brasília 1.792.923
SBCF - Aeroporto Internacional de Confins 788.243
SBGL - Aeroporto Internacional do Galeão 2.099.239
SBGR - Aeroporto Internacional de Guarulhos 3.434.419
SBKP - Aeroporto Internacional de Campinas 253.780
SBPA - Aeroporto Internacional de Porto Alegre 791.751
SBRJ - Aeroporto Santos-Dumont 515.347
SBSP - Aeroporto Internacional de Congonhas .933.069
SBSV - Aeroporto Internacional de Salvador 1.208.283
SBFZ - Aeroporto Internacional de Fortaleza 678.684
SBRF - Aeroporto Internacional de Recife 880.642
Comentário do tráfego total comparativo do primeiro bimestre de 2009 com relação ao mesmo período de 2010;
1- Campinas que ocupava em 2009 a 21@ posição, ocupa agora a 11@ posição. O crescimento foi de impressionantes 223%. Notemos que não é um trafego sazonal e projetado por mera regra de 3 poderiamos imaginar algo como um trafego anual de no mínimo, 5 milhoes de passageiros em 2010, o que o colocaria em 8º lugar ao final de 2010.
2- Guarulhos, apesar de hipersaturado, aumentou seu trafego em 28,9%.
3- Brasilia, apesar de hipersaturado, aumentou seu trafego em 23,3%.
4- Congonhas, apesar de hipersaturado e com restrições, ainda assim aumentou seu trafego em 11,9%.
5- Galeão, apesar de ocioso, diminuiu seu trafego em 2,3%, contrário a tendência média nacional, num período onde há alta demanda no destino. Quando comparamos o tráfego do primeiro bimestre de 2009, com o primeiro quadrimeste do mesmo ano, há um decrescimo na media mês neste último caso. Em 2009, a média mês foi de 986.000 passageiros aproximadamente. O trafego no primeiro bimestre de 2009 foi 7% superior a média anual comparando-se seus números. Não é possível definir uma tendência somente com esses números e num intervalo tão curto, porém se mantidos os parâmetros vistos o Galeão poderia perder algo em torno de 1.000.000 de passageiros no ano.
6- Santos Dumont, que ocupava em 2009 a 7@ posição, ocupa agora a 8@ posição. O crescimento foi de impressionantes 113%. Projetado por mera regra de 3 poderiamos imaginar algo como um trafego anual de 6 milhoes de passageiros em 2010, no mínimo.
7- Confins aumentou seu trafego em 43,6%, POA em 27,6%, SSA em 25,1%, FOR em 34,5% e REC com 20,8%
1- Diante deste números podemos imaginar um aumento anual no tráfego aéreo nacional muito acima do esperado inicialmente, ou seja, 12%.
2- Dos grandes aeroportos somente o Galeão vai contra a tendencia de crescimento, pois somente consegue diminuir sua demanda.
3- O tráfego aéreo no Rio (GIG+SDU) comparando-se o primeiro bimestre dos dois ultimos anos sofreu um crescimento no período de alta temporada no destino de 19,85%, abaixo portanto de todos os outros destinos elencados. Estes números devem ser avaliados no escopo de um período sazonal de maior tráfego no destino (7%) quando comparado a média mensal anual.
SBBR - Aeroporto Internacional de Brasília 2.209.232
SBCF - Aeroporto Internacional de Confins 1.106.967
SBGL - Aeroporto Internacional do Galeão 2.052.492
SBGR - Aeroporto Internacional de Guarulhos 4.425.417
SBKP - Aeroporto Internacional de Campinas 819.605
SBPA - Aeroporto Internacional de Porto Alegre 1.009.507
SBRJ - Aeroporto Santos-Dumont 1.081.621
SBSP - Aeroporto Internacional de Congonhas 2.162.812
SBSV - Aeroporto Internacional de Salvador 1.511.916
SBFZ - Aeroporto Internacional de Fortaleza 912.670
Movimento Operacional da REDE INFRAERO (janeiro até fevereiro de 2009)
SBBR - Aeroporto Internacional de Brasília 1.792.923
SBCF - Aeroporto Internacional de Confins 788.243
SBGL - Aeroporto Internacional do Galeão 2.099.239
SBGR - Aeroporto Internacional de Guarulhos 3.434.419
SBKP - Aeroporto Internacional de Campinas 253.780
SBPA - Aeroporto Internacional de Porto Alegre 791.751
SBRJ - Aeroporto Santos-Dumont 515.347
SBSP - Aeroporto Internacional de Congonhas .933.069
SBSV - Aeroporto Internacional de Salvador 1.208.283
SBFZ - Aeroporto Internacional de Fortaleza 678.684
SBRF - Aeroporto Internacional de Recife 880.642
Comentário do tráfego total comparativo do primeiro bimestre de 2009 com relação ao mesmo período de 2010;
1- Campinas que ocupava em 2009 a 21@ posição, ocupa agora a 11@ posição. O crescimento foi de impressionantes 223%. Notemos que não é um trafego sazonal e projetado por mera regra de 3 poderiamos imaginar algo como um trafego anual de no mínimo, 5 milhoes de passageiros em 2010, o que o colocaria em 8º lugar ao final de 2010.
2- Guarulhos, apesar de hipersaturado, aumentou seu trafego em 28,9%.
3- Brasilia, apesar de hipersaturado, aumentou seu trafego em 23,3%.
4- Congonhas, apesar de hipersaturado e com restrições, ainda assim aumentou seu trafego em 11,9%.
5- Galeão, apesar de ocioso, diminuiu seu trafego em 2,3%, contrário a tendência média nacional, num período onde há alta demanda no destino. Quando comparamos o tráfego do primeiro bimestre de 2009, com o primeiro quadrimeste do mesmo ano, há um decrescimo na media mês neste último caso. Em 2009, a média mês foi de 986.000 passageiros aproximadamente. O trafego no primeiro bimestre de 2009 foi 7% superior a média anual comparando-se seus números. Não é possível definir uma tendência somente com esses números e num intervalo tão curto, porém se mantidos os parâmetros vistos o Galeão poderia perder algo em torno de 1.000.000 de passageiros no ano.
6- Santos Dumont, que ocupava em 2009 a 7@ posição, ocupa agora a 8@ posição. O crescimento foi de impressionantes 113%. Projetado por mera regra de 3 poderiamos imaginar algo como um trafego anual de 6 milhoes de passageiros em 2010, no mínimo.
7- Confins aumentou seu trafego em 43,6%, POA em 27,6%, SSA em 25,1%, FOR em 34,5% e REC com 20,8%
1- Diante deste números podemos imaginar um aumento anual no tráfego aéreo nacional muito acima do esperado inicialmente, ou seja, 12%.
2- Dos grandes aeroportos somente o Galeão vai contra a tendencia de crescimento, pois somente consegue diminuir sua demanda.
3- O tráfego aéreo no Rio (GIG+SDU) comparando-se o primeiro bimestre dos dois ultimos anos sofreu um crescimento no período de alta temporada no destino de 19,85%, abaixo portanto de todos os outros destinos elencados. Estes números devem ser avaliados no escopo de um período sazonal de maior tráfego no destino (7%) quando comparado a média mensal anual.