OS NUMEROS DA INFRAERO E O TRAFEGO
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OS NUMEROS DA INFRAERO E O TRAFEGO
2010
SBBR - Aeroporto Internacional de Brasília 2.209.232
SBCF - Aeroporto Internacional de Confins 1.106.967
SBGL - Aeroporto Internacional do Galeão 2.052.492
SBGR - Aeroporto Internacional de Guarulhos 4.425.417
SBKP - Aeroporto Internacional de Campinas 819.605
SBPA - Aeroporto Internacional de Porto Alegre 1.009.507
SBRJ - Aeroporto Santos-Dumont 1.081.621
SBSP - Aeroporto Internacional de Congonhas 2.162.812
SBSV - Aeroporto Internacional de Salvador 1.511.916
SBFZ - Aeroporto Internacional de Fortaleza 912.670
Movimento Operacional da REDE INFRAERO (janeiro até fevereiro de 2009)
SBBR - Aeroporto Internacional de Brasília 1.792.923
SBCF - Aeroporto Internacional de Confins 788.243
SBGL - Aeroporto Internacional do Galeão 2.099.239
SBGR - Aeroporto Internacional de Guarulhos 3.434.419
SBKP - Aeroporto Internacional de Campinas 253.780
SBPA - Aeroporto Internacional de Porto Alegre 791.751
SBRJ - Aeroporto Santos-Dumont 515.347
SBSP - Aeroporto Internacional de Congonhas .933.069
SBSV - Aeroporto Internacional de Salvador 1.208.283
SBFZ - Aeroporto Internacional de Fortaleza 678.684
SBRF - Aeroporto Internacional de Recife 880.642
Comentário do tráfego total comparativo do primeiro bimestre de 2009 com relação ao mesmo período de 2010;
1- Campinas que ocupava em 2009 a 21@ posição, ocupa agora a 11@ posição. O crescimento foi de impressionantes 223%. Notemos que não é um trafego sazonal e projetado por mera regra de 3 poderiamos imaginar algo como um trafego anual de no mínimo, 5 milhoes de passageiros em 2010, o que o colocaria em 8º lugar ao final de 2010.
2- Guarulhos, apesar de hipersaturado, aumentou seu trafego em 28,9%.
3- Brasilia, apesar de hipersaturado, aumentou seu trafego em 23,3%.
4- Congonhas, apesar de hipersaturado e com restrições, ainda assim aumentou seu trafego em 11,9%.
5- Galeão, apesar de ocioso, diminuiu seu trafego em 2,3%, contrário a tendência média nacional, num período onde há alta demanda no destino. Quando comparamos o tráfego do primeiro bimestre de 2009, com o primeiro quadrimeste do mesmo ano, há um decrescimo na media mês neste último caso. Em 2009, a média mês foi de 986.000 passageiros aproximadamente. O trafego no primeiro bimestre de 2009 foi 7% superior a média anual comparando-se seus números. Não é possível definir uma tendência somente com esses números e num intervalo tão curto, porém se mantidos os parâmetros vistos o Galeão poderia perder algo em torno de 1.000.000 de passageiros no ano.
6- Santos Dumont, que ocupava em 2009 a 7@ posição, ocupa agora a 8@ posição. O crescimento foi de impressionantes 113%. Projetado por mera regra de 3 poderiamos imaginar algo como um trafego anual de 6 milhoes de passageiros em 2010, no mínimo.
7- Confins aumentou seu trafego em 43,6%, POA em 27,6%, SSA em 25,1%, FOR em 34,5% e REC com 20,8%
1- Diante deste números podemos imaginar um aumento anual no tráfego aéreo nacional muito acima do esperado inicialmente, ou seja, 12%.
2- Dos grandes aeroportos somente o Galeão vai contra a tendencia de crescimento, pois somente consegue diminuir sua demanda.
3- O tráfego aéreo no Rio (GIG+SDU) comparando-se o primeiro bimestre dos dois ultimos anos sofreu um crescimento no período de alta temporada no destino de 19,85%, abaixo portanto de todos os outros destinos elencados. Estes números devem ser avaliados no escopo de um período sazonal de maior tráfego no destino (7%) quando comparado a média mensal anual.
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Comentário do tráfego total comparativo do primeiro bimestre de 2009 com relação ao mesmo período de 2010;
1- Campinas que ocupava em 2009 a 21@ posição, ocupa agora a 11@ posição. O crescimento foi de impressionantes 223%. Notemos que não é um trafego sazonal e projetado por mera regra de 3 poderiamos imaginar algo como um trafego anual de no mínimo, 5 milhoes de passageiros em 2010, o que o colocaria em 8º lugar ao final de 2010.
2- Guarulhos, apesar de hipersaturado, aumentou seu trafego em 28,9%.
3- Brasilia, apesar de hipersaturado, aumentou seu trafego em 23,3%.
4- Congonhas, apesar de hipersaturado e com restrições, ainda assim aumentou seu trafego em 11,9%.
5- Galeão, apesar de ocioso, diminuiu seu trafego em 2,3%, contrário a tendência média nacional, num período onde há alta demanda no destino. Quando comparamos o tráfego do primeiro bimestre de 2009, com o primeiro quadrimeste do mesmo ano, há um decrescimo na media mês neste último caso. Em 2009, a média mês foi de 986.000 passageiros aproximadamente. O trafego no primeiro bimestre de 2009 foi 7% superior a média anual comparando-se seus números. Não é possível definir uma tendência somente com esses números e num intervalo tão curto, porém se mantidos os parâmetros vistos o Galeão poderia perder algo em torno de 1.000.000 de passageiros no ano.
6- Santos Dumont, que ocupava em 2009 a 7@ posição, ocupa agora a 8@ posição. O crescimento foi de impressionantes 113%. Projetado por mera regra de 3 poderiamos imaginar algo como um trafego anual de 6 milhoes de passageiros em 2010, no mínimo.
7- Confins aumentou seu trafego em 43,6%, POA em 27,6%, SSA em 25,1%, FOR em 34,5% e REC com 20,8%
1- Diante deste números podemos imaginar um aumento anual no tráfego aéreo nacional muito acima do esperado inicialmente, ou seja, 12%.
2- Dos grandes aeroportos somente o Galeão vai contra a tendencia de crescimento, pois somente consegue diminuir sua demanda.
3- O tráfego aéreo no Rio (GIG+SDU) comparando-se o primeiro bimestre dos dois ultimos anos sofreu um crescimento no período de alta temporada no destino de 19,85%, abaixo portanto de todos os outros destinos elencados. Estes números devem ser avaliados no escopo de um período sazonal de maior tráfego no destino (7%) quando comparado a média mensal anual.
Re: OS NUMEROS DA INFRAERO E O TRAFEGO
Efeito Solange (abertura do SDU).Celso Clementino Moreira escreveu: 2- Dos grandes aeroportos somente o Galeão vai contra a tendencia de crescimento, pois somente consegue diminuir sua demanda.
3- O tráfego aéreo no Rio (GIG+SDU) comparando-se o primeiro bimestre dos dois ultimos anos sofreu um crescimento no período de alta temporada no destino de 19,85%, abaixo portanto de todos os outros destinos elencados. Estes números devem ser avaliados no escopo de um período sazonal de maior tráfego no destino (7%) quando comparado a média mensal anual.
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Re: OS NUMEROS DA INFRAERO E O TRAFEGO
Em parte, porém o acréscimo de tráfego INTERNACIONAL para o GIG no período foi de 11,4%, abaixo da média nacional e num período onde o pico de sazonalidade beneficía o destino.Phenom escreveu:Celso Clementino Moreira escreveu:
Efeito Solange (abertura do SDU).
Os números do GIG são ruins quando comparados a média nacional.
Cordialmente.
Re: OS NUMEROS DA INFRAERO E O TRAFEGO
Com a anunciada nova abertura de Pampulha, Confins volta a estagnar?Celso Clementino Moreira escreveu:Confins aumentou seu trafego em 43,6%
Re: OS NUMEROS DA INFRAERO E O TRAFEGO
Vix nos dois primeiros meses(Janeiro e Fevereiro) de 2010 teve +-410.000, sendo que ano passado foi +-325.000.
Re: OS NUMEROS DA INFRAERO E O TRAFEGO
Depende de como for feita. Esse ano tende a ser muito bom para Confins e caso seja feita uma abertura controlada e bem dimensionada, acredito que o crescimento, apesar de cair significativamente, não irá estagnar. Foram criados vários voos novos no final de 2009, outros estão vindo para maio e julho. Se a ANAC tiver bom senso e abrir o aeroporto para poucos voos, restritos com slots, o efeito não será tão desvastador, pois as companhias tendem a aplicar na Pampulha somente os voos de ponte (BSB, SDU e CGH).Fernando C. Milke escreveu:Com a anunciada nova abertura de Pampulha, Confins volta a estagnar?Celso Clementino Moreira escreveu:Confins aumentou seu trafego em 43,6%
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Re: OS NUMEROS DA INFRAERO E O TRAFEGO
Fernando,Fernando C. Milke escreveu:Com a anunciada nova abertura de Pampulha, Confins volta a estagnar?Celso Clementino Moreira escreveu:Confins aumentou seu trafego em 43,6%
Eu não conheço nada sobre Confins, entretanto por ser Minas o segundo estado mais populoso do pais, o trafego em Confins é ridiculo. Parece que existem limitaçóes no TPS local, pista, fingers, etc.
Ao menos o sul de Minas tem um relevo muito acidentado e viagens aéreas seriam estimuladas. Com novas políticas de captação de passageiros nas classes C e D , acredito que retirando-se os gargalos de Confins, poderiamos ter facilmente um tráfego 4X maior.
Eu acredito num imenso potencial de crescimento em MINAS. Se Confins vai estagnar, não sei!
Re: OS NUMEROS DA INFRAERO E O TRAFEGO
Minas é populoso mas entrega tráfego para as três maiores terminais do país. O sul do estado voa por SP, o triângulo por SP e BSB, a zona da mata por RJ. Confins atende basicamente a RMBH e alguma coisa do norte (começando agora com os voos de Montes Claros pra CNF). Pode ter estrutura pra 20 milhões de pax/ano que isso não vai mudar. É cultural e geográfico.
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Re: OS NUMEROS DA INFRAERO E O TRAFEGO
ok, mas mesmo assim o trafego me parece aquem do possível, não acha?Phenom escreveu:Minas é populoso mas entrega tráfego para as três maiores terminais do país. O sul do estado voa por SP, o triângulo por SP e BSB, a zona da mata por RJ. Confins atende basicamente a RMBH e alguma coisa do norte (começando agora com os voos de Montes Claros pra CNF). Pode ter estrutura pra 20 milhões de pax/ano que isso não vai mudar. É cultural e geográfico.
sds
Re: OS NUMEROS DA INFRAERO E O TRAFEGO
Tem potencial pra crescer, mas não acho que está mal colocado. É o 6º aeroporto do país, mais próximo somente de SSA. Os outros são hubs fortes. O máximo que pode acontecer num prazo previsível é ultrapassar de vez POA (que sempre encosta, algumas vezes supera) e SSA que ainda tem uma grande vantagem. Superar SAO e Rio acho impossível pelo tamanho desses mercados e BSB acho muito improvável porque além de ser um mercado forte, é um hub natural devido a sua posição geográfica, tem quase que a obrigação de estar bem a frente de Confins. A não ser que ampliem CNF e esqueçam de BSB, mas não acredito muito em melhorias para nenhum dos dois.Celso Clementino Moreira escreveu: ok, mas mesmo assim o trafego me parece aquem do possível, não acha?
sds
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Re: OS NUMEROS DA INFRAERO E O TRAFEGO
BSB deve ter capacidade de 20 milhoes de passageiros ano para 2014, porém estima-se tráfego de 22 milhoes até lá. CNF desconheço os projetos e propostas.
Re: OS NUMEROS DA INFRAERO E O TRAFEGO
Reforma do TPS1 pulando de 5 pra 7 milhões de pax/ano e construção do TPS2, gerando ao aeroporto uma capacidade total de 12 milhões de pax/ano. A pista deverá ter o comprimento ampliado de 3000 para 3600m. Tudo isso num mundo perfeito claro, pois ultimamente a Infraero não tem conseguido entregar nem o que já começou a sair do papel, imagina aquilo que está no campo dos estudos.Celso Clementino Moreira escreveu:BSB deve ter capacidade de 20 milhoes de passageiros ano para 2014, porém estima-se tráfego de 22 milhoes até lá. CNF desconheço os projetos e propostas.
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Re: OS NUMEROS DA INFRAERO E O TRAFEGO
Bem , convenhamos que um projeto de ampliação na capacidade em 140% mostra em tese demanda reprimida.Phenom escreveu:Reforma do TPS1 pulando de 5 pra 7 milhões de pax/ano e construção do TPS2, gerando ao aeroporto uma capacidade total de 12 milhões de pax/ano. A pista deverá ter o comprimento ampliado de 3000 para 3600m. Tudo isso num mundo perfeito claro, pois ultimamente a Infraero não tem conseguido entregar nem o que já começou a sair do papel, imagina aquilo que está no campo dos estudos.Celso Clementino Moreira escreveu:BSB deve ter capacidade de 20 milhoes de passageiros ano para 2014, porém estima-se tráfego de 22 milhoes até lá. CNF desconheço os projetos e propostas.
Ainda assim, acredito que CNF e principalmente BSB devem ocupar uma posição de maior destaque no trafego áéreo.
sds
Re: OS NUMEROS DA INFRAERO E O TRAFEGO
Sexto na lista divulgada acima e terceiro em passageiros internacionais (atrás apenas de GRU e GIG) o Salgado Filho amarga a incompetência generalizada que permite o surgimento de vários buracos no pátio principal e nas taxiway, além da novela 'ampliação da pista' que não sai do papel há pelo menos 15 anos, certamente fechará 2010 com 6,5 milhões de passageiros!Celso Clementino Moreira escreveu:POA aumentou seu trafego em 27,6%
O Terminal 2 poderia ser plenamente utilizado para embarque e desembarque da NHT e Trip, por exemplo - bastava instalar uma passarela climatizada entre os Terminais 1 e 2. E a necessária duplicação do Terminal 1, sai ou não? Copa de 2014 chegando!
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Bem lembrado, xará !
O TPS 2 de POA, bem poderia ser utilizado pela cias. citadas. É muita incompetência dessa 'InfraZERO' ! Simples assim
O TPS 2 de POA, bem poderia ser utilizado pela cias. citadas. É muita incompetência dessa 'InfraZERO' ! Simples assim

Fernando Basto -
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